Se você se pergunta como investir no exterior, este guia para iniciantes é o que você precisa. Falaremos sobre a segurança financeira, os benefícios de injetar ativos, a escolha criteriosa da corretora e muito mais.
Então, caso queira aprender como proteger seu patrimônio e investir no exterior com sabedoria, continue a leitura deste artigo!
A Remessa Online não faz indicação de investimento. A pessoa interessada em investir deve avaliar entre as várias opções do mercado qual melhor atende à sua necessidade ou procurar um especialista.
É seguro investir no exterior?
Investir no exterior é considerado seguro, desde que se sigam algumas práticas recomendadas. É essencial escolher corretoras regulamentadas pelas autoridades financeiras do país em questão, ajudando a garantir a confiabilidade da instituição e a prevenir fraudes. Além disso, é necessário ficar atento às taxas aplicadas e estar ciente das ameaças de golpes virtuais.
Diversificar investimentos em ativos internacionais também é uma estratégia financeira saudável ao reduzir riscos e melhorar o retorno global do portfólio.
É vantagem investir no exterior?
Sim, investir no exterior possibilita algumas vantagens, incluindo diversificação geográfica e de ativos financeiros, acesso a mercados e empresas globais líderes de mercado, e potencial de melhores retornos. Além disso, permite a diversificação do risco, reduzindo a dependência dos mercados locais.
Por que investir no exterior?
Um dos principais motivos para investir no exterior é possibilidade de proteção do seu capital contra a desvalorização da moeda local e a inflação, além de oferecer oportunidades de diversificação. Ao alocar recursos em moedas mais fortes ou em mercados externos, você reduz a exposição aos riscos associados ao seu país e ganha acesso a setores e empresas não disponíveis localmente.
Como investir no exterior?
- Encontre uma corretora confiável e abra uma conta de investimento;
- Transfira o dinheiro a ser aplicado;
- Verifique os investimentos disponíveis e escolha aqueles que façam sentido para você.
- Diversifique os investimentos para evitar riscos;
Como investir no exterior morando no Brasil?
Para investir no exterior morando no Brasil, você pode utilizar BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e ETFs (Exchange Traded Funds). Os BDRs permitem investir em empresas internacionais diretamente da B3, a bolsa de valores brasileira, sem enfrentar complexidades regulatórias e conversão de moeda. Os ETFs oferecem a possibilidade de investir em índices estrangeiros, como o S&P 500, também pela B3.
Quais os principais ativos para investir no exterior?
Bonds (Títulos de renda fixa)
Uma forma de como investir no exterior são por ativos Bonds, uma espécie de empréstimo que você faz para governos ou empresas. Em troca, eles prometem pagar uma quantia em dinheiro com juros ao longo do tempo. Por terem uma taxa de retorno previsível, os títulos de renda fixa são considerados seguros.
REITs (Real Estate Investment Trusts)
Uma forma de como investir no exterior são por ativos REITs, que são como “ações de imóveis” que te tornam parte de grandes projetos, como shoppings e edifícios comerciais.
Ações Globais
Uma forma de como investir no exterior são pelas ações globais, que permitem que você se torne acionista de empresas de todo o mundo, como Google e Apple.
ADRs (American Depositary Receipts)
Uma forma de como investir no exterior são pelas ADRs, recibos de depósito americano. Essa é uma ferramenta financeira que facilita a negociação de empresas estrangeiras nos mercados financeiros e nas bolsas de valores dos Estados Unidos.
ETFs listados no exterior
Uma forma de como investir no exterior são pelos ETFs listados no exterior, fundos que atuam como uma cesta de diferentes ativos, como ações, títulos e commodities. Eles oferecem diversificação instantânea e são fáceis de comprar e vender.
É possível investir no exterior com pouco dinheiro?
Sim, é possível investir no exterior aplicando quantias pequenas. Algumas ações ou ETFs internacionais estão disponíveis por apenas R$ 10, e um BDR do Google, por exemplo, pode ser adquirido por aproximadamente R$ 60.
Quanto é preciso para investir no exterior?
Não há um valor fixo estipulado para investir no exterior, pois isso dependerá do tipo de investimento escolhido e das condições do mercado. Contudo, a recomendação é começar gradualmente para compreender melhor os riscos e retornos de cada aplicação.
Quais os melhores países para se investir no exterior?
- Estados Unidos (EUA);
- Alemanha;
- Japão;
- Canadá;
- China;
- Índia;
- Rússia.
Como declarar investimentos do exterior?
Para declarar investimentos feitos no exterior no Imposto de Renda, acesse o Aplicativo de Apuração do IRPF — Abex da Receita Federal. Faça a sua identificação com o nome completo e CPF, além de selecionar o grupo de investimento e seu código correspondente e inclua outros bens e direitos se necessário. Finalize o procedimento apertando “Apurar IRPF – Abex”.
Vale mencionar que aplicações financeiras são declaradas pelo valor investido, ajustado pelo câmbio na data da transação. Esse valor permanece inalterado até que novos aportes ou resgates sejam feitos. Em caso de dúvidas, o texto completo “Como declarar investimentos no exterior?” pode ser de grande ajuda!
Quais as vantagens de investir no exterior?
A diversidade das transações
A diversidade proporcionada pelos investimentos no exterior evita a dependência exclusiva do mercado nacional. Além disso, ao ter acesso a empresas mundiais, é possível investir nas maiores marcas do mundo.
A possibilidade de ter acesso a ações globais
Ao se tornar acionista de empresas reconhecidas em todo o planeta, você participa de negócios que geram receitas em euro ou dólar, moedas mais caras que o real.
Os proventos, que servem como proteção contra as incertezas do mercado econômico
Além dos lucros gerados pelas empresas, você recebe os proventos de forma proporcional às suas participações. Em razão disso, você passa a ter um mecanismo de defesa contra o cenário econômico de incertezas que acomete o Brasil.
Comece a investir já!
Investir no exterior não precisa ser complicado ou restrito a pessoas ricas. Com pouco dinheiro, já é possível enriquecer sua carteira e buscar oportunidades no cenário global.
Portanto, invista com sabedoria e alcance seus objetivos financeiros. Se você quiser uma ajudinha nesse processo, conheça a Remessa Online!
Resumindo
Sim, investir no exterior é seguro. Ao escolher corretoras regulamentadas e adotar precauções contra ameaças virtuais, você garante a segurança das operações e a proteção do seu patrimônio.
Investir no exterior é vantajoso por oferecer oportunidades relacionadas à diversificação geográfica e ao acesso a empresas estrangeiras. Adicionalmente, viabiliza a proteção contra a desvalorização da moeda.
Para investir no exterior morando no Brasil, utilize opções como BDRs e ETFs para aplicar mundialmente sem a complexidade de transações internacionais.