A rede social Bluesky está perto de alcançar 25 milhões de usuários, um crescimento impressionante se pensarmos que a plataforma tinha pouco mais de 5,2 milhões em março de 2024. Esse crescimento vem acontecendo diante da crescente insatisfação dos usuários do X (antigo Twitter), rede social rival.
Entenda por que essa plataforma está conquistando milhões de usuários em pouco tempo e quais são seus diferenciais.
O Bluesky é uma rede social descentralizada, criada por Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter. Ela tem um visual semelhante ao do Twitter, mas funciona com estrutura aberta e descentralizada e utiliza o AT Protocol, que dá aos usuários mais liberdade e controle sobre seus dados e sobre como interagem online.
O crescimento do Bluesky está acontecendo porque muitas pessoas estão migrando para a rede social a fim de encontrar um ambiente mais descontraído e menos polarizado. Outro motivo também é devido à insatisfação com as mudanças da plataforma sob a propriedade de Elon Musk.
O Bluesky tem uma interface intuitiva e fácil de usar, especialmente para antigos usuários do X (antigo Twitter), já que a interface é muito parecida. Essa familiaridade com a interface e as funções, como botões de comentários e reposts, torna a transição quase natural, especialmente para quem quer fazer a transição sem grandes problemas.
Diferente de redes como X, e até Facebook ou Instagram, que são centralizadas e controladas por uma única empresa, o rival do Twitter adota o AT Protocol. Ou seja, qualquer pessoa pode criar sua própria rede social dentro do ecossistema Bluesky.
Assim, os usuários podem escolher o que querem ver e como interagir, com mais liberdade e sem se preocupar com o algoritmo. Dessa forma, o controle sobre os dados está mais nas mãos dos próprios usuários, não de grandes empresas.
Outro ponto de atenção é que muitos usuários preocupados com a privacidade e a falta de moderação no X têm migrado para o Bluesky. Isso porque, a rede social tem ferramentas como o “Bloqueio Nuclear”, que impede qualquer interação com determinados usuários, além de listas de bloqueio personalizadas.
As eleições nos Estados Unidos também contribuíram para o crescimento da rede social Bluesky nos últimos meses. Durante o período eleitoral, especialmente após a vitória de Donald Trump e o envolvimento político de Elon Musk, a plataforma registrou picos de mais de um milhão de novos usuários por dia.
Muitos migraram para o Bluesky em busca de um ambiente que lembrasse o antigo Twitter, mas com funcionalidades novas e uma abordagem mais aberta. Agora, com as novas ambições de Musk à frente do novo Departamento de Eficiência do Governo e o apoio ao novo presidente dos Estados Unidos, muitos usuários insatisfeitos resolveram migrar para a rede social rival do X.
Outro motivo que explica o crescimento da rede social Bluesky é que a plataforma é vista como uma alternativa ao Twitter, especialmente após as mudanças implementadas por Elon Musk que geraram insatisfação entre os usuários.
Desde a aquisição do Twitter em 2022, as políticas de “liberdade de expressão absolutista” de Musk e o aumento de problemas como desinformação, discurso de ódio e assédio levaram muitos a buscar outras plataformas.
Algumas plataformas como o Mastodon e Threads tiveram um bom crescimento no início e foram vistas como alternativas ao X, mas apenas o Bluesky continua crescendo. Seja por sua estrutura descentralizada ou porque recria a experiência familiar do antigo Twitter, mas adiciona recursos exclusivos, como a personalização de feeds e maior autonomia sobre os dados.
O Blusky já alcançou 25 milhões de usuários em novembro de 2024. Aliás, o número de usuários cresceu mais de 10 milhões após as eleições norte-americanas, que ocorreram no dia 5 de novembro, e elegeu Donald Trump.
Uma curiosidade? A deputada Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, foi a primeira pessoa a alcançar 1 milhão de seguidores na plataforma, também em novembro de 2024.
Critério de comparação | Bluesky | X (antigo Twitter) |
Interface | Parecioso com o X, com layout simples e minimalista | Interface rica, com barra lateral que tem tendências e recursos extras |
Publicações | Posts (skeets) de até 300 caracteres | Posts de até 280 caracteres (ou mais para usuários Premium) |
Feed | Duas opções: “Following” (seguindo) e “What’s Hot” (conforme o algoritmo) | Feed principal com curadoria do algoritmo em tempo real |
Protocolos e descentralização | Usa o AT Protocol, permitindo integração com outras redes e transferência de dados | Centralizado, com dados e interações armazenados exclusivamente nos servidores da empresa |
Custos | Gratuito, sem versão paga | Tem plano X Premium que permite posts de até 25 mil caracteres e selo azul |
Muitas personalidades e celebridades estão deixando o Twitter para migrar para seu rival, especialmente por conta do descontentamento com o X e com posições de Elon Musk.
O crescimento do Bluesky está acontecendo devido à insatisfação de muitos usuários com as mudanças no X (antigo Twitter) sob a gestão de Elon Musk. A rede oferece um ambiente mais aberto, descentralizado e menos polarizado.
Celebridades como Mark Hamill, Stephen King, Guillermo del Toro, Jamie Lee Curtis e personalidades como Alexandria Ocasio-Cortez e o jornal The Guardian estão entre os que migraram para o Bluesky.
Sim, especialmente para aqueles que querem mais controle sobre suas interações online, maior liberdade com dados e um ambiente menos polarizado.
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