Ao pensar em abrir um negócio sem possuir estoque próprio, muitos se perguntam se é possível fazer dropshipping na Shopee, já que a plataforma é popular no Brasil, sendo o segundo maior e-commerce do país.
Entenda abaixo quais são as regras da Shopee e se ela permite a prática de dropshipping. Também conheça outras plataformas online que oferecem esse tipo de serviço.
É possível fazer dropshipping na Shopee?
Não é possível fazer dropshipping na Shopee porque a plataforma proíbe a prática que pode gerar Pontos de Penalidade e o banimento do usuário. Ou seja, para vender na Shopee, é necessário ter estoque próprio, além de cuidar diretamente das práticas de envio, anúncios e atendimento ao consumidor para se manter ativo no marketplace.
Como fazer dropshipping na Shopee?
Não tem como fazer dropshipping na Shopee, uma vez que a prática é proibida conforme as regras do marketplace. Mesmo que você encontre fornecedores dispostos a trabalhar com dropshipping na Shopee, não se arrisque a usar esse modelo de vendas.
O que acontece se fizer dropshipping na Shopee?
Se for identificado que você está trabalhando com dropshipping na Shopee, você receberá Pontos de Penalidade. Esse sistema pode fazer com que, ao acumular pontos, o vendedor perca benefícios, como a remoção do programa de frete grátis ou o congelamento de anúncios. Porém, na Central de Educação ao Vendedor da plataforma, não há detalhes sobre quantos pontos essa prática gera. Além disso, a prática pode gerar o banimento e, assim, não será mais possível vender seus produtos, mesmo que tenha estoque próprio.
Alternativas ao dropshipping Shopee: outras plataformas
Dropshipping no Mercado Livre
Fazer Dropshipping no Mercado Livre é uma boa opção para quem está começando o seu negócio digital. A plataforma é bastante popular e conta com mais de 100 milhões de usuários cadastrados, o que a torna uma excelente vitrine para os produtos que você comercializa.
Dropshipping com a Nuvemshop
Também é possível fazer dropshipping na Nuvemshop, plataforma para a criação de e-commerces. Ela oferece recursos que permitem criar uma loja virtual totalmente personalizada, incluindo a marca e os produtos do usuário. Os planos da plataforma que permitem dropshipping custam a partir de R$ 59,00 mensais.
Dropshipping com o Oberlo
O Oberlo vale a pena e é outra alternativa ao Dropshipping na Shopee. A plataforma conecta lojistas a fornecedores no mundo todo, facilitando a importação de produtos. Ao integrar Oberlo na Shopify, o comerciante acessa uma grande rede de fornecedores e pode importar produtos conforme a demanda dos clientes.
Dropshipping na Amazon
Também é possível fazer dropshipping na Amazon por meio do programa Logística da Amazon (Fulfillment by Amazon ou FBA). Assim, os fornecedores enviam seus produtos para os centros de distribuição da Amazon, onde são armazenados até serem vendidos e despachados para os clientes. As tarifas do programa Logística da Amazon variam conforme o tamanho e peso de cada produto.
Dropshipping na Shopify
Outra opção é criar uma loja virtual na Shopify e vender por dropshipping. A plataforma de e-commerce permite a integração de diversas plataformas de fornecedores no Brasil e no mundo. Também é possível vender em reais (R$) ou outras moedas, como o dólar americano. Os planos da Shopify custam a partir de USD 19 mensal.
Dropshipping no BIgCommerce
O BigCommerce também é um site para criação de loja virtual que permite a integração com diversos aplicativos e fornecedores de dropshipping, facilitando seu trabalho. Os planos da plataforma custam a partir de USD 39 mensal.
Dropshipping na Shein
Também é possível fazer dropshipping na Shein e vender na plataforma mesmo sem ter estoque próprio. A plataforma não oferece suporte para este modelo de negócio, mas você pode encontrar fornecedores que aceitem trabalhar desta forma e fazer seu cadastro de vendedor na Shein.
Quer começar a vender sem precisar de estoque? Então também veja quais são os 23 principais fornecedores de dropshipping para 2024.
Perguntas frequentes
Não, a Shopee não permite a prática de dropshipping. A plataforma exige que os vendedores tenham estoque próprio e cuidem diretamente das práticas de envio, anúncios e atendimento ao consumidor.
Caso a Shopee identifique que você está fazendo dropshipping, você poderá receber Pontos de Penalidade e o banimento da sua conta, impedindo futuras vendas na plataforma.
Mercado Livre;
Nuvemshop;
Oberlo;
Amazon;
Shopify;
BigCommerce.