Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,9857 na segunda-feira (29/mai), um nível -0,25% menor que a abertura da semana anterior (22/mai). A cotação da moeda estrangeira registrou alta ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (02/jun) cotado a R$5,0078 -embora ainda seja um patamar -0,45% menor que a abertura da sexta-feira anterior (19/mai). Entre as aberturas desta sexta (02) e da última segunda-feira (22), vimos a desvalorização do Real em relação ao dólar (0,19%)
No Brasil, o dado mais esperado da semana foi o resultado do Produto Interno Bruto brasileiro. O PIB cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o último trimestre de 2022. O percentual de expansão do PIB ficou acima das expectativas de mercado, cuja mediana apontava para um avanço mais lento, de 1,2%.
O crescimento do trimestre está associado ao bom desempenho do setor agropecuário, cujo avanço trimestral foi de 21,6%. O setor de serviços cresceu 0,6% na margem e também colaborou para a expansão do PIB doméstico, a produção industrial caiu 0,1%.
Adicionalmente, a semana chegou ao fim com o resultado do relatório de emprego dos EUA. O payroll variou no mês de maio. De acordo com o relatório, o país gerou 339 mil empregos em maio, sendo que as previsões giravam em torno de 200 mil vagas. Esse resultado mostra que a economia americana ainda está muito aquecida e as autoridades monetárias devem apostar em mais uma alta de 0,25p.p. na próxima reunião do FOMC/Fed.
Confira no De Olho no Câmbio #227 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!