Boris Johnson se sente fortalecido após vitória expressiva nas urnas e busca costurar acordo comercial com a União europeia após saída do país do bloco. Diante do cenário de relativa estabilidade, a Libra Esterlina apresenta poucas variações.
Com a vitória dos conservadores no Reino Unido, o Brexit foi aprovado. Conforme apontamos semana passada, os desafios que se colocam pós-Brexit dizem respeito ao acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia, a fim de manter suas trocas comerciais.
E esse ponto pode ser um calcanhar de Aquiles tanto para a União Europeia, quanto para o Reino Unido.
Se o Brexit for bem sucedido e a economia britânica começar a registrar bons resultados, este poderá ser o início do fim da UE.
Por outro lado, caso o Brexit não traga o crescimento econômico esperado para o Reino Unido, a UE deve ganhar força e poder de barganha.
Na esteira do Brexit e dos desafios que se colocam para 2020, a Libra Esterlina abriu a semana cotada a R$ 5,2854. Nesta sexta (3), o Real seguiu trajetória de apreciação do câmbio em relação à Libra, registrando, na abertura, a cotação de R$ 5,2916, uma variação semanal de 0,12%.
Leia também as análises da semana para o Dólar e o Euro.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.