A semana começou com movimentos geopolíticos importantes, por conta de mais um capítulo da guerra da Ucrânia e terminou de maneira trágica, com a morte do ex-primeiro-ministro do Japão. Além disso, o primeiro-ministro britânico renunciou ao cargo após uma série de polêmicas. Portanto, a semana foi realmente conturbada e cheia de polêmicas. Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.
Perspectivas
O dólar encontrou conforto na casa dos R$5,30, apesar de ter atingido patamares até mais elevados em meados da semana. Com a deterioração das expectativas em relação à economia global, o movimento permanece pautado na perspectiva de recessão nos países desenvolvidos.
A próxima semana deve trazer mais dados importantes para fortalecer essa leitura do desempenho da economia, com destaque para o índice de preços ao consumidor dos EUA, bem como o índice de preços ao produtor, ambos referentes ao mês de junho.
Do exterior, nós também conheceremos o resultado preliminar do PIB da China referente ao segundo trimestre de 2022. O dado deve nos dar uma boa dimensão da desaceleração da economia global e do impacto dos lockdowns adotados pelo país nos últimos meses. Por fim, conheceremos dados da economia brasileira, como o desempenho do setor de serviços e as vendas no varejo.
Seguimos de olho.