Se você quer ter sucesso com a sua startup, precisa atrair investidores. Esse é um dos grandes desafios desse tipo de negócio, especialmente quando chega a hora de expandir a produção.
Normalmente, essas empresas começam com poucos recursos. Mas seu crescimento sustentável depende de caixa. Esse dinheiro pode surgir a partir de diferentes fontes, como:
- Investidores-anjo, que costuma aliar experiência ao aporte de capital;
- Capital semente, ou seja, o investidor-anjo aplica apenas os valores necessários para os primeiros passos;
- Venture capital, que consiste em oferecer participação societária ao investidor;
- Crowdfunding, ou investimento coletivo, em que várias pessoas fornecem uma quantia menor para contribuir para o projeto.
Qualquer que seja a sua escolha, é fato que a sua startup precisa chamar a atenção para obter recursos. O que fazer para atrair investidores? Algumas dicas ajudam a atingir esse objetivo. Veja quais são as 7 principais.
1. Tenha um bom planejamento
O primeiro passo é ter um bom plano de negócios, documento que vai guiar as suas decisões. Ele deve ser o mais realista possível e demonstrar para o investidor quais são as perspectivas para curto, médio e longo prazos.
É importante que o planejamento está pronto para ser aplicado e faça uma projeção adequada dos dados. Complemente com informações sobre os diferenciais da sua startup.
Ao seguir esses passos, você mostra que seu negócio está preparado para alcançar o mercado-alvo esperado. Além disso, sinaliza como deverá ser o retorno do investimento.
Uma dica para fazer um bom plano de negócios é usar o Canva. Ele evidencia os objetivos da startup e sua proposta de valor. Ao mesmo tempo, melhora a visualização da empresa.
2. Construa um pitch potente
Os detalhes do plano de negócio servirão para embasar o pitch, ou apresentação da empresa. Aqui, devem estar descritos vários detalhes sobre a startup, como:
- Estratégias de marketing e vendas;
- Conhecimento do mercado e da concorrência;
- Estágio de desenvolvimento em que a empresa se encontra;
- Tipo de investimento procurado;
- Relação buscada com o investidor;
- Valor pretendido;
- Necessidade a ser atendida.
Apesar de serem vários fatores, é importante que o pitch seja breve. Vale a pena incluir também o seu Produto Mínimo Viável (MVP), a forma de distribuição do produto ou serviço e mais.
3. Faça a prospecção de investidores
Depois de deixar os documentos prontos, procure os possíveis interessados. Existem várias alternativas para usar nesse momento. Entre elas estão:
- Participar de eventos específicos, como o DemoDay de Startups;
- Fazer contato via LinkedIn;
- Procurar sites de organizações de investimento-anjo;
- Verificar programas de incubação e aceleração;
- Corporate venture.
De toda forma, é importante ter networking. Assim, fica mais fácil atrair investidores alinhados ao seu modelo de negócio.
4. Tenha uma boa equipe
Um dos fatores analisados pelo investidor é o time da empresa, ou seja, a qualidade da equipe. Para atender às demandas, é importante que os gestores tenham experiência no mercado.
Mais do que isso, toda a equipe deve ser qualificada e ter conhecimento do seu nicho de atuação. Esses aspectos fortalecem as conquistas da startup ao longo dos anos.
5. Seja transparente
Ter transparência na gestão e nas tomadas de decisão é um dos principais aspectos para atrair investidores. Todas as informações devem estar disponíveis, como:
- Gastos;
- Situação atual do negócio;
- Possíveis dívidas;
- Projeções;
- Número de vendas.
6. Busque inovação
Startups precisam ser inovadoras — essa é, praticamente, uma obrigação. Por isso, é importante provar que tem essa capacidade para atrair investidores.
É fundamental que a pessoa interessada seja capaz de acreditar no potencial da sua empresa. Para isso, ele olhará a tecnologia usada, a qualificação da equipe e até a satisfação dos clientes.
O investidor também verificará a defensabilidade do negócio, ou seja, a sua capacidade de inovar para impedir que novos entrantes do mercado retirem a sua vantagem competitiva.
7. Certifique-se de que é o momento certo para receber investimentos
Sua startup pode ter grande potencial, mas o momento pode prejudicar os resultados alcançados. Esse é outro quesito analisado pelos investidores. Portanto, tenha certeza de que está na hora certa.
Aqui, é preciso analisar o tamanho do mercado da empresa e garantir que ele suporte uma organização exponencial ou escalável. Se esses critérios estiverem alinhados, é mais um ponto a favor para você.
Todas essas dicas também podem ser aplicadas para conseguir investimentos no exterior. Nesse caso, é preciso de uma plataforma de transferências internacionais.
Com a Remessa Online, você envia e recebe dinheiro do exterior a custo a partir de 1,3% e prazo de 1 dia útil. A operação é simples e eficiente, e você ainda pode usar a Remessa Online for Startups, que oferece uma equipe específica para escalar o seu negócio e estruturar sua ampliação para outros países.
Agora você já sabe o que fazer para atrair investidores e alcançar bons resultados para sua startup. As dicas apresentadas podem ser um pouco complexas, mas são um caminho certo para atingir os seus objetivos.
O que acha de saber mais sobre a possibilidade de conseguir mais recursos para sua startup? Conheça o investimento-anjo e veja o que muda com a nova regra.
Saiba mais como a Remessa Online pode te ajudar nesse processo.
Resumindo
É preciso ter um bom planejamento, construir um pitch potente, fazer a prospecção dos investidores, ter uma boa equipe, ser transparente, buscar inovação e ter certeza de que é o momento certo para receber investimentos.
É possível encontrá-lo via LinkedIn, em programas de aceleração e incubação, feiras especializadas e mais.
A procura é feita nos mesmos lugares, mas você também pode ir direto a sites de organizações de investimento-anjo.