Deseja empreender? Descubra como funciona o modelo de franchising e confira um passo a passo de como abrir uma franquia.
O caminho para empreender pode ser feito de diversas formas. Enquanto algumas pessoas têm uma ideia para um novo negócio, outras apostam em formatos prontos de sucesso para iniciar essa jornada. Se esse é seu caso, você já considerou o modelo de franchising e sabe como abrir uma franquia?
Elas são uma excelente oportunidade para ter seu próprio negócio com base em um modelo de sucesso que já foi testado e aprovado no mercado.
Mesmo diante de um cenário de crise e inflação, as franquias continuam crescendo, em uma curva ascendente nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 2021 registrou aumento de quase 14%. Em um ano, as franquias faturaram R$ 188,5 bilhões.
Apesar da proposta ser muito vantajosa, é preciso analisar bem os modelos de franquia disponíveis e outros pontos cruciais, além de apostar em um planejamento financeiro.
Quer descobrir como explorar essa oportunidade e ter seu próprio negócio apostando nesse modelo? Então, continue a leitura de nosso artigo completo e saiba como abrir uma franquia!
O que é franquia?
Franquia se refere à unidade de uma rede franqueadora. Ela é gerida por um empreendedor que adquiriu os direitos de copiar o modelo e nome de determinada marca. Todo o funcionamento do empreendimento é copiado e replicado em outros pontos comerciais com autorização das pessoas que criaram a ideia.
Esses criadores detêm os direitos, enquanto os diferentes pontos comerciais são administrados por outras pessoas. Os investidores adquirem esses direitos de uso e todo o know-how da franqueadora.
Dessa forma, a empresa concede o direito de uso da marca e oferece estrutura e suporte aos que adquirem suas franquias. Já o franqueado paga taxas e royalties.
O que é franchising?
Franchising é um modelo de negócio replicável que funciona por meio da concessão de direitos de uso do franqueador para o franqueado. Enquanto a franquia é uma unidade de negócios em operação, franchising se refere ao conceito.
Ao redor do mundo, existem muitas marcas sólidas baseadas no modelo franchising, como McDonald’s, Pizza Hut, Starbucks e muitas outras.
No Brasil, esse modelo começou a ganhar aderência na década de 1960. As primeiras franquias foram da área da educação, por meio de escolas de idiomas como CCAA e Yazigi. O famoso McDonald’s, por exemplo, só abriu no país em 1979.
As décadas de 1970 e 1980 foram importantes para expansão e consolidação do franchising no Brasil. Foi por volta dessa época que marcas brasileiras também começaram a cogitar esse modelo, como no caso do O Boticário.
Em 1994, finalmente surgiu a Lei nº 8.955/94, conhecida como Lei do Franchising, que visava oferecer mais segurança e confiabilidade a investidores brasileiros.
Como se preparar para abrir uma franquia?
Para muitos, apostar no franchising pode parecer uma iniciativa mais simples do que desenvolver um negócio do zero. Entretanto, abrir uma franquia é um passo de enorme seriedade.
São muitos os fatores que precisam ser considerados para se ter sucesso e o retorno esperado. Além disso, o franqueado precisa estar disposto a embarcar em uma jornada de conhecimento e imersão para implantar o know-how do modelo escolhido.
A seguir, você confere algumas dicas de como se preparar para dar esse passo.
1. Escolha uma área que goste ou que tenha familiaridade
Atualmente, existem inúmeras opções de franquia em diversos nichos. Muitas são rentáveis, mesmo as que necessariamente não fazem tanto sucesso aparentemente.
Logo, se você quer saber como abrir uma franquia e iniciar esse processo, prefira escolher um nicho de mercado que seja interessante ou familiar para você.
Isso vai lhe ajudar a absorver conhecimento de forma mais prazerosa e até a entender com mais facilidade o dia a dia do negócio. Além disso, você terá satisfação em trabalhar com algo que você realmente gosta. Esse detalhe faz toda diferença na forma como se administra um negócio e atende aos clientes.
2. Estude o mercado e o negócio
Como funciona a franquia que você deseja abrir na sua cidade ou região? Quanto tempo o negócio existe? Quais são seus processos? Qual é a relação do público com essa marca? Esses são exemplos de perguntas que você deve se fazer.
Existem vários modelos de franquia que surgem com base em uma moda, se espalham pelas cidades e depois desaparecem. Se você não quer seguir esse caminho, certifique-se que a franqueadora tem uma história e estrutura que apoie sua expansão.
Em paralelo, apostar em uma franquia nova pode ser uma ótima oportunidade, mas isso envolve riscos que precisam ser avaliados. Nessa jornada, investigue:
- quantos anos tem a marca;
- quantas unidades existem atualmente;
- quantas unidades são próprias e quantas são franqueadas;
- em que regiões essas unidades se concentram;
- como é o público da marca;
- qual é a taxa de fechamento das franquias;
- qual o principal motivo para terem fechado.
Levante essas e outras questões e avalie bem o cenário antes de fechar um negócio.
3. Converse com outros franqueados
Se você tem a oportunidade, não deixe de conversar com outros franqueados — bem como os ex-franqueados. Essa é uma excelente chance de esclarecer dúvidas e saber como tudo funciona da perspectiva de quem administra a franquia. Afinal, esse é o lado onde você quer estar.
O ideal é poder conversar com um bom número de franqueados. Melhor ainda se encontrar pessoas passando por diferentes fases de implementação. Por isso, procure contatos de franqueados:
- em fase de implementação: busque saber qual é o suporte dado pela marca e quais problemas a pessoa enfrenta ou enfrentou durante essa etapa;
- com implementação concluída recentemente: entenda como foi o processo e como funciona o suporte da marca mesmo depois da conclusão;
- com implementação concluída há mais de um ano: converse sobre suporte continuado, problemas e como a marca ajudou o franqueado a resolvê-los, retorno financeiro e demais experiências.
No mais, converse com franqueados sobre custos de implementação, vendas, desafios e mais. Além disso, desconfie de marcas que não possuem muitos franqueados.
Trocar ideias com ex-franqueados também é extremamente relevante. Assim, você pode ter uma ideia de riscos e problemas que podem ocorrer e que os levaram a ter uma experiência negativa, se for o caso.
4. Avalie a viabilidade
Após coletar todas as informações possíveis, é o momento de colocar tudo no papel e entender se o investimento é viável. Ao pensar nos gastos, muitos franqueados apenas olham para o investimento inicial necessário e a previsão de lucros.
Porém, é preciso considerar outras camadas de custos. Muitas franquias, por exemplo, demandam que seus franqueados comprem insumos somente de um tipo de fornecedor. Isso pode afetar no volume de investimento.
Da mesma forma, é preciso lembrar que o retorno não será instantâneo. Assim, coloque todos os dados em uma planilha, considere os custos e faça previsões para cenários positivos, negativos e regulares. Dessa maneira, você consegue avaliar seu investimento com mais segurança.
Quais são as vantagens de abrir uma franquia?
Empreender por meio do formato de franquias é uma manobra inteligente e interessante. Conheça seus principais benefícios a seguir.
1. Tem uma equipe que cuida da marca
Abrir uma franquia é apostar em uma marca já conhecida, que você não precisa construir do zero e engajar pessoas. Aliás, muito provavelmente existe um departamento de marketing que cuida da divulgação da marca e dos negócios, beneficiando sua unidade.
Esses profissionais elaboram toda a divulgação e fazem material promocional para alavancar o movimento nas unidades, e você não precisará se preocupar com isso.
2. Oferece treinamento de gestão
A intenção da franqueada é que suas unidades prosperem. Para isso, muitas marcas oferecem um treinamento de gestão completo que ajuda o empreendedor a operar seu negócio. Além disso, após a abertura, a marca continua oferecendo esse apoio.
3. Permite acesso fácil a fornecedores
Franquias geralmente já contam com uma lista de fornecedores específicos e homologados, trazendo confiança e qualidade dos insumos.
Muitas vezes, as empresas já fazem a parte difícil de negociar preços, condições e outros fatores com essas fontes de suprimento. Assim, o franqueado tem menos trabalho e não terá que fazer essa busca.
4. Fornece novos produtos e serviços
Elaborar novos produtos e serviços é uma atividade que dá trabalho. Além da questão da criatividade, é preciso testar a viabilidade e a aceitação de uma nova ideia no mercado.
Contudo, no universo do franchising, isso não é uma atribuição do franqueado. A marca é quem trabalha para desenvolver novidades e inovação para suas redes.
5. Dá total suporte
O suporte é uma etapa importante de como abrir uma franquia. Ele é tão essencial que empreendedores devem desconsiderar marcas que não o oferecem.
Assim, a ideia é ser parceiro de uma marca que ofereça o apoio necessário nessa jornada empreendedora, incluindo assessoria em:
- gestão;
- contabilidade;
- jurídico;
- tributário;
- entre outros.
Quais são os erros mais comuns ao abrir uma franquia?
Para saber como abrir uma franquia, é fundamental conhecer os erros mais comuns durante o processo. Confira a seguir!
1. Não entender o modelo de negócios
Muitos erros começam justamente no primeiro passo. Diversas pessoas não entendem como funciona o franchising. Sendo assim, informe-se sobre o mercado e entenda também seus direitos.
No Brasil, o franchising é regulado pela Lei Nº 13.966. Uma de suas normas indica que o franqueador é obrigado a fornecer aos franqueados e interessados todas as informações sobre como gerir o negócio.
Isso tudo deve estar disposto em um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Por lei, o investidor tem o direito de receber esse documento com antecedência para uma avaliação detalhada, antes de assinar um contrato.
2. Escolher uma franquia sem avaliá-la
Esse é um erro comum e leva muitas pessoas a acreditar que, ao optar por uma franquia conhecida, terão automaticamente sucesso. Isso não é verdade. O fato é que administrar uma franquia é, no dia a dia, tão desafiador como uma marca própria.
Lidar com burocracias, contas, colaboradores e demais processos é tão trabalhoso quanto. Logo, conheça profundamente a operação do negócio antes de embarcar.
Isso é fundamental também para conseguir orientar funcionários da melhor maneira. Ou seja, não olhe apenas o sucesso da marca, saiba que terá trabalho na administração. Dependendo da sua gestão, o retorno pode não ser o esperado.
3. Fazer projeções financeiras erradas
Expectativa e realidade: esse combo pode induzir um franqueado ao erro, especialmente se ele se guiar unicamente pelo discurso da marca.
Naturalmente, franqueadores podem passar expectativas de retorno “melhores” para fechar mais negócios. Seja verdade ou não, o mais seguro é que o potencial franqueado sempre busque saber os verdadeiros custos e projeções por meio de pesquisas e investigações.
Estude o negócio, e, sobretudo, entenda sua performance na sua cidade ou região. Dados de diferentes locais podem atrapalhar suas projeções.
Qual o valor para abrir uma franquia?
Os valores de franquias podem oscilar entre R$ 5 mil a quase R$ 10 milhões. Portanto, existem oportunidades para todo tipo de investidor, inclusive para os que não têm muito dinheiro para começar. Os valores vão depender das taxas cobradas, que podem incluir:
- taxa de franquia: é paga para que o franqueador faça parte do sistema;
- royalties: é uma taxa mensal ou periódica que custeia o uso da marca e o suporte oferecido;
- taxa de propaganda: uma taxa mensal ou periódica cobrada para contribuir com os gastos com divulgação e marketing.
Nem todas as franquias cobram as mesmas taxas, portanto avalie esse detalhe. Outros pontos que podem influenciar no valor de investimento inicial são:
- o formato do negócio (presencial, online etc.);
- o modelo das lojas (quiosques, lojas grandes, lojas móveis estilo pop-up etc.);
- o valor dos insumos, maquinário, tecnologia etc.
O grupo de hotéis Accor (da rede Ibis e Mercure), por exemplo, tem investimento inicial de R$ 8,3 milhões. O retorno pode oscilar entre 24 e 60 meses, dependendo do modelo.
Quais são os principais setores para abrir uma franquia?
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem quase 3 mil franquias em operação no Brasil, e os números tendem a subir. Isso porque o mercado está em intensa recuperação em um cenário pós-pandemia.
A ABF separa franquias em 11 grandes segmentos:
- alimentação;
- casa e construção;
- comunicação, informática e eletrônicos;
- entretenimento e lazer;
- hotelaria e turismo;
- limpeza e conservação;
- moda;
- saúde, beleza e bem-estar;
- serviços automotivos;
- serviços e outros negócios (aqui entra uma série de franquias, como consultorias, contabilidade, petshops, financeiras etc.);
- serviços educacionais.
Um levantamento da ABF aponta que o setor que mais cresce no Brasil em relação a franquias é o de casa e construção. Ele vem seguido de outras áreas com bom desempenho, como:
- saúde, beleza e bem-estar;
- alimentação;
- moda.
Como abrir uma franquia? Veja o passo a passo
É preciso se preparar muito para abrir uma franquia com segurança. Se você está considerando o investimento, saiba o que fazer a seguir.
1. Conheça seu perfil empreendedor
Empreender não é uma tarefa fácil. Ao mesmo tempo, empresários são diferentes entre si e não existe uma única forma certa de fazer as coisas. Logo, é importante entender qual é seu perfil para saber o modelo de negócios ideal para você.
Avalie quais são seus principais objetivos como investidor. Seja honesto e reflita sobre suas características pessoais, por exemplo:
- se tem experiência em gestão;
- se pretende delegar a administração para outros funcionários;
- se está disposto a trabalhar fins de semana e feriados;
- se deseja participar ativamente do dia a dia da unidade ou gerenciá-la de longe.
Considere tudo isso para escolher um modelo alinhado ao seu estilo de gestão.
2. Atente-se a questões financeiras e fiscais
Além dos custos com a aquisição da franquia, empreendedores também precisam cumprir obrigações fiscais e legais. Portanto, observe o que diz a lei e exija os direitos da franqueadora.
Por exemplo, com a Circular de Oferta de Franquia (COF), a marca também é obrigada, por lei, a entregar os balanços dos últimos exercícios. Isso é importante para que o empreendedor tenha ainda mais dados para ajustar suas previsões de lucratividade. Não deixe de conferir também a regularidade fiscal e tributária da empresa.
3. Mapeie o mercado da sua cidade ou região
Uma franquia pode fazer um enorme sucesso em uma determinada cidade. Contudo, isso não quer dizer que ela terá a mesma repercussão onde você deseja instalar sua unidade. Cada lugar tem um público com suas características. Nesse sentido, considere estas questões:
- quais são as principais características do público desse setor no local pretendido;
- quais são os principais concorrentes (se existirem);
- como os concorrentes se posicionam e se diferenciam;
- se existe um potencial consumidor para sua franquia.
4. Avalie os modelos de negócio
Se você já decidiu o lugar e o segmento em que deseja investir, o próximo passo é pensar em um formato. Existem muitos modelos de franquia que podem ser instalados em quiosques, estandes, lojas pequenas ou grandes etc. Atualmente, um modelo popular são as franquias online, que dispensam um ponto físico.
Caso você opte por uma franquia que demanda um ponto comercial, avaliar a localização é outro fator que demanda muita pesquisa e estudo. Sem dúvidas, a escolha do local depende do segmento, mas não deixe de considerar pontos como:
- necessidades e preferências do público-alvo;
- visibilidade do local;
- acessibilidade;
- fluxo de pessoas na área;
- concorrência;
- potencial de crescimento da região;
- orçamento.
5. Entre em contato com a franqueadora
Após tomar a decisão, o próximo passo é entrar em contato com a marca e iniciar o processo. Isso pode ser feito via site oficial, por exemplo.
Ao demonstrar interesse, será iniciada uma negociação e um processo de seleção, em que seu perfil será avaliado pela franqueadora. Em seguida, o documento Circular Oferta de Franquia (COF) é elaborado e enviado para sua análise.
Nele, você encontrará todas as suas atribuições, bem como os deveres da franqueadora. Após assinatura do contrato, o acordo será fechado e você poderá começar a planejar a implementação do negócio.
Como abrir uma franquia internacional?
Para abrir uma franquia internacional, o empreendedor deve se preparar para encarar procedimentos um pouco mais complexos. Para começar, é preciso avaliar dois cenários: se a marca está no país ou não.
Se ela não estiver presente ainda no Brasil, o processo costuma ser mais intrincado. Isso porque a marca em questão faz um procedimento muito mais rigoroso de seleção.
Afinal, ela precisa escolher uma pessoa que possa representá-la no país. Por isso, pessoas com experiência no segmento e no setor de franchising costumam ser as preferidas. Nesse contexto, um modelo comum é estabelecer uma master franquia. É como se a marca inaugurasse uma sede no país.
A responsabilidade é grande e o empreendedor precisará manter contato frequente e próximo com a franqueadora. Afinal, ela vai querer informações sobre o andamento da unidade no Brasil. No mais, os investimentos e processos burocráticos costumam ser maiores e com mais complexidade.
O franqueado precisará de um advogado para realizar um contrato de internacionalização de franquias. Ele também poderá ajudá-lo com questões como registro da marca, transferência de royalties e outras obrigações legais.
Caso a marca já esteja instalada no Brasil, o processo é mais fácil. Isso porque há menos exigências em relação à burocracia e ao nível de experiência dos franqueados. Nesse caso, o investidor interessado deve procurar os masters franqueadores. Esses serão responsáveis por orientar novos franqueados, explicar procedimentos e passar os detalhes envolvidos.
Pronto para dar esse passo? Agora que você sabe como abrir uma franquia, está pronto para começar a pesquisar e levantar dados para investir em um novo negócio.
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Resumindo
Franquia é um modelo de negócios em operação que pode ser copiado e replicado em diferentes unidades. Para tal, empreendedores precisam entrar em contato com franqueadores e investir na aquisição dos direitos da marca para abrir um ponto comercial.
A escolha da melhor franquia para investir dependerá de um intenso e detalhado processo de estudo e mapeamento. Basicamente, o empreendedor precisa avaliar a viabilidade financeira da operação, o público-alvo, o segmento, o local, o histórico da marca e outros aspectos.