A conta de energia elétrica pode ser um dos maiores gastos mensais em muitos lares, especialmente quando a bandeira tarifária de energia está vermelha no patamar 2 e se usa os eletrônicos que mais consomem energia. Para isso não acontecer e você saber quando economizar, é preciso conhecer quais são esses aparelhos e o consumo de cada um deles.
Acompanhe abaixo e entenda quais eletrônicos que mais consomem energia e como eles impactam sua conta de luz.
O ar-condicionado é um dos eletrônicos que mais consomem energia. Por exemplo, um modelo de até 9 mil BTU/h consome, em média, 128,80 kWh por mês, enquanto um modelo acima de 30 mil BTU/h pode gastar até 679,20 kWh.
A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia, já que funciona 24 horas. O consumo pode mudar conforme o modelo, por exemplo, aqueles de uma porta têm consumo médio de 25,20 kWh por mês, enquanto os frost-free de duas portas consomem cerca de 56,88 kWh.
O chuveiro elétrico também está na lista de eletrônicos que consomem energia. Ele em alto consumo, que pode chegar a 88 kWh por mês com 32 minutos diários de uso.
O cooktop elétrico consome, em média, 68,55 kWh por mês com uma hora de uso diário. Esse gasto é ainda mais alto quando liga e desliga o fogo com muita frequência e se cozinha com panelas sem tampa.
Entre os eletrônicos que mais gastam energia está o forno elétrico, com um consumo que pode variar de 25 kWh a 90 kWh mensais. Esse consumo é ainda maior quando você abre e fecha a porta durante o uso, pois isso causa perda de calor e exige mais energia para manter a temperatura.
Uma televisão LED consome, em média, 30,45 kWh por mês com 5 horas diárias de uso e ela está entre os eletrônicos que mais gastam energia. O gasto depende do modelo, consumo diário e até tamanho da TV.
Atualmente existem modelos que são mais econômicos, como o QLED e OLED. Além disso, configurações de alto brilho e contraste também aumentam o consumo mensal.
Um computador conectado à tomada consome cerca de 15 kWh por mês com 8 horas diárias de uso, isso se torna ainda mais gasto em trabalho home office que, às vezes, o tempo médio de uso é ainda maior.
O micro-ondas também está entre os eletrônicos que mais gastam energia, porque consome cerca de 13,98 kWh por mês quando usado diariamente por 20 minutos. Além disso, o gasto pode ser ainda maior quando a tela de LED fica ligada o dia todo, com o relógio, por exemplo.
É difícil imaginar, mas o carregador de celular está entre os eletrônicos que mais gastam energia. Isso porque, com o celular conectado, o consumo pode chegar a 5 kWh.
No entanto, os carregadores de celular continuam consumindo energia mesmo quando não estão em uso, gastando cerca de 0,26 kWh por mês. Pode parecer um gasto pequeno, mas ele é totalmente desnecessário.
Outro gasto que pode fazer a diferença nas bandeiras tarifárias de energia são os aparelhos eletrônicos em standby, como TVs, videogames e micro-ondas. Isso porque, eles continuam consumindo energia mesmo quando não estão em uso, aumentando o preço de sua conta de luz sem necessidade.
As bandeiras tarifárias de energia são um sistema que indica os custos de geração de energia elétrica com base em cores: bandeira verde, amarela e vermelha energia. Cada cor condiz com as condições de produção de energia no momento e impacta diretamente o valor da conta de luz.
Esse sistema visa tornar os custos de energia mais transparentes, ajudando o consumidor a ajustar seu consumo de forma consciente, usando menos eletrodomésticos que mais consomem energia, especialmente durante as bandeiras mais altas.
Os aparelhos que mais consomem energia são o ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico, cooktop elétrico, forno elétrico, televisão, micro-ondas, o computador, carregadores de celular e qualquer outro aparelho em Standby.
O aparelho que mais gasta energia é o ar-condicionado. Modelos de até 9 mil BTU/h consomem cerca de 128,80 kWh por mês. Já modelos acima de 30 mil BTU/h podem consumir até 679,20 kWh.
As bandeiras indicam o custo da energia elétrica, que varia de acordo com as condições de geração. Sendo a verde sem acréscimo na tarifa e a bandeira vermelha patamar 2 a mais alta e com maior gasto.
O Rio Open 2025 será de 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.…
Descubra as novidades do iPhone SE 4, seu possível preço mais acessível que o iPhone…
Dólar abriu a R$5,8040 às 08h30 nesta quinta-feira (06). Mercado financeiro acompanha a cotação em…
Acompanhe quais canais de TV aberta e fechada e streaming transmitirão as rodadas do Campeonato…
Tenista brasileiro mais jovem a chegar no Top 100, João Fonseca tem chamado a atenção…
Confira como funciona o cartão de crédito Will Bank, seus benefícios, taxas e como solicitar…