Se você é um designer independente buscando monetizar seus talentos e vender seus produtos digitais, a Creative Market é uma plataforma que oferece uma boa oportunidade. Com ela, você pode alcançar clientes no mundo todo e ganhar em dólares americanos.
Acompanhe o texto abaixo e entenda como a Creative Market funciona, o passo a passo para criar uma loja e os métodos de pagamento para receber.
O que é a Creative Market?
A Creative Market é uma plataforma online onde você pode vender produtos de design digital para clientes de todo o mundo. Os produtos são exclusivos e feitos à mão pelos profissionais, enquanto o Creative Market fornece o espaço para essa transação acontecer.
A plataforma é exclusiva para ativos digitais e não oferece produtos físicos ou serviços de design e impressão.
Ao vender algo no Creative Market, você está oferecendo uma licença para usar esse produto. No entanto, você não vende os direitos autorais do produto e outras pessoas podem comprar o mesmo item.
Quais os tipos de produtos que podem ser vendidos na Creative Market?
- Fotos;
- Vídeos;
- Gráficos;
- Modelos e temas de sites;
- Ilustrações;
- Fontes;
- Complementos;
- Modelos 3D.
Os profissionais criativos têm a liberdade de oferecer designs exclusivos e feitos à mão para diversos propósitos, seja para projetos pessoais ou comerciais.
Quais os benefícios de vender seus produtos na Creative Market?
Um dos principais benefícios de vender seus produtos na Creative Market é que você pode alcançar clientes em todo o mundo, aumentando suas oportunidades de vendas e exposição para seus produtos. Além disso, você mantém os direitos autorais do seu trabalho.
Ainda, o profissional tem a liberdade de definir seus próprios preços, permitindo que você valorize seu trabalho e potencialmente aumente seus lucros.
Como abrir uma loja na Creative Market?
- Acesse a página de solicitação de loja do Creative Market e clique em “Open a shop”;
- Faça sua inscrição informando todos os dados solicitados;
- Informe um link para o seu portfólio online ou uma vitrine do seu trabalho na internet. Se não tiver um portfólio online, você pode criar um gratuitamente em plataformas como Dribbble ou Behance;
- A equipe do Creative Market analisará sua solicitação de loja;
- Se sua solicitação for aceita, você receberá uma confirmação e poderá começar a configurar sua loja, definindo seus próprios preços e gerenciando seus produtos.
Esse processo é bastante rigoroso, sendo assim, a equipe da Creative Market analisa alguns pontos importantes.
Pontos analisados pela equipe da Creative Market
- Autenticidade e qualidade excepcional do trabalho;
- Um portfólio bem elaborado com pelo menos 10 a 20 exemplos, idealmente relacionado ao que você planeja vender na plataforma;
- Ativos que interessem e auxiliem os designers.
Se sua solicitação for colocada na lista de espera, significa que a equipe quer ver mais novidades suas no futuro. Nesse caso, aprimore seu portfólio com novas amostras de seu melhor trabalho e envie uma nova solicitação quando estiver pronto.
Como colocar meu conteúdo criativo para vender na Creative Market?
- Após a aprovação de sua loja, vá em editar loja;
- Garanta que seus produtos listados estejam conforme as Licenças do Creative Market e livres de qualquer potencial responsabilidade. Assim, você deve ter os direitos ou licenças apropriadas para vender qualquer material que incorpore Propriedade Intelectual de terceiros, como marcas registradas;
- Crie tags para seu produto, eles devem descrever o que será vendido de forma clara e simplificada;
- Escreva um título e uma descrição, com informações precisas e verdadeiras;
- Coloque o preço real, sem falsas promoções;
- Garante que os arquivos do seu produto estejam limpos e relacionados ao conteúdo vendido;
- Coloque a venda e você pode fazer alterações quando necessário.
Você pode cadastrar até 200 mil artigos para venda. Mas, lembre-se que é necessário manter a qualidade e suporte ao cliente ativo em todos eles. Caso contrário, sua loja pode ser desqualificada na plataforma.
Como meu conteúdo deve estar disponível na Creative Market, para venda?
- Ser totalmente original e de alta qualidade;
- Não ter recursos de terceiros (como fontes, fotos ou estruturas temáticas);
- Não pode ter nenhuma marca registrada visível;
- Ser entregue em um arquivo zip;
- Produtos até 4 GB devem ser carregados integralmente nos servidores do Creative Market;
- Os arquivos devem corresponder às descrições e capturas de tela fornecidas na listagem do produto.
Vale apontar que, se muitos clientes começarem a reclamar de suas vendas, a equipe de suporte pode retirar seu produto da plataforma.
Quais os métodos de pagamento disponíveis na Creative Market?
É necessário solicitar o pagamento até o último dia do mês. Eles começam a ser processados após os primeiros cinco dias úteis do primeiro dia do mês seguinte.
Geralmente, os fundos chegam na conta do profissional até dia 10 de cada mês, mas pode demorar mais, dependendo do país e método de pagamento escolhido.
Ainda, os pagamentos são feitos em dólares americanos (USD). Portanto, os bancos podem cobrar taxas a mais para receber transferências do exterior e na conversão da moeda.
Como receber por venda de produtos na Creative Market?
O Creative Market oferece uma variedade de métodos de pagamento. A disponibilidade varia de acordo com sua localização. No Brasil, é possível pagar via transferência bancária, PayPal e Wire.
Contudo, a melhor maneira de receber por venda de produtos na Creative Market é usando a Remessa Online porque as taxas são mais baixas e o câmbio mais favorável.
Passo a passo para receber com a Remessa Online
- Crie sua conta gratuita na Remessa Online;
- Vá em “Receber dinheiro” e informe que irá receber em dólares americanos (USD);
- Copie os dados bancários da Remessa Online na sua tela, copie eles;
- Acesse seu perfil na Creative Market e clique em “Request Payout”;
- Selecione transferência bancária e informe os dados bancários copiados no site da Remessa Online;
- Quando tiver valores disponíveis, solicite o saque;
- Assim que a plataforma fizer o pagamento e o dinheiro chegar ao Brasil, você será informado por e-mail;
- Escolha sua conta bancária de preferência e faça a transferência. É neste momento que a conversão da moeda é feita;
- Em até 2 dias úteis o valor, já convertido em reais, estará em sua conta bancária.
A Remessa Online é mais vantajosa porque possui taxas regressivas a partir de 1,2% e não cobra tarifas na conversão da moeda.
Gostou deste conteúdo? Conheça também a Dribbble e veja como vender seu conteúdo de designer na internet.
Perguntas frequentes
A Creative Market é uma plataforma online onde designers independentes podem vender produtos de design digital exclusivos para clientes em todo o mundo. É possível comercializar fotos, vídeos, gráficos, ilustrações, entre outros.
Para abrir uma loja na Creative Market, você precisa solicitar uma loja através do site, preencher os dados solicitados, fornecer um portfólio online e aguardar a aprovação da equipe.
No Brasil, os métodos de pagamento incluem ACH/eCheck, PayPal, Wire, Waived e Payoneer. A maneira mais vantajosa é utilizar Remessa Online, fazendo transferência bancária em dólares americanos para sua conta no Brasil.