Em uma semana marcada pela decisão de política monetária do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve, o mercado passou por momentos de tensão depois que a construtora chinesa, Evergrande, anunciou que eventualmente não poderia arcar com uma dívida milionária que venceu na última quinta-feira.
A possibilidade de default da Evergrande causou intensa volatilidade no mercado, que só foi parcialmente revertida depois que o banco central dos Estados Unidos anunciou que o tapering (processo de diminuição de compra de ativos) não significará aumento automático da taxa básica de juros no país.
A postura relativamente dovish do FED trouxe números positivos ao mercado, mas a instabilidade estava de volta depois de chegar a público a possibilidade de a Evergrande não ter honrado parte dos compromissos da última quinta-feira (23).
Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.
Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
As moedas globais tiveram novamente uma semana amena, sem grandes oscilações, em função das decisões de política monetária dos países centrais ao longo da semana, especialmente do Federal Reserve. Como as decisões do Fed não foram uma grande surpresa para o mercado, não tivemos variações muito fortes da cotação do Dólar.
De todo modo, na próxima semana, o Real deve passar por uma semana de depreciação, especialmente em função dos dados econômicos que serão divulgados, como os dados das contas públicas.
Seguimos de olho.