O freemium é uma alternativa para criar negócios que oferecem serviços gratuitos, mas que podem gerar contratos pagos. Saiba mais sobre ele!
O freemium é um modelo muito utilizado por grandes empresas e está ganhando mais espaço no mercado. Mesmo que você ainda não conheça o conceito, provavelmente já se deparou com serviços desse tipo na sua rotina.
Contudo, é importante aprender mais sobre o assunto. Afinal, essa pode ser uma alternativa interessante para estruturar o funcionamento do seu negócio. Mas para tomar decisões acertadas, a compreensão sobre todos os detalhes da estratégia é fundamental.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é freemium, quais as características e como adotar esse modelo no seu negócio. Acompanhe!
O que é a estratégia freemium?
O termo freemium é usado para falar sobre um tipo de produto ou serviço fornecido gratuitamente ao público com funções básicas. Porém, ele tem funcionalidades extras e outros recursos que podem ser acessados quando o usuário opta por pagar.
A palavra freemium é resultado da junção de outras duas em inglês: free, que significa livre ou gratuito, e premium, cuja tradução é prêmio — mas costuma ser usada para falar sobre um item exclusivo ou de qualidade superior.
Aqui, é importante não confundir com o modelo com aquele que oferece testes gratuitos. Nesses casos, é comum que exista um prazo de duração bastante limitado, apenas para que o usuário faça um teste e tome a decisão de compra.
No modelo freemium, por outro lado, a versão gratuita pode ser utilizada indefinidamente. A diferença é que ela terá limitações em relação aos recursos ofertados. Quem deseja serviços mais completos e práticos, por exemplo, precisará recorrer a um plano pago.
Quais as características do modelo freemium?
A principal característica do modelo freemium é a disponibilização gratuita de uma versão do seu produto que permite a utilização do usuário. Aqui, é preciso que as funções básicas possam ser usadas livremente.
A partir dessa solução, desde que ofertada com qualidade, é possível despertar o interesse do consumidor em contratar a versão mais completa. Logo, é fundamental que a opção gratuita tenha qualidade, funcione corretamente e proporcione benefícios ao usuário.
Desse modo, a solução atrai diversos interessados em conhecer as opções e, entre eles, há chances de encontrar aqueles que avançarão com a compra.
Quais as vantagens do freemium?
Ao pensar em um modelo de negócio freemium, é comum se perguntar por que ele é vantajoso. Isso porque a empresa oferece um produto ou serviço de qualidade para o usuário de maneira gratuita, cobrando apenas por versões mais completas.
Porém, vender desde a versão mais simples parece mais lucrativo, certo? Pode parecer estranho, mas a estratégia consegue entregar diversos benefícios. A seguir, confira os principais!
1. Chance de gerar reconhecimento e agregar valor à marca
A primeira vantagem é a possibilidade de gerar mais reconhecimento entre o público. O motivo para isso é que a versão gratuita pode alcançar diversos usuários. Logo, é mais fácil atingir pessoas ou empresas de diferentes regiões. Como resultado, a sua marca passa a ser mais conhecida no mercado.
Se a versão gratuita tiver qualidade e solucionar problemas do público, ainda que de forma simplificada, ela tende a ser indicada. Ou seja, cada vez mais o negócio se torna conhecido entre clientes, conquistando mais interessados.
Do mesmo modo, a solução costuma gerar mais valor para a marca. O motivo é que ela fará parte da vida até mesmo de usuários que preferem não pagar pela opção mais completa.
2. Aumento da base de potenciais clientes
Outra grande vantagem é o aumento da base de potenciais clientes de maneira facilitada. Afinal, cada usuário que utiliza a versão gratuita tem chances de se tornar um consumidor premium. Por exemplo, é comum que seja necessário ter um login e senha para usar uma ferramenta online.
Nesse caso, a empresa pode potencializar a estratégia, solicitando mais informações de cadastro para formar a base de leads. Também fica mais fácil entender o comportamento do público e identificar oportunidades, direcionando as estratégias de vendas para buscar a conversão.
3. Redução no custo de aquisição de clientes (CAC)
Mais uma vantagem do modelo é a redução no CAC. A tendência é que a ferramenta consiga atrair diversos consumidores a partir dos próprios resultados gerados. Cada usuário pode fazer novas indicações e, conforme a marca se torna reconhecida, mais pessoas podem se interessar pela solução.
Ademais, muitas vezes o cliente passa por todas as etapas do funil de vendas de maneira autônoma, sem exigir intervenções do time de vendas. Logo, a equipe consegue focar esforços em outras estratégias, ampliando as oportunidades de conquistar consumidores.
4. Mais oportunidades para receber feedbacks
Os feedbacks de clientes são fundamentais para viabilizar a implementação de melhorias contínuas no negócio. Nesse sentido, o fornecimento de uma opção gratuita, com todas as funcionalidades básicas, permite que usuários gerais compartilhem a sua visão sobre o produto ou serviço.
Ou seja, mesmo que não paguem para utilizá-lo, eles podem trazer benefícios para a empresa. Inclusive, essa é uma oportunidade de identificar quais diferenciais poderiam fazer o usuário contratar a solução mais completa. A partir disso, a empresa pode trabalhar em diferentes ideias, visando crescer e expandir a base de clientes.
5. Adoção de um modelo mais eficiente que o premium
Esse modelo também tende a ser mais eficiente do que aqueles que apresentam apenas a versão premium. É o exemplo daquelas soluções com teste grátis. Primeiro, tenha em mente que, sem a disponibilização da versão gratuita, muitos usuários nem optariam por testar a ferramenta.
É comum a solicitação de preenchimento de dados de pagamento com o posterior cancelamento antes da primeira cobrança. Na prática, a medida pode afastar usuários. Ainda, o uso de uma versão gratuita, sem prazo, dará mais tempo para o usuário identificar os benefícios da solução.
Com o tempo, ele pode passar a enxergar uma real necessidade em relação às soluções mais completas. Em um teste limitado, pode ser que ele não consiga enxergar o real valor do seu produto ou serviço. Logo, ele pode decidir que o gasto não é realmente necessário.
Quais são os principais exemplos de empresas freemium?
Uma forma de entender mais sobre o modelo freemium e seus diferenciais, é conhecer empresas do mercado que trabalham dessa forma. Isso ajudará a visualizar como a estratégia pode trazer benefícios para o seu negócio. Conheça alguns exemplos famosos!
YouTube
O YouTube é a principal rede social de vídeos existentes e um ótimo exemplo de serviço freemium. Os usuários podem fazer contas e acessar os diversos vídeos da plataforma (mesmo sem logar). No entanto, os vídeos possuem propagandas.
Já a versão premium dispensa as publicidades e ainda traz diferenciais, como acesso a vídeos exclusivos e séries. Além disso, há a possibilidade de fazer download de conteúdos para assistir offline e a disponibilização do streaming de música — o YouTube Music.
Spotify
O Spotify é outra alternativa bastante conhecida. O aplicativo de música permite que os usuários criem contas gratuitas para ouvir diversas músicas e podcasts na plataforma. Essa é uma ótima maneira de acompanhar lançamentos e conhecer novas bandas, por exemplo, sem precisar gastar.
Na versão gratuita, entretanto, existem algumas limitações. Entre elas, estão limites em relação ao número de músicas que podem ser puladas e exibição de anúncios (o que também pode gerar receita). Já a versão premium é mais completa e sem anúncios, aprimorando a experiência. Logo, ela também é atrativa aos usuários.
Google Meet
Mais uma ferramenta bastante conhecida do público é o Google Meet. Esse é o aplicativo do Google para videoconferências. Ele tem uma alternativa gratuita, que traz limites em relação ao tempo da reunião. Ainda, existe número máximo de participantes e algumas funcionalidades não estão acessíveis.
Já quem deseja uma plataforma mais completa, pode buscar um dos planos pagos. Existem opções sem limite de tempo para reuniões, comportando mais participantes e com acesso a várias funções. Por exemplo, gravação, controle de participação, citação de salas temáticas e outros.
Dropbox
O Dropbox ficou conhecido como ferramenta para armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos. Assim, ele traz mais mobilidade e segurança para os usuários. Na versão básica, ele garante 2GB de espaço para salvar arquivos. Porém, os usuários que desejam ter mais espaço ou usar contas em família podem migrar para um dos planos pagos.
Ainda, existem diversas outras opções de serviços e produtos freemium no mercado. Vários jogos e aplicativos disponíveis nas lojas Android, Apple ou Windows oferecem versões limitadas e alternativas pagas para acessar mais funcionalidades. Então, vale a pena navegar nesses canais para descobrir outras alternativas e entender mais sobre esse modelo de negócio.
Como implementar o modelo freemium na empresa?
A implementação do modelo freemium exige atenção a algumas etapas para que ele funcione corretamente e consiga trazer benefícios para a empresa. Veja os principais passos!
Veja se é viável para o seu negócio
O ponto de partida é fazer uma análise detalhada da sua empresa e aprofundar seus estudos sobre o modelo. Isso porque, embora ele seja bastante vantajoso, ele pode não ser adequado para todos os tipos de negócios. É preciso observar, por exemplo, se você pode oferecer uma ferramenta de qualidade gratuitamente.
Tenha em mente que, muitas vezes, os diferenciais em relação ao modelo premium podem não ser suficientes para justificar o pagamento do valor pelo cliente. Como resultado, há riscos de que a empresa não conquiste valores suficientes para que o modelo seja sustentável.
Defina o formato
Caso identifique que a solução pode ser adequada para o seu negócio, é o momento de determinar o formato ideal. O mais tradicional é trabalhar com duas versões: uma gratuita, mais simples e com limitações (como anúncios), e outra completa, sem limitações.
Porém, também é possível variar. Por exemplo, ter mais de um tipo de plano premium, oferecer funcionalidades pagas individualmente etc. Para não errar, vale fazer estudos de mercado e avaliar as soluções de negócios semelhantes. Isso ajudará a determinar um modelo competitivo e adequado.
Escolha o que será grátis e pago
Por fim, é hora de avaliar a solução completa para entender o que pode ser disponibilizado gratuitamente ao público. Essa é uma etapa que exige especial atenção. O motivo é que a versão gratuita deve ser de qualidade, de modo que o público queira utilizá-la com frequência. Assim, ajuda no crescimento e no reconhecimento da marca.
Entretanto, é importante que a solução paga pareça atrativa, justificando a contratação pelo consumidor. Se a versão gratuita for completa demais, pode afastar possíveis pagantes. Esse equilíbrio pode ser desafiador. Portanto, vale a pena investir em testes até chegar ao modelo ideal, que justifique o preço cobrado.
O modelo freemium pode ser atrativo para diferentes negócios. Porém, não se esqueça de avaliar se a sua solução é adequada ao funcionamento dessa proposta. Em caso positivo, vale rever o plano corporativo para incorporar essa forma de ofertar produtos e conquistar o mercado.
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Resumindo
O termo se refere a um modelo de negócio que oferece alternativas gratuitas aos usuários, mas permite contratar uma opção premium para ter diferenciais, funções mais completas, etc.
Os benefícios do freemium são:
– chance de gerar reconhecimento e agregar valor à marca;
– aumento da base de potenciais clientes;
– redução no custo de aquisição de clientes (CAC);
– mais oportunidades para receber feedbacks;
– adoção de um modelo mais eficiente que premium.
Faça uma análise do negócio para entender se o modelo é adequado. Depois, trabalhe o modelo de oferta das alternativas e defina o que será gratuito ou pago. Aqui, não se esqueça de equilibrar a proposta para que a versão free seja de qualidade e a premium consiga justificar o preço.