A Receita Federal divulgou as regras para a declaração do Imposto de Renda de 2023. A declaração do IR, ano-base 2022, começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio.
Se você ainda tem dúvidas, confira abaixo quais são as regras do IR e quem deve fazer a declaração. Vamos lá?
Para quem já acompanhou, a Receita Federal divulgou as regras de quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2023 e os prazos. A boa notícia é que não houve alterações na tabela em relação a 2023.
São obrigados a declarar o Imposto de Renda 2023 quem, em 2022:
Como declarar contratos de câmbio no Imposto de Renda.
Pessoas que não se enquadram nos critérios listados acima não são obrigadas a declarar o Imposto de Renda 2023. No entanto, mesmo não sendo obrigatório, quem não se enquadra nos critérios mencionados pode fazer a declaração se julgar necessário ou caso acredite que pode se beneficiar de alguma restituição.
Também não são obrigados a declarar o Imposto de Renda os aposentados por invalidez ou por portar doenças graves porque são isentos de imposto sobre rendimentos relativos a aposentadorias e pensões. Por outro lado, se possuírem algum outro rendimento que o enquadre nos critérios acima, devem declarar o IR normalmente
Além disso, pessoas que constam como dependentes em outra declaração não devem enviar a declaração.
Carga tributária no Brasil e o impacto no câmbio.
Aqueles que são obrigados a declarar o Imposto de Renda e não enviarem a declaração dentro do prazo, terão que pagar uma multa à Receita Federal. O valor é de, no mínimo, R$ 165,74, e pode chegar até a 20% do imposto devido.
A Receita Federal estima que em 2023 serão entregues cerca de 39,5 milhões de declarações. Lembrando que quanto antes o contribuinte faz a declaração, mais cedo ele recebe a restituição, caso tenha direito. Sendo que idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade na restituição.
As restituições serão pagas entre maio e setembro, de acordo com o seguinte cronograma:
Em 2023, porém, aqueles contribuintes que apresentarem a declaração pré-preenchida, ou receber as restituições via PIX, terá prioridade no recebimento das restituições.
O prazo para a declaração de Imposto de Renda 2023 começa em 15 de março e a recomendação é que você faça a sua o quanto antes. Além de ter mais chances de receber a restituição, quando aplicável, nos primeiros lotes você terá mais tempo para corrigir possíveis erros e não cair na malha-fina.
Aproveite para conferir este artigo com dicas de como adquirir o informe de rendimentos para o próximo Imposto de Renda.
O Rio Open 2025 será de 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.…
Descubra as novidades do iPhone SE 4, seu possível preço mais acessível que o iPhone…
Dólar abriu a R$5,8040 às 08h30 nesta quinta-feira (06). Mercado financeiro acompanha a cotação em…
Acompanhe quais canais de TV aberta e fechada e streaming transmitirão as rodadas do Campeonato…
Tenista brasileiro mais jovem a chegar no Top 100, João Fonseca tem chamado a atenção…
Confira como funciona o cartão de crédito Will Bank, seus benefícios, taxas e como solicitar…