Uma boa estratégia de marketing depende da análise de dados e resultados. Veja o que é o Google Search Console e como a ferramenta pode ajudar!
Muitas estratégias de marketing buscam fazer com que as páginas de uma empresa tenham destaque nos motores de busca. Nesse cenário, o Google Search Console pode ser uma ferramenta essencial para auxiliar na busca pelos melhores resultados no posicionamento online.
Isso porque essa solução apresenta dados relevantes sobre o desempenho do site. Logo, a análise dessas informações pode ajudar a direcionar o time de marketing para otimizar as estratégias. Você já conhece esse recurso do Google?
Então continue a leitura deste guia para aprender o que é o Google Search Console, como ele funciona e como utilizar essa ferramenta em suas estratégias de marketing. Confira!
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita desenvolvida e disponibilizada pelo Google. O seu objetivo é viabilizar o monitoramento dos sites para verificar o desempenho nas pesquisas realizadas nesse mecanismo de busca. Assim, há chances de identificar problemas e promover soluções para melhorar o ranqueamento.
Ou seja, a solução traz informações relevantes para ajudar a otimizar o seu site para os buscadores. O motivo é que ele fornece dados coletados pelo próprio Google. Logo, há mais efetividade no momento de identificar potenciais erros e falhas nas suas páginas ou na estratégia aplicada.
Desse modo, o Google Search Console é importante porque trará dados e métricas para analisar os resultados obtidos com o marketing digital. A partir disso, há chances de identificar o motivo de ter um posicionamento ruim, por exemplo, possibilitando a aplicação de soluções eficazes para o problema.
O Google Search Console apresenta vários recursos e o seu funcionamento é intuitivo. A sua interface foi desenvolvida para ser didática e o Google apresenta manuais e canais completos para mostrar como o sistema pode ser utilizado.
Entretanto, conseguir utilizar a ferramenta da melhor maneira traz alguns desafios. Por isso, vale a pena conhecer as principais funcionalidades disponíveis que podem ser acessadas pelo menu lateral esquerdo. Veja só!
O primeiro item é o relatório de visão geral. Ele mostra resumo do site no Google Search Console. Nesse caso, todas as informações são apresentadas de maneira simplificada. Porém, a página já permite visualizar alguns problemas de desempenho, cobertura e segurança. Ainda, há chances de identificar possíveis melhorias.
O relatório de desempenho traz informações completas sobre os acessos e impressões do site. Aqui, é possível configurar diferentes tipos de pesquisa, como web, imagens, notícias e vídeos, além de fazer comparativos entre eles. Também dá para configurar períodos de análise variados e comparar o desempenho em datas distintas.
Além de um gráfico completo com todas as informações — incluindo taxa de cliques e posição média —, considere avaliar dados específicos, como:
Ao utilizar as ferramentas já citadas, você terá uma visão geral do site. Porém, também é possível fazer análises específicas de uma URL. Nesse caso, basta colar o endereço desejado para receber um relatório que demonstra:
Vale destacar que você ainda pode gerar relatórios mais detalhados, testar o URL publicado e obter informações mais aprofundadas a partir da inspeção do endereço.
Essa funcionalidade permite entender quantas páginas do seu site foram indexadas e quantas não foram. Ou seja, ela mostra o volume de endereços da sua propriedade que podem ser apresentados nos resultados de pesquisas dos usuários.
Para complementar a pesquisa, vale aprofundá-la utilizando os diferentes filtros. Por exemplo, dá para visualizar o volume de endereços indexados ou não entre:
Ele ainda apresenta os motivos pelos quais as páginas não foram indexadas, o que pode ajudar a implementar soluções. O relatório também demonstra páginas rastreadas ou detectadas e não indexadas, mas que no futuro podem gerar resultados. Esses dados podem direcionar estratégias de otimização, por exemplo.
Os sitemaps são mapas do site gerados pelos desenvolvedores. Eles apresentam todas as subpáginas de um domínio para que o Google tenha mais informações na hora de localizar possíveis resultados na pesquisa.
Por meio desse relatório, é possível identificar quais sitemaps foram enviados e acessar estatísticas importantes, com status, data da última leitura e URLs descobertos a partir dele. Se necessário, o desenvolvedor pode ser notificado para reformular o sitemap e promover melhorias antes de um novo envio.
Existem situações em que uma página ser indexada não é interessante para a sua estratégia. Nesse caso, a página de remoções ajuda nessa tarefa. Ela apresenta um campo para solicitar remoções temporárias, inclusive com urgência, dos registros de um site.
Assim, é possível bloquear URLs dos resultados por cerca de 6 meses. Porém, para a remoção permanente é preciso bloquear a indexação ou remover a página do site. A página também mostra as remoções que foram solicitadas (por você ou por terceiros) e o status, tanto por conteúdo desatualizado quanto por filtragem do recurso de safesearch.
Ter um site responsivo e que se adapte a diferentes telas é essencial para ter um bom desempenho — e isso também vale para o acesso via dispositivos móveis. Nesse caso, o item “Experiência na página” esclarece se existem URLs que proporcionam uma boa experiência e quantas não estão adequadas.
Caso sejam detectados problemas de usabilidade, o Search Console aponta as causas, ajudando a implementar as melhorias. Por fim, há uma nota para a facilidade de uso, importante para garantir uma experiência positiva aos usuários.
Além dos dados sobre dispositivos móveis, os relatórios apresentam o desempenho em relação à experiência do usuário via computador. Em todos os casos, as informações são baseadas em um relatório de experiência do usuário do Chrome. Portanto, considere que as informações podem não ser as mesmas em relação a outros navegadores.
A ferramenta traz um link para o PageSpeed Insights, que elenca problemas de maneira mais detalhada e roda diagnósticos adicionais sobre o seu site.
Essa ferramenta não está disponível em todos os sites. Ela só aparece se o Google identificar pesquisas do tipo nas suas páginas. Ela pode envolver carrosséis, imagens e elementos não textuais do site.
Logo, o relatório traz informações sobre o desempenho obtido em resultados que não são o link azul padrão dos resultados. A partir dele, é possível visualizar erros e avisos sobre melhorias que podem ser aplicadas para otimizar os resultados nesse tipo de pesquisa.
As ações manuais em um site são realizadas pelo Google quando um revisor identifica que a página não segue as diretrizes de qualidade para webmasters. Em geral, elas acontecem quando são notadas tentativas de manipular os resultados de pesquisas ou cometer fraudes.
Caso surja alguma ação manual, ela será sinalizada nesse relatório e você terá a oportunidade de realizar as correções e solicitar uma revisão pelo Google. Por outro lado, se as suas páginas estiverem adequadas, você verá a mensagem “Nenhum problema foi detectado”.
O Google Search Console também mostra um relatório de segurança. Ele traz informações sobre eventuais invasões ou comportamentos do site que possam gerar danos aos usuários ou aos dispositivos utilizados.
Nesse caso, as páginas podem ter rótulos sinalizando problemas nos resultados de pesquisa ou receber uma sinalização no navegador quando o usuário tenta acessá-la. Como isso pode prejudicar o desempenho, o Google informa a ocorrência para que os proprietários realizem as correções necessárias.
As estratégias de marketing digital podem se beneficiar das estratégias de link. Aqui, o relatório apresenta quantas hiperlinks redirecionam usuários para o seu site, indicando os textos âncora utilizados e as páginas destino.
Como uma boa estratégia de links beneficia o seu site nas análises do Google, acompanhar esses resultados é importante. Além disso, ao verificar quais são os links existentes, você pode remover qualquer direcionamento inadequado — que poderia prejudicar a sua página.
Se a sua propriedade não for de domínio, será possível utilizar ferramentas e relatórios legados. Eles são alternativas que devem ser substituídas pelo Google Search Console, mas que ainda não tiveram uma solução adequada. Um recurso desse tipo é o Web Tools, que pode ajudar a ter informações sobre experiências dos usuários com anúncios.
A última opção do menu traz informações completas para a ferramenta e abre uma central de ajuda. Com ela, você tem a oportunidade de explorar mais detalhes sobre as funcionalidades disponíveis e acompanhar eventuais mudanças que podem acontecer nos sistemas fornecidos pelo buscador.
Tenha em mente que o algoritmo do Google passa por atualizações constantes, assim como as ferramentas disponibilizadas pela empresa para analisar os sites. Então a página de suporte consegue auxiliar na jornada de aprendizado e desenvolvimento de estratégias, permitindo utilizar a solução de maneira mais completa e adequada às suas necessidades.
Ao utilizar o Google Search Console, você vai perceber que ele apresenta algumas informações no relatório geral de desempenho, com várias linhas em um gráfico. Entre os dados apresentados, estão as impressões.
Nesse caso, a informação apresenta a frequência na qual um usuário visualizou um link para as suas páginas em uma pesquisa no Google. Ou seja, isso não significa que o site teve acessos ou que o seu posicionamento se destaca.
Já os cliques demonstram quantas vezes os usuários clicaram na sua página a partir dos resultados apresentados pela ferramenta de busca. Em complemento, o recurso demonstra a taxa de cliques, que traz a relação entre os cliques e as impressões.
Por fim, o gráfico mostra a posição média. Ela indica a colocação média do seu site nos resultados de pesquisa, considerando a posição mais alta apresentada a cada data. Em todos os casos, abaixo do gráfico você visualiza uma tabela detalhando cada informação de maneira individual.
Ao conhecer a ferramenta, fica mais fácil entender para que ela serve. Na prática, ela pode trazer informações relevantes para guiar as estratégias de marketing, analisar resultados obtidos e implementar melhorias.
Mesmo que você utilize outras ferramentas que gerem dados relevantes, o Google Search Console consegue complementar eventuais análises. Afinal, o Google é a principal ferramenta de busca utilizada em todo o mundo. Portanto, dados gerados por ele trazem insights importantes.
Por exemplo, ele ajuda a identificar algum erro em uma página do seu site que impede que o resultado seja indexado nas buscas. Ele também mostra buscas que geram cliques e aquelas que, embora apresentem seu site aos usuários, não resultam em acessos.
Ou seja, as informações que podem ser acessadas pelas ferramentas são valiosas para buscar otimizar estratégias de marketing. Desse modo, os recursos investidos podem ser direcionados de maneira mais eficaz.
Para utilizar o Google Search Console, você precisa ter um e-mail no Gmail. Portanto, caso ainda não tenha, comece realizando esse passo. Depois, acesse o site da ferramenta e efetue o login com seu e-mail e senha.
O próximo passo é configurar o site que você quer acompanhar. Isso é feito clicando na opção “Adicionar propriedade”. Escolha a opção de inserir um domínio (que incluirá todas as URLs em todos os subdomínios) ou o Prefixo do URL.
O primeiro caso é indicado para as situações em que você quer garantir que a ferramenta busque os dados de diferentes caminhos e protocolos de acesso. Assim, os dados são entregues de maneira mais ampla.
Por outro lado, o segundo caso traz uma opção mais limitada. Isso porque a propriedade deve ser registrada considerando o protocolo específico. Esse caso costuma ser mais indicado quando é preciso limitar os dados coletados. Após preencher a alternativa desejada, a ferramenta listará as próximas etapas.
Após a criação da conta, você precisará seguir etapas específicas para garantir a configuração correta do site. Aqui, o procedimento dependerá do tipo de propriedade escolhida.
Se a opção for “Domínio”, é preciso fazer uma alteração no DNS (Domain Name System) do site. Esse dado tem relação com o IP da sua página. Já se a alternativa de registro de propriedade for Prefixo do URL, existem diferentes caminhos para fazer a validação. Por exemplo:
Caso tenha se interessado pelo uso da ferramenta, saiba que não existe uma única solução sobre como utilizar o Google Search Console. A forma de utilizar cada dado coletado dependerá das estratégias de marketing, da finalidade da análise e dos resultados que você deseja alcançar.
No menu lateral esquerdo, é possível navegar por todas as funcionalidades e o Google apresenta informações complementares para ajudar os usuários. Logo, diante de dificuldades para compreender uma informação, o botão com interrogação ou o link de “Saiba mais” podem sanar eventuais dúvidas.
Porém, em geral, a utilização da ferramenta se baseia em 4 pilares de análise:
Para ter sucesso, também vale a pena conhecer alguns passos fundamentais para o uso da ferramenta. Veja só!
A partir dos pontos acima, é possível avaliar todas as ferramentas disponíveis para definir quais farão parte da estratégia de marketing. O uso de todas as funcionalidades sem entender o motivo ou a sua real finalidade dificulta o processo. Afinal, a prática gera excesso de informações e tende a prejudicar a avaliação.
Limitando os dados de interesse que podem ser apresentados pela ferramenta, é hora de realizar as avaliações. A partir disso, é possível identificar os pontos de melhoria. Aqui, é importante estabelecer objetivos e definir as práticas que serão adotadas para alcançar os resultados propostos.
O passo seguinte é implementar as mudanças e melhorias identificadas, seguindo também as práticas solicitadas pela plataforma. Em alguns casos, é possível informar as correções realizadas na ferramenta de marketing, para que seja feita a verificação da efetividade da mudança.
Um ponto fundamental sobre o Google Search Console é que ele precisa ser utilizado de maneira contínua. Lembre-se de todos os dias podem surgir novos conteúdos e sites concorrentes, exigindo atualizações. Ainda, as mudanças nos algoritmos do buscador exigem atenção, já que tendem a afetar os resultados.
Dessa forma, as avaliações periódicas são fundamentais para manter bons resultados. Ademais, como em qualquer estratégia, as análises frequentes permitem avaliar se as medidas de melhoria estão gerando o desempenho esperados ou se é preciso ajustar a estratégia.
Pronto! Agora que você já sabe o que é o Google Search Console, como ele funciona e como começar a usar, pode considerar incluí-lo em sua estratégia de marketing. Afinal, ele traz uma série de ferramentas que ajudam a analisar e otimizar o desempenho de sites, conquistando melhores posições nas pesquisas.
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É uma ferramenta gratuita do Google para monitoramento e análise do desempenho de sites nas pesquisas realizadas pelos usuários.
Ele fornece diversas ferramentas e relatórios para que os usuários possam analisar os resultados obtidos com o site. A ferramenta também permite identificar eventuais problemas para trabalhar nas soluções necessárias.
A solução apresenta diversas ferramentas, estruturadas por meio dos seguintes menus:
1. relatório de visão geral;
2. relatório de desempenho;
3. ferramenta de inspeção de URL;
4. relatório de cobertura;
5. relatório de sitemaps;
6. página de remoções
7. relatório de usabilidade em dispositivos móveis;
8. métricas da web sobre o uso geral do site;
9. relatório de status da pesquisa aprimorada;
10. relatório de ações manuais;
11. relatório de problemas de segurança;
12. relatório de links internos;
13. ferramentas e relatórios legados;
14. sobre o Search Console.
É preciso ter uma conta no Gmail para acessar a ferramenta. Depois, selecione a opção “Adicionar propriedade” e siga todos os passos que aparecem na tela.
A ferramenta deve ser usada a partir de uma estratégia de marketing, para identificar quais dados observar e viabilizar a aplicação de melhorias apontadas pela ferramenta ou notadas a partir dos relatórios avaliados.
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