Existem locais ao redor do mundo que são especiais para a nossa história e cultura. Sejam eles monumentos erguidos por civilizações antigas ou paisagens impressionantes, esses lugares são considerados Patrimônios da Humanidade.
Visitar significa dar um mergulho na trajetória do homem na Terra e entrar em contato com a história. Além disso, é uma oportunidade de testemunhar o papel na civilização, o impacto no planeta e na evolução da sociedade.
Neste post, você saberá mais sobre o tema e vai conhecer 8 Patrimônios da Humanidade no Brasil e no mundo. Continue a leitura e comece a planejar sua próxima viagem!
Os patrimônios da humanidade são construções, monumentos, regiões naturais, manifestações culturais e outros itens que representam a riqueza cultural, histórica e natural da humanidade. Eles são símbolos de um legado que pertence a todos os povos.
A ideia de marcar determinado local ou elementos como um patrimônio da humanidade é garantir sua proteção. Assim, assinalá-lo como um ícone de propriedade coletiva, representante da história, da identidade e da memória da vida em nosso mundo.
O projeto dos Patrimônios da Humanidade é realizado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura). Uma agência da ONU que se responsabiliza por determinar, conversar, proteger e zelar por esses elementos tão valiosos.
Atualmente, existem mais de mil Patrimônios da Humanidade ao redor do mundo em mais de 150 países, inclusive no Brasil.
Preservar os Patrimônios da Humanidade é uma forma de destacar a história e a identidade humana, que contribuíram para a construção do nosso tecido social e cultural. Afinal, nenhum povo ou local se originou isoladamente.
A UNESCO parte do princípio de que a cultura é uma obra coletiva e os patrimônios são marcos dessa trajetória. Então, paisagens, festividades, receitas gastronômicas e um monumento famoso não são ícones particulares de um país ou Estado. De forma que são considerados marcos da história e da cultura de todos os povos.
O Brasil contribui para a lista dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO com dezenas de itens, desde o acarajé e o frevo, aos conjuntos arquitetônicos e monumentos. Eles encontram-se em cidades como Brasília, Olinda e Pernambuco.
Ouro Preto é uma cidade de grande importância para a história de Minas Gerais e do Brasil. Até 1897, era a capital do estado, por isso, concentra uma série de prédios históricos, além de ter sido palco de eventos marcantes como a Inconfidência Mineira.
Quem visita a cidade pode conferir inúmeras igrejas e casas da época, visitar museus e apreciar também as obras de arte de Aleijadinho.
Reconhecidas na década de 1980 pela UNESCO, as Ruínas de São Miguel das Missões são sítios arqueológicos que guardam vestígios das primeiras Missões Jesuíticas no Brasil, que aconteceram durante os séculos XVII e XVIII.
Inegável destaque da fauna e flora brasileiras, o Pantanal constitui o maior bioma inundado do mundo, um complexo que abriga não somente um, mas inúmeros ecossistemas. É uma região riquíssima em termos de diversidade natural e de beleza ímpar, que entrou para a lista da UNESCO no ano 2000.
Destino famoso entre turistas do mundo todo são as impressionantes Cataratas do Iguaçu, outro símbolo da grandiosidade do meio ambiente brasileiro. São mais de 200 quedas d’água que ultrapassam os 60 metros de altura, um espetáculo proporcionado pela natureza.
O belíssimo mausoléu, que parece um castelo, está localizado na cidade de Agra e é um ícone da arquitetura mundial. O monumento é tão famoso que virou tema da canção de Jorge Benjor, que conta na letra sobre como a construção marca uma história de amor. Além da visão majestosa e impactante, vale a pena apreciar a edificação de perto, que tem várias joias e é toda feita em mármore branco.
O complexo geológico do Grand Canyon, no Arizona, é uma paisagem espetacular e um registro hoje da vida de bilhões de anos atrás. Afinal, suas gigantescas depressões nas montanhas marcam o local onde corriam rios na era dos dinossauros. Além disso, o parque conta com vestígios da ocupação humana de eras pré-históricas.
A misteriosa e remota Ilha de Páscoa, no litoral chileno, atrai e intriga pessoas até hoje e é um passeio imperdível. É lá que ficam as centenas de gigantescas estátuas, os Moai, que seriam vestígios de uma civilização que simplesmente sumiu do mapa sem explicação.
Em mais um local na América Latina fica a fascinante cidade de Machu Picchu, com ruínas que sobraram do grande Império Inca. Trata-se de um Patrimônio Cultural da Humanidade Misto, pois une o impacto da paisagem local dos Andes e a arquitetura pré-colombiana.
Antiga sede do governo chinês e com acesso limitado apenas aos imperadores, a Cidade Proibida, onde fica o Palácio Imperial da dinastia Ming, é um complexo monumental e com pelo menos 500 anos de história. Hoje, ele é aberto a visitantes, que podem conferir os imensos jardins, edifícios e pavilhões imperiais.
A cativante cidade italiana é rodeada por canais que proporciona uma experiência memorável ao turista. Além da possibilidade de explorar cada um de seus cantos através das águas, a cidade é permeada de obras de arte e belos conjuntos arquitetônicos.
O Mar de Areia é uma gigantesca área desértica na Namíbia, ao longo da costa do Oceano Atlântico. A área abriga inúmeros vales, lagos e planícies, mas o destaque fica com o conjunto de dunas ornamentais que, por conta da ação do vento, estão em constante mudança de formato. O resultado é uma paisagem incomparável.
Por fim, as Pirâmides de Gizé, as mais conhecidas do Egito, são emblemas da nossa cultura e de civilizações que viveram há mais de 4 mil anos. Sua importância é tamanha que são também uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. São verdadeiras obras de arte e representação da criatividade humana e evolução da arquitetura e engenharia.
Viajar e, simultaneamente, aproveitar para conhecer os Patrimônios da Humanidade é uma forma de reviver a história do ser humano em nosso planeta.
Todos os Patrimônios da Humanidade, seja no Brasil ou no exterior, são uma forte expressão da nossa cultura e identidade. Independente de qual deles você escolher conhecer primeiro, verá paisagens de tirar o fôlego e poderá aprender e refletir ainda mais sobre nosso legado e história.
Gostou de saber mais sobre os Patrimônios da Humanidade e conferir nossa lista? Se sim, aproveite para assinar a newsletter da Remessa Online!
Patrimônios da Humanidade são construções, monumentos, áreas naturais, manifestações culturais e outros elementos. Eles representam a riqueza cultural, histórica e natural da humanidade, como se fossem símbolos de um legado que pertence a todos os povos.
Os Patrimônios da Humanidade devem ser preservados, protegidos e valorizados porque eles são símbolos que representam a história e a identidade humanas. Paisagens, festividades, receitas e monumentos famosos não são ícones de um determinado país ou estado: mas sim marcos da história e da cultura de todos os povos.
O acarajé, o frevo, conjuntos arquitetônicos e monumentos tombados como a capital Brasília. Além disso, o Centro Histórico de Salvador, na Bahia, e a cidade de Olinda, em Pernambuco, são exemplos de Patrimônios da Humanidade.
O Rio Open 2025 será de 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.…
Descubra as novidades do iPhone SE 4, seu possível preço mais acessível que o iPhone…
Dólar abriu a R$5,8040 às 08h30 nesta quinta-feira (06). Mercado financeiro acompanha a cotação em…
Acompanhe quais canais de TV aberta e fechada e streaming transmitirão as rodadas do Campeonato…
Tenista brasileiro mais jovem a chegar no Top 100, João Fonseca tem chamado a atenção…
Confira como funciona o cartão de crédito Will Bank, seus benefícios, taxas e como solicitar…