O envio de alguns arquivos por meio da internet está limitado ao seu tamanho. Em alguns canais não é possível enviar vídeos, imagens, áudios e outros tipos de documentos com mais de 500 MB, por exemplo. Nesses casos, é preciso comprimir vídeo ou a mídia que será enviada.
Para isso, existem alguns recursos, como ferramentas online, que permitem reduzir o tamanho do arquivo, de forma que ele possa ser enviado de diversas formas. Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas que vão te ajudar a comprimir vídeo. Confira!
Como o tamanho de um vídeo é definido?
Os arquivos digitais são medidos por bytes. Para reduzir o tamanho de um vídeo, você precisa saber quantos bytes ele tem e para quantos bytes quer reduzi-lo. Dessa forma, as medidas são:
- Kilo: 1024 bytes
- Mega: 1024 kilobytes
- Giga: 1024 megabytes
- Tera: 1024 gigabytes
Além disso, outros fatores influenciam na definição de tamanho de um arquivo, são eles:
- Formato: alguns tipos de arquivos contam com codecs que são melhores para o processamento e compressão do vídeo. Os codecs de um arquivo FLV são menos eficientes, têm menor poder de compressão, por isso não são recomendados para comprimir vídeo. Os formatos podem ser MP4, AVI, FLV, MOV, WMV.
- Duração do vídeo: o tempo de duração afeta diretamente no tamanho do arquivo. Vídeos de uma hora são muito maiores do que vídeos de 5 minutos. No entanto, em alguns casos, a duração não é determinante Um vídeo de 5 minutos com efeitos especiais, música e gravado em determinados formatos podem ser maiores do que vídeos de 7 minutos com imagem estática, sem áudio e sem efeitos especiais.
- Qualidade do vídeo: a quantidade de quadros por segundos (FPS) que tem em um vídeo influencia em sua qualidade. Para entregar maior qualidade, é preciso que o vídeo tenha mais quadros, ou seja, mais detalhes. Consequentemente, o vídeo será maior.
- Resolução: qualidade e resolução não estão diretamente relacionados. Um vídeo com alta resolução precisou que uma área de vídeo maior fosse preenchida. Isso não significa que toda essa área é uma imagem de alta qualidade. Porém, uma resolução maior implica em um tamanho maior de vídeo.
Como comprimir vídeo acima de 500 MB?
Existem diversas ferramentas no mercado que oferecem recursos para comprimir vídeo. A seguir, você vai conferir algumas opções.
HandBrake
O HandBrake é uma ferramenta em código aberto, que conta com recursos de conversão de arquivos de vídeo e DVD e Bluray para MPEG-4. Pode ser usado em Mac OS X, Linux e Windows, além de ser compatível com diversas plataformas como Apple TV, iPod, iPhone, Xbox 360, PlayStation 3 e PSP. Veja como comprimir vídeo com o HandBrake:
- Depois de baixar o HandBrake, abra a ferramenta;
- Clique em Toggle Presets;
- Escolha uma dessas opções: Very Fast 480p30, Fast 480p30, Android 480p30 ou Apple 240p30;
- Se você quiser manter a qualidade do vídeo, opte por 720p30 ou 1080p30.
- Confirme e espere o programa converter.
Freemake
O Freemake Video Converter é um aplicativo de edição de vídeo. Nele, é possível converter vídeos de forma gratuita, além de ripar DVDs de vídeo, criar apresentações de fotos e visualizações de música. Veja como comprimir vídeo com o Freemake:
- Depois de baixar o aplicativo, abra-o em seu computador;
- Clique em (+) Video;
- Em seguida, escolha um formato para seu vídeo (como *.mp4);
- Clique no tamanho do arquivo;
- Você vai ver a opção Limit output size;
- Escolha o tamanho que você quer transformar o seu vídeo;
- Confirme e aguarde o processo acabar.
Como diminuir o tamanho de um vídeo no PC sem perder a qualidade?
A compressão pode fazer com que alguns vídeos percam a qualidade. Nesse caso, é preciso contar com ferramentas que a preservam. Você pode fazer isso online, sem precisar baixar nenhum software:
- Acesse o site do Free Convert;
- Clique em Choose Files e escolha o arquivo em seu computador – você também pode anexar o arquivo de outros locais, como um link ou dispositivo externo;
- Depois que carregar o vídeo, clique em “Compress Now”;
- Em seguida, clique em “Download”;
- Você vai baixar o arquivo comprimido em seu computador.
Como compactar um vídeo muito grande?
Em casos de vídeos muito grandes, você pode aumentar a taxa de compressão. É só mudar as configurações da compressão e ajustar a porcentagem. Quanto menor a taxa, maior a compressão.
Outra forma de fazer isso é usando aplicativos. Com o Compacta Video, você consegue deixar o seu vídeo mais leve. É só baixar o app no celular, abrir a pasta “Câmera” e escolher o vídeo.
Como diminuir o tamanho de um vídeo no Celular?
Se você precisa comprimir vídeo em seu celular, de forma rápida, também existem opções. Veja como compactar um vídeo com o Vídeo Compressor:
- Baixe o Vídeo Compressor em seu smartphone Android ou iOS;
- Selecione a opção “Comprimir Vídeo”;
- Depois, diminua a taxa de bits para diminuir o tamanho do vídeo e manter a qualidade em 100%;
- Toque em “Comprimir”;
- E quando finalizar toque em “Salvar” para guardar seu vídeo.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e continue acompanhando o blog da Remessa Online para aprender mais sobre esse e outros assuntos.
Resumindo
Existem diversas ferramentas que você pode baixar em seu computador, celular ou usar online para comprimir vídeo de graça. Neste artigo, mostramos algumas.
Na hora de comprimir um vídeo grande, aumente a taxa de compressão. É só mudar as configurações da compressão e ajustar a porcentagem. Quanto menor a taxa, maior a compressão. Outra forma de fazer isso é usando aplicativos. Com o Compacta Video, você consegue deixar o seu vídeo mais leve. É só baixar o app no celular, abrir a pasta “Câmera” e escolher o vídeo.
Os arquivos digitais são medidos por bytes. Para reduzir o tamanho de um vídeo, você precisa saber quantos bytes ele tem e para quantos bytes quer reduzi-lo. Além disso, outros fatores também determinam o tamanho do vídeo, com: formato, resolução, qualidade e duração.