Cada vez mais popular, o mídia kit é essencial para influenciadores e produtores de conteúdos digitais. Essa é uma forma de fechar parcerias com marcas e monetizar sua influência. Além disso, você mostra as características do seu perfil para convencer essas empresas de que o investimento nesse tipo de publicidade faz sentido.
Na prática, a ideia desse documento é divulgar serviços e identificar oportunidades de investimento. Afinal, o mídia kit pode apresentar as ações de diferentes canais, como redes sociais, podcasts, blogs, sites, jogos online, aplicativos, TV, rádio etc.
Essa é uma das ferramentas que mostra o que faz um criador de conteúdo. O mídia kit também demonstra sua credibilidade enquanto influenciador e sua reputação. Por isso, é usado até mesmo para conseguir oportunidades no exterior.
Então, que tal saber mais sobre o mídia kit e como fazer um? É o que vamos explorar neste post. Continue lendo!
O mídia kit é um material digital usado para divulgar dados, estatísticas, números e resultados de canais de comunicação, produtores de conteúdo, empresas, organizações, influencers etc. Também apresenta informações importantes para o mercado publicitário, como formatos de anúncios, preço de cada espaço e possibilidades de parcerias com anunciantes.
O documento pode ser adaptado para as características de cada plataforma e a linha editorial do perfil anunciante. O objetivo do mídia kit é apresentar como você pode ajudar a marca a conseguir seguidores e a impulsionar os negócios. Mais popularidade nas redes sociais é relevante para fechar vendas e melhorar a sua reputação e credibilidade.
Para cumprir essa função, o mídia kit traz dados de alcance e engajamento. Isso comprova que você, como influencer ou criador de conteúdo, tem os requisitos necessários para fazer a divulgação de produtos ou serviços de uma empresa.
Além disso, ele ajuda a monetizar a produção de conteúdo para os clientes finais. Isso pode ser feito por meio de banners, artigos em blogs, posts em redes sociais e publieditoriais. Portanto, pouco importa se você é criador de conteúdo ou digital influencer, é fundamental contar com esse recurso para divulgar e fortalecer o seu trabalho.
Profissionais que fazem mídia kit incluem produtores de conteúdo e influenciadores digitais. O documento também pode ser utilizado por veículos de comunicação e assessorias de imprensa. Em todos os casos, o foco dele é apresentar a plataforma e a divulgação de informações importantes para fechar parcerias.
Portanto, ter esse documento em mãos é o mesmo que contar com uma das principais ferramentas de marketing disponíveis. Afinal, mais do que produzir conteúdo, é preciso mostrar quem você é e o que faz.
Ao fortalecer o seu marketing pessoal, o profissional conquista reputação e credibilidade. Com isso, as marcas tendem a fechar negócio e você solidifica o seu trabalho nos canais de comunicação em que atua.
Indique as características do seu perfil profissional e coloque os pontos fortes em evidência para chamar a atenção do possível anunciante. Essa apresentação pode ser simples e sucinta, escrita em somente um parágrafo.
Ainda assim, ela deve sinalizar qual é o canal utilizado e por que é confiável. Caso você trabalhe conteúdos específicos, descreva quais temas são abordados com mais frequência.
Lembre-se de colocar qual é a sua missão e compartilhar seus valores, propósitos, interesses e habilidades. Essa é uma forma de mostrar a sua motivação e deixar claro pelo que você trabalha.
Todos esses aspectos evidenciam melhor quem é você e seu perfil profissional, seja como criador de conteúdo, seja como influencer. Por isso, o documento ajuda na sua credibilidade perante a marca.
Indique com qual segmento de mercado você trabalha. Essa informação é relevante para a marca, pois permite que o anunciante faça uma boa avaliação do seu perfil antes de fechar o negócio.
Por exemplo, se você fala sobre maternidade, não faz sentido anunciar produtos de bebidas alcoólicas. A mesma divergência acontece quando o seu estilo saudável, mas a marca é de fast food.
Assim, quando você alinha seu nicho de mercado com a presença da marca, tem uma chance maior de alcançar bons resultados.
É importante sinalizar qual é o perfil que consome o seu conteúdo. Informações como gênero, escolaridade, idade e renda auxiliam a marca a entender melhor como o seu público pode se encaixar na estratégia da empresa. Caso você tenha uma ou mais personas definidas, deve disponibilizar suas informações no documento.
Também podem ser informados se as pessoas já compraram algum produto anunciado por você. Ainda vale mencionar perfil de consumo do público, estilo de vida que adotam e onde moram.
Esse tipo de informação é fundamental para o processo decisório da marca. Portanto, deve estar bem claro no mídia kit. O recomendado é oferecer o máximo de informações sobre o perfil consumidor da audiência. Dessa forma, nunca faça parcerias com empresas que não estejam direcionadas para a sua audiência.
Uma informação básica para a marca é o total de seguidores que o seu perfil tem. Isso vai influenciar desde a decisão de fechar negócio até o preço com o qual o anúncio será feito. Afinal, a quantidade de pessoas que serão expostas ao conteúdo faz toda a diferença.
Esse é um dado que demonstra o impacto que a sua ação pode ter para a marca. Por isso, nunca compre seguidores falsos nem aumente o número de qualquer outra maneira.
Indique os dados de performance que outras ações já tiveram no seu perfil. Comprove, por meio de métricas, por que é interessante para a marca fechar uma parceria com você.
Os dados de performance interferem no engajamento. Portanto, sinalizam a sua capacidade de influenciar pessoas e ter um bom relacionamento com elas. Ao mesmo tempo, isso demonstra que o seu conteúdo é considerado relevante.
Demonstre quais parcerias já foram feitas com o seu perfil e quais resultados foram alcançados. Essa é uma forma de comprovar sua credibilidade e consistência. Assim, reúna os melhores desempenhos para deixar claro como o seu perfil pode auxiliar a outra marca.
O ideal é tornar essas parcerias em cases de sucesso. Você ainda pode reunir depoimentos, que tornam o seu media kit ainda mais fortalecido. Assim, fica mais fácil monetizar no Facebook e em outros canais de comunicação.
Coloque no seu mídia kit quais são os tipos de conteúdo que você faz e quanto custa cada um. Defina tudo o que é possível e inclua detalhes, caso seja um pacote. Isso vai direcionar as empresas a entenderem o que podem fazer nessa parceria com você. Além disso, inclua os preços de cada uma das possibilidades.
Isso evitará perda de tempo caso seu preço e sua proposta não estejam alinhados com os ideais da marca. Ao mesmo tempo, um bom documento impede os ruídos na comunicação e facilita o fechamento do negócio.
Existem casos em que é interessante esconder o preço para mostrar os benefícios de fazer a parceria com você. Isso porque, às vezes, o contratante pode estar com um investimento disponível abaixo do esperado para o mercado. Portanto, considere a possibilidade de fazer 2 mídia kits para mostrar seus serviços.
Delimite os direitos, os deveres e as condições de contrato que cada uma das partes pode e deve fazer. Inclua várias informações relevantes, como condições de pagamento e tempo de publicação de conteúdos. Ainda é preciso sinalizar possibilidades de ajustes no material e de feedback mútuo.
Nesse caso, vale aquele ditado: “o combinado não sai caro”. Por isso, invista no máximo de informações para evitar problemas e discussões durante a parceria. Isso ajudará a mostrar seu profissionalismo.
Coloque todas as suas formas de contato no seu mídia kit, como número do celular, WhatsApp e e-mail. Essa informação deve ser uma das últimas e estar nas páginas finais do documento. Ainda assim, deixe-as em destaque, porque elas são essenciais.
Vale a pena evidenciar que o mídia kit costuma passar pelas mãos de várias pessoas até que uma decisão seja tomada. Por isso, é essencial deixar o seu contato para que qualquer uma delas possa tirar dúvidas, verificar mais detalhes etc.
O seu mídia kit deve demonstrar o que é único na sua proposta para o projeto. Desde ações premiadas, a resultados impressionantes ou serviços diferenciados que você pode realizar. Tudo é válido para vender seu peixe.
Você pode, por exemplo, destacar a sua experiência com marketing viral ou os seus resultados ao aplicar técnicas de neuromarketing. Tudo isso ajuda a comprovar que a marca terá muitos benefícios ao fazer essa parceria.
O mídia kit precisa de aspectos visuais que contribuam para o storytelling do seu perfil. Para anunciar seus serviços, invista na sua identidade visual. Utilize imagens de parcerias anteriores, propostas, moodboards (quadros de humor), fotos em eventos e projetos, além do logotipo da sua marca.
Ainda coloque imagens que remetam a cases de sucesso. Caso não as tenha, invista em um layout bonito, com gráficos, ilustrações, cores e fontes diferentes.
Use gatilhos mentais para estimular o representante da marca a fechar negócio. Para fortalecer o seu mídia kit, use palavras atrativas, escreva frases simples e impactantes. Desenvolva bons argumentos para convencer a empresa a fechar negócio com você.
Aplique também técnicas de copywriting e storytelling para atingir melhores resultados e tornar seu material ainda mais interessante.
Para fazer mídia kit para Instagram, você deve investir nas imagens, que é o foco da plataforma. Coloque miniaturas das fotos que geraram mais engajamento no seu perfil. Ainda inclua prints que comprovem as métricas do público. Basta usar as imagens oferecidas pela própria plataforma da rede social.
Para fazer mídia kit para Facebook, opte por inserir imagens com alto engajamento. Também inclua os posts em texto que trouxeram bons resultados.
Para fazer o mídia kit para YouTube, é importante focar o formato em vídeo. Por isso, insira dados que comprovem os bons resultados do perfil. Também inclua número total de views, média de comentários e inscrições.
Para fazer mídia kit para blog, o foco deve ser nos textos. Como o formato de conteúdo é diferente, é preciso incluir informações e métricas relativas ao acesso de visitantes e ranqueamento dos posts.
A partir disso, você pode divulgar nas suas redes sociais, enviar para clientes, imprimir o mídia kit e o que mais desejar. Como essa etapa de montagem é fundamental, dê uma atenção maior ao design.
Faça uma boa revisão no documento e veja se as imagens estão corretas e bem colocadas, se há erros ortográficos e se as informações estão organizadas. Quanto mais cuidados você tiver, melhor será o resultado.
Esse documento apresenta o seu perfil e busca atrair possíveis clientes. Portanto, o mídia kit deve demonstrar o seu profissionalismo e por qual motivo você deve ser contratado.
O material é ainda mais importante para quem quer trabalhar no exterior. Se esse é o seu desejo, será fundamental comprovar para as marcas o seu potencial como criador de conteúdo internacional. Para isso, invista na tradução e localização do seu mídia kit. Assim, você pode até monetizar seu conteúdo em dólar.
Ainda é possível usar o mídia kit para trabalhar com o YouTube e outras plataformas de vídeo. É possível sacar dinheiro do YouTube e obter um resultado ainda melhor, já que a moeda americana é valorizada em relação ao real.
Nesse processo, considere também criar uma conta no Google AdSense. Essa ferramenta pode ajudar o seu perfil a ser conhecido. Assim é possível fechar mais negócios com marcas que querem divulgar seus produtos e serviços.
Tenha em mente que o mídia kit não precisa ser engessado. Ele precisa contar com as informações destacadas, mas há vários modelos disponíveis. Basta tomar alguns cuidados para ter sucesso com essa iniciativa.
Com todas essas informações, você já consegue se preparar para fazer o seu próprio mídia kit em qualquer plataforma. Dessa forma, vai atrair clientes e comprovar todos os benefícios de fazer uma parceria com você.
Então, que tal receber mais dicas importantes para impulsionar as suas publicações e fechar mais contratos? Assine a newsletter da Remessa Online e receba os melhores conteúdos do mercado direto no seu e-mail.
O mídia kit do Instagram ou de qualquer outro canal é um documento que reúne informações sobre o seu perfil de criador de conteúdo. O documento traz dados de número de seguidores, alcance das publicações, serviços prestados etc. Com esse material, é possível apresentar a contratantes e marcas todo o escopo dos seus serviços.
1. Informação que descreva seu espaço na mídia.
2. Apresentação da sua missão, visão, valores, propósito, interesses e habilidades.
3. Especificação do nicho de mercado que o criador está inserido.
4. Perfil do público que consome o seu conteúdo.
5. Quantidade de seguidores que tem seu perfil de influenciador.
6. Métricas de desempenho do seu perfil.
7. Parcerias já realizadas previamente entre você e outras marcas.
8. Tipos de conteúdo disponíveis para parcerias e precificação.
9. Responsabilidades contratuais das partes envolvidas no projeto.
10. Informações de contato do criador de conteúdo.
11. Diferenciais competitivos que você pode oferecer.
12. Imagens que contribuam com sua identidade visual.
13. Gatilhos mentais para impulsionar seu material.
Um mídia kit para iniciantes deve mostrar o potencial do seu perfil. Inclua informações relevantes sobre você, como: contato, trajetória, dados de desempenho, formatos de anúncio e valores.
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