Nesta segunda-feira (30/12) o mercado de câmbio deve permanecer estável, e o impacto dos indicadores do dia já está precificado às vésperas do Ano Novo.
O Dólar americano fechou a última sexta-feira cotado a 4,0460, após ter começado o dia em 4,0568. O Euro fechou o dia em 4,5220, após ter iniciado o pregão em 4,5008. A americana abriu esta segunda-feira cotada a 4,0460 e o abriu o dia cotado a 4,5222.
Agenda de hoje
Nesta segunda-feira, às vésperas do Ano Novo, os dados mais relevantes sobre o serão divulgados pela autoridade monetária. O divulgará a nota de política fiscal referente ao mês de novembro. Entre as informações mais importantes do relatório estão os números do resultado primário do governo central e consolidado, além da relação dívida/PIB.
No exterior, os principais dados virão dos . O departamento de comércio divulgará os números preliminares da balança comercial referente ao mês de novembro. Além da balança comercial serão divulgados os dados sobre os estoques dos atacadistas e as vendas pendentes de moradias.
Os dados sobre a China (PMI industrial e composto) serão divulgados apenas às 22:00 no horário de Brasília, portanto, não deve impactar os mercados financeiro e de aqui no , já que o mercado deve reabrir só depois do Ano Novo.
Perspectivas para o dia
x Dólar
Tanto as expectativas em relação às contas públicas do quanto em relação aos resultados da balança comercial dos , já estão precificadas para o mercado nesse último dia útil antes do Ano Novo. No , as receitas extraordinárias foram o principal contributo para a apresentação de um déficit primário menor que o previsto na LDO do ano passado.
No exterior, é importante destacar que mesmo nos momentos mais agudos da guerra comercial, houve recordes de déficits da balança comercial dos , ou seja, ainda que os números apontem algum movimento atípico, estes não terão grandes efeitos sobre a cotação do . Nesta segunda-feira se espera nova valorização da brasileira frente ao dólar.
x
Na Zona do o dado econômico mais relevante desta segunda-feira é o PIB da Espanha, cujo resultado, divulgado às 05:00 no horário de Brasília, veio em linha com o que o mercado esperava. Sendo assim, o deve seguir a tendência de desvalorização em relação ao neste último dia útil antes do Ano Novo.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.