Como começar a usar o Magento: o que você precisa saber para montar seu e-commerce

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Saiba tudo o que você precisa sobre o Magento e veja como montar o seu e-commerce de forma mais fácil com essa plataforma!

Montar um e-commerce não é uma tarefa simples. Por isso, contar com uma plataforma confiável que ajuda a criar a sua loja virtual e a mantê-la competitiva no mercado faz toda a diferença. A boa notícia é que o Magento cumpre bem essa função!

Esse é um exemplo de CMS usado no mundo todo, que é o preferido de diversas marcas com grande visibilidade no mercado. Por ser open source, como o Github, esse sistema de e-commerce conta com uma comunidade enorme, que oferece cada vez mais implementações e inovação para o sistema.

Se você tem dúvidas de como montar a sua loja virtual e quer uma plataforma especializada nesse tipo de serviço, acompanhe este post e saiba tudo sobre o Magento!

O que é o Magento?

O Magento é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) para e-commerces mais popular do mundo. É por meio dele que as lojas virtuais fazem a gestão completa de seus negócios, desde a criação do site até estratégias de jornadas de vendas. Usado por mais de 315 mil e-commerces em 50 países, o Magento é um CMS criado em 2008 pela empresa Varien, dos EUA.

O sistema do Magento tem a proposta de ser open source, o que contribuiu para o sucesso da plataforma, criada em 2008 nos Estados Unidos. Desde 2017, o Magento passou a fazer parte da empresa Adobe e, atualmente, conta com mais de 267.000 sites em atividade. Isso representa 0.9% de todas as lojas online abertas na atualidade. 

Esse é apenas um dado que mostra a relevância que esse CMS apresenta para o crescimento de diversos e-commerces.

Tudo isso acontece graças à proposta inovadora do sistema que realmente deu certo. Manter os códigos abertos auxilia no crescimento da comunidade e faz com que diversos especialistas possam colaborar em otimizações para a plataforma. Desse modo, quem contrata só tende a ganhar.

O Magento conta com 3 versões:

  • Magento Enterprise — que conta com suporte voltado para as empresas;
  • Magento Commerce Cloud — especializada em computação em nuvem;
  • Magento Open Source — comunidade gratuita com compartilhamento dos códigos da plataforma.

Para que serve o Magento?

O Magento serve para criação de lojas virtuais de pequeno, médio ou grande porte. Ele se destaca por oferecer inúmeras possibilidades de customização dos e-commerces, dando mais flexibilidade nas vendas online.

Além disso, a organização do catálogo dos produtos e o ajuste para diferentes telas é personalizável. O Magento garante a usabilidade e a configuração dos meios de pagamento mais adequados para a sua loja.

É possível realizar todo o controle de estoque e a gestão logística dentro da plataforma. Administrar as formas de entrega, a separação dos produtos e, até mesmo, as estratégias de omnichannel são uma possibilidade no Magento.

Os investimentos em CRM também podem ser realizados dentro da plataforma. Utilizar ferramentas de SEO e demais técnicas para atrair clientes e fazer uma boa gestão de marketing é uma das funcionalidades do sistema. Tudo isso, inclusive ter uma boa relação com o público, se torna mais simples ao integrar os sistemas ao Magento.

As partes de gestão financeira e análise de projetos também não ficam de fora. A plataforma permite a integração com sistemas de emissão de notas fiscais e conta com tecnologias de Business Intelligence (BI), facilitando toda a organização das finanças por meio de dados confiáveis.

Afinal, o processo de criação de um e-commerce envolve uma série de etapas. Desse modo, saber até quando o Magento pode contribuir é fundamental para decidir se contratar essa solução vale a pena ou não.

Quanto custa o Magento?

O Magento tem versão gratuita com recursos limitados (open source) e a paga com mais funcionalidades (Adobe Commerce). Os valores podem variar entre US$ 20 mil e US$ 50 mil por ano, dependendo da renda bruta anual da empresa.

Você precisa saber que será necessário desembolsar uma certa quantia para usar alguma das versões do Magento, como a Enterprise e a Commerce Cloud.

Isso porque os códigos disponibilizados para montar o seu próprio e-commerce são complexos até para os maiores especialistas em programação. Assim, é mais interessante aprender utilizar a plataforma diretamente.

A Adobe estabelece que o preço seja personalizado conforme o tamanho e o volume de vendas do negócio. É preciso entrar em contato com um representante de vendas da Adobe e fazer um orçamento mais preciso.

Quais os recursos do Magento?

Os recursos do Magento dependem do valor pago pela quantidade de funcionalidades escolhidas. Os recursos do Magento são divididos em módulos, que vão desde a personalização do site até a integração de diversos sistemas para a gestão.

Tendo em vista que o Magento é tão procurado pelas empresas ao redor do mundo, os recursos da plataforma são realmente inovadores e vantajosos para a gestão de negócios.

Os principais módulos do Magento:

1. Quick View

A ferramenta Quick View é uma forma de conferir mais detalhes sobre o item, sem necessariamente abrir uma nova página. Isso acontece ao rolar a página de uma loja virtual e apenas ver um produto melhor, sem necessidade de visualizar em uma nova aba.

Pode parecer um mero detalhe, mas essa ferramenta otimiza muito a experiência do usuário no site. Inclusive, influencia na tomada de decisão dos clientes ao diminuir o tempo que levam para colocar os produtos no carrinho.

2. One Step Checkout (OSC)

O One Step Checkout, mais conhecido como OSC, facilita a conclusão da compra ao cliente que não possui cadastro prévio no site. É uma etapa que inclui toda a jornada de compra no site em um mesmo processo.

Aqui, os clientes não precisam interromper a compra para fazer o cadastro no site. Tudo pode acontecer no final, quando o pedido já está quase feito. Lojas que enfrentam muito abandono de carrinho podem desfrutar ainda mais desse recurso.

3. SEO Advanced

Ao automatizar o processo de adquirir boas posições nos sites de busca com o SEO Advanced, o trabalho de SEO é simplificado. Essa ferramenta possibilita melhorar a URL, as palavras-chave, a geração de Tag Alt, entre várias outras etapas importantes.

Só quem já teve que trabalhar com ferramentas de SEO (Search Engine Optimization — traduzindo para o portugês, Otimização para Mecanismos de Busca) sabe como não é nada simples conseguir uma boa posição nos sites de busca.

Por outro lado, ao automatizar esse processo com o SEO Advanced, todo o trabalho se torna mais simples. Essas estratégias são importantes para ter uma posição de visibilidade melhor nos mecanismos de busca.

4. Performance Toolkit

O módulo Performance Toolkit é excelente para otimizar a velocidade página e evitar problemas de carregamento. A velocidade da página do e-commerce é crucial para o crescimento da loja virtual.

Páginas com carregamento lento desestimulam o interesse de compra e podem ser os principais fatores que impedem o crescimento de uma loja virtual. Para evitar esse tipo de problema, nada melhor do que impulsionar a velocidade do seu e-commerce.

5. Business Intelligence

O Business Intelligence é mais um recurso disponível na plataforma, que gera relatórios completos para uma análise estratégica. Desse modo, é possível identificar os pontos de melhoria no negócio, tanto na área das finanças quanto em vários outros setores da loja virtual.

6. Order Management

O recurso de Order Management permite integrar os sistemas da loja física com a virtual e garantir um processo de envio dos produtos mais eficiente. O Magento também tem tudo a ver com a tendência omnichannel, a estratégia para melhorar a experiência do cliente com a marca.

7. Marketplace Extensions

Outro ponto interessante do Magento é que ele permite a instalação de várias extensões com o Marketplace Extensions. O sistema conta com um marketplace repleto de funcionalidades que auxiliam na escolha da ferramenta que a sua loja precisa. Isso facilita o gerenciamento do seu e-commerce para não haver a necessidade de contratar pacotes enormes e com várias funções que não serão bem aproveitadas.

Qual linguagem é utilizada no Magento?

As linguagens que predominam no Magento são a PHP e a MySQL, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento full stack. Além disso, pode ser necessário utilizar também JavaScript, CSS e HTML na parte de desenvolvimento front-end.

É interessante ter em mente que o Magento, por ser uma plataforma complexa, conta com diversas linguagens de programação. Se você é um profissional da área, ter conhecimentos básicos sobre diversas opções é importante para aproveitar cada recurso do sistema.

Quais as vantagens do Magento?

Por ser uma plataforma repleta de recursos, o Magento se tornou popular na área do comércio eletrônico graças a vantagens que impulsionam o crescimento da marca. Fatores como as ferramentas de SEO, bom tratamento com o cliente e a alta flexibilidade aumentam a popularidade da plataforma.

Confira as principais vantagens do Magento:

1. Código aberto para customização do site 

As aberturas que o open source (código aberto) oferece tornam o Magento uma plataforma em constante evolução. Isso implica o desenvolvimento de novos recursos que impactam diretamente no e-commerce. Assim, os usuários podem melhorar seu comércio digital e implementar novas estratégias e funcionalidades para converter seus leads em vendas.

A ideia de código aberto faz com que o Magento tenha uma grande contribuição das mais variadas pessoas ao redor do mundo. Desde os mais especialistas até os entusiastas da área da tecnologia têm a liberdade de dar opiniões e compartilhar ideias nos fóruns da comunidade open source.

Com a infraestrutura do Magento, as lojas recebem um bom apoio para se desenvolverem ainda mais no mercado. Desse modo, o CMS também é um grande parceiro para a escalabilidade dos empreendimentos.

2. Ferramentas de SEO para melhorar o ranking da página

Com as boas práticas das ferramentas de SEO do Magento, é possível melhorar o posicionamento de uma empresa nos mecanismos de buscas. Ao otimizar a busca por meio de palavras-chave estratégicas e de uma boa construção da URL, por exemplo, além de várias outras ferramentas, os clientes conseguem encontrar o seu negócio rapidamente.

Um dos motivos pelos quais o Magento auxilia no crescimento dos negócios é o investimento em ferramentas de SEO. Isso porque, com esses cuidados, os sites de busca colocam a sua loja entre as primeiras posições das pesquisas com palavras-chave relacionadas. Sendo assim, o reconhecimento da marca também pode ganhar uma força.

3. Responsividade da plataforma do seu e-commerce

Seu e-commerce precisa se adaptar aos variados tipos de aparelhos utilizados pelos clientes para acessar sua loja, e essa responsividade é uma prioridade do Magento. Seja em dispositivos móveis, computadores, tablets e afins, sua loja virtual precisa tornar a experiência de compra dos clientes algo simples.

O Magento é um ambiente com alta responsividade, que favorece o acesso pelos mais diversos dispositivos. Desse modo, os lojistas não precisam se preocupar com essa característica e podem voltar a atenção para várias outras estratégias para potencializar as vendas.

Contar com uma plataforma que se preocupa com responsividade para montar a sua loja virtual faz toda a diferença na experiência de compra dos clientes e, principalmente, na decisão de consumo.

4. Flexibilidade de ferramentas para personalização e integração

A flexibilidade do Magento proporciona a alta customização e a integração com as mais variadas funcionalidades que o e-commerce já tem. Assim, os clientes não precisam contratar um tipo de pacote fechado e pouco personalizável

O sistema de CMS é flexível até mesmo com as extensões disponibilizadas. Tudo isso traz impactos positivos na administração do e-commerce, na organização financeira, na experiência do usuário e no funil de vendas.

5. Alto desempenho que evita quedas e travamentos do site

O alto desempenho do Magento é um diferencial de outros CMS por a plataforma ser programada para usar o mínimo de recursos possível do servidor. Como consequência, isso faz com que o site não trave nem caia com facilidade.

Um dos maiores receios de quem tem um e-commerce é o sistema travar e fazer com que os consumidores abandonem o carrinho. Esse é um grande problema que pode acontecer com sistemas pouco otimizados ou sobrecarregados.

O que as empresas que contratam o Magento ganham é ainda mais velocidade. Com um sistema ágil, o carregamento acontece em questão de segundos. Além disso, raramente a plataforma fica fora do ar, garantindo maior estabilidade para conduzir e expandir os negócios.

6. Suporte técnico especializado para os clientes

O Magento oferece desde uma série de informações para consultar online, de forma gratuita, graças ao código aberto. Além disso, o CMS tem uma equipe altamente qualificada para oferecer apoio às empresas contratantes.

Esse é mais um ponto positivo para os e-commerces que pensam em fazer a contratação da plataforma. Principalmente no início, pois é possível tirar dúvidas e receber suporte, nas versões pagas, para solucionar qualquer problema.

Além de atencioso, o atendimento é ágil e especializado. Esse é um ponto positivo para evitar que o site fique fora do ar ou que um problema dure por muito tempo, a ponto de prejudicar o volume de vendas.

7. Facilidade de atender um público maior

Por ser um CMS compatível com diversas moedas e vários idiomas, o Magento facilita a interação com um público mais abrangente. Isso inclui até mesmo quem mora fora do país. 

Dessa forma, a plataforma permite oferecer uma excelente experiência a seus clientes no seu e-commerce.

8. Integração com o Google Analytics para relatório

Visualizar os resultados é uma etapa importante para saber como está o desempenho do seu site. Por isso, ter um painel integrado ao Google Analytics faz do Magento uma plataforma vantajosa.

Por meio da plataforma, você conseguirá visualizar as informações de vendas, relatórios, conversões, comportamentos e acessos dos usuários no seu site. 

Quais as desvantagens do Magento?

As principais desvantagens do Magento envolvem o domínio das linguagens PHP e MySQL e uma boa plataforma de hospedagem, já que o CMS exige muito desempenho do servidor. Portanto, o Magento nem sempre vai ser a opção mais interessante para todos os tipos de comércios eletrônicos.

Antes de fazer uma contratação, é importante ponderar também sobre as desvantagens desse investimento. Desse modo, ao avaliar os prós e contras, é possível tomar a melhor decisão para o negócio.

Desvantagens do Magento:

1. Gestão da loja pode ser desafiadora sem suporte técnico

A gestão da loja sem um suporte especializado pode se tornar desafiador, pois os próprios administradores precisam lidar com os detalhes técnicos do Magento. Essa dedicação extra às demandas administrativas do e-commerce fica dividida com a construção da plataforma personalizável.

É preciso dedicar boas horas de estudo para aprender mais sobre as diferentes funcionalidades da plataforma. Assim, esse trabalho extra pode prejudicar a condução dos negócios. 

Aprender a usar todas as funcionalidades do Magento não é uma tarefa simples, tendo em vista que a plataforma está cada vez mais se reinventando. O ideal é contar com desenvolvedores especializados nesse tipo de sistema ou que aprendem rapidamente a utilizá-lo.

2. A customização pode ser desafiadora para quem gerencia a loja

O ideal é escolher extensões e implementações que combinem com o perfil da sua loja. Para quem procura uma solução prática desde o início e quer abrir a loja virtual rapidamente, em sua melhor versão, essa pode não ser a plataforma mais indicada. Toda essa customização pode se tornar um trabalho extra até encontrar a versão do site mais alinhada às expectativas do negócio. 

A personalização do Magento é um recurso que pode ser desafiador, pois alguns recursos nativos da plataforma não são a melhor alternativa para o mercado brasileiro. O Pix, por exemplo, por ser uma opção brasileira, requer a instalação de módulos adicionais, por exemplo. 

3. Hospedagem do sistema exige conhecimento técnico

Com o uso do Magento, é importante ter uma infraestrutura especializada nesse tipo de plataforma. Mais uma vez, contar com profissionais que entendam a fundo esse sistema vai fazer a diferença para os negócios.

O local de hospedagem do e-commerce também é uma escolha relevante, principalmente ao usar o Magento. Versões compartilhadas, que costumam ser as principais opções de muitos negócios por conta dos preços mais acessíveis, não são as mais indicadas.

Quem usa Magento?

Como um sistema que se popularizou no e-commerce, muitas empresas como Droga Raia, Ipanema e Havan utilizam o Magento. Essa popularização é por conta de empresas conhecidas no mercado que começaram a utilizar as funcionalidades deste CMS.

Empresas brasileiras que usam o Magento:

  • Banco PAN;
  • Droga Raia;
  • Havan;
  • Ipanema;
  • Natural da Terra;
  • Riachuelo;
  • Pernambucanas.

Desde marcas brasileiras até empresas do exterior fazem o uso do sistema e de suas extensões. Graças à personalização do Magento, é possível encontrar sites totalmente diferentes, que expressam a essência da marca e, ainda, contam com um ótimo desempenho.

Empresas internacionais que usam o Magento:

  • Coca-Cola;
  • Burger King;
  • Dell;
  • Ford;
  • Hyundai;
  • IBM;
  • L’Occitane;
  • Roche;
  • Nestlé;
  • Nike.

Como instalar o Magento gratuito?

1. Acesse o Magento online

Acesse o site do Magento e vá até a página de download. Lá, é preciso selecionar o seu ambiente de servidor, como o MySQL, PHP e Apache, para deixar tudo pronto.

2. Escolha a versão da plataforma

Escolha qual versão da plataforma você deseja, como Enterprise ou Cloud. Para ter acesso às versões Commerce e Open Source, é necessário obter as chaves de autenticação para o repositório.

É preciso entrar em contato diretamente com a equipe do Magento, solicitar o orçamento e fazer todos os trâmites para obter o acesso.

3. Faça login na plataforma

Logo em seguida, o site vai direcionar você para a página de login. É nesse espaço que as chaves de autenticação poderão ser criadas. Se você ainda não tem uma conta no Commerce Marketplace do Magento, é só clicar em “Registrar”.

4. Instale o Magento

Tudo está pronto para fazer a instalação do software. O arquivo de download vem na extensão .zip. Por isso, é preciso usar um aplicativo para descompactar e extrair o arquivo da pasta. Para dar sequência à instalação, é preciso selecionar o domínio onde os arquivos do Magento foram salvos. Depois disso, é hora de clicar na mensagem “Agree and setup Magento“.

Antes de continuar, dê uma olhada se toda a configuração está correta. Se as permissões concordam com o que você deseja, clique em “Next”. Em seguida, informe qual será o banco de dados para salvar as informações do Magento

5. Escolha o domínio para acessar seu e-commerce

Selecione o domínio que você vai usar para acessar o seu e-commerce com o Magento. Em seguida, selecione o fuso horário, o idioma e a moeda utilizados no seu negócio e crie um usuário. Depois disso, é só clicar em “Install” e esperar até que o processo esteja concluído.

Vale lembrar que você pode contar com um desenvolvedor para ter mais facilidade na hora de instalar o Magento e tirar todas as suas dúvidas. Dar preferência por profissionais especializados no sistema é mais interessante para ter um maior suporte.

O Magento é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que oferece uma série de vantagens na gestão de um e-commerce. Aproveitar esse tipo de suporte pode ser o diferencial para o sucesso do negócio. Por isso, avalie os prós e contras desse investimento e veja se é a melhor opção para a sua empresa.

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Resumindo

Para que serve o Magento?

O Magento é uma plataforma que serve para criar lojas virtuais de maneira eficiente, flexível e estratégica.

Quanto custa um Magento?

O custo para usar o Magento para o seu e-commerce depende de vários fatores, como o tamanho do negócio e as funcionalidades a serem utilizadas. Os valores variam de US$ 20 mil a US$ 50 mil.

Quem usa o Magento?

1. Banco PAN;
2. Coca-Cola;
3. Droga Raia;
4. Burger King;
5. Riachuelo;
6. Dell;
7. Ford;
8. Havan;
9. Hyundai;
10. IBM;
11. L’Occitane;
12. Nestlé;
13. Nike.

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