O marketing de influência está ganhando mais destaque no mercado. Você já conhece o conceito? Confira este post e saiba mais sobre ele!
Ao acompanhar o mercado, é possível perceber o surgimento de diferentes tendências que envolvem diversos setores. Entre os destaques dos últimos anos, vale ressaltar o marketing de influência.
Com o crescimento do uso das redes sociais, o marketing digital passou a ter novas oportunidades, explorando o potencial dos diversos canais de produção de conteúdo. Logo, se a sua empresa deseja conquistar melhores resultados, vale considerar essa estratégia.
Ao longo deste conteúdo, vamos explicar o que significa este tipo de marketing , como ele funciona e como utilizá-lo em sua estratégia. Acompanhe!
O que é marketing de influência e o que são influencers?
Também conhecido como influencer marketing, o marketing de influência é uma estratégia que funciona em parceria com produtores de conteúdo independentes que exerçam influência no público interessado na marca. Eles são os influencers ou influenciadores digitais.
Para entender melhor, é preciso compreender que esses produtores de conteúdo contam com diversos seguidores engajados em suas redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube etc.), desenvolvendo certa autoridade. Eles podem ter milhares ou, até mesmo, milhões de pessoas que acompanham as suas postagens e interagem com as publicações realizadas.
Como isso tende a criar uma relação de confiança, os influencers podem se tornar autoridade, exercendo um papel relevante na tomada de decisão dos consumidores. Por exemplo, quando eles utilizam produtos de uma marca e falam bem, diversos seguidores podem se interessar e comprar também.
Isso despertou o interesse de marcas em buscarem esses criadores de conteúdo para firmar parcerias. Afinal, eles poderiam gerar indicações e atrair clientes para a empresa. Foi com o objetivo de explorar o potencial desse nicho que surgiu o marketing de influência — e ele cresce a cada dia.
Como funciona o marketing de influência?
Entendendo o conceito do marketing de influência, é mais fácil conhecer o seu funcionamento. Na prática, as empresas contratam um influenciador que tenha alinhamento com a sua marca e o público-alvo para que eles divulguem os seus produtos e serviços.
Assim, ele surge como alternativa ao marketing tradicional, trazendo mais possibilidades de gerar credibilidade para os seus produtos e serviços. Como os influenciadores falam diretamente com o consumidor, surgem diversas oportunidades de conversão, o que pode aumentar as vendas.
Quais são as vantagens de investir em marketing de influência?
É bastante comum se perguntar por que investir nessa estratégia. Afinal, ela exige um aporte de capital, então é essencial avaliar se vale a pena incluir esse custo nas despesas do negócio. Para auxiliar nessa etapa, listamos as principais vantagens que esse investimento proporciona. Veja só!
É acessível
Embora existam influenciadores de grande alcance que cobram valores expressivos pelas divulgações, é possível encontrar profissionais com propostas mais acessíveis. Alguns influencers aceitam trabalhar com permuta, trocando a indicação pelos produtos ou serviços da sua empresa, facilitando o pagamento.
Além disso, você pode entrar em contato diretamente com eles, caso consiga identificar produtores de conteúdo que se alinhem com a sua marca. Com isso, o processo de contratação pode se tornar mais simples e menos custoso. Portanto, vale pesquisar na internet para encontrar os influenciadores mais alinhados às suas necessidades e orçamento.
Desperta a confiança do público
Um dos segredos para um negócio ficar bem posicionado no mercado é conquistar a confiança do público. Isso é feito por meio de entregas de qualidade, apresentação de valores positivos e o uso eficaz das diferentes estratégias de marketing.
Nesse sentido, o marketing de influência pode impulsionar os resultados porque permite que a empresa construa essa imagem a partir do posicionamento de outro profissional. Como o influencer tem a confiança do seu público, ao promover a marca, há chances de que a percepção positiva dos seguidores também alcance a empresa.
Também vale destacar a questão da indicação. Ao comprar um produto ou contratar um serviço, é comum pesquisar opiniões e pedir sugestões de pessoas próximas, certo? Isso aumenta a segurança da decisão. Na prática, esse é o papel que será exercido pelo influenciador ao divulgar a sua marca.
Promove resultados reais
A influência gerada pelos produtores de conteúdo consegue promover resultados reais. Isso acontece principalmente porque o público enxerga os influenciadores como pessoas “comuns”, que desenvolveram a presença online, e confia na percepção deles sobre diversos assuntos — ainda que possam existir algumas discordâncias.
Além disso, como a empresa consegue avaliar questões como o nicho do influenciador e os seus seguidores, a campanha pode ser bem direcionada. Afinal, há mais dados para trabalhar o planejamento.
Alcança o público correto
Complementando a vantagem anterior, vale destacar as maiores chances de atingir o público desejado. As próprias informações fornecidas pelos influenciadores podem ajudar na segmentação de clientes para direcionar as ações. Logo, há mais chances de conseguir os resultados esperados, otimizando o uso de recursos do negócio.
Facilita a decisão de compra
Um dos desafios nas estratégias de marketing é conquistar a conversão, fazendo com que o lead feche a compra. Quando há a participação do influencer, essa decisão pode ser facilitada. Isso porque ele terá acesso a diversas informações repassadas pelo profissional de conteúdo, além da validação dele a respeito da qualidade da marca.
Pode utilizar diversos formatos
Entre os benefícios, vale destacar que a estratégia é bastante versátil, permitindo o uso de diferentes formatos de conteúdos nas divulgações e na própria aplicação da estratégia. Por exemplo, é possível enviar presentes para o influencer para que ele faça posts sobre os recebidos, promovendo uma avaliação do seu produto para os seguidores.
Eles também podem fazer campanhas específicas, mais semelhantes aos comerciais — mas com foco no engajamento do público da rede social utilizada. As divulgações também podem contar com fotos, vídeos e reviews escritos, por meio de diferentes redes sociais. Logo, há chances de personalizar a estratégia conforme o perfil do negócio e do público.
Como usar o marketing de influência em sua estratégia?
Se você se interessou em aproveitar os benefícios do marketing de influência, chegou a hora de conferir como colocar essa estratégia em prática. Nos próximos tópicos, confira o passo a passo para ter sucesso ao contar com influenciadores divulgando a sua empresa!
Defina objetivos
O ponto de partida para qualquer estratégia de marketing é a definição de objetivos. Portanto, avalie qual é a finalidade da realização da parceria com um influenciador. Por exemplo, é possível reforçar a marca, divulgar produtos, gerar leads, fazer lançamentos, entre outros.
Nesse momento, determine questões relacionadas, como orçamento disponível e o nicho de mercado que você pretende atingir. Esses são fatores que guiarão a busca pelo produtor de conteúdo mais adequado para as necessidades e objetivos da empresa.
Conheça seu público
O próximo passo é avaliar o seu público para direcionar a campanha corretamente. É preciso entender quem é a sua persona — o modelo de cliente ideal — para identificar quais canais ela utiliza e quais influenciadores ela acompanha.
Esse é um dado fundamental para fazer as escolhas certas para a campanha, potencializando os resultados. Logo, há mais chances de conseguir os resultados esperados, otimizando o uso de recursos do negócio.
Busque influenciadores conforme o perfil do seu negócio
A partir dos dados coletados sobre o público e dos seus objetivos, é hora de pesquisar os influenciadores disponíveis. Faça um levantamento de perfis que possam atrair o seu público e avalie o trabalho dos influenciadores. Aproveite também para entrar em contato e solicitar orçamentos, além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da parceria.
Analise a faixa etária do público, região geográfica e outros dados que afetam o alcance da campanha. Observe também a linguagem do influencer e as demais campanhas para entender se ele terá condições de fazer entregas alinhadas ao que a empresa espera. Afinal, é preciso que exista um alinhamento em relação à proposta da marca.
Defina o tipo de parceria
Por fim, defina qual será o tipo de parceria que deseja, considerando forma de pagamento, tipo de conteúdo, número de posts que serão feitos, direitos de uso sobre o conteúdo e todos os detalhes contratuais. Com essas definições, o influenciador poderá iniciar as campanhas buscando resultados para a sua empresa.
Como você aprendeu, o marketing de influência traz mais oportunidades para divulgar a sua marca e construir uma imagem positiva no mercado. Portanto, avalie os benefícios dessa ferramenta e monte um cronograma para incluí-la em seu planejamento de marketing, caso faça sentido para o negócio.
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Resumindo
É uma estratégia de marketing digital que conta com produtores de conteúdo (influenciadores) para fazer a divulgação da marca em diversos canais, como Instagram, TikTok e YouTube.
Ele funciona por meio da contratação de um influencer pela empresa para que divulgue as campanhas desejadas, conforme a estratégia definida no negócio.
– É acessível;
– Desperta a confiança do público;
– Promove resultados reais;
– Alcança o público correto;
– Facilita a decisão de compra;
– Pode utilizar diversos formatos.
– Defina objetivos da campanha;
– Conheça o seu público;
– Busque influenciadores conforme o perfil do seu negócio;
– Defina o tipo de parceria que será realizada.