Para você começar a semana de olho no que pode influenciar o mercado nos próximos dias, selecionamos alguns dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Confira o nosso giro de notícias!
Dólar iniciou a semana cotado a R$ 5,4674; o Euro, a R$ 6,6033
PANDEMIA NO BRASIL
A Pandemia da Covid-19 segue em destaque, como não poderia deixar de ser. Os dados consolidados deste domingo (10) indicam que a média móvel de mortes voltou a passar de mil no Brasil, número que não era registrado desde 11 de agosto – marca 65% maior do que a de duas semanas atrás.
VACINAS DO BUTANTAN E DA FIOCRUZ
Neste contexto, eleva-se a expectativa para a aprovação das vacinas do Instituto Butantan (em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science) e da Fiocruz (fruto de acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca).
Os pedidos de autorização para uso emergencial foram formalizados na última sexta-feira (8) e a Anvisa tem até 10 dias, após os pedidos, para analisar e aprovar.
MISSÃO DA OMS NA CHINA
Encerrando o bloco “Pandemia”, destacamos a confirmação sobre a missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) que irá à China investigar a origem da Covid-19. Hoje, a Comissão Nacional de Saúde do país confirmou que vai receber a OMS. Os técnicos da missão chegarão à China nesta quinta-feira (14).
ELEIÇÕES DA CÂMARA E DO SENADO
Outros dois assuntos domésticos importantes sãos as disputas pelas presidências da Câmara dos Deputados e do Senado:
- • Para a Câmara dos Deputados, os candidatos mais cotados, Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), estão na corrida para conquistar os votos, contando com as traições, já que o voto é secreto. A eleição acontecerá no dia primeiro de fevereiro, quando termina o recesso parlamentar, e o nome escolhido deve conduzir a casa durante os próximos dois anos.
- • Já para o Senado, o cenário é mais indefinido. Rodrigo Pacheco (DEM), que tem apoio de Jair Bolsonaro e do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM). À princípio, ele é o único nome confirmado na disputa. No entanto, outros partidos, como o MDB, podem lançar candidaturas para a eleição marcada para dois de fevereiro.
ÚLTIMOS DIAS DE TRUMP NA PRESIDÊNCIA
Nos EUA, Donald Trump e sua incitação à violência na invasão do Capitólio americano ainda estão repercutindo – apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, o centro legislativo do Estado americano, na última quarta-feira (6), durante a sessão de contagem dos votos para confirmação da vitória de Joe Biden
E como resposta:
- • Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que a Casa deve propor hoje (11) o impeachment do atual presidente dos Estados Unidos.
- • Algumas das principais redes sociais do mundo, como Twitter, Instagram e Facebook, bloquearam os perfis oficiais de Trump.
Para ficar por dentro do que pode mudar o rumo do mercado, inscreva-se gratuitamente na newsletter Café com Remessa, além de acompanhar o blog da Remessa Online.