O SEO para YouTube depende de vários fatores, mas todos ajudam no ranqueamento. Entenda o que fazer para alcançar bons resultados.
O Search Engine Optimization é a principal estratégia para melhorar o ranqueamento dos vídeos. Ou seja, é por meio dele que as pessoas encontrarão seus conteúdos nas páginas de pesquisa da plataforma.
Sem trabalhar bem o SEO para YouTube, seu canal está fadado a ficar aquém do seu potencial. Por mais que você tenha um público fiel, dificilmente conseguirá mantê-lo sem uma boa estratégia.
Isso porque todos os detalhes fazem a diferença. Então, quais são as principais técnicas que todo youtuber deve conhecer? Neste post, apresentamos as 7 principais e explicamos por que é importante investir nelas. Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, o que é SEO?
O SEO consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar a experiência do usuário. Por meio delas, o algoritmo da plataforma entende que aquele conteúdo é relevante e o material fica mais bem ranqueado nos mecanismos de pesquisa.
No YouTube, a ideia é a mesma. O objetivo é sempre fazer o seu vídeo ser encontrado com mais facilidade. Assim, seu canal tem uma chance maior de ser conhecido e conquistar fãs.
Como funciona o SEO para YouTube?
O propósito do SEO para YouTube é oferecer os melhores vídeos para os usuários, a fim de que eles tenham uma boa experiência. Para alcançar o melhor resultado, uma série de fatores é considerada na hora de determinar quais vídeos são mais relevantes para a busca feita pelo usuário. De modo geral, os aspectos analisados são os mesmos do Google.
Nesse sentido, alguns critérios relevantes são os históricos de pesquisa e navegação do usuário, e o engajamento e a otimização do canal. O primeiro fator não depende de você, mas o segundo sim. Por isso, é preciso trabalhá-lo o máximo possível para receber uma boa classificação pelo buscador.
Ainda vale a pena destacar que, por mais que o YouTube seja do Google, os sistemas são separados. Ou seja, o motor de busca pode funcionar da mesma maneira, mas a plataforma de vídeos é distinta.
Além disso, o YouTube é importante para se consolidar no ambiente digital. Quando você aplica o SEO na plataforma, obtém várias vantagens. Entre elas estão:
- exploração de um novo nicho de mercado;
- capacidade de se destacar da concorrência;
- comunicação facilitada com a sua persona;
- atração de novos inscritos no canal, assim como de curtidas e comentários;
- possibilidade de monetização dos vídeos e ganho de dinheiro pelo YouTube em dólar;
- aumento do número de impressões;
- construção de uma reputação digital;
- auxílio no SEO do seu site, caso tenha o seu;
- fortalecimento das estratégias orgânicas, que não exigem aplicação de dinheiro para trazerem resultados e ainda consolidam o seu canal.
SEO YouTube: 7 técnicas para aplicar essa estratégia
Agora que você entendeu por que vale a pena investir no SEO para YouTube, precisa saber como ser eficiente na aplicação da estratégia.
Existem várias técnicas aplicáveis para a plataforma de vídeos, seja para conteúdos gravados, seja para lives. A seguir, apresentamos aquelas com tendência de trazer mais resultado. Confira!
1. Pesquisa de palavras-chave
Para começar, pesquise a palavra-chave ideal para trabalhar naquele conteúdo. Ela é importante para identificar o assunto do vídeo, relacioná-lo às buscas dos usuários e indexar o material.
Essa palavra-chave deve ser usada em vários campos. Por exemplo:
- título;
- tags;
- descrição.
Assim, o YouTube coletará essas informações e utilizará para o correto ranqueamento. Algumas técnicas para descobrir a keyword certa são:
- use o autocompletar da barra de busca do próprio YouTube. Ali, são apresentadas as palavras-chave mais buscadas. Por isso, você pode ter várias ideias;
- faça um benchmark de conteúdo para saber quais são as mais usadas pela concorrência. Dessa forma, visite outros canais do seu nicho (prefira aqueles que são autoridade) e descubra quais termos estão sendo usados. Basta selecionar a aba “Vídeos” e escolher “Mais populares”. Isso ajudará na sua definição;
- utilize as ferramentas Keywords Everywhere, Google Trends e VidIQ. A primeira é uma extensão do Chrome para SEO que apresenta uma estimativa de pesquisas mensais na busca do YouTube. A segunda indica as tendências de buscas dos usuários. A última também é uma extensão gratuita do Chrome que adiciona uma barra de informações nos vídeos.
Além disso, escolha keywords com bom potencial de alcance. Nem sempre é melhor escolher aquelas com maior volume de buscas. Muitas vezes, vale a pena investir naquelas de cauda longa, que oferecem menor concorrência, mas facilita na hora de ganhar posicionamento.
2. Otimização do título e da thumb
O título deve conter a palavra-chave, mas também tem outros requisitos a cumprir. Afinal, esse é um dos principais fatores de indexação e ranqueamento pelo YouTube. Portanto, o ideal é que ele esteja o mais próximo possível da pesquisa feita pelo usuário. Além disso, deve corresponder exatamente à keyword.
Ainda evite criar um título muito longo. Um estudo da Briggsby demonstrou que o ideal é ele ter 47 ou 48 caracteres. Pode ser mais do que isso ou abaixo disso? Sim, mas tente ficar entre 40 e 55 caracteres.
Ao defini-lo, também pense em resolver um problema. Por exemplo, em vez de “maquiagem para festas”, coloque “como fazer maquiagem para festas econômicas”. Só não caia no sensacionalismo. Isso prejudica a credibilidade.
Junto a esse fator de ranqueamento, pense na thumbnail, ou seja, na capa do vídeo. A maioria dos usuários apenas observa esses aspectos para decidir se vai clicar ou não no conteúdo. Por isso, as dicas importantes, aqui, são:
- selecione uma imagem bem produzida, em close-up, se possível;
- coloque de 2 a 3 palavras, tentando instigar a curiosidade do possível espectador;
- insira o texto relevante na parte esquerda do vídeo, já que esse é o início da leitura. Então, os olhos vão procurar esse local primeiro;
- coloque alguma imagem ou elemento visual na parte direita pelo mesmo motivo anterior.
3. Uso de tags
Os marcadores do vídeo também são fundamentais. No entanto, a tática de encher o código com palavras-chave já não traz resultado. Isso porque muita gente utilizou essa estratégia como spam.
O recomendado é usar de 6 a 8 palavras. O máximo permitido são 120 caracteres. Sempre coloque a palavra-chave, porque as tags são utilizadas para a identificação do tema do vídeo, indexação adequada e sugestão de vídeos relacionados. Ou seja, contribuem para o aumento das visualizações no YouTube.
Uma dica é usar palavras-chave LSI, que são aquelas relacionadas à keyword foco. Porém, evite usar muitas tags. Entre 7 e 10 é suficiente. Para definir quais são as melhores tags, use o benchmark para verificar as ideias dos concorrentes. Ainda, vale a pena escolher uma para usar em todos os seus vídeos.
4. Descrições otimizadas
No campo de descrição, você deve investir em um texto objetivo, mas que explique exatamente o que o vídeo aborda. Inclusive, ele pode ser um pouco mais longo, já que há disponibilidade para até 5.000 caracteres.
A dica é apostar na persuasão, pois o trecho inicial da descrição aparece nos resultados da busca. Portanto, coloque as principais informações logo no início. Isso tende a aumentar o engajamento.
Ainda adicione as palavras-chave e utilize outros elementos. Por exemplo:
- CTAs, como um convite de inscrição, baixar algum material etc.;
- marcações de tempo para direcionar o usuário para os destaques;
- hashtags para os espectadores encontrarem novos vídeos;
- links que sejam relevantes.
Tente sempre começar a descrição dos vídeos com a palavra-chave principal. Com isso, o algoritmo do YouTube identifica o assunto e favorece o ranqueamento.
5. Nome do arquivo
A keyword foco deve ser inserida no nome do arquivo de vídeo. Nunca deixe outro código ou numeração. Sempre coloque um nome descritivo. Voltando ao exemplo usado antes, poderia ser “como-fazer-maquiagem-festas-economicas”.
6. Transcrições e legendas nos vídeos
Todo o ranqueamento no YouTube é feito a partir de textos. Isso porque o algoritmo não lê imagens. Portanto, usar legendas e transcrições é uma forma de melhorar os resultados obtidos.
A transcrição consiste em passar para texto o conteúdo falado do vídeo. Esse processo pode ser manual ou otimizado por meio de uma ferramenta do próprio YouTube. Assim, os usuários conseguem acompanhar as informações mesmo sem ouvirem o áudio. Portanto, é uma forma de trazer acessibilidade.
7. Divulgação em outras plataformas
Por último, lembre-se de divulgar o seu canal em outros lugares. O SEO para YouTube é beneficiado com essa prática porque você leva a audiência para lá. Portanto, fica mais fácil ter visibilidade e ficar com um bom ranqueamento.
Como fazer uma divulgação eficiente? Algumas boas práticas são:
- incorpore seus vídeos em blog posts com assuntos relacionados;
- divulgue o canal e os vídeos em e-mail marketing;
- faça vídeos institucionais e de demonstrações de produto para o site;
- publique os vídeos nas redes sociais;
- participe de fóruns, grupos e sites de perguntas e respostas;
- responda comentários e mensagens de usuários com vídeos do seu canal.
Lembre-se de que todos os vídeos devem ter relevância. Ou seja, sempre devem agregar valor ao seguidor do seu canal.
De toda forma, é possível perceber que o SEO para YouTube realmente pode fazer a diferença para os resultados do seu canal. Essa é uma forma de se estabelecer como referência e ainda conquistar mais clientes e seguidores. A consequência é mais dinheiro para sua conta.
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Resumindo
O SEO para YouTube é um conjunto de boas práticas que ajuda no ranqueamento dos vídeos. Assim, é mais fácil conquistar seguidores.
Você precisa seguir várias dicas práticas, como ter uma palavra-chave principal e inseri-la no título, na descrição, na thumb e em outros lugares. Ainda é importante usar hashtags e transcrições.
É necessário estudar bastante e se atualizar sobre as regras do algoritmo. Assim, é possível alcançar melhores resultados.