DNS: descubra o que é, para que serve e benefícios

Praticamente todo mundo já foi beneficiado pelo DNS, e isso pode ter passado despercebido. Leia como ele favorece nossa navegação na internet!

Já ouviu falar sobre DNS? Ele está presente quase em todos os nossos dias, garantindo que as páginas na web sejam acessadas com facilidade, segurança e privacidade.

Quando contratamos um pacote de internet com a operadora, elas detêm o próprio servidor. Porém, é possível que qualquer um modifique o Domain Name System para ter os benefícios funcionando de maneira ainda mais eficaz.

Preparamos este artigo para ajudar a entender sobre o que é o DNS, como ele funciona e algumas personalizações disponíveis para configuração. Boa leitura!

O que é DNS?

DNS é um registro com os nomes de sites e seus respectivos endereços IP associados. Essa conexão permite o acesso à internet, a transferência de dados entre computadores e a navegação na web. A sigla significa “Domain Name System – Sistema de Nome de Domínio”.

O banco de dados é atualizado constantemente, e relaciona os sites aos servidores que estão hospedados. Ele também garante que a navegação ocorra com segurança e agilidade.

Em vez de se lembrar de números IP complexos (por exemplo, 192.168.1.1), usamos nomes de domínio, como “www.google.com”. Esses nomes são mais fáceis de recordar.

Como funciona o DNS?

O DNS funciona como uma lista telefônica da internet. Quando você digita o nome de um site, o navegador pergunta a um servidor qual é o número do site, que é um endereço IP. O servidor Domain Name System responde e o navegador usa esse número para acessar o site.

A comunicação de dispositivos conectados com a internet a outros domínios só ocorre por meio de números, que são os endereços IP. Não vemos esses dados, pois apenas precisamos digitar o nome do site que queremos acessar.

Quais são os tipos de serviço DNS?

Os servidores de DNS são classificados nas categorias: resolvedores recursivos, DNS autoritativo, domínios de nível superior (TLD) e servidores raiz.

DNS recursivo

O tipo servidor recursivo lê o nome digitado e verifica os endereços armazenados em última atualização de cache. Se o IP correto não for encontrado aqui, é enviado uma solicitação a outros servidores.

Nameserver autoritativo

Esse servidor abriga IPs específicos para domínios. Após o recebimento de uma solicitação, o registro DNS correspondente é devolvido para que a página da web seja carregada e apareça na tela do dispositivo. Se o servidor não tiver o registro, uma mensagem de erro é retornada.

Domínios de nível superior (TLD)

O tipo de servidor TLD hospeda domínios específicos como “.com” “.org” ou “.edu”. Quando buscamos por “remessaonline.com.br”, por exemplo, o processo é direcionado para o servidor de nomes “TLD .com”.

Servidor raiz

O tipo raiz é raramente consultado e atua para traduzir nomes de sites em IPs, encaminhando a solicitação para campos mais específicos.

Qual DNS devo usar?

5 servidores de DNS apontados com os melhores do mundo:

  1. Open DNS (servidores com IPS 208.67.222.222 e 208.67.220.220);
  2. Google DNS (servidores 8.8.8.8 e 8.8.4.4);
  3. Cloudfare DNS (servidores 1.1.1.1 e 1.0.0.1);
  4. Quad 9 DNS (servidores 9.9.9.9 e 149.112.112.112);
  5. Comodo DNS (servidores 8.26.56.26 e 8.20.247.20).

Esses são servidores personalizados, que podem ser usados gratuitamente ou comprados. São diferentes das operadoras de internet, que contam com servidores próprios.

O Open DNS permite que pessoas cadastradas utilizem recursos de controles avançados. O do Google e o Cloudfare se destacam em relação aos outros no uso da infraestrutura de grandes empresas de tecnologia. Quad 9 e Comodo são caracterizados pela segurança e privacidade.

Como utilizar DNS do Google?

Como usar o DNS do Google no Windows

  1. Vá no menu iniciar e entre em “Configurações”;
  2. clique em “Rede e internet” e “Alterar opções de adaptador” na seção “Configurações avançadas de Rede”;
  3. clique com o botão direito em cima da rede de internet ativa no momento e vá em “Propriedades”;
  4. encontre “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, selecione e clique em “Propriedades”;
  5. marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”;
  6. insira os números do servidor do Google: 8.8.8.8, no campo “Servidor DNS preferencial”; e 8.8.4.4, no campo “Servidor DNS alternativo”;
  7. clique em “OK” para salvar.

Como usar o DNS do Google no macOS

  1. Acesse o Menu Apple no canto superior esquerdo da tela;
  2. clique em “Preferências do Sistema” e depois em “Rede”;
  3. vá em cima da sua conexão ativa de internet;
  4. acesse “Avançado” e entre na aba “DNS”;
  5. na tabela “Servidores DNS”, à esquerda, clique no botão de mais “+”;
  6. primeiro, adicione o número 8.8.8.8. Depois, clique novamente no botão “+” e adicione 8.8.4.4;
  7. clique em “OK” e, voltando à tela de configurações, finalize no botão “Aplicar”.

Como usar o DNS do Google no Linux

  • Acesse o menu “Sistema”;
  • clique em “Preferências” e depois “Conexão de Rede”;
  • vá em “IPV4”;
  • no campo de endereços, selecione a opção “Automatic (DHCP)”. Após isso, clique no ícone de “+” do campo DNS;
  • em “DNS Server”, digite 8.8.8.8, no primeiro campo, e 8.8.4.4, no campo seguinte;
  • selecione “Aplicar” para concluir as alterações.

Qual a vantagem de usar um DNS?

A principal vantagem de usar um DNS está em ter mais agilidade de navegação, escaneabilidade e segurança. Ele ainda ajuda os usuários a não ter que saber o endereço de IP de um site para poder acessá-lo.

O DNS pode ajudar a melhorar a velocidade da sua internet

Geralmente, os usuários utilizam o DNS oferecido pelo seu provedor de internet de forma automática. Entretanto, essa não é uma escolha obrigatória. Se preferir, é possível mudar para outro serviço, especialmente quando os serviços dos provedores estão lentos ou com problemas de segurança.

Gostou do artigo? Então, aproveite para seguir a Remessa Online nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos. Estamos no Instagram, Facebook e X (antigo Twitter)!

Resumindo

O que é DNS?

DNS é um registro que engloba nomes de sites e respectivos endereços IP associados. Essa conexão permite o acesso à internet, a transferência de dados entre computadores e a navegação na web. A sigla significa “Domain Name System – Sistema de Nome de Domínio”.

Como funciona o DNS?

O DNS funciona como uma lista telefônica da internet. Quando você digita o nome de um site, o navegador pergunta a um servidor qual é o número do site, que é um endereço IP. O servidor DNS responde e o navegador usa esse número para acessar o site.

Related posts

De Olho no Câmbio #301: Escalada interminável da moeda americana

Federal Reserve de olho no payroll

Como mudar a conta para receber do YouTube?