Conheça quantos bilionários russos existem, quais são os mais ricos entre eles e quais as áreas do mercado que eles representam!
Se há um assunto que desperta curiosidade é o que envolve os bilionários. Afinal, essas pessoas possuem grandes patrimônios frutos de marcas multinacionais que comandam e da participação ativa deles no mercado financeiro. Isso sem falar, é claro, dos investimentos em inovação, ciência, tecnologia e muito mais. Pensando nisso, preparamos um post para falar sobre quem são os bilionários russos.
Para tanto, vamos usar como base de informações a plataforma de monitoramento de fortunas em tempo real, produzida pela Revista Forbes. Um recurso digital voltado especificamente para checar as movimentações financeiras dos bilionários ao redor do mundo. Ficou curioso para conferir o texto? Então vamos a ele!
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia afeta os bilionários russos?
Sim, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem afetado os bilionários russos. Em matéria veiculada em abril de 2022 no portal da Forbes Brasil, foi destacado que a Rússia sofreu uma grande baixa no número de bilionários locais. Mais de 30 nomes viram a própria fortuna despencar por conta dos embargos impostos pelos EUA, Reino Unido e União Europeia.
Afinal, eles afetam não apenas investimentos e reservas financeiras do país, como também as exportações e importações russas. Isso sem falar nos diversos outros setores nacionais. É o caso do turismo, da prestação de serviços, do varejo, etc. Todo esse cenário acaba trazendo instabilidade civil, política e econômica, o que sempre afeta o bolso de todos.
Quantos bilionários existem na Rússia?
Segundo a Forbes, em novembro de 2022, a Rússia concentra, sozinha, 99 bilionários. Esse número representa cerca de 4,03% de todos os bilionários do planeta — que atualmente são 2.452 pessoas. Para se ter ideia, essa quantidade é quase o dobro do Brasil com 59 pessoas na lista (o que é 2,40% do total).
Já os EUA, por outro lado, são o país que mais reúne bilionários. Para se ter ideia, o território estadunidense tem 450 indivíduos citados pela Forbes. Isso dá nada mais, nada menos que 18,35%. Uma porcentagem bastante significativa.
Quantos russos aparecem na lista dos 50 maiores bilionários do mundo?
Segundo a Forbes, apenas dois nomes russos aparecem entre os 50 maiores bilionários da terra. São eles: Andrey Melnichenko (em 47º lugar) e Vladimir Potanin (em 49º lugar).
Fazendo a mesma comparação do tópico anterior, temos o seguinte panorama: o top 50 é dominado pelos Estados Unidos. Sozinho, essa nação ocupa mais da metade das posições — 26 delas, para ser mais preciso. Além disso, o bilionário com a maior fortuna do globo é o norte-americano Elon Musk, com um patrimônio de mais de U$ 200 bilhões.
Por sua vez, o Brasil não aparece no top 50, nem muito menos no top 100. O maior bilionário da nossa nação é o Jorge Paulo Lemann, que está na 115ª posição. Ele tem uma fortuna estimada em mais de U$ 14 bilhões.
Qual é o homem mais rico da Rússia?
O homem mais rico da Rússia em 2022 é Andrey Melnichenko. Segundo a Revista Forbes, o patrimônio acumulado dele é de U$ 26,9 bilhões. Ele atua em dois ramos muito importantes: o da produção de fertilizantes e a indústria de mineração de carvão.
Um dado interessante sobre ele é que, com 50 anos, Andrey figura tanto entre os mais novos bilionários russos quanto entre os mais novos bilionários do planeta. Considerando os compatriotas, por exemplo, ele aparece na 9ª posição. Já ao nível global, ele está na 47ª posição.
A título de informação, o bilionário mais jovem da lista no país é o russo Said Gutseriev, com 34 anos. Já que consideramos todas as nacionalidades, quem figura no primeiro lugar é o alemão Kevin David Lehmann, com apenas 20 anos.
Quais os ramos que mais concentram bilionários russos?
Dos atuais 99 bilionários russos, 52 concentram os negócios em um setor específico do mercado. Sendo, dessa forma, nomes pioneiros e de referência na área que escolheram. É justamente por isso que qualquer impacto econômico ou geopolítico afeta tanto a fortuna desses sujeitos. Afinal, o patrimônio deles está diretamente ligado aos lucros obtidos com as empresas únicas que mantêm.
Já os demais bilionários agem diferente. Isso porque eles atuam diversificando a cartela de negócios e operações, investindo em dois ou mais segmentos. Entre os principais ramos que reúnem os mais ricos da Rússia estão os de:
- investimentos, com 16 bilionários russos — equivalente a 16,16% do total;
- energia (petróleo e gás), com 14 bilionários russos — equivalente a 14,14% do total;
- indústria de aço, com 10 bilionários russos — equivalente a 10,10% do total;
- bancos, com 9 bilionários russos — equivalente a 9,09% do total;
- indústria de mineração, com 8 bilionários russos — equivalente a 8,08% do total;
Quais são os bilionários russos?
Abaixo, você vai conhecer os principais nomes entre os bilionários russos. Ao todo, listamos os 10 mais ricos do país — tirando, é claro, Andrey Melnichenko de quem já falamos. Além de saber qual o capital de cada um, você também saberá informações importantes sobre a área de atuação deles. Portanto, fique atento à seleção!
1. Vladimir Potanin
Começamos a lista com Vladimir Potanin, magnata da indústria de mineração russa. A empresa na qual ele é CEO é a MMC Norilsk Nickel. Ele responde pela segunda maior fortuna da nação, com U$ 26,4 bilhões. Ficando atrás de Andrey Melnichenko por conta de apenas meio bilhão.
2. Vladimir Lisin
Logo depois de Potanin vem o Vladimir Lisin com um patrimônio bem próximo: U$ 25,4 bilhões. Esse montante foi construído a partir dos investimentos dele em dois setores: o de transporte e, em especial, o de aço. A principal companhia dele é a NLMK Group — organização que também atua no Brasil.
3. Leonid Mikhelson
Leonid Mikhelson, por outro lado, contabiliza U$ 24.4 bilhões. Ele é um nome conhecido nos setores de energia (principalmente o de comercialização de gás) e o de produtos químicos. A produtora de gás Novatek e a petroquímica Sibur são algumas das organizações nas quais ele é acionista.
4. Vagit Alekperov
Vagit Alekperov também não fica de fora dessa seleção. Ele é dono da Lukoil, uma das maiores petrolíferas e produtoras de gás ao nível global, com mais de três mil estações de petróleo no planeta. A fortuna dele é de U$ 21 bilhões e cresceu justamente graças à entrada dele no setor de energia. Vale mencionar ainda que ele é o quinto bilionário mais velho da Rússia, com 72 anos.
5. Gennady Timchenko
Gennady Timchenko é o último nome dessa lista com uma fortuna superior a U$ 20 bilhões (U$ 20,8 bilhões, para ser mais preciso). Ele também deixou a marca dele na área da energia. Além disso, assim como Mikhelson, Gennady é acionista das empresas Novatek e Sibur.
6. Alexey Mordashov
Com um patrimônio estimado em U$18.4 bilhões, Alexey Mordashov é o último dos russos que fazem parte do top 100 de homens mais ricos do mundo. Atualmente, ele está na 82ª posição. Acionista na Severstal, siderúrgica presente no continente europeu, ele montou o império dele investindo na indústria do aço e no segmento de investimentos.
7. Alisher Usmanov
Alisher Usmanov conta com um patrimônio de U$ 14,6 bilhões. Ele é um bilionário com múltiplos investimentos, desde a área de telecomunicações até a indústria de aço. É por isso que, além de ter fundado a Metalloinvest, uma grande produtora de aço, Usmanov também é acionista da Xiaomi — gigante chinesa da tecnologia.
8. Mikhail Fridman
Outro dos grandes bilionários russos é Mikhail Fridman que tem U$ 13.3 bilhões em conta e um portfólio bem variado de negócios, principalmente em investimentos (como no caso da LetterOne) e bancos (como o caso do Alfa Bank).
9. Viatcheslav Kantor
O nono lugar da lista é de Viatcheslav Kantor, um dos nomes de maior evidência no ramo de fertilizantes, que tem U$ 13 bilhões. Ele é um dos principais acionistas do Acron Group, empresa produtora de fertilizantes que comercializa material para mais de 70 países e opera em outras oito nações, incluindo o Brasil.
10. Suleiman Kerimov
O último da nossa seleção, Suleiman Kerimov acumula U$ 12,4 bilhões. Ele é o 137º homem mais rico do mundo. A fortuna dele é proveniente da mineração, em especial do ouro. A principal companhia dele é a Polyus.
Deu para notar que há muitos bilionários russos e que eles são de ramos bem tradicionais do mercado, não é mesmo? Entre eles, está, por exemplo, a indústria de gás que desempenha um papel crítico para as relações do país com a União Europeia.
Além disso, somando a fortuna de Melnichenko aos outros 10 nomes listados ao longo do texto, eles movimentam cerca de 217 bilhões de dólares. Não é à toa que grandes meios da imprensa, como a Forbes, estão atentos a eles. Afinal, cada um desses bilionários é capaz de gerar um impacto expressivo na economia global.
Curtiu ficar por dentro do universo dos bilionários? Então, acesse a página de inscrição na nossa newsletter para acompanhar outros artigos de economia, câmbio, finanças e muito mais!
Resumindo
Segundo a Forbes, em 2022, há 99 bilionários russos. Entre eles, Vladimir Potanin, Vladimir Lisin, Leonid Mikhelson, Vagit Alekperov e Gennady Timchenko.
Os 11 bilionários russos mais ricos são, em ordem descrescente: Andrey Melnichenko, Vladimir Potanin, Vladimir Lisin, Leonid Mikhelson, Vagit Alekperov, Gennady Timchenko, Alexey Mordashov, Alisher Usmanov, Mikhail Fridman, Viatcheslav Kantor e Suleiman Kerimov.