A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo varejo no Brasil e também em diversos outros países. O evento, que acontece na última sexta-feira de novembro e surgiu nos EUA, gera oportunidades para pequenos empreendedores, que esperam alavancar as vendas e aumentar suas receitas no período.
Para ajudar, separamos 10 dicas para quem tem um pequeno negócio. Acompanhe!
O pequeno empreendedor deve se preparar para a Black Friday com antecedência. É importante fazer um bom planejamento para não criar promoções de última hora que não agradem os clientes ou traga prejuízo.
Para elaborar promoções atrativas, o MEI deve conhecer seu estoque, saber quais produtos seus clientes mais gostam e já organizar um bom atendimento ao cliente.
Pequenos empreendedores bem preparados têm mais chances de ter sucesso de vendas durante a Black Friday.
O planejamento é o ponto de partida. O documento vai direcionar quais passos você deve seguir e em qual momento. Colocar tudo no papel te ajudará a ter uma visão ampla da campanha. Assim, consegue evitar atitudes por impulso e sem estratégica.
Um erro das lojas é colocar apenas produtos que estão há muito tempo estocados em oferta. Se os produtos não estão vendendo é porque, provavelmente, não estão gerando interesse no consumidor.
Você pode colocá-los em oferta, mas inclua outros produtos mais atrativos. Converse com seus fornecedores e veja se conseguirão te atender no período para garantir que seus clientes vão aproveitar a Black Friday.
Liste os produtos que entrarão em promoção e avalie bem os custos de cada um. É importante calcular a margem de lucro, garantindo que os descontos sejam atrativos, mas ainda rentáveis.
Além disso, os consumidores querem economizar na Black Friday, por isso, considere o valor percebido pelo cliente e compare com os preços da concorrência para definir ofertas competitivas que chamem atenção e fortaleçam seu negócio sem prejuízos.
É comum ver lojas que vendem produtos fora de estoque ou não conseguem entregar no prazo, prejudicando a imagem da empresa. Monitore o estoque em tempo real e retire ofertas do ar assim que o produto se esgotar.
Vale lembrar que a transparência com o cliente é fundamental para o sucesso do MEI na Black Friday. Por isso, sempre informe claramente os prazos de entrega e as condições das promoções, evitando problemas e fortalecendo a confiança na sua marca.
Durante a Black Friday os clientes são bombardeados com muitas ofertas, a concorrência é grande e você vai competir com as maiores empresas do mercado. Uma forma de se destacar é oferecendo outros benefícios e vantagens, como brindes, cupons para serem usados em outros períodos etc.
Além de atrair a atenção do cliente, você consegue estimulá-lo a comprar mais e aumentar as chances de fidelização desse público.
Como muitas empresas disputam a atenção do cliente, algumas começaram a criar suas próprias semanas de descontos, que antecedem a Black Friday. É uma oportunidade de converter o cliente antes de outra empresa.
Há também empresas que fazem ofertas depois e conseguem converter quem não fez nenhuma compra ou não encontrou o desconto que estava esperando. Essa estratégia é mais arriscada, pois durante a Black Friday os clientes estão mais inclinados a comprar.
Os pequenos empreendedores não podem se esquecer de investir em um bom marketing para divulgar suas promoções na Black Friday. Mesmo com um orçamento pequeno, é possível criar uma boa estratégia, utilizando seus próprios canais de venda.
O pequeno empreendedor também pode oferecer opções de frete mais econômicas para seus clientes. Inclua alternativas como retirada no local, reduzindo custos tanto para você quanto para o cliente.
Outra opção é oferecer entrega expressa para quem deseja mais rapidez. Caso seja possível, ofereça frete grátis para compras acima de um valor mínimo.
Também é importante elaborar um atendimento pós-venda que seja eficiente e ajude o cliente a resolver problemas de entrega, trocas ou devoluções. Mesmo em um pequeno negócio, se possível, destine uma pessoa ou equipe exclusivamente para isso.
Antes de começar a Black Friday, o MEI precisa definir as principais metas que deseja alcançar, por exemplo, o valor mínimo de vendas que quer conseguir. Após a Black Friday, é o momento de analisar os resultados da campanha, como os produtos mais vendidos, o que funcionou ou não, para aprimorar as estratégias nos próximos anos.
O MEI deve fazer um planejamento, analisando o estoque, os produtos mais populares entre os clientes e organizando um bom atendimento. É importante evitar promoções de última hora que prejudiquem o negócio.
Faça um bom planejamento;
Avalie seu estoque e fornecimento;
Analise preços e descontos para atrair clientes sem prejuízo;
Evite promessas que não pode cumprir;
Ofereça benefícios e vantagens, como brindes e cupons;
Antecipe as ofertas para atrair clientes antes da concorrência;
Invista em marketing para divulgar as ofertas;
Ofereça opções de frete diferenciadas;
Planeje um atendimento pós-venda;
Monitore os resultados e planeje melhorias para o próximo ano.
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