Giro de Notícias: #41 – confira as principais notícias desse começo de semana

Hora de conferir algumas das noticiais mais importantes para esta segunda-feira, 08 de outubro e que prometem movimentar os mercados globais. Hora de conferir o que pode estar por vir no Giro de Notícias de hoje.
Confira alguns dos principais destaques de grandes portais de informação e notícias selecionados para você:
1 – EUA reabrem fronteiras a estrangeiros vacinados contra Covid e retomam emissão de visto no Brasil
2 – Transporte público pode ser novo vilão da inflação em 2022
3 – Consumidor quer usar Black Friday para se livrar dos efeitos da inflação
4 – Golpes de engenharia social cresceram em 2021. Saiba o que são e como proteger seu dinheiro
5 – Altcoins e moedas ligadas a metaversos se destacam com forte aumento; confira análise
1 – EUA reabrem fronteiras a estrangeiros vacinados contra Covid e retomam emissão de visto no Brasil
Os Estados Unidos reabriram suas fronteiras terrestres e aéreas a estrangeiros vacinados contra a Covid-19 nesta segunda-feira (8), acabando com 20 meses de severas restrições devido à pandemia que foram criticadas pela Europa e pelos vizinhos México e Canadá.
O país suspendeu todas as restrições de viagens internacionais de todos os países, inclusive o Brasil. Para entrar nos EUA, é necessário estar totalmente imunizado e apresentar o comprovante de vacinação e um teste negativo de Covid-19 feito até três dias antes do embarque.
Saiba mais em G1 Economia.
2 – Transporte público pode ser novo vilão da inflação em 2022
Depois de um ano marcado pelo aumento nos preços dos combustíveis, da energia elétrica e dos alimentos, 2022, ano de eleição, deve ganhar um novo candidato a vilão da inflação: o transporte público.
A alta no preço do diesel, a redução de passageiros transportados na pandemia e a pressão por reajustes salariais de motoristas e cobradores colocam os governos locais diante de uma equação difícil: elevar fortemente a passagem — acima dos R$ 0,20 que geraram protestos em 2013 — ou conceder subsídios a empresas de ônibus, trens e metrô.
Confira os detalhes na matéria completa da Exame.
3 – Consumidor quer usar Black Friday para se livrar dos efeitos da inflação
Em tempos de vacas magras, os brasileiros querem aproveitar a Black Friday para se livrar dos dados de informação, que acumula mais de 10% de alta nos últimos 12 meses . De um universo de 7.449 consumidores pesquisados pela internet entre 22 e 26 de outubro pela fintech Trigg, moradores das principais capitais do país, apenas 2% não querem comprar absolutamente nada pela internet no próximo dia 26 de novembro .
De acordo com o levantamento, 65,4% dos entrevistados obtêm conseguir entre 20% e 50% de desconto sobre o preço dos produtos. “A expectativa dos consumidores é que o desconto compensa a informação”, disse à Folha o presidente da Trigg, Wellington Santos.
Saiba mais na matéria completa da Folha.
4 – Golpes de engenharia social cresceram em 2021. Saiba o que são e como proteger seu dinheiro
Engenharia social é uma técnica utilizada por criminosos para manipular usuários a adotar determinados comportamentos, como abrir links de sites infectados, realizar transações financeiras ou ainda compartilhar dados confidenciais como senhas e número de cartões.
Esse tipo de golpe já era praticado mas cresceu 165% no primeiro semestre de 2021, em comparação com o semestre anterior, segundo um levantamento da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Alguns dos golpes aplicados registraram um aumento ainda maior. O golpe do falso motoboy, por exemplo, cresceu 271%. Já os registros de falsa centrais telefônicas e falsos funcionários cresceu 62%.
Os detalhes na matéria completa da InfoMoney.
5 – Altcoins e moedas ligadas a metaversos se destacam com forte aumento; confira análise
Os mercados de ativos digitais tiveram uma forte semana de negociações, liderada pelo ressurgimento do mercado das criptomoedas alternativas (ou “altcoins”, em inglês). O bitcoin (BTC) terminou a semana com um aumento de 3%.
No entanto, o brilho da criptomoeda mais antiga do mundo foi ofuscado pelo holofote de outras criptos, como ethereum (ETH), binance coin (BNB) e solana (SOL), que aumentaram 9%, 27% e 28%, respectivamente, na semana passada.
Veja a matéria completa no site da MoneyTimes.