A Ilha da Madeira é uma opção bastante versátil para quem deseja encontrar novos destinos para viajar. Veja 10 motivos para conhecer a região!
Se você planeja uma viagem para Portugal ou está em busca de um novo destino para os seus passeios, precisa conhecer a Ilha da Madeira. Ela pertence ao país, mas fica no oceano Atlântico, próxima à costa da África.
Na prática, ela faz parte do Arquipélago da Madeira, que também é formado pelas ilhas Porto Santo, Selvagens e Desertas. Porém, as duas últimas não são habitadas. Com uma cultura interessante e paisagens incríveis, esse pode ser o seu próximo destino.
Quer saber por quê? Continue lendo para conhecer a história desse lugar paradisíaco e veja 10 motivos para visitá-lo.
História da Ilha da Madeira
A ilha da Madeira foi descoberta em 1419 por navegadores portugueses. O seu nome é resultado do grande volume dessa matéria-prima na região. Já a sua formação é parte de atividades vulcânicas, então ela tem paisagens variadas com montanhas, penhascos e vegetação rica.
A região foi povoada pelos portugueses e atuava com culturas agrícolas. Porém, com o tempo, a Ilha desenvolveu outras atividades. No século 15, por exemplo, ela se tornou um ponto importante nas rotas comerciais.
Já o século 17 ficou marcado pelo surgimento do tradicional Vinho Madeira. Com os anos, nos séculos 19 e 20, a ilha também desenvolveu o turismo, atraindo visitantes de diversos países.
10 Motivos para visitar a Ilha da Madeira
Se você se interessou pela Ilha da Madeira, veja 10 motivos para visitá-la!
1. É um destino para o ano todo
Uma das dificuldades ao planejar uma viagem é organizar a data que combine com um período atrativo para visitar o destino. Assim, uma das grandes vantagens de visitar a Ilha da Madeira é o seu clima subtropical, que garante temperaturas agradáveis durante todo o ano.
Embora o inverno tenha uma temperatura mais baixa, ele ainda permite realizar diversas atividades ao ar livre e aproveitar as diversas paisagens da região.
2. Tem uma excelente gastronomia local
Ao viajar, é bastante comum ter interesse em aproveitar a gastronomia local. Nessa ilha você vivenciará experiências diferenciadas: além da culinária portuguesa, também existem diversos produtos e pratos mais tropicais, que trazem uma característica bastante local e receitas típicas.
E se você gosta de vinho, a região também é conhecida pelas bebidas de altíssima qualidade, com versões de aperitivo, de mesa ou de sobremesa. Inclusive, eles são famosos no mundo inteiro pelos seus diferenciais.
3. Não é necessário ter permissão internacional para dirigir
Se você gosta de alugar um carro para ter mais liberdade na locomoção quando viaja, saiba que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é suficiente para dirigir em Portugal e na Ilha da Madeira.
Porém, vale ressaltar que a região conta com várias subidas e descidas, e nem todas as estradas estão em ótimo estado, o que pode tornar o processo cansativo para quem não tem costume de dirigir nessas condições.
4. É possível visitar piscinas naturais
Se você gosta de aproveitar piscinas naturais, criadas pelas rochas vulcânicas com espaços preenchidos pela água do mar, vai se interessar pelo destino. Elas ficam nas regiões de Seixal e Funchal, com águas cristalinas e paisagens incríveis.
5. As paisagens são paradisíacas
A paisagem da ilha conta com diversas formações rochosas, vales e montanhas que apresentam muita vegetação nativa. Tudo isso é resultado da origem vulcânica da região. Inclusive, a Floresta Laurissilva, localizada na região, foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
Essas características unidas à presença do Oceano Atlântico resultam em paisagens paradisíacas, com diversos pontos turísticos que permitem aproveitar as vistas únicas proporcionadas pela Ilha da Madeira.
6. Apresenta vistas emocionantes
Também existem pontos turísticos que unem as paisagens paradisíacas a visões realmente emocionantes. Nesse cenário, o principal destaque é o Cabo Girão. Ele fica a 580 metros de altitude e tem um chão em vidro, garantindo uma experiência única na visitação.
7. A ilha tem diversas praias
Como trata-se de uma ilha, certamente existem diversas praias. Mas, elas não seguem as imagens tradicionais de areia branquinha e coqueiros: como a origem é vulcânica, a areia é mais escura e, em alguns casos, a praia é formada por grandes pedras. Já a paisagem no entorno costuma ter falésias e outras formações.
8. Você pode praticar esportes
Quem gosta de esportes ao ar livre também encontrará diversas oportunidades na ilha. É possível praticar mergulho, surf ou atividades como rapel, mountain bike e canionismo.
Assim, existem desde alternativas mais tranquilas até aquelas voltadas a quem busca atividades radicais. Em todos os casos, é possível aproveitar um contato bastante próximo com a natureza.
Além de poder praticar esportes, vale dizer que a Ilha da Madeira é conhecida também por conta do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, tendo até um Museu sobre ele.
9. Há chances de ver baleias e golfinhos de perto
Quem gosta de destinos próximos ao mar, costuma ter interesse nos animais marinhos. Assim, se você gostaria de ver golfinhos e baleias de perto, há grandes chances de realizar esse objetivo durante a viagem. Eles visitam a ilha durante todo o ano e é possível encontrar pontos de observação com olheiros que ajudam a encontrar os animais.
10. O destino é de fácil acesso
Quando se pensa em visitar ilhas, é normal ter a preocupação com o acesso. Contudo, a Ilha da Madeira é relativamente fácil de alcançar. Em geral, isso é feito a partir de voos diretos de Lisboa ou de Porto — duas cidades tradicionais para quem deseja visitar Portugal. A viagem costuma levar entre 1h30 e 2h, a depender do ponto de partida.
Além disso, é possível encontrar voos a partir de outras cidades da Europa, como Londres. Assim, o destino pode ser incluído em diferentes roteiros de viagem. Você também pode viajar até Porto Santo (do mesmo arquipélago) e pegar um barco até a Ilha da Madeira.
Gostou de saber mais sobre a Ilha da Madeira? Com tantos motivos para visitar a região, vale a pena incluí-la em seus possíveis destinos de viagem. Assim, você pode aproveitar diferentes passeios e paisagens ao longo de sua estadia.
Quer conferir mais dicas para as suas viagens? Assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades!
Resumindo
Você pode pegar voos a partir de Lisboa ou Porto, em Portugal, mas também existem voos a partir de outras cidades europeias.
– É um destino para o ano todo;
– Tem uma excelente gastronomia local;
– Não é necessário ter permissão internacional para dirigir;
– As paisagens são paradisíacas;
– É possível visitar piscinas naturais;
– Apresenta vistas emocionantes;
– A ilha tem diversas praias;
– Você pode praticar esportes radicais;
– Há chances de ver baleias e golfinhos de perto;
– O destino é de fácil acesso.