Saiba como funciona a Jornada do Herói, quais os 12 estágios dela, os principais nomes ligados ao tema, como construir sua narrativa e muito mais!
Na literatura, nas mídias tradicionais, na internet, no cinema, no marketing etc. Em diferentes campos é possível ouvir sobre a Jornada do Herói. Afinal, esse tema ganhou destaque entre quem estuda e aprecia diferentes formas de se contar histórias, o chamado storytelling.
Você sabe no que consiste a Jornada do Herói, qual a origem dela e o por que é tão popular? Acompanhe e descubra!
O que é a Jornada do Herói?
A Jornada do Herói é a estrutura narrativa mais utilizada em romances, mitos, lendas e obras narrativas. Também conhecida como monomito, ela foi criada por Joseph Campbell em 1949 e apresenta uma forma cíclica de contar histórias. Campbell mapeou os pontos em comum de histórias de sucesso, identificando uma estrutura presente em diferentes enredos. Nesse caso, o personagem enfrenta desafios, passa por provações e se torna herói.
Você identifica a Jornada do Herói com facilidade na mitologia da Antiga Grécia e no folclore europeu da Idade Média, por exemplo. O Monomito também é encontrado nos clássicos da literatura (como os romances e as aventuras) e nas tramas de super-heróis publicadas em HQs e mangás.
Campbell ainda destaca que essa jornada faz parte, inclusive, das crenças em torno de diversas divindades cultuadas no Ocidente e no Oriente ao longo da história.
O que Campbell fez na década foi produzir um trabalho que reconhecesse a existência desse padrão de storytelling. Em paralelo, o autor propôs uma base de estudo para a temática.
Com Campbell, esse tipo de escrita se consolidou e se tornou conhecido. Em grande parte, graças à mídia audiovisual que o replicou à exaustão em Hollywood. Principalmente por ver nele uma “fórmula pronta” para criar roteiros, visando sobretudo à construção de grandes sagas cinematográficas.
No marketing, a Jornada do Herói passou a ser utilizada como estratégia na atração e retenção de clientes.
As 12 etapas da Jornada do Herói
Em “A Jornada do Escritor”, Christopher Vogler adaptou as ideias de Joseph Campbell para definir as 12 etapas da Jornada do Herói. São elas: Mundo Comum; Chamado à Aventura; Recusa do Chamado; Encontro com o Mentor; Travessia do Primeiro Limiar e Testes; Aliados e Inimigos; Aproximação da Caverna Oculta; Provação; Recompensa; Caminho de Volta; Ressurreição; Retorno com o Elixir.
O livro “A Jornada do Escritor”, de Christopher Vogler, foi lançado em 2015, quase meio século após o “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell. A obra de Vogler foi um marco importante na redação criativa, independentemente do objetivo ser literário, publicitário e/ou de audiovisual.
Vogler sintetizou e esquematizou os ensinamentos de Campbell para a prática narrativa. Abordando os princípios para um escritor montar os ciclos de desenvolvimento obrigatório do personagem principal. Ou seja, a estrutura necessária para alcançar a história padrão de um mito.
Quais são as 12 etapas da Jornada do Herói?
1. Mundo Comum: apresentação do protagonista como pessoa comum, mas com valores marcantes
O “Mundo Comum” funciona como uma breve introdução à vida do protagonista. Geralmente, é aqui que são estabelecidos os principais elementos que mostram que o herói é uma pessoa comum, mas com potencial e com valores marcantes.
A saga de livros Harry Potter faz isso muito bem no primeiro livro, dando destaque ao cotidiano de Harry, que vive com os tios e o primo. Durante a infância, ele cresce sem grandes expectativas e sempre à margem do carinho e do afeto da própria família.
2. Chamado à Aventura: quando o herói se vê em uma situação que pode mudar sua vida
O “Chamado à Aventura” é o estágio de reviravolta inicial, quando o herói se vê diante de uma situação que tem tudo para mudar a vida dele. Algo capaz de trazer impactos positivos ou negativos, inclusive, para as pessoas que ele mais ama.
É o que ocorre na clássica trilogia do Homem-Aranha que marcou o cinema nos anos 2000. Quando Peter Parker desenvolve habilidades sobre-humanas após ser picado por uma aranha radioativa.
3. Recusa do Chamado: momento de crise existencial do protagonista
A “Recusa do Chamado” ocorre, frequentemente, associada ao “Chamado à Aventura”. É um momento de crise existencial quando o protagonista não se sente capaz de lidar com tanta mudança. Como saída, ele resolve ignorar o que ocorre e se manter naquela “vida de sempre”. Porém, cedo ou tarde inicia a aventura — muitas vezes, de forma forçada.
Na primeira temporada da série Sobrenatural a “Recusa do Chamado” quando Sam tenta, a todo custo, levar uma vida normal. Diferentemente do pai e do irmão, que são caçadores de criaturas sobrenaturais. Porém, o sumiço do seu pai, leva Sam a retomar o contato com seu irmão, Dean, fazendo ambos partirem para uma série de aventuras.
4. Encontro com o Mentor: herói recebe ajuda de um mestre para enfrentar os males que o cercam
No “Encontro com o Mentor”, o herói nota que não é capaz de enfrentar sozinho os males que o cercam. Para se preparar, ganhando novas habilidades e competências, ele conta com a ajuda de um personagem especial que assumirá o papel de mentor, mestre ou treinador.
No filme Karatê Kid, quem desempenha a função de mentor é o Sr. Miyagi, que apresenta Daniel ao mundo das artes marciais. O Sr. Miyagi é essencial para ajudar o protagonista a entender o estilo de karatê Miyagi-Do e como lidar com o dojô Cobra Kai.
5. Travessia do Primeiro Limiar: herói abandona o mundo comum e aprende as regras da sua nova realidade
A “Travessia do Primeiro Limiar” marca o abandono do mundo comum e a imersão do herói na jornada dele. É quando ele aprende as regras e o funcionamento da sua nova realidade — o que também vale para quem acompanha a história.
No filme do Dr. Estranho temos um exemplo bem claro de “Travessia do Primeiro Limiar” quando ele se muda para o Kamar-Taj. Local em que vai estudar sobre magia e ser preparado para as batalhas. Cada nova descoberta é um passo que o protagonista dá em direção a uma nova vida.
6. Testes, Aliados, Inimigos: personagens secundários entram em ação e o herói é testado
Durante a etapa “Testes, Aliados, Inimigos”, os personagens secundários mostram a que vieram. Alguns vão se tornar aliados e fundamentais para a vitória do herói no futuro. Outros se revelarão inimigos, contribuindo para tornar o percurso ainda mais complicado. É também o momento em que o herói se vê diante de situações que vão testar a capacidade e o interesse dele em alcançar os seus objetivos.
A animação Kung Fu Panda retrata a etapa “Testes, Aliados, Inimigos” quando Po inicia os treinamentos com os companheiros no templo sagrado, precisando provar o seu valor para os demais guerreiros.
7. Aproximação da Caverna Oculta: o protagonista vai até o mal que deve combater
Em “Aproximação da Caverna Oculta”, o herói, sozinho ou com aliados, vai até o mal que precisa combater. A situação costuma ser repleta de expectativas, pois a qualquer momento um confronto pode acontecer.
Em Jogos Vorazes, vemos a “Aproximação da Caverna Oculta” quando Katniss sobe para o campo de batalha com os demais tributos e espera o sinal para que eles comecem a lutar entre si. Segundos que parecem durar uma eternidade e causam bastante ansiedade em quem acompanha.
8. Provação: o herói mede forças com o seu arqui-inimigo
A “Provação” é quando o herói luta contra seu arqui-inimigo, medindo forças e se dedicando para acabar com o mal. O protagonista precisa usar os conhecimentos que adquiriu até o momento para encarar essa ameaça. Em muitas produções, esse confronto não é definitivo.
Na quarta temporada de Stranger Things, por exemplo, Eleven e seus amigos enfrentam o Vecna e, por um curto intervalo de tempo, acreditam saírem vitoriosos. Porém, logo descobrem que ele está de volta — e pior do que antes.
9. Recompensa: o herói celebra a vitória ao lado dos seus aliados
Na “Recompensa”, há a celebração pela vitória conquistada, em que o herói e seus aliados relembram tudo o que passaram para chegarem até aquele momento.
Durante a saga Crepúsculo, a “Recompensa” acontece quando Bella e Edward conseguem ficar juntos depois de enfrentar inimigos nos três primeiros livros.
10. Caminho de Volta: herói e aliados avaliam o que fazer após solucionar o problema que tinham
O “Caminho de Volta” é um período de contemplação em que o herói e seus aliados avaliam o que fazer já que o problema que tinham, aparentemente, foi solucionado. Eles podem tentar recuperar o que existia antes da aventura começar ou decidir seguir novos caminhos.
Na duologia It – A Coisa, o “Caminho de Volta” ocorre entre o fim do primeiro filme e o início do segundo. Quando as crianças vencem o primeiro confronto com Pennywise, crescem e cada um vai para um local diferente, sem manterem contato entre si.
11. Ressurreição: o herói é obrigado a lidar com uma ameaça ainda maior
A “Ressurreição” é o ponto mais alto de uma história. Em algumas obras, ele aborda o retorno do vilão ou do que restou dos comparsas dele. Isso desencadeia um confronto final, em que o protagonista precisa lidar com uma ameaça maior do que antes. Já em outras obras, o herói é obrigado a tomar decisões em que ele, pessoas ou lugares sairão prejudicados.
No filme Vingadores: Ultimato, por exemplo, Tony Stark é quem reproduz esse momento, decidindo se sacrificar para acabar com a ameaça de Thanos e salvar a Terra.
12. Retorno com o Elixir: o fim de uma jornada e o amadurecimento do herói
“O Retorno com o Elixir” marca o encerramento de uma jornada. Ele pode levar o herói de volta ao seu lugar de origem ou fazê-lo buscar novos desafios. Independentemente do que acontece a seguir, nessa etapa o protagonista colhe os frutos do amadurecimento que teve durante as 12 etapas da Jornada do Herói.
É o que acontece no final da série Game of Thrones, quando a Arya decide não permanecer em Winterfell com a família. Ela prefere embarcar em um navio em direção a terras desconhecidas (e que prometem grandes aventuras).
Qual o objetivo da Jornada do Herói?
O objetivo da Jornada do Herói é gerar interesse e identificação do público com a história, independentemente do formato, como livro, filme, série, comercial, produto, blog post etc. A narrativa busca criar vínculos e prender a atenção, conversando com a realidade do público, mesmo que seja uma história fantasiosa.
O herói se torna uma figura simbólica, que as pessoas desejam se espelhar e se comportar como ele. Tanto na ficção quanto no mundo real, o objetivo da jornada do herói é tornar a narrativa mais interessante aos olhos do público, prendendo a atenção do espectador.
Como escrever a minha Jornada do Herói?
- Estabeleça quem é o personagem central da sua “Jornada do Herói” e qual a origem dele.
- Defina o objetivo do seu herói, seus dilemas e os recursos que ele tem (ou pode obter).
- Descreva os papéis secundários da sua história, como mentor, aliados e inimigos.
- Decida se o seu enredo será fechado ou se vai existir continuação.
- Após criar um esboço da sua história, você pode até estabelecer atos para ela. Por exemplo, introdução, clímax e desfecho.
Dessa forma, você terá todos os elementos-chave para construir uma história que segue o modelo dos 12 estágios da Jornada do Herói, conforme Christopher Vogler estabeleceu a partir das ideias de Joseph Campbell.
Como usar a Jornada do Herói no marketing?
Para utilizar a Jornada do Herói no marketing, é necessário posicionar o cliente ou a audiência como o protagonista da história. É preciso identificar os desafios que ele enfrenta e oferecer soluções ou produtos que ajudem a superar essas dificuldades.
Em uma estratégia de marketing, a Jornada do Herói pode ser adaptada em conteúdos que alimentam blogs, redes sociais, publicidade audiovisual etc. Independentemente do material produzido, a sua empresa deve ser mostrada como o ponto de virada — o fator decisivo na jornada do público. Ou seja, é por meio do produto ou do serviço que ela disponibiliza que o seu público consegue retornar à vida antiga ou começar um novo futuro.
A Jornada do Herói é uma construção narrativa milenar que ultrapassou a barreira da contação de histórias e da literatura. Tornando-se uma ferramenta replicável em diferentes mídias, manifestações culturais e, inclusive, ações de marketing. Nesse processo, os trabalhos de Joseph Campbell e Christopher Vogler desempenharam um papel fundamental.
Joseph Campbell ajudou a formular e a explicar como o conceito estava presente em inúmeros contos históricos. Christopher Vogler elaborou uma estrutura a se seguir na hora de se criar uma Jornada do Herói. Facilitando, assim, a criação de novos storytellings.
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Resumindo
A Jornada do Herói é um formato de narrativa recorrente em muitas histórias e contos onde o personagem central é uma referência para o público, sempre enfrentando e superando desafios. Esse tipo de texto é pensado para gerar fácil identificação das pessoas com o protagonista. Esse termo é oriundo do livro O Herói de Mil Faces de Joseph Campbell.
1. Mundo Comum: apresentação do protagonista como pessoa comum, mas com valores marcantes
2. Chamado à Aventura: quando o herói se vê em uma situação que pode mudar sua vida
3. Recusa do Chamado: momento de crise existencial do protagonista
4. Encontro com o Mentor: herói recebe ajuda de um mestre para enfrentar os males que o cercam
5. Travessia do Primeiro Limiar: herói abandona o mundo comum e aprende as regras da sua nova realidade
6. Testes, Aliados, Inimigos: personagens secundários entram em ação e o herói é testado
7. Aproximação da Caverna Oculta: o protagonista vai até o mal que deve combater
8. Provação: o herói mede forças com o seu arqui-inimigo
9. Recompensa: o herói celebra a vitória ao lado dos seus aliados
10. Caminho de Volta: herói e aliados avaliam o que fazer após solucionar o problema que tinham
11. Ressurreição: o herói é obrigado a lidar com uma ameaça ainda maior
12. Retorno com o Elixir: o fim de uma jornada e o amadurecimento do herói