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Guia para o pequeno empreendedor: dê os primeiros passos e evite os principais erros

Pequeno empreendedor trabalhando em casa

Quem quer ser um pequeno empreendedor tem muitas oportunidades no Brasil. Isso porque, os pequenos negócios representam cerca de 93% de todos os CNPJs do Brasil. Além disso, é responsável por cerca de 80% das novas vagas de trabalho no país e constituem cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo o Sebrae

Mas, afinal, como aproveitar as oportunidades e ser um pequeno empreendedor de sucesso no Brasil? Entenda no artigo abaixo o que é necessário para começar e seu negócio, vantagens e dicas para alcançar novos patamares. 

O que significa ser um pequeno empreendedor?

Um pequeno empreendedor é alguém que cria um produto ou serviço e tem como objetivo resolver algum problema da sociedade. Ele apresenta uma proposta de valor. Por isso, é semelhante a um agente de desenvolvimento econômico.

Geralmente, começam como Microempreendedores Individuais (MEI), mas também podem se enquadrar como Empresário Individual (EI), que pode ser micro e pequena empresa. Todos possuem CNPJ e seguem critérios legais, como limite de faturamento e número de colaboradores. 

Por isso, muitas vezes, o pequeno empreendedor trabalha sozinho ou com poucos funcionários. Outra opção é contratar MEIs, freelancers e profissionais autônomos para a prestação de serviços. Desse modo, os custos são reduzidos e os pré-requisitos da legislação são cumpridos.

Os pequenos empreendedores no Brasil

Micro e pequenos empreendedores são fundamentais para a economia brasileira, gerando 90% dos empregos e movimentando o país. Com mais de 15,5 milhões de micro e pequenos empreendedores, esses negócios impulsionam a economia, criando riqueza e promovendo renda.

De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas no Brasil, 93,5% das 20.798.291 empresas ativas são microempresas (ME), Microempreendedor Individual (MEI) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP). Em 2023, foram abertas 3.868.687 novas empresas, das quais 78,37% foram de pequenos empreendedores. Destas, 2.887.788 foram de MEIs, com 846.892 novos registros apenas no terceiro quadrimestre de 2023, evidenciando a importância dos microempreendedores individuais na economia brasileira.

Quem pode ser um pequeno empreendedor?

Pode ser um pequeno empreendedor aqueles que têm uma ideia de negócio, disposição para empreender e se enquadram nas atividades e faturamento permitido. Em geral, os pequenos empreendedores são Microempreendedor Individual (MEI), microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Exigências ao pequeno empreendedor

  • Microempreendedor Individual (MEI) deve ter faturamento anual máximo de até R$ 81 mil, no máximo um colaborador e pagar o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) mensalmente;
  • Microempresa (ME) precisa ter faturamento máximo de até R$ 360 mil por ano, até nove funcionários com carteira assinada;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP) deve ter entre 10 e 49 colaboradores e receita anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões.

O que é necessário para ser um pequeno empreendedor?

Para ser um pequeno empreendedor, é necessário ter uma ideia de negócio viável e atrativa para os consumidores, lidar com a parte burocrática e desenvolver habilidades empreendedoras. Conheça os principais pontos:

Entender a burocracia do processo, seguir a legislação e escolher o regime jurídico ideal

Para ser um pequeno empreendedor, você precisa seguir a legislação e determinar em qual regime jurídico sua empresa se encaixa, seja MEI, ME ou outro. Cada categoria tem atividades permitidas específicas, portanto, é crucial verificar quais são as opções adequadas para o seu negócio.

Para facilitar, vale a pena entrar em contato com um contador e/ou um advogado. No caso dos MEIs, todas as informações estão dispostas no Portal do Empreendedor.

É importante abrir o CNPJ para iniciar as atividades. Em muitas situações, não precisa de um endereço físico. Pode trabalhar diretamente de casa. De toda forma, precisará de licenças e alvarás.

Conhecer o setor de atuação da empresa e desenvolver habilidades essenciais ao sucesso do negócio

Para um pequeno empreendedor, é fundamental conhecer o setor em que  a empresa vai atuar, estudar o mercado, entender os consumidores, conhecer os concorrentes e estar atento às tendências.

Habilidades de gestão, como planejamento financeiro, marketing, vendas e administração de pessoal, são essenciais e podem ser aprimoradas com cursos e treinamentos. Manter-se atualizado com inovações tecnológicas e participar de eventos e redes de networking também é importante para obter vantagem competitiva e trocar experiências com outros empreendedores.

Desenvolver as características empreendedoras como motivação, capacidade de análise e inteligência emocional

O pequeno empreendedor precisa desenvolver características empreendedoras para o sucesso do negócio. Motivação é fundamental para manter o entusiasmo e a persistência. A capacidade de análise ajuda a tomar decisões informadas e estratégicas. Inteligência emocional é crucial para lidar com as dificuldades.

Mulher divulgando seus produtos nas redes sociais.
O pequeno empreendedor precisa desenvolver habilidades de vendas

Essas habilidades, junto com a facilidade em arriscar com bom senso, independência, capacidade de atuar em equipe, autoconfiança, firmeza diante dos desafios, otimismo realista e objetividade, podem ser aprimoradas por meio de leitura, cursos e workshops, capacitando o pequeno empreendedor a enfrentar desafios e alcançar seus objetivos.

Principais características empreendedoras

  • Motivação por realizar coisas;
  • Capacidade de análise;
  • Facilidade em arriscar, mas sempre com bom senso;
  • Independência de terceiros;
  • Capacidade de atuar em equipe;
  • Autoconfiança;
  • Firmeza diante das dificuldades;
  • Otimismo, com habilidade para ser realista;
  • Objetividade em relação ao lugar que deseja chegar;
  • Inteligência emocional.

Quais são os desafios de ser um pequeno empreendedor?

Os pequenos empreendedores enfrentam diversos desafios que vão desde a gestão de pessoas até a busca por investimentos externos, essenciais para garantir o sucesso e a sustentabilidade do negócio.

Fazer uma boa gestão de pessoas para liderar, saber identificar habilidades e delegar tarefas

Para o pequeno empreendedor, mesmo com uma equipe pequena, a gestão de pessoas é fundamental para o sucesso do negócio. É necessário ter conhecimentos em recursos humanos para liderar e alcançar o máximo potencial dos colaboradores.

Uma boa gestão de pessoas permite identificar as habilidades de cada profissional e como eles podem contribuir melhor para o negócio, facilitando a delegação de tarefas e a liderança da equipe.

Lidar com as burocracias para garantir o cumprimento das exigências legais

Lidar com a burocracia pode ser um dos maiores desafios ao abrir uma empresa, para o pequeno empreendedor. É mais do que vender um produto ou prestar um serviço; é preciso entender e gerenciar impostos, licenças e alvarás.

Contar com a ajuda de um contador é ideal para garantir que a empresa cumpra todas as exigências legais. Trabalhar a elisão fiscal, pagando o mínimo de tributos dentro da lei, ajuda a reduzir custos. MEIs têm a vantagem de pagar menos impostos diretamente na DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Manter um controle financeiro rigoroso

Manter um controle financeiro rigoroso é essencial para o pequeno empreendedor. Um fluxo de caixa bem elaborado e atualizado ajuda a identificar e corrigir inconsistências, registrando todas as receitas, despesas, investimentos e folha de pagamento.

Previsões financeiras para as próximas semanas e meses proporcionam uma visão precisa da situação financeira da empresa, permitindo ações antecipadas, como a solicitação de empréstimos. 

Inovar para manter a competitividade no mercado

Para o pequeno empreendedor manter a competitividade, é necessário inovar. Acompanhar tendências de mercado e investir em ideias criativas são essenciais para evitar que a empresa fique para trás. Inovar depende mais de criatividade do que de recursos financeiros.

Investir em marketing

Implementar boas ações de marketing é um desafio para o pequeno empreendedor, que geralmente tem poucos recursos. Investir no ambiente online e contar com profissionais especializados é a melhor maneira para o pequeno empreendedor se diferenciar, atrair clientes e trabalhar o pós-venda com foco na fidelização.

Conhecer a concorrência para oferecer melhores produtos

É necessário que o pequeno empreendedor conheça seus concorrentes para identificar pontos fortes e fracos e se destacar no mercado. Uma possibilidade, por exemplo, é oferecer produtos com a mesma qualidade das outras empresas, mas com um preço mais competitivo.

Planejamento financeiro e organizar as finanças

No início, uma empresa nem sempre tem lucro, e a falta de um salário fixo pode ser um desafio para a sustentabilidade do pequeno empreendedor. Elaborar um planejamento de gastos detalhado e organizar as finanças são essenciais para o pequeno empreendedor lidar com a incerteza, sabendo que pode levar tempo até o negócio atingir o ponto de equilíbrio e começar a gerar lucro.

Buscar investimentos externos para crescimento do negócio

Buscar investimentos externos muitas vezes é necessário para o pequeno empreendedor. O Brasil é um destino atraente para investimentos estrangeiros, e pequenos empreendedores podem buscar financiamento por meio de investidores-anjo, microcrédito do BNDES, entre outros.

Principais investimentos para pequenos empreendedores

Quais são as vantagens de ser um pequeno empreendedor?

Trabalhar com o que gosta

Ter um negócio próprio permite escolher o que fazer, trabalhando com algo que ama e deixando de depender de ordens de terceiros. Além disso, há autonomia no trabalho, permitindo que você controle como realizar cada atividade e estabeleça sua própria rotina de trabalho.

Pequena empreendedora em seu estúdio de cerâmica.
Trabalhar com algo que você gosta é uma das maiores vantagens de empreender.

Geração de renda e emprego

Mais do que trabalhar para ter uma remuneração, o pequeno empreendedor pode focar no crescimento da empresa para gerar oportunidades a outras pessoas.

Realização de sonhos

Para muita gente, empreender é realizar um objetivo. A concretização deste sonho pode ser o auge da felicidade para quem tem esse desejo. A consequência é um trabalho bem-feito e com mais qualidade.

Garantia dos direitos previdenciários

O pagamento da DAS, tanto no MEI, quanto nos outros regimes jurídicos enquadrados no Simples Nacional, garantem todos os direitos previdenciários, como aposentadoria, auxílio-maternidade e auxílio-doença.

Com isso, você tem a chance de ter esse suporte no caso de imprevistos. De toda forma, é importante ter uma reserva de emergência e algum investimento.

Facilidade na contratação de empréstimos

O pequeno empreendedor formalizado tem um CNPJ, que fornece acesso a linhas de crédito facilitadas. Essa é uma forma de resolver problemas financeiros, quando eles aparecerem.

Quais são os principais erros cometidos pelo pequeno empreendedor?

O empreendedor também pode cometer muitos erros. A inexperiência, muitas vezes, leva a erros desnecessários. O pequeno empreendedor acaba por cometê-los por falta de informações e pela centralização das decisões.

Isso faz com que muitas empresas acabem morrendo logo nos primeiros anos. Uma pesquisa feita pelo Sebrae apontou que 29% dos MEIs fecham o negócio após 5 anos de atividade. Além disso, 21,6% das MEs fecham após 5 anos de atividade. Enquanto isso, a taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 17% fecham após 5 anos de atividade.

Para evitar esses problemas, é essencial que o pequeno empreendedor invista em conhecimento e aprenda com suas próprias falhas.

Reconheça e corrija os erros

Ter honestidade e reconhecer as falhas cometidas é o primeiro passo para o sucesso. Ao reconhecer os erros, o pequeno empreendedor pode tomar melhores decisões. É importante entender o que precisa ser mudado e fazer para progredir.

Empreender pelas razões erradas

Empreender deve ser uma escolha baseada na paixão pelo que se faz, e não por necessidade ou porque deu certo para alguém. A falta de paixão pode comprometer a qualidade do trabalho do pequeno empreendedor.

Ignorar as finanças

Mesmo que seja um MEI, o pequeno empreendedor precisa controlar tudo o que entra e sai de dinheiro. Saber se o negócio traz lucro ou faturamento é imprescindível. Além disso, é importante separar as finanças pessoais das empresariais, garantindo uma remuneração e investindo no negócio.

Controlar exageradamente, limitando o crescimento

Embora a ideia seja do próprio pequeno empreendedor, controlar demais é um erro comum. É normal ter que tomar todas as decisões, mas é importante deixar a equipe trabalhar. Delegar atividades e confiar na equipe é fundamental para o crescimento sustentável do negócio.

Dar pouca atenção às vendas

Uma empresa só existe se tiver clientes, por isso é fundamental que o pequeno empreendedor foque nas vendas. No começo, é normal gastar tempo pensando no produto, nos processos e nas finanças, mas dar pouca atenção às vendas pode causar problemas. Focar nessa atividade ou delegar a tarefa a uma equipe pode ser a solução.

Ignorar o fluxo de caixa

Para o pequeno empreendedor, o fluxo de caixa é um dos principais aliados. A previsão feita para as próximas semanas e meses ajuda a tomar as decisões certas e manter a sustentabilidade financeira da empresa.

Não ter o engajamento dos clientes

Os consumidores devem comprar o seu produto ou serviço, gostar e fechar mais vendas. A fidelização é difícil e requer um trabalho de nutrição do relacionamento com os clientes, mas é fundamental. O empreendedor deve investir nos canais de relacionamento, especialmente nas redes sociais, e ouvir as necessidades e reclamações dos clientes.

5 dicas de sucesso para pequenos empreendedores

1. Atualize-se sempre

Qualquer que seja a área de atuação do pequeno empreendedor, existem novidades. A tecnologia ajuda na inovação e permite encontrar soluções novas, seja para seus produtos ou serviços, seja para o contato com o cliente.

2. Crie e inove

Estimular a criatividade e buscar a inovação é importante para o pequeno empreendedor. O tamanho do negócio é menos relevante para o consumidor do que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

3. Defina objetivos e metas

Os objetivos são aquilo que o pequeno empreendedor pretende conquistar no longo prazo, enquanto as metas são o caminho traçado para chegar até lá. Quando objetivos e metas estão claros, é mais fácil agir de forma direcionada.

4. Atente às oportunidades

O mercado sempre traz novas tendências e está em constante mudança. Verificar essas oportunidades ajuda o pequeno empreendedor a traçar estratégias para aumentar as vendas e tomar decisões mais acertadas.

5. Planeje-se

Qualquer ação de uma empresa requer planejamento. Prever o nível de estoque necessário, projetar horas de trabalho, precificação e mais são essenciais para evitar dinheiro parado ou perda de oportunidades de venda. O planejamento permite que o pequeno empreendedor traçar novos caminhos, identificar riscos e alcançar objetivos.

Todas essas indicações também são válidas para quem deseja empreender no exterior. Elas ajudam a alcançar novos mercados e expandir sua atuação.

Então, que tal começar? Descubra aqui como abrir um MEI e comece o seu novo negócio.

Perguntas frequentes

O que é pequeno empreendedor?

O pequeno empreendedor é aquele que trabalha como MEI e EI ou tem uma micro ou pequena empresa.

O que é necessário para ser um pequeno empreendedor?

Para ser um pequeno empreendedor, é necessário ter uma ideia de negócio viável, lidar com a parte burocrática e outras atividades. Também é preciso aprimorar conhecimentos, habilidades e características empreendedoras.

Quais são as vantagens de ser um pequeno empreendedor?

As principais vantagens são a paixão pelo que faz, autonomia no trabalho, geração de renda e emprego, realização de sonhos, aprendizado constante, garantia dos direitos previdenciários e facilidade na contratação de empréstimos.

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