Aprenda tudo sobre Landing Page e utilize essa estratégia para turbinar suas vendas!
Se você está na internet, certamente já se deparou com uma Landing Page (LP) durante a visita em um site. Isso porque essa estratégia de marketing digital é muito utilizada para converter leads e vender mais.
Em síntese, as Landing Pages são páginas que instigam uma ação do possível consumidor para adquirir informações importantes, por meio de um formulário. Em troca, ele receberá algo que seja útil, como um material rico, webinar, cupom de desconto etc.
Exemplo disso é o sucesso que a marca Silhouette Brasil atingiu utilizando essa estratégia. Segundo a RD Station, a LP da marca teve uma taxa de conversão de 96% nas redes sociais — tudo isso de forma orgânica.
Você deseja atrair as pessoas certas para seu site, mas ainda não está familiarizado com o conceito e estrutura que uma boa página de conversão deve ter? Não se preocupe! Neste artigo, abordaremos tudo que precisa saber para fazer uma LP que realmente converta e aumente significativamente as suas vendas. Vamos nessa?
O que é Landing Page?
A Landing Page é uma página da web independente, feita especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. O conceito é traduzido como “página de aterrissagem”. Entretanto, no marketing é chamada de “página de destino”, já que é o primeiro contato do possível comprador ao acessar o site.
O principal objetivo da Landing Page é a conversão, ou seja, transformar o visitante em lead, ou dar oportunidade ao cliente. Ela se difere da página inicial do site, porque é mais simples e objetiva. Assim, desperta a curiosidade e o interesse, provocando desejo no usuário.
Desse modo, para que a LP traga mais clientes ao invés de causar o efeito contrário, a página deve ser bem-feita, responsiva e organizada. Além disso, deve oferecer realmente aquilo que foi prometido, informado ou especificado em sua campanha estratégica inicial.
Logo, são consideradas Landing Pages as páginas acessadas a partir de:
- uma busca no Google;
- ações de marketing;
- campanhas pagas.
Quais são os benefícios da Landing Page?
O principal benefício da Landing Page é a conversão. Por isso, as LPs podem ser ótimas para quem deseja vender um produto ou serviço na internet.
Além disso, há outras 3 principais vantagens:
- ajuda no lead scoring: ou seja, atrair leads conforme seu interesse e possibilidades de fechar um negócio;
- possibilita a segmentação dos leads: isso pode ser feito por meio das ações e materiais utilizados em cada página, separando a jornada de compra de cada;
- reduz o custo de aquisição de clientes: quando o assunto é adquirir informações do cliente, vamos combinar que não é tarefa simples e exige muito da equipe. Com a LP ideal, é possível captar uma quantidade significativa de dados de potenciais clientes de forma simples e rápida.
Para potencializar ainda mais os benefícios das Landing Pages, é necessário entender qual tipo cabe melhor no seu planejamento. Conheceremos os principais, a seguir. Continue a leitura!
Quais são os tipos de Landing Page?
Existem diversos tipos de LPs que podem ser utilizados no funil de vendas. Assim, entender cada um deles e optar pelo que se enquadra melhor na sua etapa é fundamental para assegurar o sucesso nas estratégias de marketing. Veremos cada um deles a seguir.
1. Landing Pages de captura de leads
Para começar o relacionamento da sua marca com o possível cliente, as Landing Pages de captura são uma excelente opção. Isso porque elas conseguem obter várias informações importantes, como e-mail, telefone e nome. Em troca, oferecem um conteúdo de valor, como um material rico ou acesso a um webinar.
Com esses dados, você consegue aumentar a lista de e-mails dos potenciais clientes e acompanhar de perto a jornada de compra deles. Além disso, é uma alternativa mais simples e barata que qualquer outra com a mesma função.
2. Squeeze Landing Pages
Traduzindo para o português, a palavra squeeze significa “apertão” ou “pressão”. Mesmo que seja uma página mais agressiva, é justamente esse seu objetivo: fazer o visitante realizar a ação desejada.
Essa é a forma de LP mais simples e serve basicamente para conseguir o e-mail do possível lead. Por isso, é normal que as squeeze pages ofereçam um estímulo valioso em troca do e-mail, como:
- conteúdos para serem baixados, tais quais e-books e infográficos;
- acesso exclusivo a conteúdos online;
- cursos e workshops gratuitos;
- templates/designs, entre outros.
3. Landing pages de eventos
Como o nome já diz, essa LP tem a função de apresentar todas as informações de um evento em uma página só. Dessa forma, é interessante colocar a programação completa, como:
- as atrações;
- os horários das atividades;
- quais personalidades estão envolvidas e quaisquer outras informações que forem pertinentes.
Lembre-se que essa é uma página de conversão. Por isso, crie uma copy chamativa que atraia de fato os visitantes. Além disso, coloque CTAs nos lugares certos para manter sua mensagem concisa. Muitas informações podem poluir a página e confundir o visitante. Então, atente-se a isso.
4. Landing pages de vendas
Diferente da Landing Page tradicional, a de vendas tem um objetivo principal bem específico. Ao invés de coletar dados para criar estratégias de marketing, a LP de vendas está em um estágio mais avançado no funil de vendas.
Assim, ela pode ser utilizada para promover ofertas, oferecer descontos e incentivar uma ação rápida. Lembre-se de usar um gatilho de urgência e um botão de Call To Action chamativo e irresistível.
Essa é uma ótima estratégia, já que não tem povo que ama mais um desconto e promoção que o brasileiro. Desse modo, com uma Landing Page oferecendo uma porcentagem off em determinada coleção, certamente o cliente clicará. Isso, mesmo que não tenha intenção de comprar nada naquele momento.
Quais são os principais elementos de uma Landing Page?
Para que a Landing Page dê certo, existem alguns elementos indispensáveis na página. Falaremos deles a seguir!
1. Título e subtítulo
Assim como em todas as páginas, nas de destino também devem conter um título chamativo. Ele deve passar exatamente sobre o que se trata aquela Landing Page.
Já os subtítulos dão informações mais completas para ajudar o leitor a entender qual é o valor da ação e convencê-lo a praticá-la. Por exemplo, baixar um e-book ou comprar um produto.
2. Texto ou copy
É todo texto usado na página. Ele deve criar uma conexão com o visitante e convencê-lo da conversão em simultâneo. Por isso, deve ser bem elaborado e persuasivo.
Além disso, é fundamental ser sucinto, objetivo e resumir as ideias em frases curtas, destacando os aspectos mais interessantes para o internauta. Aqui, pode-se utilizar bullet points, palavras em negrito, números e vídeos ou qualquer outra estratégia que chame atenção.
3. Imagens
Engana-se quem pensa que para convencer basta ter frases de impacto. As imagens também são pontos-chave na hora de mostrar um produto ou material e conquistar a conversão.
Elas ainda englobam outros elementos além de fotos e vídeos, como setas, emojis e banners, por exemplo. Eles podem ser utilizados para indicar estruturas importantes, como um formulário e a call to action.
4. Formulário
Nas LPs de cadastro e download, podemos dizer que os formulários são um dos pontos mais importantes. É por meio deles que você captará as informações mais relevantes sobre o lead.
Nessa parte, é preciso analisar friamente quais informações serão requisitadas e o tamanho do formulário. Afinal, ninguém ficará tempo demais preenchendo um formulário se não julgar que a recompensa valha a pena. Assim, quanto menos dados forem pedidos, mais pessoas tomarão a ação desejada.
5. Página de agradecimento
Essa é a página que finaliza a conversão, já que ela é direcionada àqueles que preenchem o formulário. Sua função principal é mostrar para o usuário que a etapa anterior foi concluída com sucesso.
Além disso, ela também gera empatia, conquistando a confiança do usuário por meio do estreitamento da relação. Normalmente, ela contém uma mensagem de agradecimento pelo interesse do usuário no conteúdo e informações sobre os próximos passos.
Outra vantagem, e talvez uma das mais importantes para a sua estratégia, é medir quantas pessoas chegaram a ela. Isso vai ajudar você a contabilizar o número de conversões realizadas.
Como criar uma Landing Page que realmente converte?
Para construir uma Landing Page eficiente, é importante usar estratégias que ajudam na conversão dos usuários em leads.
Confira o passo a passo para criar uma página que fará sua empresa se destacar da concorrência. Veja só!
1. Crie um título que chame atenção
O título é a primeira impressão do leitor. Por isso, ele tem que chamar atenção para que a pessoa continue na página para, pelo menos, terminar de ler a mensagem antes de fechá-la.
Isso não quer dizer que ele deve ser longo e complexo. Pelo contrário: quanto mais simples e claro, melhor. Logo, o visitante deve entender do que se trata aquela Landing Page apenas lendo o título.
Não deixe de utilizar também técnicas de copywriting, além das boas práticas de SEO, para melhorar seu posicionamento no Google. Por exemplo, palavras-chave, título curto e usar a heading tag.
2. Use uma boa paleta de cores
Os seres humanos são visuais. Segundo a neurociência, as cores estimulam sensações diferentes no nosso cérebro. Por isso, pesquise mais sobre o assunto e abuse dessas informações para causar os melhores estímulos aos seus clientes.
Além disso, um layout bonito e representativo agrada aos olhos de todo mundo. Escolha cores que combinem e causem contraste para que as informações fiquem visíveis. Não se esqueça de ter um design responsivo, garantindo adaptação da LP para qualquer tamanho de tela.
3. Inclua vídeos nas páginas
Quanto mais elementos que ajudem você a converter o leitor, melhor. Afinal, existem pessoas que preferem textos, outras, vídeos. O videomarketing, por exemplo, faz sucesso entre os usuários atualmente, principalmente na era das redes sociais, como o TikTok.
Por isso, contar com um audiovisual na sua Landing Page aumenta suas taxas de conversão. No entanto, não basta colocar o vídeo para rodar automaticamente quando a pessoa abre a página. Afinal, ela pode perder alguma parte importante e, assim, minimizar as chances de conversão. Deixe que o visitante dê o play se quiser assistir!
4. Elabore formulários estratégicos
O formulário é um dos principais elementos da Landing Page. Apesar de não existir regra quanto ao número de informações solicitadas, é sempre bom pedir apenas o essencial para sua estratégia. Assim, evita que fique muito extenso e o visitante desista de preencher.
Considere, também, o estágio do funil e o que está sendo disponibilizado. Um material bem elaborado permite solicitar mais informações. Caso ele seja topo de funil, é ideal pedir apenas o nome e e-mail.
5. Otimize a LP para SEO
O SEO é importante e tem o seu papel nas estratégias de marketing digital. Ele permite que os seus conteúdos sejam otimizados conforme os mecanismos de busca e sejam encontrados pelas pessoas.
Por isso, otimize suas Landing Pages segundo os princípios de SEO. Utilizar palavras-chave relacionadas ao produto, títulos curtos e chamativos, meta-descrição, entre outros, permite que a sua LP apareça nos primeiros resultados do Google.
Exemplos de Landing Page
Para não restar mais dúvidas quanto à configuração de uma Landing Page, nada melhor que alguns exemplos para analisarmos. Veja os principais a seguir.
1. Netflix
Começamos com a gigante dos streamings Netflix. As páginas são destaque pela sua objetividade: ela é direta, não tem distrações e direciona o usuário para uma ação específica.
Outro ponto importante na LP da Netflix são as perguntas frequentes ao final com respostas das principais dúvidas que podem surgir.
Por fim, a facilidade de troca de idioma na página diminui bastante a taxa de rejeição, já que estamos falando de uma marca que atende diversos países.
2. Unbounce
Logo que você entra na Landing Page da Unbounce, entende do que a página se trata, já que ela descreve sua função claramente. Além disso, é referência pela otimização das suas páginas, com designs criativos e responsivos.
Ao clicar no botão demonstrando que você gostaria de ter uma demonstração, ele o redireciona para uma página interativa. Ela, além de explicar o construtor, deixa você alterar os elementos sozinhos para experimentar o que é ter um plano da marca.
3. Airbnb
Outro exemplo de simplicidade e eficiência são as Landing Pages do Airbnb. Em apenas duas frases, a marca consegue dar uma aula de boas práticas de conversão e gatilhos mentais.
O diferencial é o vídeo na lateral, que mostra o rosto e o nome de diversos anfitriões ao redor do mundo, gerando empatia e identificação. Ao clicar no único botão na tela, o usuário vê um menu flutuante para efetuar o login e experimentar uma hospedagem.
Como você percebeu, existem inúmeras finalidades as quais uma Landing Page pode ter. Quando utilizadas da forma correta, podem aumentar as taxas em até 100%.
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Resumindo
A Landing Page é uma página da web independente, feita especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. O conceito é traduzido como “página de aterrissagem”, mas no marketing a LP é chamada de “página de destino”. Afinal, é o primeiro contato do possível comprador ao acessar o site.
Alguns exemplos de Landing Pages bem sucedidas são das marcas Netflix, Unbounce e Airbnb.
O principal objetivo da Landing Page é a conversão. Além disso, ela:
– ajuda no lead scoring, atraindo leads conforme seu interesse e possibilidades de fechar um negócio;
– possibilita a segmentação dos leads por meio das ações e materiais utilizados em cada página, separando a jornada de compra de cada;
– reduz o custo de aquisição de clientes, possibilitando a captação de uma quantidade significativa de dados de potenciais consumidores.