Se você já pensou em fazer um MBA na Alemanha, saiba que há grandes oportunidades e, muitas vezes, você nem precisa falar o idioma local. Os programas do país estão entre os mais procurados do mundo por sua qualidade e ajudam na ascensão da carreira.
Ainda existem outros benefícios. Para entender melhor, explicamos o que é, como funciona e quais são os cursos oferecidos. Leia e saiba mais!
O que é o MBA?
O MBA na Alemanha ou em qualquer outro país é um nível de pós-graduação. Os cursos variam de 12 a 24 meses e variam de acordo com o programa, o estado e a universidade que os disponibiliza.
A sigla MBA significa Master in Business Administration. Ao final das aulas, o participante recebe um diploma que comprova a melhoria de suas habilidades para as áreas de negócio e gestão. Ainda pode ser exigido o cumprimento de estágio em alguma companhia.
Quais são os tipos de MBA?
Basicamente, existem dois principais tipos de MBA. Ambos são voltados por empresários, executivos e profissionais que querem desenvolver suas habilidades e conhecimentos. Eles são:
Executive
É mais longo, pois tem uma carga horária menor. Por isso, também é mais flexível. Suas características atraem mais profissionais que atuam diretamente no mercado de trabalho.
Full-time
Consiste em um curso de duração mais curta, mas com carga horária mais intensa. Exige uma dedicação integral. Se você se preparar financeiramente, pode ser uma boa alternativa para fazer um MBA na Alemanha.
Quais são os cursos disponíveis?
Existem programas de MBA na Alemanha voltados para diferentes áreas. Alguns deles, inclusive, oferecem bolsas de estudo. Algumas das possibilidades são:
- • Ciências Econômicas e Política Econômica;
- • Engenharia e disciplinas afins;
- • Planejamento Urbano e Regional;
- • Cooperação para o Desenvolvimento;
- • Matemática;
- • Agronomia e Silvicultura;
- • Medicina e Saúde Pública;
- • Ciências Naturais e do Meio Ambiente;
- • Estudos de Mídia;
- • Ciências Sociais, Educação e Direito.
No caso da bolsa de estudo, qualquer um deles está inserido no chamado programa de estudo Small Enterprise Promotion and Training. O foco é a aplicação em pequenos e médios negócios.
Ainda existem outros MBAs direcionado a grandes companhias. De todo modo, o candidato deve ter graduação completa e, pelo menos, dois anos de experiência profissional.
Também é solicitado conhecimento em informática avançado, inclusive de programas como Excel, STATA e SPSS. Ainda é preciso ter conhecimento básico em economia e proficiência na língua inglesa com comprovação pelos testes TOEFL e IELTS.
Quais são as vantagens de fazer um MBA?
Fazer um MBA na Alemanha ou em qualquer outro país é sinônimo de melhoria do currículo profissional. Qualquer que seja a sua área de atuação, essa especialização é uma forma de crescer na carreira.
Ainda existem outros benefícios. Entre eles estão:
Aumento das chances no mercado de trabalho
O MBA na Alemanha aumenta a chance de conseguir um emprego. Primeiro, por causa dos conhecimentos. Em segundo lugar, devido à diversidade e possibilidade de aplicação das habilidades.
Prática orientada a resultados
Como a principal característica do MBA é ser direcionado ao mercado de trabalho, os cursos são mais aplicados do que os de um mestrado ou graduação. Com isso, ajudam na tomada de decisão, na identificação de problemas e na geração de soluções.
Fortalecimento do networking
Você entrará em contato com pessoas de todo o mundo ao fazer um MBA, tanto na Alemanha quanto em outro país. Esse networking é determinante para ter sucesso em uma empresa.
Reciclagem dos conhecimentos
O MBA é uma oportunidade de revisar os seus conhecimentos e se atualizar. Também mostra ao mercado que você tem interesse em ter alinhamento com as melhores práticas da sua área de atuação.
Por que fazer um MBA na Alemanha?
A maioria das universidades alemãs oferece cursos de MBA. O país é conhecido pela qualidade do ensino, mas também tem outros atrativos. Veja!
Diversidade de opções
Existem muitas opções de MBA na Alemanha, tanto em questão de cursos quanto de áreas e cidades em que a universidade está localizada. Assim, é mais fácil encontrar a melhor alternativa para o que você procura.
Educação de alta qualidade
A Alemanha tem algumas das maiores e mais importantes universidades do mundo. Os docentes são conhecidos por sua qualidade e experiência profissional. Além disso, são utilizadas várias ferramentas de aprendizado avançadas, que contribuem para a qualidade da educação.
Acessibilidade das taxas de matrícula
As universidades alemãs vão na contramão do restante do mundo. As taxas de matrícula são baratas, diferente do que acontece no Canadá, nos Estados Unidos e em outros países da Europa.
Outro ponto positivo é que alguns cursos permitem trabalhar meio período. Ainda há as bolsas de estudo oferecidas por muitas universidades.
Atratividade nas perspectivas futuras
A Alemanha é uma das principais economias da Europa e tem muitas empresas e centros de negócios. Por isso, tem várias empresas multinacionais que contratam jovens recém-formados. Em média, o salário para um formado em MBA é de 78 mil dólares.
Permissão de residência pós-estudo
Depois de terminar o MBA, você pode solicitar uma permissão de residência por 18 meses. Nesse período, você pode procurar um emprego. O único cuidado é fazer o pedido após o término das aulas, já que esse documento não pode ser combinado ao visto de estudante.
Com todas essas informações, você já sabe que vale a pena fazer um MBA na Alemanha. Basta seguir as recomendações e se preparar para cumprir os pré-requisitos. Aproveite para se planejar financeiramente e pensar em uma boa plataforma de transferências internacionais.
Então, está pensando nas suas finanças para fazer a sua especialização? Veja 4 dicas para custear seu MBA na Europa.
Resumindo
O MBA ou qualquer outro curso de especialização, mestrado ou doutorado requer graduação completa e teste de proficiência em inglês.
O valor varia muito, mas as universidades têm taxas de matrículas mais baixas e algumas oferecem bolsas de estudos.
Alguns cursos oferecem essa possibilidade em meio período.