O número de negócios digitais vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos, especialmente após 2020 com o início da pandemia. Com a necessidade de distanciamento social e a limitação de atividades presenciais, as pessoas passaram a buscar mais serviços e produtos online, impulsionando o comércio eletrônico e outros serviços online.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo aponta que o valor médio que o brasileiro gasta em negócios online cresceu para R$ 460. Só o e-commerce brasileiro teve um faturamento de R$ 150,8 bilhões em 2022.
Mas, afinal, o que é um negócio digital e quais são as principais características desse modelo de empreendimento? Confira abaixo!
Um negócio digital é uma empresa que opera completamente online, utilizando tecnologia e a Internet para desenvolver e comercializar seus produtos e serviços.
Alguns negócios digitais de sucesso que podemos destacar são Amazon, Netflix, Uber e Airbnb, por exemplo, que operam somente por via digital. Na maioria dos casos, aliás, elas não possuem sedes físicas para atender seus clientes.
Um empreendimento digital pode estar inserido em diversos segmentos de mercado. Entre eles, podemos destacar:
A principal característica de um negócio digital é sua presença online, seja por meio de um site, de uma loja virtual ou de redes sociais.
No entanto, há outras características que definem esse modelo de negócio. Entenda:
As empresas digitais utilizam a tecnologia existente para reduzir custos, coletar dados e fornecer uma melhor experiência ao cliente. Além disso, a tecnologia ajuda a obter vantagem competitiva, reduzindo despesas gerais e fornecendo novo valor aos clientes.
Para atender à demanda online de seus clientes, muitas ferramentas já foram desenvolvidas e facilitam as operações dos negócios digitais, como:
Ademais, um negócio digital está sempre em busca de inovação para melhorar a experiência do cliente, seja por meio do lançamento de novos produtos ou serviços, ou da adoção de novas tecnologias.
Outra característica é entender e incorporar novos modelos de negócios que focam na experiência do cliente no centro da estratégia digital, tornando-se um diferencial importante no mercado.
Um negócio digital tem a capacidade de escalar rapidamente, sem precisar de grandes investimentos em estrutura física ou recursos humanos.
Além disso, um negócio digital deve acompanhar as mudanças no mundo para se manter competitivo no mercado.
Por exemplo, com a chegada da pandemia, muitas empresas precisaram mudar o modo de operação. Por isso, é preciso:
Existem muitas maneiras de encontrar atualizações para toda equipe de um negócio digital, como em cursos online, blogs, fóruns, palestras, workshops, etc.
A conectividade é essencial para um negócio digital de sucesso.
Por isso, a empresa deve estar presente nas redes sociais. Não só com publicações frequentes, mas promovendo a interação, respondendo a perguntas e comentários para que seu público te conheça melhor.
A equipe de marketing também deve trabalhar para tornar a marca continuamente relevante e com credibilidade para conseguir a fidelidade do cliente. Sobretudo, o marketing digital e de experiência são essenciais para construir uma marca sólida aos olhos do cliente de um negócio digital.
A principal vantagem de um negócio digital é a redução de custos e fronteiras. Por outro lado, como desvantagem há a grande concorrência.
Entenda as principais vantagens de um negócio digital.
Um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company em 2020 apontou que, em média, os custos de abertura de um negócio digital são cerca de 20% menores do que os custos de abertura de um negócio físico.
Isso acontece porque não há gastos como aluguel, reforma, mobiliário, entre outros.
Dependendo do modelo de negócios, é possível ter clientes em qualquer lugar no mundo e maximizar os ganhos.
Um negócio digital tem maior capacidade de escalabilidade, já que é possível alcançar muitos clientes em todo o mundo através da internet.
Por outro lado, há desvantagens que devem ser consideradas.
O número de novos negócios digitais está cada vez maior porque os custos de operação são muito menores. Então, aumenta também a concorrência nesse mercado.
Sendo assim, é importante entender o que o cliente quer, focar em sua experiência para se destacar dos concorrentes.
Um negócio digital deve lidar com outro grande desafio: a credibilidade. Muitos desses negócios nascem e continuam apenas no meio online, o que pode criar uma certa desconfiança no consumidor.
Por isso, é fundamental criar ações que transmitam mais segurança ao público-alvo.
Um empreendimento digital não está preso a fronteiras. É possível expandir e tornar o negócio internacional de maneira muito mais prática em comparação a uma empresa física. Isso proporciona muito mais oportunidades já que microempreendedores podem receber do exterior, por exemplo.
Sem contar que é possível atender a um número maior de pessoas com praticidade e agilidade e expandir os negócios.
Um negócio digital é uma empresa que opera completamente online. Ela utiliza da tecnologia e da internet como plataforma para oferecer produtos ou serviços. Muitas vezes, não há nenhum espaço físico.
Alguns exemplos de negócios digitais são: e-commerces, cursos online, aplicativos, serviços de streaming, infoprodutos, consultoria online, fintechs e soluções tecnológicas.
As principais vantagens de um negócio digital é a redução de custos e fronteiras, além da escalabilidade. Por outro lado, como desvantagem há a grande concorrência e dificuldade de impor a credibilidade.
O Rio Open 2025 será de 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.…
Descubra as novidades do iPhone SE 4, seu possível preço mais acessível que o iPhone…
Dólar abriu a R$5,8040 às 08h30 nesta quinta-feira (06). Mercado financeiro acompanha a cotação em…
Acompanhe quais canais de TV aberta e fechada e streaming transmitirão as rodadas do Campeonato…
Tenista brasileiro mais jovem a chegar no Top 100, João Fonseca tem chamado a atenção…
Confira como funciona o cartão de crédito Will Bank, seus benefícios, taxas e como solicitar…