Facebook Creator Studio: conheça a ferramenta e suas funcionalidades

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O Facebook Creator Studio é uma ferramenta útil para organizar, agendar e publicar conteúdo nas redes sociais. Ele deve ser o braço direito de qualquer pessoa que produz conteúdo digital e cuida de páginas de negócios no Facebook e Instagram porque otimiza tempo e facilita o dia o dia. 

Acompanhe no artigo abaixo mais detalhes sobre o que é o Creator Studio e confira como usar a ferramenta. Vamos lá?

O que é Facebook Creator Studio?

O Facebook Creator Studio (Estúdio de Criação) é a ferramenta gratuita projetada para garantir o gerenciamento do conteúdo do Facebook e Instagram de forma otimizada e com um painel simples e intuitivo.

O Creator Studio deve ser pensado como uma ferramenta que permite às empresas organizar e gerir a criação de conteúdos a serem publicados nas suas redes sociais. Isso porque, ele permite enviar ou agendar vídeos, stories e transmissões ao vivo online, em uma única plataforma.

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Para que serve o Facebook Creator Studio?

Uma das grandes vantagens do Creator Studio é que o gerenciamento das redes sociais se torna muito mais simples e rápido. Para isso, as contas do Facebook e Instagram precisam ser vinculadas. Entre seus principais recursos, podemos destacar:

  • Gerenciamento de conteúdo: publique, salve ou agende, exclua conteúdo (postagens, stories, vídeos, IGTV e transmissões ao vivo);
  • Gerenciar funções de página;
  • Análise de dados estatísticos que indicam uma visão geral de sua página ou de uma única postagem;
  • Gerenciamento de mensagens;
  • Gerenciamento de interação: em todas as páginas você pode postar comentários de uma página para outra e responder a mensagens e comentários;
  • Monetização de páginas;
  • Acesso a uma biblioteca de conteúdo livre de direitos autorais.

É importante lembrar que para ter acesso ao Creator Studio com contas do Instagram, é necessário ter um perfil comercial ou de criador de conteúdo que esteja vinculado ao Facebook. 

Como usar Facebook Creator

Para ter acesso a todas as opções que o Facebook Creator Studio oferece, é preciso acessá-lo pelo computador. Também é possível usar a ferramenta pelo aplicativo para Android e iOS mas, nesse caso, as funções são reduzidas. 

Como ativar e usar o Estúdio de Criação

É muito simples usar o Creator Studio. Basta fazer o login em sua página no Facebook e clicar na guia correspondente à ferramenta. Em seguida, você terá que selecionar as páginas do Facebook ou Instagram a serem gerenciadas para realizar todas as funções. 

Publicar uma postagem

Com certeza este é um dos recursos mais esperados e usados ​​do Facebook Creator Studio. Com a ferramenta, é possível publicar ou programar vídeos, fotos, carrossel e até fazer transmissão ao vivo. 

Como postar no Creator Studio para  Facebook?

O Creator Studio para o Facebook é um pouco mais completo. Nele, você pode criar as seguintes opções de conteúdo:

  • Criar publicação;
  • Criar testes de publicação;
  • Adicionar story;
  • Carregar vídeo;
  • Vários vídeos;
  • Transmitir ao vivo;
  • Publicar o vídeo em várias páginas.

Para isso, siga o passo a passo:

  1. Acesso o Estúdio de Criação;
  2. Vá em “Criar Novo” e escolha uma das opções de conteúdo;
  3. Se você gerencia mais de uma página, escolha em qual a publicação será feita;
  4. Adicione os conteúdos de sua publicação como vídeos, fotos e textos;
  5. Vá em “Publicar”. Se você desejar salvar como rascunho ou agendar a publicação para outro horário, basta ir na setinha ao lado direito e escolher a opção desejada.

Como usar o Facebook Creator Studio para Instagram

Estamos acostumados a usar o Instagram com o smartphone e essa foi uma das grandes novidades do Estúdio de Criação. Com a ferramenta, você pode postar ou agendar no Instagram fotos e vídeos no Feed ou vídeos no IGTV. No entanto, outros recursos como stories e reels ainda não estão disponíveis. 

Para publicar ou agendar uma publicação no Creator Studio para Instagram, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o Estúdio de Criação e clique no ícone do Instagram;
  2. Clique em “Criar publicação” e escolha entre uma publicação no Feed ou IGTV;
  3. Escolha o perfil em que a publicação será feita;
  4. Escreva o conteúdo e escolha a imagem que será publicada. Diferente do Facebook, no Instagram não é possível fazer a publicação sem uma foto ou vídeo;
  5. Você pode selecionar em “Publicar no Facebook” se quiser que a mesma postagem seja publicada nas duas redes sociais;
  6. Vá em “Publicar”. 

Lembre-se: se você quiser programar ou salvar como rascunho, basta clicar na pequena seta à direita e abrirá um menu no qual você deverá clicar em “Programação”. Então, escolha o dia e horário da publicação. 

Gerenciar mensagens

Outro aspecto muito interessante é que você pode trabalhar em um só lugar todas as mensagens privadas que recebe nas páginas da empresa, tanto do Facebook como do Instagram. 

Esse recurso é legal porque você vê em um só lugar as mensagens e comentários, assim pode interagir com os seguidores de forma mais simplificada. Para ver as mensagens, basta acessar o Estúdio de criação e ir em “Caixa de Entrada”. 

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Insights

Com a análise de Insights, você pode ver todos os dados pertinentes da sua página. Assim, é possível saber quais estratégias estão dando certo e quais precisam ser mudadas e, então, ver sua página crescer. Para ver esses dados, basta acessar a aba “Insights” do seu estúdio de criação. Você verá dados como:

  • Visão geral (número de reações e visualizações, quantas vezes os posts foram vistos, alcance, entre outros)
  • Público (como idade, cidade, sexo);
  • Desempenho (desempenho dos vídeos, como quantidade de minutos visualizados);
  • Fidelidade do público;
  • Retenção (por quanto tempo permaneceram no post).

Monetização

Você pode configurar as páginas que atendem a critérios do Facebook para monetização. Se sua página não atende, nessa aba você também pode ver o que falta para conseguir começar a ganhar dinheiro.

Com a monetização ativada, você verá os dados estatísticos para poder melhorar os ganhos como número de seguidores, engajamento e minutos visualizados.

Ferramentas de criação

Com as ferramentas de criação, você tem uma coleção de sons que podem ser inseridos em seus vídeos e compartilhá-los sem problemas, livre de direitos autorais. 

Nessa aba, também tem o “Painel do Live”, onde estão as ferramentas para você fazer uma transmissão ao vivo. Você também pode ver as estatísticas de transmissões que já foram feitas em sua página. 

Vantagens e desvantagens do Creator Studio

Como toda ferramenta, o Creator Studio tem algumas vantagens e desvantagens:

Começando pelas vantagens, em primeiro lugar, devemos destacar que é uma ferramenta totalmente gratuita. Além disso, oferece dados estatísticos de suas páginas para você analisar e criar suas estratégias de conteúdo. 

Mas a principal vantagem é que ele permite, a partir de uma única interface, que você possa gerenciar e programar no Facebook e Instagram ao mesmo tempo, sem recorrer a ferramentas externas pagas. Por outro lado, o Facebook Creator Studio ainda não oferece todo o potencial de ferramentas pagas mais avançadas, mas a plataforma vem passando por grandes atualizações e melhorias em sua interface. 

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