Para Empresas

Como fornecer informações do Beneficiário Final à Receita Federal

Empresas e entidades domiciliadas no exterior e que possuem bens no Brasil, como imóveis, veículos, contas bancárias, etc., precisam identificar o beneficiário final para a Receita Federal Brasileira para facilitar a responsabilização jurídica e evitar a sonegação fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro. 

Esta medida passou a vigorar para evitar irregularidades, já que muitas vezes o beneficiário final se camufla usando várias pessoas jurídicas e dificulta a sua identificação por órgãos de fiscalização. 

Continue lendo  este artigo e saiba mais sobre o processo e como ficar em dia com as obrigações com a Receita.

Quem é o beneficiário final para Receita Federal?

O beneficiário final é “a pessoa natural que, em última instância, direta ou indiretamente, possui, controla ou influencia significativamente certa entidade ou a pessoa natural em nome da qual uma transação é conduzida”, segundo a Receita Federal.

Quando a pessoa natural, direta ou indiretamente, possui mais de 25% do capital da entidade, passa a deter ou exercer a preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores da entidade, ainda que sem controlá-la.

Qual é o prazo para informar o Beneficiário Final para Receita Federal? 

Estas entidades estão obrigadas a informar os seus beneficiários finais e apresentar os documentos, em até 90 dias, a contar da data de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, podendo ser prorrogado por igual período, a pedido do representante.

Quem precisa informar os beneficiários finais?

São obrigadas a informar beneficiários finais entidades domiciliadas no exterior e que realizam arrendamento mercantil externo ou que realizam importação de bens sem cobertura cambial destinados à integralização de capital de empresas brasileiras e Instituições Bancárias do exterior que realizam operações de compra e venda de moeda estrangeira com bancos no País.

Em caso de aplicação de sanção, qual é o procedimento para a regularização? Além da indicação dos beneficiários finais, o que fazer para regularizar?

Após a indicação dos beneficiários finais e a entrega da documentação comprobatória e o seu deferimento, a situação do CNPJ suspenso será mudada para ativo automaticamente. 

Para facilitar o processo de informação de Beneficiários Finais, conte com o time da Remessa Online. Assumimos as entregas para que você não se preocupe com burocracias e ganhe tempo para o seu negócio. 

Saiba mais e entre em contato conosco.

Remessa Online

A Remessa Online é a maior plataforma brasileira para envio e recebimento de dinheiro do exterior. Realize suas transações internacionais para mais de 100 países com agilidade, segurança e economia, livre das taxas abusivas dos bancos tradicionais. Crie sua conta gratuita e experimente a Remessa Online!

Artigos recentes

  • Artigos

Rio Open 2025: saiba quanto custa e onde comprar ingressos

O Rio Open 2025 será de 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.…

2 semanas ago
  • Artigos

iPhone SE 4: nova geração deve ser mais barata que o iPhone 16

Descubra as novidades do iPhone SE 4, seu possível preço mais acessível que o iPhone…

2 semanas ago
  • Artigos

Título: Dólar hoje (06/02): Dólar volta a subir depois de 12 quedas seguidas

Dólar abriu a R$5,8040 às 08h30 nesta quinta-feira (06). Mercado financeiro acompanha a cotação em…

2 semanas ago
  • Artigos

Campeonato Paulista 2025: onde assistir aos jogos do seu time? Confira a lista completa de transmissão

Acompanhe quais canais de TV aberta e fechada e streaming transmitirão as rodadas do Campeonato…

2 semanas ago
  • Artigos

Conheça a trajetória e próximos jogos de João Fonseca

Tenista brasileiro mais jovem a chegar no Top 100, João Fonseca tem chamado a atenção…

2 semanas ago
  • Artigos

Como funciona o cartão de crédito Will Bank e seus benefícios

Confira como funciona o cartão de crédito Will Bank, seus benefícios, taxas e como solicitar…

2 semanas ago