A internacionalização de empresas está sendo constantemente utilizada, por organizações empresariais que buscam investir na expansão do seu mercado de atuação. Mas o que vem a ser a internacionalização e como ela pode ser implementada na sua empresa? Descubra neste post especial sobre o assunto!
Conceitualmente, a internacionalização pode ser definida como um processo, por meio do qual as organizações começam a atuar em outros países.
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Isso pode acontecer de diferentes maneiras, por exemplo, com a exportação de um produto para um país, na abertura de uma unidade industrial no exterior ou a ainda por meio da prestação de um serviço de consultoria para um cliente sediado fora do Brasil.
A grande vantagem da internacionalização é que ela traz excelentes oportunidades de ganho, ampliação da área de atuação, aumento na competitividade e sustentabilidade do negócio.
Por isso, investir em estratégias de internacionalização de empresas pode ser uma ótima alternativa para quem pensa em ganhar espaço no mercado e ampliar o seu negócio.
Confira a seguir, algumas dicas que ajudaram na prática da internacionalização da sua empresa!
1. Estude o seu mercado de atuação
Antes de colocar em prática uma ação de internacionalização, é importante estar alinhado com o mercado e ter informações sobre a situação do mesmo, a concorrência e as demandas de consumo. Nesse sentido, para começar você deve estudar o seu mercado de atuação.
Entenda o comportamento de consumo dos seus clientes em potencial, dentro e fora dos limites territoriais do país em que você atua. Saber como se comporta o mercado, é o primeiro passo para avaliar a viabilidade de expansão e estudar mecanismos para colocar em prática um processo de internacionalização.
2. Avalie as demandas e a sua capacidade produtiva
Depois de entender o mercado, você deve voltar o olhar para dentro da sua empresa. Considerando o cenário atual e as eventuais necessidades do mercado, como o seu negócio se posiciona frente às necessidades?
Será que você consegue atender as demandas atuais e ainda suprir as do mercado externo? A sua empresa tem capacidade produtiva para oferecer produtos ao mercado internacional?
Antes de realizar a internacionalização, você deve ter certeza quanto à capacidade da sua empresa para lidar com as demandas do mercado internacional. Afinal, não adianta internacionalizar, se você não tem capacidade produtiva para atender os novos clientes que vão chegar.
3. Defina questões logísticas
Atuar no mercado internacional não é simples, além da demanda e da sua capacidade produtiva, é essencial avaliar como ocorrerá a logística de pedidos e entregas.
Por isso você deve fazer um levantamento completo antes de começar a atender qualquer cliente sediado fora do Brasil. Para isso, defina como surgirão os processos logísticos e quais são as ações necessárias para atender seus clientes de forma satisfatória, respeitando prazos de entrega e garantindo total controle financeira das operações.
4. Adeque sua empresa
Além do planejamento prático dos processos e da logística, outro passo importante na internacionalização é a adequação aos requisitos técnicos e à legislação. O empresário deve estar alinhado com as obrigações legais tanto do Brasil, quanto do país onde pretende atuar. Nesse sentido, uma boa política de compliance reduz o risco de problemas e contribui para garantir o fechamento de bons negócios.
5. Trace um plano estratégico de comercialização
Depois de ter todas as informações relevantes sobre o mercado, sua capacidade de atendimento e alinhar o negócio com as exigências técnicas e jurídicas, chega o momento de traçar um plano estratégico de comercialização.O planejamento ajuda a manter o foco, e contribui para análise dos resultados das suas decisões e eventuais alinhamentos, durante a gestão.
Ainda, no plano estratégico, é importante dedicar-se à elaboração de um levantamento financeiro avaliando, inclusive, como se dará o processo de pagamento, uma vez que as transações envolvem operações internacionais.
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Como você pode ver, a internacionalização de empresas é um processo interessante e que contribui para o crescimento de qualquer negócio. Entretanto, antes de investir em ações desse tipo, é importante avaliar as oportunidades do mercado e a capacidade da própria empresa para atender às novas demandas.
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Resumindo
O que é o processo de internacionalização de empresas?
A internacionalização pode ser definida como um processo pelo qual as organizações começam a atuar em outros países. Isso pode acontecer de diferentes maneiras, por exemplo, com a exportação de um produto para outro país, a abertura de uma unidade industrial no exterior, ou a prestação de serviço de consultoria para um cliente sediado fora do Brasil.
Como a empresa pode se preparar para a internacionalização?
Ela deve começar estudando o mercado de atuação. Posteriormente, avaliar as demandas e a sua capacidade produtiva, definir questões logísticas, adequar a empresa técnica e, por fim, montar um planejamento estratégico de comercialização.