Os melhores destinos na América do Sul para incluir em seu roteiro

A América do Sul oferece atrações incríveis e que atendem a diferentes perfis de viajantes. Você pode escolher entre esqui na neve ou passeio no deserto, além de opções como praias paradisíacas, cidades históricas e vinícolas incríveis. Neste post, você vai conhecer alguns dos destinos na América do Sul favoritos dos turistas. Confira!
Além dos destinos icônicos, a América do Sul é uma excelente opção para os brasileiros que querem reduzir a burocracia relacionada com a emissão de vistos e passaportes.
O Mercosul, firmado entre países como o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia, desburocratiza o trânsito de pessoas entre os países que compõem o acordo.
Além da inexigência de emissão de visto e de passaporte, alguns países aceitam o Real como forma de pagamento. Outro ponto positivo é o idioma, o Espanhol da América Latina é relativamente fácil de ser compreendido, por isso, mesmo quem não domina o idioma consegue se comunicar tranquilamente nesses países.
Confira a seguir quais são os destinos favoritos dos turistas e comece a planejar a sua viagem hoje mesmo!
Bariloche — Argentina

Se o seu objetivo é ver neve e praticar ski e snowboard, com certeza Bariloche é o destino perfeito! Neste caso, o inverno é a melhor época para realizar a sua viagem.
Por outro lado, o local possui paisagens exuberantes e oferece passeios ao ar livre e caminhadas que são mais convidativas durante o verão, quando a temperatura é mais agradável e ocorrem menos chuvas.
Além de ser um destino próximo do Brasil, não é necessário apresentar visto ou passaporte, a sua carteira de identidade, também chamada de “carteira verde” é o único documento que precisa ser apresentado na fronteira.
Planejando sua viagem com antecedência, a passagem aérea pode sair por um preço bem interessante.
Buenos Aires — Argentina

Outro destino clássico na Argentina e que atrai milhares de brasileiros todos os anos é Bueno Aires. A capital do país possui um grande influencia da cultura européia, por isso é comum que ela seja comparada com os países do velho mundo.
Além do tradicional Tango, existem inúmeras alternativas de passeios gastronômicos, apresentações culturais, museus e teatros.
Se você planeja conhecer Buenos Aires, inclua no seu roteiro uma visita ao Puerto Madero, aos bosques do Palermo, Caminito, Casa Rosada, Obelismo e a Plaza del Mayo.
Com um clima temperado oceânico, a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano. Mas, para os turistas que não dispensam um clima mais ameno e agradável, a primavera e o outono (abril, maio, setembro e outubro) são as melhores épocas.
Bogotá — Colômbia

Localizada na Colômbia, Bogotá é a quinta maior cidade da América Latina e um dos principais destinos na América do Sul para negócios. Recebe anualmente um grande fluxo de turistas.
A Colômbia é um país que vale a pena conhecer, além da receptividade do seu povo, é possível aproveitar inúmeras opções de atrações turísticas, culturais e uma variada cultura gastronômica.
Para os passeios durante o dia, o Centro histórico é uma excelente opção, já que reúne grande parte das atrações turísticas. Se você gosta de eventos noturnos, a dica é ficar hospedado na região do Chapinero, que traz diversas opções para o público que gosta de aproveitar a noite.
O clima no país se caracteriza por temperaturas estáveis, por isso, qualquer época é boa para conhecer Bogotá.
Cartagena das Índias — Colômbia

Para quem busca um resgate histórico cultural, Cartagena das Índias é um destino muito bacana. Durante o período colonial Espanhol, a cidade foi um dos portos comerciais mais importantes da América e isso faz com que existam muitas histórias interessantes sobre a região.
A parte mais antiga da cidade é cercada por uma muralha, por isso também é conhecida como Ciudad Amurallada e é a região favorita dos turistas, pois reúne atrações como a Torre do Relógio e o Palácio da Inquisição.
Por ser uma cidade muito colorida, a dica é aproveitar os dias quentes de verão. Como as épocas mais chuvosas são de agosto a novembro, recomenda-se a visita no período mais seco e ensolarado, alta temporada do turismo, que vai de janeiro a março.
Colônia Del Sacramento — Uruguai

Localizada a pouco mais de uma hora de Buenos Aires e duas horas de Montevideo, Colonia Del Sacramento é uma pequena cidade, repleta de casas coloridas, ruas de pedras e flores.
Como a cidade é bem pequena, recomenda-se que o viajante inclua no seu roteiro o passeio à cidade em uma viagem à Buenos Aires ou Montevideo. Em uma tarde você consegue aproveitar a gastronomia, passear pelas lindas ruelas e tirar lindas fotografias.
Não deixe de visitar a Calle de los Suspiros, ela é uma das ruas mais famosas de Colônia e aproveite para conhecer a Basília, o Porto e o Farol.
A alta temporada acontece no verão, entretanto, o calor pode não ser muito convidativo para alguns turistas. Neste caso, recomenda-se os meses de novembro e março, quando a temperatura está mais amena e os preços são mais em conta.
Cusco — Peru

Destino na América do Sul conhecido de muitos turistas, Cusco é a cidade que possui maior influência da colonização espanhola no país.
Localizada a 3.400 metros acima do nível do mar, você deve estar preparado para lidar com a situação, já que problemas de saúde como o famoso mal de altitude podem acometer viajantes que visitam Cusco.
Muitas agências de turismo vendem um passeio que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Como a cidade possui muita história, pode ser interessante investir em um tour guiado, já que você vai conhecer mais sobre as peculiaridades e curiosidades da cidade.
Machu Picchu — Peru

Atração muito conhecida em todo o mundo e um dos principais destinos na América do Sul, Machu Picchu foi eleita uma das maravilhas do mundo moderno. E não é por acaso, a cidade foi construída com pedras pelos Incas e até hoje paira o mistério de como o projeto foi executado.
Se você tem curiosidade em conhecer o local, é importante planejar a viagem com antecedência. Por se tratar de um destino histórico que recebe milhares de visitantes ao longo do ano, o número de visitantes diários é limitado.
Há inúmeras opções de trilhas à disposição dos turistas e todas elas oferecem paisagens deslumbrantes. Para visitar Machu Picchu o ideal são os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro.
Fernando de Noronha — Brasil

Se você quer conhecer uma das praias mais paradisíacas do mundo, precisa visitar Fernando de Noronha.
Além de ser uma ótima pedida para quem pratica mergulho e surfe, a ilha oferece trilhas, passeios de barco e uma gastronomia praiana imperdível.
No arquipélago você também terá a chance de ver de pertinho golfinhos, tubarões, tartarugas e peixes de diversas espécies.
Fique atento às regras de visitação da ilha e planeje sua viagem com antecedência. O turista é obrigado a pagar uma “taxa diária” para permanecer na ilha. Os valores podem ser recolhidos antecipadamente ou durante a chegada no aeroporto.
Você também pode alugar bugs, que facilitam a locomoção entre as praias. Os passeios em algumas trilhas precisam ser agendados com antecedência, pois o número de visitantes diários pode ser limitado.
Entre setembro e outubro a transparência da água é melhor, e de dezembro a março é o melhor período para quem vai surfar.
Pantanal — Brasil

Você já pensou em visitar o Pantanal? É um destino na América do Sul perfeito para quem gosta de admirar a natureza, praticar atividades como pescaria, passeios à cavalo, passeios de barco e contemplação.
De maio a setembro, é o período de seca e esta é uma boa época para ver os animais pantaneiros. Com o fim das chuvas, a água passa a ser mais escassa, por isso os mamíferos aparecem em busca de água e alimento.
Como as paisagens mudam em cada estação, o turista precisa avaliar qual a melhor época para fazer os passeios escolhidos. Planeje a viagem de acordo com um cronograma personalizado conforme suas necessidades.
Santiago — Chile

Capital do Chile, Santiago oferece uma vista magnífica da Cordilheira dos Andes. A cidade possui um ar cosmopolita com características europeias e oferece opções que vão desde atrações boêmias até passeios por parques municipais e museus.
Se você vai viajar para Santiago, aproveite para conhecer as vinícolas da região, a Concha Y Toro é uma opção conhecida mundialmente e que oferece um tour sensacional pelos vinhedos e barricas de carvalho onde o vinho descansa.
Estas são apenas algumas opções de destinos na América do Sul. A dica para quem está planejando viajar de férias, é definir o tipo de passeio que melhor se enquadra nos seus objetivos, o orçamento disponível e a melhor época para visitar o local.
Você gostou deste post com dicas de destinos na América do Sul para visitar? Então siga a Remessa Online nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e acompanhe outros conteúdos como este.
Leia também: Os melhores países para viver depois de se aposentar