Click-Through Rate (CTR) é um indicador importante no marketing digital, pois ajuda a conhecer a relação entre o custo e a eficiência das campanhas realizadas no negócio. Com isso, é possível ajustar os investimentos no setor com base no desempenho que as estratégias podem alcançar.
Uma das vantagens da CTR é que essa métrica pode ser aplicada em diversos projetos de marketing. Desse modo, desde investimentos em links patrocinados até técnicas para melhorar o engajamento e o ranqueamento dos conteúdos podem ser beneficiados com o monitoramento desse indicador.
Neste artigo, saiba como otimizar a Click-Through Rate do seu negócio e aprenda a fazer o cálculo correto!
Click-Through Rate (CTR), também conhecida como Taxa de Cliques, é uma métrica usada para avaliar a eficácia de uma estratégia de marketing digital. Ela aponta a proporção de pessoas que clicaram em um determinado anúncio na internet em relação ao total de visualizações. Quanto mais alta for a CTR, melhor tende a ser o retorno sobre os investimentos.
A CTR serve para mensurar o desempenho do plano de marketing, por meio do número de cliques recebidos pelo anúncio, dividido pelo número de vezes que ele foi recebido. Ela permite avaliar se as palavras-chave utilizadas foram realmente estratégicas e se a campanha está aparecendo para o público-alvo.
Sendo assim, se uma campanha não obtiver a CTR esperada, é um indicativo de que algum dos recursos de marketing utilizados para promover uma marca não atingiu o sucesso. Afinal, poucas pessoas que visualizaram o anúncio, de fato, quiseram interagir com ele.
Tendo em vista que o engajamento das campanhas publicitárias é um fator determinante para diversos setores de uma marca, acompanhar a CTR e os resultados dos investimentos em marketing faz toda a diferença para alavancar o negócio. Por esse motivo, vale a pena conhecer e aplicar técnicas e indicadores eficientes.
Para calcular a CTR, você deve dividir o número de cliques que o anúncio recebeu pelo número de vezes que ele foi exibido. A fórmula da Click-Through Rate é: cliques / impressões = CTR.
Suponha que um anúncio feito no Instagram obteve 10 mil impressões e a quantidade de cliques foi de 350. Desse modo, para encontrar a CTR dessa campanha, basta fazer o cálculo: 350 / 10000 = 0,035 (CTR).
Nesse exemplo, 3,5% das pessoas que viram o anúncio clicaram nele. Esse resultado deve ser comparado com as expectativas da campanha e analisado ao lado de outras variáveis, como o custo envolvido para anunciar o produto, o serviço ou a marca.
Avaliar a CTR ajuda a identificar a qualidade do anúncio realizado pela empresa. Você pode usá-la para identificar os anúncios, palavras-chave e listagens com bom desempenho e os que precisam aprimorar.
Ao melhorar a taxa de cliques, é possível reduzir custos, investir mais em tráfego orgânico, melhorar a visibilidade da marca e elevar a conversão de clientes. Desse modo, ao avaliar os resultados, é necessário considerar a experiência do usuário, a relevância do conteúdo, o formato do anúncio e demais fatores que envolvem o planejamento de marketing.
Conferir a adequação do anúncio ao público-alvo e à plataforma do anunciante também ajuda a fazer uma análise crítica do sucesso de uma campanha. Ao mesmo tempo, conhecer e conferir se boas práticas de marketing, de ferramentas de SEO e de engajamento com os usuários foram aplicadas permite compreender melhor os resultados.
Uma CTR de 3% é considerada boa. Porém, essa métrica é o valor mínimo para que a campanha comece a ser rentável. Se a taxa de cliques estiver abaixo de 1%, significa que o anúncio não está performando adequadamente.
Na hora de avaliar se uma CTR é boa, vale a pena também considerar a área de atuação e o sucesso dos concorrentes. Afinal, alguns setores, de fato, contam com menor engajamento. Contudo, se os resultados obtidos pela marca estiverem muito abaixo da concorrência, significa que é preciso melhorar as práticas de marketing ou a qualidade dos produtos e/ou serviços.
Para melhorar a CRT, é importante criar anúncios e conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Afinal, quanto mais cliques eles receberem, maior será a Click-Through Rate. Portanto, é de suma importância conhecer a persona da marca e definir o público-alvo certo das campanhas.
Definir um momento estratégico potencializa as chances de ter uma campanha com boa CTR. Datas sazonais, nas quais o comércio tem maior movimentação, são as mais interessantes para fazer anúncios temáticos e com um tom de voz que combine com o público-alvo.
Além disso, aproveite as datas sazonais para valorizar o produto ou serviço oferecido. Uma empresa que oferece serviços de SPA e vende cosméticos, por exemplo, pode aproveitar datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.
Uma campanha otimizada combina o uso de uma estratégia eficiente com termos relevantes. Sendo assim, é necessário eliminar expressões e palavras que não convencem o público a comprar o produto ou serviço da marca. Afinal, a adequação da linguagem com o perfil dos clientes ideais é um dos principais fatores para garantir maior interação nos anúncios e, consequentemente, melhorar a CTR.
Por outro lado, inserir palavras utilizadas com frequência nas buscas por produtos e serviços do nicho em que o negócio atua é uma estratégia inteligente. Isso porque é possível usar termos que respondem às principais perguntas que os clientes fazem, motivando-os a conhecer com mais detalhes as ofertas da marca.
Para melhorar a CTR, é importante definir uma palavra-chave principal para direcionar todas as ações de preparação do anúncio e garantir que a campanha seja realizada de forma centralizada no produto ou serviço que a marca deseja colocar em destaque. Além disso, esses termos escolhidos devem ser aplicados de maneira natural nas peças publicitárias e nos textos.
A escolha da palavra-chave deve combinar com as estratégias de otimização de campanha, de modo que assim que o público visualizar os termos, identifique do que se trata o anúncio e tenha interesse em clicar. Sendo assim, para melhorar a CTR, é necessário que as palavras-chave respondam a uma dúvida ou sugiram a solução de uma das dores do público-alvo.
O call to action (CTA) é uma chamada com o potencial de convencer o leitor a realizar alguma atitude. Para garantir mais cliques e melhorar a CTR, é necessário ter clareza no que a marca deseja que o público faça com os anúncios.
Sendo assim, se o objetivo é elevar o número de cliques, vale a pena inserir frases que convidam a clicar para baixar um aplicativo, visitar o site do negócio, entrar em contato por um canal de comunicação, entre outras ações.
A relação entre CTR, CPM, CPC e CPA está em como cada métrica impacta a eficiência e o custo das campanhas publicitárias. CTR (taxa de cliques) indica a efetividade do anúncio em gerar cliques. CPM (custo por mil impressões) refere-se ao custo de exibir o anúncio mil vezes. CPC (custo por clique) mostra o custo de cada clique individual no anúncio. CPA (custo por aquisição) mede o custo para obter uma ação específica desejada, como uma venda ou cadastro.
Para ter anúncios com a CTR otimizada, é fundamental investir em um bom plano de marketing. Isso consiste em conhecer o público-alvo para entender os principais fatores que o motivaria a ter uma ação ao ver um anúncio.
Com a aplicação de boas ferramentas de marketing, o negócio pode obter mais cliques por anúncios e obter uma CTR satisfatória para obter mais conversões. Consequentemente, as campanhas se tornam um sucesso e geram cada vez mais resultados para o crescimento da empresa.
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Click-Through Rate (CTR), também conhecida como Taxa de Cliques, é uma métrica usada para avaliar a eficácia de uma estratégia de marketing digital. Ela aponta a proporção de pessoas que clicaram em um determinado anúncio na internet. Quanto mais alta for a CTR, melhor tende a ser o retorno sobre os investimentos.
Uma CTR de 3% é considerada boa. Porém, essa métrica é o valor mínimo para que a campanha comece a ser rentável. Se a taxa de cliques estiver abaixo de 1%, significa que o anúncio não está performando adequadamente.
Para calcular a CTR, você deve dividir o número de cliques que o anúncio recebeu pelo número de vezes que ele foi exibido. A fórmula da Click-Through Rate é: cliques / impressões = CTR.
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