Marrocos: língua, qualidade de vida, cultura e mais!

Pensa em visitar o Marrocos? Pois confira tudo o que é fundamental saber para organizar sua viagem ao país e evitar surpresas ao chegar ao seu destino!

Conhecer as belas paisagens naturais, vivenciar a rotina das cidades do país e mergulhar na cultura de um povo. Esses são, sem dúvidas, alguns bons motivos para quem quer viajar para o Marrocos. A questão é que há muitas diferenças entre essa nação e o Brasil. Em especial, quanto à maneira como a sociedade é formada e funciona no dia a dia.

Por conta disso, os viajantes não sabem a quais aspectos se atentar antes de pegar o tão aguardado voo para o Marrocos. Por isso, não deixe de conferir o nosso post e anotar as principais dicas para viajar para a região!

Como é a cultura marroquina?

São traços culturais característicos de Marrocos a operação de curtumes, a fabricação de joias, os mercados ao ar livre e o uso da escrita cúfica. Os habitantes também partilham hábitos culturais de outras comunidades islâmicas, como a valorização dos camelos, a devoção religiosa intensa e a adoção de costumes sociais mais conservadores.

Portanto, os povos da região compartilham o mesmo idioma, religião e tradições sociais ligadas ao islamismo. Já as etnias do território marroquino se tornaram bastante diversas. Segundo o portal My Heritage, há cinco principais. São elas: norte-africana, ibérica, italiana, oeste-africano e oriente médio.

Qual é a língua que se fala no Marrocos?

Marrocos tem duas línguas oficiais, o árabe e o amazigh, mas o francês é amplamente entendido e falado por quase todos os marroquinos. Além disso, o espanhol também é muito usado nas regiões norte, pela proximidade com o país ibérico, e sul de Marrocos.

Ademais, o inglês é utilizado em estabelecimentos e pontos turísticos. Logo, a comunicação com as pessoas durante a viagem pode ser bem mais descomplicada do que pensado. Vale frisar que quem viaja e contrata os serviços de uma agência de turismo, por exemplo, tem uma facilidade extra aí.

Isso porque você pode definir em qual língua vai se expressar e o guia que lhe acompanha durante suas atividades turísticas servirá como intérprete com os nativos.

Qual é a religião de Marrocos?

A religião do Marrocos é o Islã. A crença islâmica é mais do que apenas a fé professada pela população. Ela também é a religião do Estado, como aponta o relatório do Departamento de Estado dos EUA, já que aproximadamente 98,7% da população pertence ao Islamismo. 

Por isso, ela influencia diretamente as políticas públicas, a composição dos membros do governo e a legislação local. Apesar disso, não se preocupe se você tem outra fé ou mesmo não tem uma crença. Afinal, a liberdade religiosa é assegurada pela Constituição do país. 

Segundo matéria de 2022 do US News, o país figura em 10º lugar no ranking das 10 nações mais religiosas do planeta. É possível encontrar comunidades religiosas diversas no Marrocos, como a de judeus e cristãos (católicos, ortodoxos e protestantes). Todas essas informações também estão divulgadas no relatório do Departamento de Estado dos EUA.

Como é a qualidade de vida em Marrocos?

Marrocos ocupa a 123ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano, com um IDH de 0,683, devido à sua esperança média de vida, que está em torno de 74 anos. Embora a educação seja obrigatória no país dos 7 aos 13 anos, a realidade é bastante diferente, e a taxa de analfabetismo ainda é alta.

Qual é a melhor época para visitar Marrocos?

A melhor época para visitar Marrocos é na primavera e no outono. Ou seja, entre os meses de março e maio e outubro e novembro. Por ser um país de altas temperaturas, nesse período elas ficam mais amenas.

É preciso lembrar que a geografia da região mescla áreas montanhosas com áreas desérticas, das quais muitas são atrações turísticas, como o famoso Deserto do Saara.

Quais são os costumes dos marroquinos?

Um dos costumes do país é a prática de comer com as mãos ou com auxílio do pão marroquino, sempre utilizando a mão direita. A mão esquerda é reservada para fins higiênicos. Outro costume dos marroquinos é beber chá de hortelã. Além disso, as especiarias são amplamente utilizadas na culinária. Já durante o Ramadã, o jejum é uma prática comum de todos os muçulmanos.

Pode usar shorts em Marrocos?

Evite usar shorts em Marrocos. Como destaca o portal do Ministério das Relações Exteriores, a vestimenta das pessoas deve ser a mais recatada possível. Logo, tanto homens quanto mulheres devem evitar usar peças que coloquem o próprio corpo em evidência. Em particular, quando falamos da área acima dos joelhos e abaixo dos ombros.

A melhor opção é investir em calças de modelos simples (sem cortes, rasgos ou aberturas), como jeans, sarja ou cargo. Assim, você garante sua mobilidade, conseguem montar visuais versáteis e o principal: atende aos requisitos de vestimenta da região.

Pode usar biquíni em Marrocos?

O indicado é evitar o uso de biquíni em Marrocos, dada a cultura islâmica e a influência dela no estilo de vida local. Afinal, essa é uma peça do vestuário que, independentemente do modelo, acaba deixando boa parte do corpo visível. Isso, inclusive, é um aviso presente no portal do Ministério das Relações Exteriores.

Uma alternativa de traje de banho seria vestir uma camisa UVA/UVB com uma calça de natação. Outra possibilidade são os macacões utilizados para mergulho, já que eles cobrem o tronco, os braços e as pernas.

Já em ambientes fechados com piscinas voltados para turistas, é possível utilizar maiôs e itens afins. Porém, é fundamental checar se, de fato, não há restrições no espaço.

Pode beber álcool em Marrocos?

O consumo de bebidas alcoólicas é permitido apenas em bares, restaurantes e hotéis. Beber em público pode resultar em multa e até mesmo prisão. Ser visto em estado de embriaguez também pode resultar em punição de R$ 600 a R$ 5 mil. Apesar de ser permitido beber em locais fechados, são poucos os estabelecimentos que oferecem álcool em seus menus.

Caso queira consumir alguma bebida alcoólica, é extremamente importante lembrar que isso só pode ocorrer em espaços fechados. Por exemplo, dentro do quarto ou do restaurante do hotel, ou então em estabelecimentos que atendem turistas e têm a devida licença do Estado para esse tipo de comércio/serviço.

Quais são os principais problemas de Marrocos?

Os habitantes do Marrocos têm enfrentado, de forma recorrente, períodos de escassez de água. Além disso, são submetidos à marginalização social, exclusão política e roubos de seus recursos naturais e colheitas pelo Makhzen, cujo poder é liderado pela monarquia.

Mesmo assim, a nação tem um bom desempenho na lista dos países mais seguros e pacíficos do mundo do Global Peace Index. O Marrocos aparece na 74ª posição. O Brasil, por outro lado, figura na base do ranking, no 130º lugar.

Marrocos é bastante interessante para os viajantes. Afinal, ele fornece experiências muito ricas para quem busca contato com estilos de vida, expressões culturais e organizações sociais diferentes da realidade do Brasil. Justamente por isso, é fundamental conhecer as particularidades da região para que você vá bem preparado e informado para o país.

Gostou de saber sobre o Marrocos? Então, siga a Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Twitter, YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram. Nós sempre trazemos conteúdos sobre os seus próximos destinos de viagem!

Resumindo

Qual é a melhor época para visitar Marrocos?

A melhor época para visitar Marrocos é na primavera e no outono. Ou seja, entre os meses de março e maio e outono e novembro. Por ser um país de altas temperaturas, nesse período elas ficam mais amenas.

Qual é a língua que se fala no Marrocos?

O árabe e o amazigh são os idiomas oficiais falados pelos marroquinos. Porém, a depender do local que você está visitando e do quão turístico ele é, é possível se comunicar em outras línguas com os nativos. É o caso do inglês, do francês e até mesmo do espanhol.

Qual é a religião de Marrocos?

A religião do Marrocos é o Islã, sendo reconhecida como a religião do Estado e a crença de 9 a cada 10 cidadãos do país, o que é um número expressivo. No entanto, o direito de liberdade religiosa é previsto na Constituição Federal para as pessoas com outra fé.

Related posts

De Olho no Câmbio #301: Escalada interminável da moeda americana

Federal Reserve de olho no payroll

Como mudar a conta para receber do YouTube?