A gíria “flopar” é muito usada nas plataformas de conteúdo e na internet. Apesar de ser utilizada informalmente no dia a dia, não há nada de cômico no significado dessa expressão quando o assunto é criação de conteúdo. Afinal, o termo está ligado a “fracassar” ou ter um desempenho ruim nas postagens em redes sociais.
É cada vez mais comum que pessoas e empresas busquem meios para aumentar seu alcance online. Afinal, ter um bom desempenho nas redes sociais é muito relevante para a imagem de qualquer marca. Contudo, quando as postagens não vão bem e não geram os resultados esperados, podemos dizer que um perfil está flopado.
Para saber mais sobre essa gíria e o que é preciso fazer para seu conteúdo não flopar, continue a leitura deste artigo. Contamos tudo sobre o tema e compartilhamos dicas para ter sucesso com seu público. Acompanhe!
O que significa a gíria flopar?
A gíria flopar significa “fracasso” ou “fiasco” envolvendo um objetivo ou plano. O termo vem do inglês flop e se popularizou em redes sociais como Twitter, Instagram e TikTok, ao se referir a postagens com pouco alcance e baixas interações.
No Brasil, a expressão tem variações linguísticas. É possível conjugar o verbo flopar em português (exemplo: “Ana flopou na prova de direção. Ela não passou”). A palavra também pode ser empregada como substantivo (“o evento foi um grande flop. Quase ninguém foi!”) ou adjetivo (“A série está flopada. Todos os episódios são ruins”).
O que é flopar nas redes sociais?
Flopar nas redes sociais significa ter números baixos em engajamento, alcance, taxa de cliques, número de seguidores, interações etc. O termo é utilizado em mídias mais informais, como Twitter, Instagram e TikTok, principalmente quando uma publicação não alcança o desempenho esperado.
Não há uma definição certa para o conceito de flopar nas redes sociais, pois o “fracasso de fato” varia conforme os objetivos de cada negócio ou criador de conteúdo.
Por exemplo, criadores de conteúdo de nicho não têm expectativas de receber um alto número de likes ou seguidores constantemente. Já grandes influenciadores, que dependem dessas métricas para assinar contratos com empresas, podem considerar que uma postagem com um baixo número de curtidas e comentários flopou.
Por que o Instagram flopa?
O Instagram flopa quando o engajamento é reduzido. Se o seu perfil for muito antigo, há risco de ser seguido por contas “abandonadas”. Isso acontece quando usuários perdem suas senhas ou não querem dar vários unfollows. Assim, mesmo se você tiver muitos seguidores, o seu alcance será menor se menos pessoas curtirem, compartilharem e comentarem nos seus posts.
A baixa interação com seu conteúdo faz com que os algoritmos da rede diminuam a entrega e a distribuição do que você produz para seus seguidores e outros usuários.
O Instagram atualiza os seus algoritmos constantemente e costuma adicionar novidades e recursos diferentes para se manter competitivo. Assim, criadores de conteúdo que não querem flopar precisam se atualizar e acompanhar as tendências para não perderem engajamento.
Um exemplo é a transição recente da plataforma de imagens para vídeos. O Instagram começou como uma rede social que priorizava imagens, mas logo evoluiu e os vídeos se tornaram mais valiosos para os algoritmos. Logo, criadores que apostam no novo formato têm menos chances de flopar.
Para saber se seu Instagram está flopado ou não, monitore as métricas de alcance das suas publicações e trace metas realistas.
Por que reels e stories flopam?
Reels e stories costumam flopar quando há marca d’água, filtros ou funcionalidades de outras redes sociais na publicação. O Instagram pune a reprodução de postagens criadas em outras plataformas por valorizar a exclusividade e a criatividade na produção de conteúdos.
Há vários fatores que podem causar o flop em reels e stories, como tempo de visualização, nível de interação, exclusividade do vídeo criado, uso de hashtags etc. O algoritmo do Instagram usa esses e outros aspectos em consideração para potencializar ou não o alcance das publicações.
Assim, quanto menos tempo os usuários permanecerem assistindo ao seu vídeo, maiores as chances de o algoritmo não entregá-lo a mais perfis. Ainda sobre o tempo de visualização, é importante que as pessoas assistam ao vídeo até o final para ele não flopar.
Se um reels ou um story não tem muitas interações (comentários, curtidas, compartilhamentos), o baixo engajamento pode resultar em um flop.
O algoritmo considera a relevância dos conteúdos no histórico do criador. Assim, usar hashtags orienta o Instagram a entender o tema do vídeo. Isso ajuda no seu alcance e evita que reels e stories flopem.
Uma métrica que poucas pessoas conhecem é a quantidade de usuários que clica na música ou no filtro da publicação. Se um seguidor se interessar na faixa musical que toca em um reels ou story, a ponto de clicar, o Instagram pode ampliar a distribuição do seu vídeo.
O que faz flopar no TikTok?
Um vídeo flopa no TikTok quando recebe poucas visualizações, curtidas, comentários e não viraliza. A plataforma coloca a experiência do usuário como prioridade. Por isso, os seus algoritmos monitoram constantemente os índices de engajamento e as reações do público. Assim, um vídeo de sucesso vira hit, enquanto um post com poucas interações flopa.
Quando o TikTok identifica que determinada postagem não estimula boas interações ou entrega uma boa experiência, o seu alcance é reduzido. Vídeos de má qualidade — com iluminação ruim ou tremidos, por exemplo — têm altas chances de flopar no TikTok.
Outro aspecto importante para que a plataforma ofereça a melhor experiência para seus usuários são as informações que acompanham a publicação. Hashtags, palavras-chave, descrições, legendas e outros fatores ajudam a rede social a direcionar o conteúdo para o público ideal.
O TikTok é uma plataforma que lança moda. Os famosos vídeos de “dancinhas”, desafios e outras tendências ficam em alta e são entregues para muitas pessoas. A intenção da rede é incentivar que cada criador faça sua versão do vídeo do momento.
Por isso, acompanhar as novidades do TikTok e criar seus vídeos com base nelas, sem deixar a criatividade de lado, são práticas que evitam o flop nas suas publicações.
O que fazer para não flopar?
Com o apoio de boas práticas e planejamento, você terá altas chances de elaborar conteúdos relevantes que vão fazer sucesso em inúmeras plataformas. Acompanhe, a seguir, detalhes sobre as dicas para não flopar e como colocá-las em prática!
1. Escolha as redes sociais adequadas para a sua empresa
As empresas precisam ter uma forte presença online. Por isso, ter um site e estar nas redes sociais é importante. Isso não significa que uma marca precisa desenvolver conteúdo para todas as mídias sociais que existem. Afinal, algumas delas podem não ter identificação com o público da organização.
O ideal é concentrar energia e criar excelentes conteúdos para os canais alinhados ao seu público e ao segmento do seu negócio.
2. Crie publicações relevantes para seu público
Faça pesquisas para conhecer seu público com mais profundidade. Dessa forma, fica mais fácil pensar em pautas e elaborar conteúdos relacionados ao que importa para as pessoas que deseja impactar.
Ao abordar as demandas, necessidades, dores e aspirações dos seus seguidores, você estimula mais engajamento e interações nas redes.
3. Faça um planejamento de publicações com antecedência
O planejamento será seu maior aliado para manter a qualidade e a consistência das publicações. Nas redes sociais, regularidade e constância são importantes para que os algoritmos divulguem seu conteúdo.
Planeje pautas com antecedência e crie um cronograma de postagens. Aprenda com os conteúdos já publicados e veja o que faz mais sucesso. Assim, você ajusta não somente os temas, mas também os formatos e horários para otimizar a entrega dos seus posts e não flopar.
4. Responda rápido aos comentários nas redes sociais
As redes sociais viraram verdadeiros canais de relacionamento com o público. Assim, se você postou algo que gerou comentários, não perca tempo! Responda com rapidez para mostrar que sua página está ativa e atenta ao seu público.
Assim, você estreita o relacionamento e estimula a formação de um grupo de pessoas que vai querer sempre conferir as suas postagens.
5. Trabalhe com influenciadores alinhados à marca e ao público
A parceria com influenciadores é uma estratégia altamente usada por marcas nas redes sociais. Criadores de conteúdo com um público cativo podem ser ótimos parceiros na hora de divulgar a sua empresa e ampliar o seu alcance. Por isso, busque influenciadores com relevância no seu nicho.
Você não precisa contratar uma pessoa famosa e com milhares de seguidores para ter sucesso. Muitos microinfluenciadores costumam ter um público menor, mas muito mais fiel e engajado. Assim, feche parcerias com alguém que tenha um trabalho de qualidade e alinhado ao perfil do seu público.
6. Invista em campanhas nas redes sociais
Quem trabalha com conteúdo para as redes sociais precisa planejar uma verba para impulsionar as postagens e ter mais visibilidade. Isso não significa comprar curtidas e seguidores, o que muitas vezes resulta em um flop para as marcas. A recomendação é participar de campanhas e patrocinar postagens.
Mesmo que seu orçamento seja pequeno, cuide para segmentar bem seu conteúdo e ter sucesso com os anúncios.
7. Adapte seu conteúdo à plataforma escolhida
TikTok e Instagram já deixaram claro sua preferência por conteúdos dinâmicos em vídeo. Já no LinkedIn, artigos elaborados fazem mais sucesso. Cada plataforma social tem formatos que apresentam melhor aceitação com o público. Por isso, adapte seu conteúdo à estratégia que gera mais engajamento em cada mídia.
8. Produza conteúdos relevantes e originais
A internet está repleta de conteúdos e criadores de todos os formatos. Por isso, criar conteúdo de qualidade, autêntico e relacionado ao seu público é uma dica fundamental para chamar atenção e não flopar.
Você pode seguir tendências e elaborar posts de entretenimento, mas sempre com as preferências do seu público-alvo em mente.
9. Use chamadas para a ação atrativas
Além do conteúdo, invista em chamadas que estimulem a ação. Abuse da criatividade e sempre termine seu post com um convite para interação. Assim você mantém seu público ativo e participando das suas publicações.
Agora que você já sabe o que é flopar e como evitar esse problema nas redes sociais, coloque em prática as estratégias que aprendeu neste conteúdo. Planeje e produza postagens alinhadas ao seu público e às plataformas que utilizará. Assim, as suas páginas vão atrair e reter a atenção da sua audiência por muito tempo!
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Resumindo
A gíria flopar significa “fracasso” ou “fiasco”. O termo vem do inglês flop e se popularizou em redes sociais como Twitter, Instagram e TikTok, ao se referir a postagens com pouco alcance e baixas interações. A expressão também começou a ser usada informalmente na internet para falar sobre uma situação de derrota ou insucesso envolvendo um objetivo ou plano.
Flopar nas redes sociais significa ter números baixos em engajamento, alcance, taxa de cliques, número de seguidores, interações etc. O termo é utilizado em mídias mais informais, como Twitter, Instagram e TikTok, quando uma publicação não alcança o desempenho esperado. Isso pode acontecer de diferentes formas, considerando o planejamento de quem fez a postagem.
1. escolha as redes sociais adequadas para a sua empresa;
2. crie publicações relevantes para seu público;
3. faça um planejamento de publicações com antecedência;
4. responda rápido aos comentários nas redes sociais;
5. trabalhe com influenciadores alinhados à marca e ao público;
6. invista em campanhas nas redes sociais;
7. adapte seu conteúdo à plataforma escolhida;
8. produza conteúdos relevantes e originais;
9. use chamadas para a ação atrativas.