Você já ouviu falar no método de organização Getting Things Done (GTD)? Usado para várias atividades — da vida pessoal à profissional —, o foco é a produtividade e a disciplina. Por isso, ele também ajuda a melhorar sua vida financeira.
Como? Ao fazer as coisas acontecerem, você deixa sua mente livre e despreocupada. Com isso, direciona suas ações para o que é realmente importante, inclusive as suas finanças. O resultado é um controle adequado dos valores que entram e saem, assim como dos investimentos e das transferências internacionais realizadas.
Achou interessante e quer saber mais sobre o método GTD? Confira o conteúdo que preparamos e coloque as dicas em prática!
O que é o método GTD?
O Getting Things Done é uma metodologia de organização e produtividade pessoal. Criado por David Allen, o objetivo é você retomar o controle da sua vida, sair do caos e reorganizar todos os aspectos necessários. Assim, é possível ter experiências mais conscientes e um dia a dia melhor.
É possível resumir o GTD como um método de produtividade pessoal. No entanto, vai além de um organizador de tarefas. Como é composto por várias etapas, contribui para trazer clareza mental e ter disciplina nas tomadas de decisão.
Como consequência, há mais bem-estar e equilíbrio psicológico. Afinal, sem ter finanças organizadas, você investe menos e tem mais dificuldade de organizar outros aspectos da sua vida.
Qual é sua finalidade?
O método GTD ensina algumas práticas que permitem esvaziar a nossa “memória RAM” e registrar as atividades em outro local. Assim, os pensamentos aleatórios deixam de prejudicar sua atenção.
David Allen explica melhor o que é o conceito: “Um sistema de gerenciamento da vida pessoal e profissional que já ajudou inúmeras pessoas e empresas a colocar ordem no caos. O GTD proporciona alta performance, capacidade e inovação, além de aliviar o sentimento de sobrecarga — estimulando o foco, a clareza e a autoconfiança”.
Devido a essas características, a finalidade do GTD é evitar o trabalho de memorização e na focar a realização das tarefas, que são os pontos mais importante. Mais que isso, o método ajuda a flexibilizar as ações tomadas.
Como a metodologia tem como princípio definir as tarefas a partir de ações, a ideia é adotar as medidas necessárias de acordo com a situação e os recursos disponíveis.
Por exemplo, se você quer aumentar sua renda como freelancer, mas ainda não consegue trabalhos no exterior, precisa pensar no que fazer para atingir seu objetivo. O método GTD vai ajudar a organizar as etapas para chegar lá e alcançar o que deseja.
Quais são as 5 etapas para colocá-lo em prática?
Aplicar o método GTD consiste em registrar, acompanhar e armazenar todas as atividades a serem realizadas na sua rotina. Assim, as informações não ocupam espaço na sua mente e você as gerencia melhor.
Para colocar essa prerrogativa em prática, é preciso executar 5 etapas. Veja quais são elas!
1. Capturar
Significa excluir da mente as atividades que você precisa realizar e passá-las para um local mais confiável, que pode ser um papel ou aplicativo, por exemplo. Colete tudo que precisa da sua atenção e processe para liberar espaço no cérebro. Você pode classificá-los em lugares-chave. Por exemplo:
- caixa de entrada de e-mail, para salvar as mensagens recebidas;
- caixa de entrada física, para anotações em papel, recados, cartões de visita etc.;
- caixa de entrada digital, para arquivos salvos na nuvem e outros digitalizados.
Perceba que a ideia, aqui, é evitar que você continue “apagando incêndios” e consiga focar o que realmente importa. Assim, em vez de se preocupar com o pagamento de uma conta, você anota o que precisa fazer e executa aquela ação no dia indicado. Para facilitar seu dia a dia, algumas ferramentas úteis são:
2. Esclarecer
É o momento em que você analisa o que precisa fazer. Faça uma avaliação aprofundada para decidir o que requer alguma ação. Se nada deve ser feito, classifique a atividade em:
- lixo: é o que pode ser jogado fora ou excluído;
- incube: é aquilo que pode ser feito algum dia ou talvez naquele dia;
- referência/arquivo: é o que precisa ser consultado posteriormente.
Se alguma ação deve ser executada, classifique a tarefa de outra forma. As categorias são:
- projeto: exige mais de uma ação;
- faça agora: é o que é finalizado com rapidez, em menos de 2 minutos;
- delegue: é aquilo que você pode passar para outra pessoa executar;
- calendário: são atividades que têm data e/ou horário para serem entregues;
- lista de afazeres: é o que precisa ser feito, mas não existe uma data específica para isso.
Assim que terminar a lista, realize aquilo que está na lista do “faça agora”. Essa é uma forma de se livrar daquelas atividades menores, mas que atravancam sua programação. É o caso da realização de um investimento ou da transferência de valores para uma conta internacional. O restante deve ser analisado pelas próximas etapas.
3. Organizar
Consiste na organização das listas para acesso sempre que necessário. Relacione as atividades que exigem execução presencial, aquelas que dependem da internet etc.
Outra dica útil é usar tags para cada categoria. Assim, você encontra as tarefas com mais rapidez e determina quanto tempo cada uma delas vai levar.
Atente, ainda, à prioridade de cada atividade. Por exemplo, o pagamento de uma conta não pode ser atrasado para evitar a incidência de juros e multas. Por sua vez, um investimento pode ser feito no dia seguinte.
Já se você tem que fazer uma transferência internacional para chegar na conta de destinatária em data específica, é uma tarefa urgente, a fim de evitar imprevistos. Para definir esses aspectos, vale a pena pensar nas atividades que mais geram valor.
4. Refletir
É o momento de revisar a programação para garantir que tudo foi listado, atualizar as informações e ter perspectiva. O processo deve ser feito, pelo menos, uma vez por semana.
Nesse momento, aproveite para rever as atividades nas caixas de entradas e confira os compromissos na lista de “algum dia/talvez”. Pode ser que algum deles precise ser movimentado.
Avalie ainda a lista de projetos e de delegação para programar a semana seguinte. Por último, revise a lista de afazeres e os priorize para realizar as tarefas da forma necessária.
5. Engajar
É a etapa em que você percebe que está fazendo aquilo que deveria naquele momento. Nesse momento, evite se distrair com outros assuntos e lembre-se de que tudo está sob controle. Então, é o momento de “colocar a mão na massa”.
Evite interrupções enquanto estiver executando alguma atividade. O objetivo é ter concentração para finalizar a tarefa, não apenas trabalhar nela. Portanto, foque uma de cada vez.
Quais são os níveis do método GTD?
A metodologia também conta com alguns níveis, que ajudam a executar as tarefas. Perceba que esses elementos complementam as 5 etapas. Veja quais são eles para ser eficiente ao aplicar o GTD na sua vida.
Nível ground
O foco é entender o método GTD para sair do caos e organizar a vida. É o momento de ler o livro e começar a sua sistematização, de acordo com as 5 etapas.
Nível 1 — Projetos
A organização de projetos em andamento ou que podem acontecer é realizada nesse momento. Aqui, você pode considerar o que deverá ser executado no prazo de uma semana a um ano, em média.
Nível 2 — Áreas de foco
A vida começa a ser organizada em seus mais diferentes setores, como saúde, casa, família, trabalho, financeiro etc. Se preferir, você pode usar um mapa mental para facilitar a visualização.
Nível 3 — Objetivos de 0 a 2 anos
A definição de objetivos para a vida pessoal e profissional chega nessa etapa. O método GTD já foi compreendido aqui e você já visualiza o que pode auxiliar seu progresso em diferentes áreas de foco.
Nível 4 — Visão de 3 a 5 anos
O foco é o prazo mais longo, mas o propósito é o mesmo do nível 3. Lembre-se de revisar os objetivos uma vez por ano, pelo menos.
Nível 5 — Propósito/vida
A vida é compreendida sob uma perspectiva mais ampla e você já sabe qual é seu propósito. A partir disso, toma decisões adequadas e condizentes com o objetivo que deseja alcançar.
Como aplicar a metodologia para melhorar a vida financeira?
Para colocar o método GTD em prática, você precisa ter uma ferramenta em mãos para anotar as atividades necessárias. O início demora uma semana, porque esse é o período necessário para passar pelas 5 etapas.
Na sua vida financeira, a ideia é a mesma. A diferença é que você foca mais as ações que precisa fazer para organizar ganhos e gastos. Como fazer isso? Acompanhe algumas ações que ajudam a alcançar seu propósito.
Liste seus objetivos financeiros
Com a compreensão do GTD, liste todos os objetivos financeiros e trate-os como projetos. Aqui, você pode escrever, por exemplo:
- quitar financiamentos;
- poupar 15% do salário;
- fazer investimentos no exterior.
Use a sua agenda ou os aplicativos para lembrar do que deve ser feito.
Atente ao que é fluxo e resultado
Desses dois elementos, é preciso diferenciar. O resultado é aquilo que trouxe lucro ou prejuízo. Por sua vez, o fluxo tem relação com o momento em que o dinheiro vai entrar e sair da sua conta.
Use seu organizador financeiro para fazer esse controle. Se ainda não utiliza essa ferramenta, crie o hábito de anotar todos os gastos, inclusive os menores. Divida as despesas por categorias para saber onde gasta mais e o que pode economizar.
Aproveite para listar todos os investimentos que já tem. Perceba que o intuito é que a sua conta-corrente traga o mesmo número que a sua planilha ou seu aplicativo financeiro. Assim, há uma chance maior de manter a disciplina.
Siga as etapas
Para manter a disciplina, é fundamental seguir os passos do método GTD. Coloque tudo em prática, a partir dos seus objetivos financeiros e das atividades que precisa realizar. Por exemplo, se deseja fazer investimentos no exterior, primeiro analise sua situação atual.
Veja quanto tem guardado, onde o dinheiro está aplicado e defina se vai tirar parte desse capital para investir em outro país ou se vai economizar do zero. Faça a classificação e determine as prioridades. Aos poucos, você alcançará seu propósito.
Quais são os benefícios de adotar o método GTD?
Ao aplicar o método GTD na sua rotina financeira, você alcançará várias vantagens. Entre as principais estão:
- ganho de tempo, porque você deixa de atentar a atividades irrelevantes;
- equilíbrio financeiro e qualidade de vida, pois mantém as contas em dia, alcança seus objetivos e constrói seu patrimônio;
- foco no presente, com redução do estresse;
- liberdade de escolha, já que suas atividades e seus objetivos são definidos da forma como deseja e de acordo com a sua prioridade;
- adaptabilidade às mudanças, porque você consegue ajustar a sua programação sempre que necessário;
- melhoria da produtividade, pois consegue fazer o que é importante e isso afeta todas as áreas da sua vida, inclusive a financeira.
Nesse processo de organizar sua vida financeira e começar a investir no exterior, você também precisa conhecer uma plataforma de transferências internacionais de baixo custo e bastante ágil. A Remessa Online oferece essa possibilidade de modo simples e prático. Assim, você pode receber ou enviar dinheiro para um país estrangeiro com segurança e rapidez.
Como resultado de todas essas ações, você conta com o método GTD e equilibra sua vida financeira. Então, que tal aplicar essas dicas na sua rotina e ver como seu planejamento pode ser aperfeiçoado?
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Resumindo:
É uma metodologia de organização pessoal, que pode ser aplicada em todas as áreas da vida, inclusive a financeira.
É a sigla para Getting Things Done, ou “fazer as coisas acontecerem”. O método de organização pessoal e produtividade foi criado por David Allen e é válido para todos os setores da vida.
A metodologia consiste em anotar as tarefas a serem feitas para se concentrar naquilo que está fazendo. Desse modo, você tem atenção total, tem mais produtividade e é capaz de alcançar seus objetivos.