Google adota nome Gemini para suas IAs

Gemini, IA generativa mais avançada do Google, foi lançada nesta quinta-feira, 8 de fevereiro. A aposta da empresa contra o ChatGPT é um sistema de inteligência artificial multimodal, capaz de processar diferentes tipos de informação simultaneamente, como textos, imagens, áudios, vídeos e códigos.
A ferramenta assume oficialmente o lugar do Bard como chatbot e une o ecossistema de produtos do Google com integrações no Docs, Planilhas e mais. O Google Gemini também ganhou um aplicativo para smartphone, e uma versão mais avançada da IA está disponível para assinantes pagos.
Quer saber mais sobre o Google Gemini? Então, continue com a leitura deste conteúdo!
O que acontece com a mudança do Bard para Gemini?
O Bard mudou o nome para Gemini. Antes, o Gemini era apenas um modelo de IA integrado ao Bard, mas agora ele se tornou a marca que engloba todas as iniciativas de IA da empresa no ecossistema de produtos do Google (aplicativos, APIs e plataformas).
Além da mudança de nome, o Google também anunciou o lançamento do aplicativo Gemini para celular, que está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos no momento. A IA também ganhou uma versão mais avançada chamada Gemini Advanced, disponível para assinantes do Google One.
O que é o Gemini do Google?
O Gemini do Google é o nome da ferramenta de inteligência artificial (IA) criada pelo Google. Ele integra um ecossistema de aplicativos do Google, sendo capaz de realizar múltiplas tarefas em múltiplos aplicativos e manter um aprendizado contínuo, “imitando” os humanos ao fornecer respostas às perguntas feitas pelos usuários.
O Gemini assumiu o lugar do Bard nesta quinta-feira (08 de fevereiro) e é capaz de integrar tarefas com aplicativos do Google (como o Gmail, Google Agenda, Meet, Planilha etc) e promete ser melhor do que o GPT4.
O que é Gemini Advanced?
Gemini Advanced é a versão paga e mais avançada do Gemini, IA generativa do Google. Esta edição da ferramenta é capaz de resolver questões complexas de raciocínio e criar códigos de programação mais arrojados.
O Gemini Advanced está disponível na assinatura AI Premium do Google One, que custa R$ 96,99 mensais. O plano inclui 2 TB de espaço no armazenamento na nuvem do Google e funcionalidades avançadas no Google Fotos, Meet e Google Agenda. Segundo a empresa, em breve os assinantes também terão a integração da IA do Gemini no Gmail e nos apps do Workspace (Docs, Planilhas e Apresentações).
Como acessar o Gemini do Google?
Para acessar o Gemini do Google, basta abrir o site de seu chatbot em seu navegador no computador ou baixar o aplicativo em seu smartphone e seguir o passo a passo a seguir.
Como acessar o Gemini do Google em seu navegador:
- Abra o site do Gemini;
- você pode começar a usar o Gemini normalmente pelo chatbot.
Como acessar o Gemini do Google no smartphone:
- Baixe o aplicativo do Gemini do Google Play ou da App Store;
- abra o aplicativo;
- você pode começar a usar o Gemini normalmente.
O aplicativo Gemini para smartphones Android está disponível apenas na versão 12 ou superior do sistema operacional.
Como criar uma conta no Gemini do Google?
É necessário ter uma conta Google para acessar a Inteligência Artificial Gemini. Através dessa conta é possível utilizar a IA.
É possível criar uma nova conta Google para utilizar o Gemini seguindo o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do Gemini;
- clique em “Fazer Login”;
- procure e clique na opção “Criar conta”;
- escolha o tipo de conta;
- siga as instruções e preencha seus dados;
- após a conclusão, você poderá acessar o site do Gemini com sua conta Google e utilizar a IA.
Caso já possua uma conta Google, você pode logar nela e entrar diretamente no site do Gemini para utilizá-lo.
Como usar o Gemini do Google?
Para usar o Gemini do Google, basta acessar seu site e iniciar uma conversa com a ferramenta. O Gemini do Google pode ser usado para uma série de tarefas, que vão das mais simples até as mais complexas. Ele tem capacidade de organizar, compreender, operar e combinar diferentes tipos de informações ao mesmo tempo.
Algumas tarefas que você pode realizar com o Gemini do Google:
- Gerar texto;
- traduzir idiomas;
- escrever diferentes tipos de conteúdo criativo;
- gerar códigos de programação;
- obter informações sobre uma variedade de tópicos.
Data de lançamento do Gemini
O Gemini foi lançado em 06 de dezembro de 2023 como um novo modelo de linguagem IA do Bard. Porém, em 08 de fevereiro de 2024, ele tomou o lugar do Bard como chatbot do Google e passou a integrar um ecossistema de aplicativos e plataformas da empresa.
API do Google Gemini
A API do Google Gemini funciona através do Google AI Studio e pelo Vertex AI. Essas são as edições mais avançadas do Gemini do Google e só estão disponíveis para clientes corporativos da empresa ou por desenvolvedores.
Modelo de AI do Google Gemini
O modelo de AI do Google Gemini está disponível como chatbot, e é capaz de analisar e processar dados de diferentes naturezas, como texto, imagem, áudio e vídeo.
O Gemini do Google é gratuito?
O Google Gemini, IA do Google, é gratuito para todos os usuários do Google. Porém, a versão paga Gemini Advanced, com mensalidade de R$ 96,99, oferece mais funcionalidades e realiza tarefas mais complexas.
Google Gemini vs GPT 4
O Gemini Advanced (que utiliza o modelo de IA Gemini Ultra) se saiu melhor do que o GPT 4 em um teste de conhecimento combinando 57 temas, realizado pela Google. Os temas incluíam matemática, física e história.
Segundo o Google, o Gemini funciona de um modo diferente de outras IAs, pois consegue processar simultaneamente diferentes tipos de informações, como textos, imagens, áudios, códigos e vídeos.
Google Gemini vs Bard
Google Gemini é o novo nome da ferramenta de IA da Google, antes chamada de Bard. O Gemini incorpora aplicativos, APIs e plataformas da empresa, integrando todas as suas funcionalidades com inteligência artificial, além de funcionar também por um aplicativo no celular.
Lista de espera Google Gemini
O Google Gemini não possui lista de espera e já está disponível para acesso no site do Google.
Google Gemini YouTube
O Google divulgou em seu canal oficial no YouTube uma playlist que mostra o funcionamento do Gemini na prática. O nome da playlist é “Hands-on with Gemini”, e o primeiro vídeo conta com mais de 1 milhão de visualizações.
Como o Gemini foi desenvolvido para ser multimodal, os vídeos mostram que o modelo de linguagem pode operar em texto, imagens, áudio, vídeo e código, além de evidenciar a capacidade de raciocínio do modelo de linguagem.
Ficou interessado por este tema e não quer perder mais atualizações, então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.
Resumindo
O Gemini é o nome da Inteligência Artifical (IA) multimodal lançada pelo Google no dia 06 de dezembro de 2023. Ele é substituto do antigo Bard e pode interagir com imagem, vídeo e texto para realizar comandos de usuários.
Para acessar o Gemini do Google, basta abrir o site do chatbot em seu navegador no computador ou baixar o aplicativo no smartphone.
Como acessar o Gemini do Google em seu navegador:
1. Abra o site do Gemini;
2. você pode começar a usar o Gemini normalmente pelo chatbot.
Como acessar o Gemini do Google no smartphone:
1. Baixe o aplicativo do Gemini do Google Play ou da App Store;
2. abra o aplicativo;
3. você pode começar a usar o Gemini normalmente.
É necessário ter uma conta Google para acessar a Inteligência Artificial Gemini. É possível criar uma nova conta Google para utilizar o Gemini seguindo o passo a passo abaixo:
1. Acesse o site do Gemini
2. Clique em “Fazer Login”
3. Procure e clique na opção “Criar conta”
4. Escolha o tipo de conta
5. Siga as instruções e preencha seus dados
6. Após a conclusão você poderá acessar o site do Gemini com sua conta Google e utilizar a IA