Aproveitar as tendências do mercado, como vender ebooks na internet, é uma excelente estratégia para os negócios. Afinal, além de gerar um novo faturamento, é possível alcançar mais pessoas e expandir a sua rede de clientes.
No entanto, para isso, é fundamental conhecer algumas técnicas para produzir conteúdos de qualidade. Não somente isso, como também vale a pena entender o funcionamento de algumas ferramentas para definir a melhor estratégia de vendas dos seus livros digitais.
É para isso que estamos aqui. Neste artigo, confira tudo o que você precisa saber sobre como vender ebooks na internet e garanta ainda mais sucesso para os seus negócios!
O que é ebook?
O ebook, como seu nome diz, nada mais é do que um conteúdo escrito e disponibilizado no formato digital. Trata-se de um livro eletrônico, que pode abordar os mais variados assuntos e ser comercializado de maneira prática.
Afinal, ao aproveitar o ambiente virtual para fazer a oferta desses livros, você pode economizar em diversos processos, principalmente a impressão. Vale destacar também que o formato digital do material torna ainda mais fáceis a publicação e o envio para os clientes.
O importante mesmo é saber que o ebook visa abordar um tema com a maior quantidade de detalhes possível. É esse o maior diferencial do livro eletrônico para outros formatos de conteúdo na web. Por esse motivo, não se trata de um material para ser feito de qualquer forma.
A formação em torno do tema, o estudo do mercado e a contratação de especialistas são estratégias que fazem parte do processo de produção de conteúdo digital. Junto a isso, uma boa equipe de diagramação e revisão vai garantir que o material seja produzido da melhor forma possível.
É possível ganhar dinheiro com ebook?
Se você está se perguntando se vender produtos na internet é realmente uma boa ideia, saiba que sim. Para começar, é preciso entender que o comércio de ebooks pode gerar um certo lucro ao negócio. No entanto, não é só nisso que a oferta de livros eletrônicos pode beneficiar a você.
Um dos motivos pelos quais o ebook conta com tantas informações relevantes é a busca por esse formato de conteúdo digital para o aprendizado rápido e eficiente. Isso significa que é possível educar o público por meio dos livros eletrônicos.
É justamente aí que você pode agir de forma ainda mais estratégica. Por exemplo, você pode gerar conversão de leads para a empresa. Para isso, você precisa educar o grupo de potenciais clientes por meio de conteúdos que elevem o seu negócio ao nível de referência.
Desse modo, o ebook proporciona um bom retorno financeiro, não apenas por conta da sua venda, como também devido à sua utilidade como ferramenta de marketing. Afinal, ele oferece a possibilidade de conquistar mais consumidores. Portanto, saiba que um negócio, definitivamente, pode levar muita vantagem ao lidar com livros eletrônicos.
Como fazer para vender ebook?
Antes de tudo, para que a sua venda de ebooks seja um sucesso, é preciso se organizar. Assim como qualquer produção, ter um bom planejamento é a peça-chave para garantir que tudo saia conforme o esperado.
Além disso, ao lidar com um ebook, é preciso ter em mente que existem alguns procedimentos diferentes da produção de um conteúdo impresso. Mas não se preocupe, pois também fizemos uma lista com tudo o que você pode fazer para se preparar da melhor maneira. Veja a seguir!
1. Defina o público-alvo
O primeiro passo, antes de começar a escrever, é saber com quem você deseja falar. O público-alvo é totalmente decisivo para vários elementos do seu livro digital. Por exemplo, a linguagem, as imagens, o tamanho da peça, o tema principal, o preço, entre vários outros pontos.
A lógica é a mesma da comunicação no dia a dia. Muita coisa muda quando você conversa com o seu amigo mais íntimo, em comparação a um diálogo com o seu chefe do trabalho, certo? Na escrita, é da mesma maneira.
É por isso que saber o público-alvo com antecedência vai ajudar a definir o que, como, quando e o quanto você precisa falar no livro digital. Vale destacar também que o ebook serve, principalmente, para educar um grupo de pessoas.
Sendo assim, para caprichar, é possível se preparar ainda mais ao esboçar uma buyer persona. Isto é, um personagem semifictício, com as principais características das pessoas que você considera que comprariam o seu ebook.
2. Escolha o assunto do ebook
Quer ver um exemplo de como começar pela definição do público-alvo ajuda a ter um processo muito mais otimizado da produção de ebooks? Aqui vai um muito intuitivo! Ao saber com quem você está falando, é possível escolher um assunto que vai chamar a atenção desse grupo.
Assim, tudo fica mais fácil para começar, de fato, a produção do conteúdo. Tenha em mente que a leitura digital precisa ser atrativa e prática. Por isso, assuntos que são relevantes para o público-alvo, escritos em uma estrutura visualmente agradável, são as melhores opções para o seu ebook.
3. Construa conteúdos de qualidade
Após decidir o assunto que vai tratar no conteúdo digital, é hora de começar a pesquisar bastante. Somente assim, é possível garantir que o ebook entrega informações de qualidade e que fazem a diferença para o leitor.
Vale destacar que, ao comprar um ebook, uma pessoa está em busca de uma solução para um determinado problema. Nesse contexto, prezar por incluir informações inéditas e sintetizar diversos materiais em um só lugar são atitudes importantes. Afinal, elas ajudam a valorizar o investimento de tempo e dinheiro do leitor.
É por isso que a qualidade dos conteúdos é outro ponto indispensável. Não poupe esforços no que diz respeito aos estudos prévios e à revisão do material. Somente assim é possível garantir que os seus clientes recebam uma peça valiosa.
4. Inclua imagens e outros elementos visuais
É preciso considerar que o ebook é um conteúdo que será lido em telas digitais. Logo, utilizar recursos que requerem um grande esforço visual e a atenção por um longo intervalo de tempo nem sempre é uma boa ideia.
Afinal, os olhos podem arder, a luz dos dispositivos começam a incomodar e até mesmo as dores de cabeça podem surgir. Por isso, pensar no conforto do leitor é mais um passo importante para oferecer um ebook de qualidade ao mercado.
Uma estratégia para não deixar o seu livro digital muito cansativo de ser consumido é o uso de recursos visuais. Imagens e demais elementos ajudam a descansar a vista do esforço cognitivo da leitura e ativar outras funções oculares. Por exemplo, o rastreamento e a interpretação de elementos não verbais.
Sendo assim, vale a pena investir em imagens explicativas e outros elementos visuais que ajudam a passar a informação que você deseja. Essa estratégia, inclusive, pode se tornar um investimento e tanto. Afinal, aumenta as chances de satisfação dos clientes com o seu produto e, consequentemente, a probabilidade de novas procuras no futuro.
5. Registre o ebook
Quando o assunto é o compartilhamento de conteúdos no ambiente virtual, existe uma preocupação muito grande: como garantir que ninguém o copie? Os direitos autorais são coisa séria, e obtê-los pode ajudar a prevenir uma série de problemas com a autenticidade da sua obra.
Portanto, não se esqueça de registrar o seu ebook na Câmara Nacional do Livro. Com isso, ele ganha o Internacional Standard Book Number (ISBN). É um código de identificação exclusivo para a obra. A partir disso, é possível relaxar quanto ao risco de vendas ilegais do seu livro.
6. Faça parcerias
As parcerias são estratégias muito interessantes para quem está em busca de um alcance cada vez maior do ebook. Para começar, é possível se aliar a especialistas e garantir uma maior autoridade no conteúdo produzido. Pode parecer um simples detalhe, mas faz a diferença no quanto o público confia nas informações do livro.
Outro benefício de formar parcerias é a possibilidade de ter mais gente ajudando na divulgação. Assim, torna-se possível unir diferentes nichos e fazer com que mais pessoas conheçam o lançamento, elevando também as chances de aumentar o número de clientes.
7. Invista na divulgação do ebook
Falando em divulgar com parceria, você também não pode deixar de lado a publicidade em torno do ebook. Além disso, a definição do público-alvo, realizada lá no início, vai ajudar bastante nessa fase.
Afinal, as principais informações dos clientes que você deseja atingir com o conteúdo podem ser usadas a seu favor. As redes sociais mais utilizadas, por exemplo, ajudam a saber quais são os melhores canais para divulgar o lançamento do livro. Consumidores que estão na sua lista de contatos também podem ser notificados sobre a produção pelo e-mail.
Conhecer bem o público-alvo auxilia também a identificar as principais dores e preferências desse grupo. Desse modo, é possível identificar os melhores gatilhos mentais para convencer os potenciais clientes a uma compra.
Quais os tipos de ebooks mais vendidos?
É possível comercializar livros eletrônicos dos mais variados assuntos. Isso só mostra que não é preciso se limitar a apenas um campo do conhecimento. Se você apresentar domínio sobre diversos assuntos, vale a pena aproveitá-los em materiais ricos.
O que você precisa saber, no entanto, é do que o público gosta. Ao comprar um conteúdo digital, as pessoas estão em busca, principalmente, de soluções para algum problema ou de informações que ajudem a alcançar um objetivo.
Por isso, você pode obter sucesso ao comercializar materiais, como:
- guias para o uso de plataformas digitais;
- planos para alcançar um determinado objetivo;
- pesquisas sobre o mercado que reúnem as informações mais recentes da área;
- receitas;
- conteúdos de autoajuda.
Onde pode vender ebook?
É natural sentir dúvida sobre onde comercializar os seus materiais. Afinal, só de pensar em como vender ebooks pela internet, vem à mente uma série de ambientes virtuais que oferecem a possibilidade de apresentar o produto.
No entanto, é preciso considerar alguns pontos ao comercializar o seu livro digital. Para começar, é importante contar com uma plataforma segura, que vai garantir que as transações ocorram da forma mais tranquila possível. Isso tanto para você quanto para os seus clientes.
Outro fator indispensável é a compatibilidade com o formato do seu conteúdo. Algumas plataformas servem apenas para venda e compra de materiais digitais, mas não permitem o consumo do produto. Nesse caso, é preciso explicar com detalhes o que o seu cliente pode ou não fazer no ambiente, a fim de não causar nenhum mal-entendido.
No geral, existem algumas plataformas que são mais procuradas para hospedar os livros eletrônicos que estão à venda. A seguir, confira ótimos exemplos!
1. Hotmart
A Hotmart é especialista no assunto de comércio eletrônico dos mais variados produtos fabricados no formato digital. É claro que os ebooks não poderiam ficar de fora da lista de itens vendidos nessa plataforma.
Vale destacar também que esse é um espaço gratuito para o cadastro dos produtos. Sendo assim, não é preciso pagar nada à Hotmart para hospedar os seus materiais digitais e divulgá-los para os clientes.
O que vai acontecer, contudo, é a cobrança da taxa de intermediação e a taxa de licença. Elas variam conforme o preço e a moeda que o ebook será comercializado dentro da plataforma.
Sabendo disso, falta apenas conhecer os passos para cadastrar o seu livro eletrônico para vender. A boa notícia é que esse processo também é bastante simples, basta:
- acessar o site da Hotmart;
- realizar o cadastro como “Produtor”;
- criar o produto conforme o formato do material;
- conferir resumos de cursos ou aulas online dadas pela empresa;
- enviar o produto para a plataforma.
Passado isso, o seu ebook já estará disponível para venda e você pode dar início à divulgação do conteúdo. Inclusive, uma dica interessante para conseguir mais procura na estreia do livro é oferecer algumas amostras grátis em alguma promoção ou sorteio.
2. Nuvemshop
Outro espaço de negócios digitais que abre portas para a venda de ebooks é a Nuvemshop. Além de segurança, essa plataforma também oferece bastante praticidade para quem deseja vender os produtos online.
Sem mencionar que você tem toda a ajuda que precisar ao acionar o suporte especializado. Desse modo, não precisa ter nenhum medo de seguir algum procedimento errado e atrapalhar o lançamento do seu material.
Nesse caso, para deixar os livros digitais prontos para a venda, é só se cadastrar na Nuvemshop como loja virtual. Depois, adicionar um novo produto, inserir todas as informações necessárias e assinalar se você está oferecendo um conteúdo digital ou serviço. Além disso, existe uma tarifa de venda, que pode chegar a 2%, caso você não use o meio de pagamento da própria plataforma.
Vale destacar um detalhe interessante da Nuvemshop. Ela oferece a possibilidade de contatar o cliente pelo e-mail, pois é necessário enviar o link para baixar o ebook por meio do canal. Desse modo, é possível criar um fluxo de nutrição e continuar o contato com os seus novos clientes.
3. Kindle Direct Publishing
O Kindle é um dos leitores digitais mais famosos do mundo. Sendo assim, marcar presença nesse espaço é uma oportunidade imensa de conseguir um maior alcance, principalmente se muitas pessoas baixarem o seu ebook.
Sem contar que os processos de cadastro também são simples. Além disso, o Kindle Direct Publishing não cobra nenhuma taxa dos autores que desejam vender na Amazon. O que precisa é se inscrever no site e cadastrar os produtos disponíveis para a venda. É necessário também preencher as informações da sua loja e dos seus dados bancários.
Apesar de não cobrar taxa, você ainda terá um certo trabalho para vender livros na Amazon. Nesse contexto, é fundamental saber que existe um formato adequado para os materiais serem lidos no Kindle. Isso porque os aparelhos de ler livros não se adaptam automaticamente a todas as extensões de um documento.
Portanto, é fundamental ter uma versão do material nas formatações “mobi” e “azw”. Assim, as páginas do seu ebook vão fluir sem travar e ser compatíveis com o Kindle Direct Publishing. Dessa forma, o livro será melhor aproveitado pelos clientes.
Quais ferramentas criam ebooks?
A contratação de profissionais especializados é fundamental para ter um produto de boa qualidade. No entanto, caso prefira produzir o ebook inteiramente por conta própria, também há essa opção. Ao contar com o apoio de ferramentas digitais de qualidade, essa tarefa se torna ainda mais prática.
Quer ver só aquelas que podem ser suas maiores aliadas na hora de produzir um ebook? Confira mais detalhes sobre as ferramentas!
Canva
Para quem quer ter acesso a uma boa interface para fazer peças gráficas, o Canva é um dos espaços mais lembrados. A plataforma veio para mostrar que não é necessário conhecer as técnicas mais avançadas de design gráfico para produzir conteúdos esteticamente agradáveis. Ela oferece desde templates prontos até formatações montadas por você.
Não é à toa que o Canva disponibiliza diversas funções gratuitas em seu site. No entanto, para fazer um ebook com mais recursos ou usar as funcionalidades avançadas do sistema, é necessário assinar um plano.
Outra vantagem dessa ferramenta é que você pode fazer a diagramação com as imagens que encontrar de forma gratuita na internet. Desse modo, é possível construir um ebook do zero, com custo baixo ou nulo. Vale lembrar também que a plataforma exporta os materiais diretamente em PDF, o que é um ponto extra para finalizar a produção dos livros digitais.
Adobe Illustrator
Essa ferramenta é para quem quer colocar a mão na massa e desenhar algumas peças. Usuários que queiram diagramar com mais criatividade e liberdade, mesmo sem criar todas as imagens do zero, também vão levar vantagem com o Adobe Illustrator.
No entanto, é preciso considerar que essa não é uma ferramenta gratuita. Para utilizá-la, assim como qualquer software da Adobe, é preciso instalar o seu pacote no dispositivo eletrônico. Também há possibilidade de utilizar o programa na sua versão web, a partir de uma contribuição de R$ 90 por mês.
Como essa é uma ferramenta paga, ao decidir utilizá-la na produção dos seus materiais, é preciso considerar esse custo na hora de fazer a precificação dos ebooks. No entanto, é possível garantir conteúdos profissionais e utilizar várias funções gráficas avançadas ao dar preferência pelo Illustrator.
Livros Digitais
Você sabia que o Brasil tem uma plataforma gratuita para criar, hospedar e divulgar os seus ebooks? Então, vale a pena gravar na memória o nome Livros Digitais. O espaço reúne diversos produtores de conteúdo digital em um só lugar, proporcionando uma experiência bastante produtiva.
Um detalhe interessante da Livros Digitais é que a plataforma oferece também a possibilidade de imprimir os seus conteúdos, mesmo que não tenha uma editora. Para quem trabalha no mercado independente de criação digital e quer ver as suas obras em prateleiras, essa é uma ótima vantagem.
Quem só está em busca de criar os ebooks com mais praticidade, também vai gostar dessa plataforma. Além de ser possível utilizá-la na versão web, facilitando ainda mais o acesso, existem modelos prontos para montar o seu livro digital e exportá-lo em PDF.
Papyrus Author
Já a Papyrus Author é uma opção americana feita para baixar no seu computador e fazer os seus ebooks. Por ser uma versão desenvolvida nos Estados Unidos, ainda não há uma tradução em português. Por isso, todas as funções estão no idioma inglês.
Se você dominar essa língua estrangeira ou utilizar o auxílio de um tradutor, é possível aproveitar bastante as funções da ferramenta. Isso vale tanto para quem quer produzir os ebooks de forma gratuita quanto para quem topa desembolsar US$ 14,99 por mês para pagar o plano avançado.
Independentemente da versão escolhida, saiba que é possível produzir livros digitais em diferentes formatos, como PDF, Epub e Kindle. Desse modo, a gama de opções só aumenta a seu favor.
Vale destacar também que não é necessário optar por apenas uma ferramenta ou uma plataforma para criar os seus produtos. Caso você goste mais das funções de um programa, mas do ambiente de outro, é possível mesclá-los e aproveitar várias opções da melhor maneira.
O mesmo vale para onde você escolhe vender os seus livros eletrônicos. Ler as condições de cada plataforma é um passo importante, antes de dar início às vendas. Porém, a maioria não cria algum impasse para comercializar o seu ebook em outros lugares.
Agora você já sabe como vender ebooks pela internet, onde produzi-los e como criar os conteúdos perfeitos para o seu público-alvo. O próximo passo é colocar em prática tudo o que aprendeu. Lembre-se de que os livros digitais abrem espaço para várias outras oportunidades de negócios. Por isso, vale a pena aproveitá-los estrategicamente.
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Resumindo
Para fazer e vender ebook é preciso ter planejamento, organização e muito estudo. Tudo isso vai ser necessário para escolher as melhores ferramentas de produção e plataformas de vendas.
O quanto você cobra por um ebook vai depender de uma série de fatores. Por exemplo, público-alvo, tamanho do conteúdo, custo de produção e objetivos de venda. Dessa forma, é importante fazer essa avaliação antes de precificar o seu livro eletrônico.
Todo livro digital pode ter registro na Câmara Nacional do Livro. Por isso, vender um ebook que não foi produzido por você é um crime contra os direitos autorais.