O Carnaval de Veneza é um evento comemorado desde 1094, atraindo turistas do mundo todo e movimentando a economia local. Saiba mais sobre essa festa que encanta o mundo.
Você conhece o Carnaval de Veneza? Ele está entre as festas mais antigas e, sem dúvidas, mais famosas no que se refere ao feriado. Diferente de tudo que conhecemos, o evento na Itália é requintado, transbordando sofisticação e mistério.
Nas ruas, é comum vermos pessoas utilizando máscaras de todos os tipos, cores e tamanhos, uma mais bela do que a outra, além de trajes que se assemelham aos que os nobres vestiam nos séculos 17 e 18 — tudo isso em um frio de 5 graus.
Se você ama festejar e quer saber mais sobre esse evento mágico, continue a leitura. Hoje vamos te transportar para a capital da Itália, mostrando a origem do Carnaval de Veneza e todas as suas particularidades.
A origem do Carnaval de Veneza
A primeira menção ao carnaval foi em 1094, em um documento escrito pelo Doge Vitale Falier. Nascido em uma das famílias mais influentes da Itália, ele decretou que antes da quaresma as pessoas poderiam se divertir como iguais, sem se preocupar com status ou posição social.
Seu sucesso foi tamanho que o evento ganhou proporções gigantes, se tornando o Carnaval mais famoso do mundo. Nele, as pessoas poderiam se sentir livres para serem quem quiserem, independente de serem empregados ou nobres, todos eram equivalentes
atrás das máscaras.
Apenas em 1296 que o governo formalizou o Carnaval, decretando a data referente ao último dia antes da quaresma. Com a oficialização da festa, diversas pessoas passaram a produzir máscaras e roupas para vender na festa, movimentando o comércio veneziano.
O fato é que o Carnaval de Veneza é um atrativo turístico de peso. Após dois anos sem celebrar a data, em decorrência da pandemia da Covid-19, em 2022 a cidade atraiu 100 mil pessoas para celebrar a festa. Dentre os turistas, 23,5% eram franceses, 12,9% ingleses, 12,8% espanhóis e 7,2% alemães.
Principais atrações do Carnaval de Veneza
Se você quer saber o que esperar do carnaval de Veneza, as notícias são ótimas: existem diversas atrações que fazem parte do evento. Veja a seguir!
Máscaras e fantasias
Sem dúvidas, a principal característica do Carnaval de Veneza são as vestimentas e máscaras. As pessoas utilizam máscaras e roupas no estilo dos nobres, ou roupas dos personagens de teatro, como o Commedia Dell’Arte.
Assim, os foliões se encontram na praça de São Marcos para festejar. Também ocorrem concursos de fantasia e máscaras no mesmo local. Pelas ruas, é possível encontrar barraquinhas vendendo adereços no estilo veneziano para todos os gostos.
Desfile dos Canais
Dando início às comemorações, La Festa Veneziana sull’Acqua é um desfile em barcos que percorre todo o Canal Grande até chegar ao Rio de Cannareggio. Assim que esses barcos chegam, abrem os stands com diversas comidas típicas de Veneza, como os cicchetti e os doces tradicionais da festa: le fritole e galani.
Volo dell’Angelo
Em tradução livre, o voo do anjo é o primeiro evento da festa. Assim, uma colombina “voa” o Campanile di San Marco em direção ao pátio do Palazzo Ducale segurando um cetro, que é dado ao Doge para abrir oficialmente o Carnaval de Veneza.
Premiazione della Maria
Na praça de São Marcos, a Premiação da Maria é a eleição da “rainha” do Carnaval de Veneza, que ocorre no último dia de festa. A seleção acontece antes do evento, onde doze moças entre 18 e 26 anos fazem parte do desfile.
Elas representam o sequestro e a liberação das 12 donzelas pretendidas como esposa do Pietro Candiano III. No penúltimo dia de festa, a moça mais bonita é eleita a Maria do Carnaval.
Diferenças entre o Carnaval de Veneza e o Carnaval do Brasil.
Você provavelmente percebeu diversas diferenças entre o Carnaval brasileiro e veneziano, não é mesmo? Começando pelas vestimentas, já que o clima dos países são opostos. No Brasil é verão, enquanto na Veneza a temperatura não passa dos 5 graus.
Outro ponto é a agitação do Carnaval brasileiro que é única, vamos combinar. Na Itália, o evento é bem mais comportado e sofisticado, com hora para começar e chegar ao fim. Tem um caráter familiar, por isso muitas crianças e idosos participam. No Brasil a festa só encerra quando o dia amanhece e a cerveja acaba.
Ficou curioso para conhecer o Carnaval de Veneza e vivenciar uma experiência única? Então, acompanhe nosso blog e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre viagens, eventos e muito mais!
Resumindo
O Carnaval de Veneza surgiu em 1094, em um documento escrito pelo Doge Vitale Falier”. Mas apenas em 1296 que o governo o formalizou, decretando a data referente ao último dia antes da quaresma.
As pessoas utilizam máscaras e roupas no estilo dos nobres, ou roupas dos personagens de teatro para se sentir livres e ser o que quiserem.