Conheça tudo sobre a profissão de gestor de tráfego e veja se vale a pena investir na área!
A cada dia, mais profissionais se interessam em trabalhar com a internet. Isso porque crescem as demandas de empresas por profissionais especializados em segmentos do marketing digital. Um exemplo disso é a função de gestor de tráfego, essencial em um mundo em que o consumo é cada vez mais digital.
Com isso em mente, preparamos um guia sobre essa profissão que ajuda as empresas a aumentarem a eficiência de suas estratégias na web. Neste conteúdo, você vai conhecer os salários e as principais funções, além de descobrir como entrar na área. Acompanhe e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é gestor de tráfego?
O gestor de tráfego é um profissional responsável por aumentar a quantidade de acesso de forma orgânica ou paga. Ele cuida da página da empresa, das landing pages, blog, e-commerce, redes sociais e outras plataformas. A profissão também trabalha com a compra de cliques em canais pagos, como a plataforma Google Ads, e analisa métricas de resultados de engajamento no Google Analytics.
O gestor de tráfego é útil em campanhas publicitárias online em que o público precisa ser direcionado na web. Por exemplo, páginas em que as pessoas vão comprar algo, baixar algum material, fazer uma inscrição, participar de um sorteio etc.
A atuação desse profissional traz informações importantes para o marketing e o setor de vendas das empresas. Uma delas é a obtenção de dados sobre o perfil dos usuários que acessam essas páginas, permitindo que as companhias desenvolvam melhores ações de atração desse público. Aspectos que aumentam a efetividade das estratégias de marketing digital e o potencial da marca de gerar leads e convertê-los em potenciais clientes.
O que faz um gestor de tráfego?
O gestor de tráfego estuda palavras-chave e o público para planejar campanhas, implementá-las e melhorar o posicionamento da marca nos buscadores. Assim é possível gerar insights para produção de conteúdo e elaborar estratégias para otimizar campanhas pagas. Esse profissional trabalha com funil de vendas, técnicas para gerar e converter leads e analisa métricas dos resultados gerados.
Entre as métricas da companhia que o gestor de tráfego pode analisar, estão a taxa de cliques (CTR), o custo de aquisição de cliente (CAC) e o retorno sobre investimento (ROI).
Qual é o salário de um gestor de tráfego?
O salário de um gestor de tráfego é de R$ 2.500, em média. Profissionais mais experientes podem ganhar entre R$ 4 e 5 mil mensais. Há autônomos que faturam a partir de R$ 20 mil por mês porque são gestores de tráfego com muita autoridade e reconhecimento no mercado.
Como se tornar um gestor de tráfego?
Para se tornar gestor de tráfego você deve dominar técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) e análise de dados do Google Analytics, além de saber como anunciar nas principais plataformas digitais, como o Google e as redes sociais. Também é importante ter conhecimentos avançados sobre planejamento de mídia e métricas de despesa e desempenho.
É recomendável ter formações profissionalizantes e se atualizar sobre quais são e como funcionam as modalidades de tráfego na internet (orgânico e pago). Há vários cursos presenciais e EAD que o ajudam a se aprofundar e se atualizar nessa área. Existem muitos cursos de curta duração, com preços acessíveis e que não demandam experiência no ramo.
O que um gestor de tráfego precisa entregar?
- Estudos de palavras-chave e público;
- Planejamento, produção e otimização de campanhas de Mídia Paga;
- Distribuição do orçamento previamente estipulado para planejamento de mídia na web;
- Análise, acompanhamento e aperfeiçoamento das campanhas de mídia;
- Produção de relatórios para medir os resultados das campanhas.
Existe faculdade para ser gestor de tráfego?
Não há faculdade para ser gestor de tráfego, mas pessoas formadas em Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas costumam se especializar na função. Cursos de Marketing de bacharelado, tecnólogo ou pós-graduação, além das formações livres disponíveis online, são as principais fontes de conhecimento sobre gestão de tráfego.
Nos cursos de bacharelado e tecnólogo em Marketing, você será apresentado aos conceitos e às estratégias de criação e posicionamento de marcas, além de aprender sobre a relação entre mercado e consumo. Esses são conhecimentos fundamentais para quem pretende atuar como na área.
Em uma pós-graduação de Marketing Digital, você pode se aprofundar em tráfego de páginas, gestão de mídias sociais, experiência do usuário, SEO, técnicas de canais de venda etc.
Esse percurso acadêmico é indicado para quem deseja agregar valor ao currículo e ter mais domínio sobre o marketing, o que ajuda na hora de concorrer a empregos em grandes empresas.
Tipos de gestor de tráfego
1. Gestor de tráfego Google Ads: foco no posicionamento da empresa nas pesquisas do Google
O gestor de tráfego Google Ads opera a divulgação da marca no Google. O foco é no posicionamento da empresa nas pesquisas realizadas pelos usuários do buscador. Esse profissional faz um estudo de palavras-chave e informações estratégicas para a empresa. Também é possível investir para haver associação entre as palavras-chave desejadas e a empresa a cada nova busca.
Se a companhia é do ramo de moda praia, pode investir para se vincular às expressões “moda praia feminina” e “loja de moda praia Salvador”. Nesse contexto, o profissional vai avaliar o custo de uma campanha paga, garantindo que a empresa seja exibida, como um anúncio, na página de resultados.
Isso permite que pessoas em diferentes estágios do funil de vendas tenham acesso à organização. Em especial, quem tem interesse em comprar e faz um levantamento de custo-benefício. Assim, o número de acessos à página da marca aumenta, permitindo traçar ações de marketing para conversão e retenção desses usuários. A longo prazo, essas ações tendem a aumentar o resultado comercial de um negócio.
2. Gestor de tráfego LinkedIn Ads: controla e supervisiona anúncios no LinkedIn
O gestor de tráfego LinkedIn Ads se dedica com exclusividade ao controle e à supervisão do desempenho de anúncios no LinkedIn. Essa rede social é estruturada com objetivos diferentes das demais porque é voltada para networking profissional, processos seletivos online e divulgação de colunas sobre áreas diversas do mercado. Portanto, o profissional de tráfego precisa configurar campanhas com propostas alinhadas a esse público.
Em muitos casos, a empresa investe no LinkedIn com o propósito de construção de relacionamento com potenciais talentos. Conquistando, assim, mais visibilidade e ganho de autoridade para se firmar como referência no setor em que atua.
3. Gestor de tráfego Meta Ads: especialista em Facebook e Instagram
O gestor de tráfego Meta Ads é o especialista nas plataformas do Meta: Facebook e Instagram. Ele otimiza e personaliza as campanhas produzidas para as duas redes sociais que visam a atrair os usuários para uma ou mais páginas externas. Tudo isso conforme os nichos que a marca deseja alcançar em cada uma. Essa segmentação é fundamental para um alcance eficiente e uma maior taxa de cliques por anúncio.
As mídias gerenciadas por Mark Zuckerberg estão entre as mais populares no mundo. O levantamento de 2022 do We Are Social mostra que, no top 5 de redes com mais usuários, o Facebook aparece em 1º lugar com 2,9 bilhões de contas ativas. O Instagram está em 4º lugar, com 2 bilhões de usuários. Por isso, aproveitar esse público é essencial em uma estratégia de marketing digital.
4. Gestor de tráfego TikTok Ads: cria estratégias de anúncios em vídeo no TikTok
O gestor de tráfego TikTok Ads desenvolve estratégias de atração para a audiência do TikTok. Um ponto de atenção é que essa rede é exclusivamente de vídeos. Logo, os anúncios precisam seguir esse formato.
Na rotina de trabalho, você ainda precisa monitorar os vídeos em alta, as hashtags usadas e as trends com maior adesão. Tudo isso ajuda na personalização das campanhas, contribuindo para um melhor alcance e engajamento. Aspectos que são importantes quando, além da atração e conversão, a marca visa à manutenção de relacionamento com seu público.
5. Gestor de tráfego de e-mail marketing: acompanha performance de links enviados por e-mail
O gestor de tráfego de e-mail marketing atua com o acompanhamento da performance de links enviados pela marca para sua base de contatos. Ou seja, quantos cliques são obtidos e quantos acessos são convertidos em inscrições ou cadastros na página. O profissional também analisa quantas pessoas fazem aquisições por meio desse canal e o ticket médio das compras.
É um trabalho que foca em obter o máximo de informações sobre os usuários que recebem comunicação institucional via e-mail, em especial newsletter e campanhas promocionais/sazonais.
Todos esses dados permitem que a empresa avalie qual o retorno real do investimento feito nesse serviço. Principalmente quando contrata softwares ou plataformas de CRM.
A profissão de gestor de tráfego é uma boa escolha para quem busca uma carreira em crescimento e com alta demanda no mercado. Para completar, ainda há a possibilidade de trabalhar na área sem a obrigatoriedade de ter feito uma faculdade. Portanto, se você se interessou pelo segmento, invista nele!
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Resumindo
O gestor de tráfego é um profissional responsável por aumentar a quantidade de acesso de forma orgânica ou paga. Ele cuida da página da empresa, das landing pages, blog, e-commerce, redes sociais e outras plataformas. A profissão também trabalha com a compra de cliques em canais pagos, como a plataforma Google Ads, e analisa métricas de resultados de engajamento no Google Analytics.
O salário de um gestor de tráfego é de R$ 2.500,00 em média. Profissionais mais experientes podem ganhar entre R$ 4 e 5 mil mensais. Há autônomos que faturam a partir de R$ 20 mil por mês, porque são gestores de tráfego com muita autoridade e reconhecimento no mercado.
Para se tornar gestor de tráfego você deve dominar técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) e análise de dados do Google Analytics, além de saber como anunciar nas principais plataformas digitais, como o Google e as redes sociais. Também é importante ter conhecimentos avançados sobre planejamento de mídia e métricas de despesa e desempenho.
1. Gestor de tráfego Google Ads: foco no posicionamento da empresa nas pesquisas do Google
2. Gestor de tráfego LinkedIn Ads: controla e supervisiona anúncios no LinkedIn
3. Gestor de tráfego Meta Ads: especialista em Facebook e Instagram
4. Gestor de tráfego TikTok Ads: cria estratégias de anúncios em vídeo no TikTok
5. Gestor de tráfego de e-mail marketing: acompanha performance de links enviados por e-mail