Se você quer entender como extrair insights, estratégias e referências da Biblioteca de Anúncios do Facebook, você está no lugar certo. Aprenda conosco!
A Biblioteca de Anúncios do Facebook — ou ad library, em inglês — é uma grande aliada de profissionais do marketing digital. Promover, de forma paga, os anúncios produzidos por uma marca é uma estratégia que, de fato, tem se consolidado no que toca ao alcance de mais pessoas, especialmente nas redes sociais.
Pequenas ou grandes empresas, MEIs, influenciadores digitais e até mesmo políticos têm utilizado o recurso como uma ferramenta especial para conseguir chegar até o público-alvo.
Se você quer entender mais sobre anúncios pagos, o que é e como utilizar a Biblioteca de Anúncios do Facebook, você está no lugar certo! Vamos à leitura!
O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
A Biblioteca de Anúncios é um recurso do Facebook Ads que armazena todas as campanhas nos serviços e aplicativos que pertencem à Meta, como Facebook e Instagram. Nela, você pode encontrar dados e informações tocantes a elas.
O que é API da Biblioteca de Anúncios?
A API da Biblioteca de Anúncios é uma ferramenta de programação que possibilita uma análise mais detalhada dos anúncios relacionados a temas sociais, eleições, política e aqueles veiculados na União Europeia e áreas correlatas.
Com a API da Biblioteca de Anúncios do Facebook é possível criar pesquisas personalizadas, inserindo parâmetros como país, tamanho estimado do público ou idioma do anúncio.
Quais são as funcionalidades da Biblioteca de Anúncios do Facebook?
A Biblioteca de Anúncios do Facebook é a ferramenta ideal para que você analise a sua concorrência e melhore a performance das suas campanhas. Além disso, permite acessar os anúncios que estão sendo divulgados nas plataformas da Meta — Instagram e Facebook.
As funcionalidades da Biblioteca de Anúncios do Facebook são:
1. Acesso a anúncios para analisá-los e obter insights
Na Biblioteca de Anúncios, você pode pesquisar e visualizar as campanhas que estão ativas tanto no Facebook quanto no Instagram, além das que já foram veiculadas. Esse recurso é interessante para ter um embasamento do que a concorrência está fazendo.
2. Disponibilidade de dados sobre anunciantes para fins de transparência
A Biblioteca de Anúncios do Facebook disponibiliza informações sobre os anunciantes, como a página associada a eles e quem está financiando determinado assunto.
3. Transparência para sanar dúvidas de usuários acerca de campanhas de publicidade políticas
Um dos fatores que impulsionou a criação da Biblioteca de Anúncios do Facebook foi o desejo de sanar qualquer inquietação ou dúvida acerca dos anúncios políticos pelos usuários. Nesse sentido, a Meta disponibiliza dados adicionais, como valores gastos nos anúncios, demografia do público-alvo e até mesmo o alcance estimado de cada anúncio.
4. Pesquisa facilitada para acessar os anúncios de forma simples e eficaz
A equipe por trás da Biblioteca de Anúncios do Facebook faz a navegação na plataforma ser bem simples. Por isso, você pode pesquisar campanhas por tópicos ou palavras-chave e, assim, encontrar assuntos do seu interesse.
5. Dados geográficos para compreender o comportamento dos anúncios em cada região
Na Biblioteca de Anúncios do Facebook, você pode filtrar anúncios por áreas geográficas, o que possibilita compreender como a publicidade é feita em cada região.
Como acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
Para acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook, basta entrar no site https://www.facebook.com/ads/library/.
Como pesquisar um anúncio na Biblioteca de Anúncios do Facebook?
- Acesse a Biblioteca de Anúncios do Facebook;
- selecione de qual o país que você quer visualizar os anúncios;
- clique em “Todos os Anúncios”, no campo “Categoria de Anúncio”;
- digite o nome do anunciante ou a palavra-chave;
- aperte “Enter” no teclado ou clique em um dos resultados que apareceram na lista suspensa.
Por que usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
Usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma maneira de analisar as campanhas ativas da concorrência e tirar insights que contribuem para melhorar os seus anúncios.
Confira 4 motivos para usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook!
1. Para fazer benchmarkings e aprender como posicionar a sua marca
Ao analisar campanhas e anúncios na Biblioteca de Anúncios do Facebook, você poderá entender, por meio de um benchmarking, como a concorrência se posiciona. Por exemplo, quais cores utilizam no branding, média de engajamento, tipo de linguagem e entre outros.
2. Para ter referências na hora de criar seus anúncios
A Biblioteca de Anúncios do Facebook oferece um repertório valioso. Ela ajuda a destravar uma possível falta de inspiração ou um sentimento de branco repentino.
3. Para aprender quais elementos dos anúncios auxiliam no aumento da conversão
Depois que começar a entender sobre o engajamento dos anúncios na Biblioteca de Anúncios do Facebook, você conseguirá identificar quais campanhas têm maior taxa de conversão. Junto a isso, quais elementos mais influenciaram esse indicador.
4. Para fiscalizar empresas e políticos e garantir a ética nas campanhas de anúncios publicitários
Na Biblioteca de Anúncios do Facebook é possível conferir se uma empresa concorrente ou um político está cumprindo todas as políticas de publicidade da plataforma. Essa é uma forma transparente de fazer fiscalização.
Como pesquisar anúncios sobre temas sociais, eleições ou política?
- Acesse a Biblioteca de Anúncios do Facebook;
- selecione o país que você quer visualizar os anúncios;
- em “Categoria de Anúncio”, selecione o termo “Temas, eleições ou política”;
- digite a palavra-chave do assunto ou o nome do anunciante que você deseja ver;
- aperte “Enter” no teclado ou clique em um dos resultados que apareceram na lista suspensa.
A Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma excelente ferramenta para análise de campanhas
A Biblioteca de Anúncios do Facebook é um catálogo repleto de campanhas veiculadas nos serviços e aplicativos do grupo Meta — Facebook e Instagram, por exemplo. Por meio dela, você pode visualizar todos os anunciantes e os seus anúncios, obtendo informações sobre cada um deles.
Além disso, você encontrará referências de anúncios para criar suas campanhas, entender como posicionar sua marca conforme o seu nicho de mercado, descobrir elementos que aumentam a conversão, como copywriting ou design, e muito mais.
Gostou do conteúdo? Então, siga a Remessa Online nas redes sociais para não perder nenhuma informação. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!
Resumindo
A Biblioteca de Anúncios é um recurso do Facebook Ads que armazena todas as campanhas nos serviços e aplicativos que pertencem à Meta, como Facebook e Instagram. Nela, você pode encontrar dados e informações tocantes a elas.
Para acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook, basta entrar no site https://www.facebook.com/ads/library/.
1. Acesse a Biblioteca de Anúncios do Facebook;
2. selecione de qual o país que você quer visualizar os anúncios;
3. clique em “Todos os Anúncios”, no campo “Categoria de Anúncio”;
4. digite o nome do anunciante ou a palavra-chave;
5. aperte “Enter” no teclado ou clique em um dos resultados que apareceram na lista suspensa.
A API da Biblioteca de Anúncios é uma ferramenta de programação que possibilita uma análise mais detalhada dos anúncios relacionados a temas sociais, eleições, política e aqueles veiculados na União Europeia e áreas correlatas na Biblioteca de Anúncios.
A Biblioteca de Anúncios do Facebook é a ferramenta ideal para que você analise a sua concorrência e melhore a performance das suas campanhas. Além disso, permite acessar os anúncios que estão sendo divulgados nas plataformas da Meta — Instagram e Facebook.