O PIX é um meio de pagamentos lançado pelo Banco Central em 2020. Em agosto de 2021, já era o segundo mais usado no país, conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), perdendo apenas para dinheiro em espécie. Com o avanço, o Banco Central já lançou novas funções e tem outras em estudo. Mas, você já sabe como fazer PIX além do método tradicional?
Acompanhe no artigo abaixo o passo a passo para fazer PIX a partir das novas funções. Vamos lá?
Fazer um PIX é um procedimento bastante simples. Cada banco tem uma forma específica para fazer a transição. Mas, em geral, os passos são bastante práticos. De forma simples, você deve seguir a orientação abaixo:
Em poucos segundos, o beneficiário irá receber o montante, não importa a hora do dia. Mas, como dissemos, cada banco tem seus procedimentos específicos, por isso, para ajudar, veja como fazer PIX nas principais instituições financeiras do país:
Também é possível fazer a transferência por QR Code, que pode ser por meio de leitura pela tela do celular ou por um código escrito. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas têm acesso ao pagamento por QR Code.
O QR Code pode ser lido por qualquer smartphone que tenha uma câmera e acesso à internet. Normalmente, o pagamento por QR Code é feito para estabelecimentos comerciais. Também, já há maquininhas de cartão que geram o código, como do Mercado Pago ou Cielo.
O QR Code pode ser:
Cada banco também tem seus procedimentos específicos sobre como fazer PIX usando QR Code, mas, em geral, os passos são:
Não é possível fazer PIX por meio de cartão de crédito ou débito. A função é exclusiva para fazer transferências bancárias. Ou seja, ela pode substituir transferências entre o mesmo banco, TED ou DOC, mas nunca o cartão de crédito. Ele pode ser usado como meio de pagamento, mas via transferência à vista, apenas.
No entanto, alguns bancos oferecem essa opção para seus clientes. Porém, essa não é uma ação regulamentada pelo Banco Central. Além disso, há limites para os pagamentos e taxas de juros bastante altas. Por exemplo, o banco digital Digio e a carteira digital RecargaPay oferecem essa opção. Para isso, é preciso escolher a opção “Parcelar com o cartão de crédito” no momento do pagamento.
Vale lembrar que o próprio Banco Central está estudando adicionar a opção de parcelamento com taxas mais atrativas.
A modalidade lançada em 2021 permite que o consumidor transfira um valor maior em um estabelecimento e receba o troco em espécie. A operação só pode ser feita na hora da compra, diariamente das 6h às 20h. Os estabelecimentos podem escolher oferecer ou não a opção e o vai oferecer um QR code com o valor integral para o pagamento.
O PIX saque funciona de forma bastante semelhante, mas o cliente não precisa fazer uma compra no local, apenas a transferência e o estabelecimento entrega o valor em espécie. É como se fosse um saque no caixa eletrônico.
A função só é válida entre as 6h e 20h, e o cliente deve procurar um estabelecimento que oferece o serviço. O pagamento também é feito por meio de um QR Code.
Se você está fazendo o PIX para uma pessoa que não tem uma chave cadastrada, saiba que a transferência é possível e ela ainda receberá o valor na hora. Ademais, vale lembrar que qualquer pessoa pode receber via PIX, mesmo sem uma chave cadastrada. O que acontece é que a chave facilita o processo.
Se a pessoa não possui uma chave, é preciso informar o CPF e todos os dados da conta, como nome completo, agência, conta-corrente e banco.
Outra função é agendar um pagamento. Ou seja, você faz a operação, mas ela só será descontada e transferida na data desejada. Para agendar um PIX, é muito simples e em todos os bancos é bastante parecido.
Quando você for colocar a data do pagamento, basta colocar a data futura em que o pagamento deve ser feito.
Se por algum motivo for necessário devolver o PIX para alguém que te transferiu dinheiro, você tem até 3 dias para fazer o reembolso. Esse limite é estabelecido pelo Banco Central. Para isso, basta ir na notificação que você recebeu ao chegar a transferência e procurar por “Devolver” ou “Reembolso”. Cada banco coloca de uma forma. Pronto, basta colocar a senha e o estorno é feito.
Agora que você sabe como fazer PIX, veja por que ele pode ajudar a acelerar o processo de transferências internacionais. E aproveite também para conferir outros artigos atualizados no blog da Remessa Online .
O Rio Open 2025 será de 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.…
Descubra as novidades do iPhone SE 4, seu possível preço mais acessível que o iPhone…
Dólar abriu a R$5,8040 às 08h30 nesta quinta-feira (06). Mercado financeiro acompanha a cotação em…
Acompanhe quais canais de TV aberta e fechada e streaming transmitirão as rodadas do Campeonato…
Tenista brasileiro mais jovem a chegar no Top 100, João Fonseca tem chamado a atenção…
Confira como funciona o cartão de crédito Will Bank, seus benefícios, taxas e como solicitar…