O blog é uma excelente ferramenta de marketing para aumentar sua autoridade online ou da sua marca.
Muitas pessoas procuram maneiras de aumentar sua presença online e até ganhar dinheiro na internet. Embora uma das estratégias mais populares seja lançar um blog, nem todo mundo sabe o que é um blog e como criá-lo.
Neste artigo, você aprenderá o que é um blog, para que serve e qual a sua diferença de um site normal. Também discutiremos sobre os tipos comuns de blog, conteúdos que podem ser publicados e muito mais. Confira!
Um blog, abreviação de “Weblog”, é um diário ou site informativo administrado por um indivíduo, grupo ou empresa que oferece conteúdo atualizado regularmente sobre um determinado assunto.
Os conteúdos dos blogs são atualizados com frequência e apresentados em ordem cronológica inversa, ou seja, com as publicações mais recentes publicadas primeiro. Eles também costumam ser produzidos com uma escrita informal ou coloquial para gerar proximidade com o público.
A maioria dos especialistas concorda que o primeiro blog foi o Links.net, criado em 1994 pelo então estudante Justin Hall. Nele, Hall compartilhava seus pensamentos, opiniões e experiências sobre o conteúdo.
Desde então, diversas outras pessoas começaram a criar seus próprios sites para compartilhar suas vidas e pensamentos pessoais. Como o termo “blog” ainda não tinha sido inventado, esses sites passaram a ser chamados de “Diários Online” ou mesmo “Páginas Pessoais”.
Em 1997, o termo “Weblog” foi usado pela primeira vez por Jorn Barger, do influente blog “Robot Wisdom” para descrever esses sites. Até então, eles eram mais usados por programadores e tratavam de assuntos altamente técnicos.
Agora, os blogs se tornaram uma estratégia de marketing online essencial para empresas e uma das opções de carreira mais lucrativas para indivíduos. A interface dos blogs também mudou de maneira significativa ao longo do tempo e agora os blogueiros podem integrar diversos recursos às suas páginas web.
Atualmente, os blogs são usados na estratégia de marketing digital para construir autoridade online de pessoas ou profissionais, ou educar o público. Ao compartilhar conteúdos relevantes que ajudem os leitores a identificarem seus problemas e possíveis soluções, as chances deles iniciarem um relacionamento com a marca aumenta.
Conforme o blog, ocupa melhores posições em mecanismos de buscas como o Google, atrai acessos e engaja o público. A partir daí, o blog é considerado uma fonte de informação confiável. Mas é claro, os blogs ainda são usados como diários online para compartilhar pensamentos e opiniões.
Os blogueiros são os proprietários do blog ou as pessoas que mantêm e administram a página web. Entre as suas principais funções estão a criação de conteúdo relevante dentro do seu nicho tanto para o site quanto para suas redes sociais.
Para obter bom engajamento no seu blog, os blogueiros precisam criar e publicar conteúdos com frequência e em diferentes formatos. Isso contribui não só para o crescimento da página, como também para a monetização, falaremos mais sobre esses temas nos próximos tópicos.
Os blogs pessoais, empresariais ou corporativos, de estilo de vida, afiliados e de notícias são os 5 principais tipos de blogs que existem atualmente. Conheça as características de cada um deles abaixo:
Os blogs pessoais ainda existem, é claro, e geralmente funcionam como um diário online onde o blogueiro compartilha opiniões. Em geral, os conteúdos publicados nesse tipo de blog não tem o objetivo de atingir um público-alvo ou vender um item.
Por não terem um tema específico, os blogs pessoais podem discutir vários assuntos, desde eventos familiares, autorreflexão e até projetos de trabalho.
Algumas empresas usam blogs para fazer anúncios de produtos, projetos que estão trabalhando, concursos, divulgar próximos lançamentos, etc. Nesse caso, o blog empresarial ou corporativo atua como uma ferramenta para o aumento do tráfego do site e melhora das taxas de conversão.
Existem também empresas que utilizam esse tipo de blog para compartilhar conteúdos de qualidade especializados no seu nicho para aumentar a autoridade da marca. Essa é uma boa estratégia de longo prazo e uma forma eficaz de promoção de seus produtos e serviços.
Os blogs de nichos fornecem informações sobre um tópico específico, geralmente relacionado aos interesses, habilidades e conhecimentos do blogueiro. Alguns exemplos desse tipo de blog incluem:
Esse tipo de blog é baseado em marketing de afiliados, ou seja, na promoção de produtos e serviços de terceiros. Os proprietários dessas páginas recebem comissões sempre que alguém realiza uma compra usando seus links personalizados.
Alguns conteúdos típicos dos blogs de afiliados incluem análises de produtos, ranking dos “melhores” e depoimentos de pessoas que compraram os produtos.
Os blogs de notícias são aqueles que mantêm você atualizado com as novidades do setor que você segue. Eles se concentram principalmente em apresentar os últimos acontecimentos, novos lançamentos, planos e ideias que foram ou serão implementadas em uma área específica.
Ao contrário de outros tipos de blog, como blogs de estilo de vida ou moda, as páginas de notícias geralmente não compartilham postagens de opinião ou conteúdo orientado a pessoas. Eles apenas transmitem as informações.
Artigos e posts são termos similares para definir todos os conteúdos veiculados no blog. Geralmente, são no formato de texto com ou sem outros recursos visuais como áudios, vídeos e imagens. Isso varia conforme o tipo de blog e estratégia de conteúdo escolhido.
Agora que você já aprendeu o que é um blog e tem uma base maior sobre as suas características, funcionamento e termos relacionados, é hora de aprender os formatos de posts que podem ser feitos:
Os textos são os formatos mais comuns, contando com artigos sobre diferentes temas seguindo técnicas de SEO (Search Engine Optimization) visando buscar boas posições nas pesquisas do Google.
Elas costumam ser adicionadas para chamar a atenção para o texto ou complementar as informações descritas. Assim, vale usar fotografias, gráficos, tabelas e outros itens que possam enriquecer a mensagem passada. Em outros casos, os posts podem se limitar às imagens, dependendo do seu conteúdo.
Os infográficos unem textos e imagens. Assim, ele utiliza diferentes elementos visuais junto ao conteúdo escrito para entregar conhecimento de maneira objetiva, de fácil compreensão e dinâmica em um espaço limitado.
Os ebooks são materiais escritos e diagramados para trazer informações mais ricas e aprofundadas para o leitor. Eles podem ser disponibilizados em complementação a um blog post. A vantagem é que eles podem ser vinculados a landing pages, solicitando contatos dos usuários em troca do material. Depois, os leads devem ser filtrados para identificar e implementar possíveis estratégias visando a conversão.
Embora sejam mais usados em redes sociais, os vídeos também podem fazer parte do blog. Existem inúmeras ferramentas que permitem a postagem e trazem funcionalidades para incorporar esse formato na página web. Inclusive, é possível publicar conteúdos do YouTube e de outras plataformas.
O áudio é outro formato de conteúdo para blogs que tem ganhado destaque, sobretudo com o aumento do número de podcasts. Nesse caso, existem duas possibilidades:
Os posts interativos são aqueles que permitem ao usuário realizar ações para consumir o conteúdo proposto. O exemplo mais comum são os quizzes, nos quais o leitor responde diferentes perguntas para ter acesso a um resultado específico e informações complementares, a depender da estratégia.
E vale destacar que essas são apenas algumas possibilidades de conteúdo. Na verdade, existem várias alternativas — white papers, webinars, slides etc. — e podem surgir novas opções com o tempo. Logo, vale a pena acompanhar as tendências.
Listas, tutoriais e reviews são alguns dos principais tipos de posts em blogs, mas não são os únicos. A depender da sua finalidade, o conteúdo do artigo utiliza diferentes estruturas. Conheça melhor quais são eles.
Os sites e blogs são plataformas online com propósito, estrutura e conteúdo diferentes.
Embora todo blog seja um tipo de site, afinal, ele tem um endereço específico na internet, seu principal objetivo é abranger uma série de conteúdos, que são publicados regularmente. Além disso, possuem uma estrutura mais simples, se comparado com o site.
Por outro lado, o site é uma página online usada para representar uma empresa, organização ou até profissional. Geralmente, tem uma variedade de conteúdos estáticos e páginas que incluem informações como produtos, serviços, contatos, portfólio e muito mais.
O blog e a criação de conteúdo de qualidade tem um papel essencial no Inbound Marketing e no Marketing de Conteúdo. Isso porque, ele contribui para atingir diversos objetivos dessas estratégias, como:
Em resumo, o blog é um elemento indispensável para qualquer estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Ele ajuda a atrair, educar e envolver o público, construindo relacionamentos duradouros e convertendo leads em clientes.
Para criar um blog é necessário usar uma plataforma CMS e contratar alguns serviços como hospedagem e domínio. Em seguida, basta configurar o layout com templates e plugins úteis para o bom funcionamento do blog, e por fim publicar conteúdos regularmente. Saiba mais sobre cada etapa a seguir.
O blog deve ser criado numa plataforma específica, o Content Management System (CMS), ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. É por meio dele que será possível criar diferentes páginas para individualizar os conteúdos, incluir links e comentários e ter toda a estrutura necessária para a estratégia funcionar.
O servidor de hospedagem é responsável por armazenar todos os dados e arquivos do blog, permitindo que ele funcione corretamente. Existem alternativas gratuitas, mas geralmente os pagos conseguem oferecer diferenciais importantes para dar um ar mais profissional ao site.
O domínio do blog é o endereço que será usado para acessá-lo, então vale a pena pensar em uma construção fácil, que seja lembrada pelos usuários. Lembre-se de que ele não pode ter acentos ou caracteres especiais. Depois, é preciso pesquisar se ele está disponível e escolher o plano de pagamento mais adequado.
O passo seguinte é definir o template, que traz o layout do seu site. As plataformas costumam apresentar modelos que podem ser personalizados pelo usuário, facilitando o processo. Porém, também é possível criar o design do zero caso você tenha conhecimentos ou contrate um profissional da área.
Lembre-se que o blog deve refletir a identidade visual da marca e proporcionar uma boa experiência de navegação. Logo, é interessante considerar todos os detalhes e fazer testes para garantir as melhores decisões.
Existem plugins no WordPress que podem ser instalados no blog para finalidades diferentes. Por exemplo, existem alternativas com foco no SEO, como o Yoast. Também há opções para outras finalidades, como gerenciar comentários, manter chats, gerar estatísticas para análise, entre outras funções.
Por fim, é hora de começar a produção dos materiais que vão ser publicados para dar andamento à sua estratégia de marketing de conteúdo. Aqui, também é importante se familiarizar com todas as funcionalidades da plataforma e dos plugins, para evitar erros na publicação.
Desde a definição da persona até a revisão, produzir conteúdo de qualidade e relevante para blog envolve várias etapas importantes. Confira abaixo quais são as principais delas:
O tráfego orgânico é uma das principais estratégias de divulgação. Por meio de técnicas de SEO, o blog poderá ocupar boas posições nos mecanismos de buscas como o Google e atrairá uma quantidade maior de usuários interessados no conteúdo do blog.
As redes sociais são outras alternativas para divulgar um blog. Utilize as suas páginas em diferentes redes para compartilhar sua página online e disponibilize os links de acesso. Para complementar, considere compartilhar publicações mais relevantes para ampliar o alcance.
Caso tenha canais de contato de clientes e potenciais consumidores, eles também podem ser utilizados — desde que as pessoas tenham aceitado receber comunicações da empresa. Divulgue o lançamento do blog e pergunte se a pessoa tem interesse em receber mais publicações.
Você pode criar uma newsletter, por exemplo, para compartilhar as atualizações e outras informações relevantes, complementando a estratégia de marketing digital. A depender do orçamento, também vale considerar o uso de anúncios pagos, visando dar destaque para o seu blog nos resultados de pesquisas.
Esteja começando ou desenvolvendo uma nova página web, existem diversas estratégias que você pode utilizar para monetizar seu blog e ganhar dinheiro na internet. As principais delas são: Marketing de Conteúdo, Marketing de afiliados e Anúncios.
O blog é usado como ferramenta nas estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo para atrair e converter clientes, gerando vendas e receitas para o seu negócio físico ou virtual.
É possível divulgar produtos e serviços de outros profissionais e empresas, ganhando valores por cliques ou vendas realizadas por meio do link que você divulgou no blog. Em sites nichados — como os que publicam reviews —, a estratégia pode funcionar melhor.
Já os anúncios são feitos, em regra, em um espaço cedido pelo seu blog, utilizando o Google AdSense. Com a ferramenta, todo o processo de veiculação e pagamento pelas divulgações é automático.
Porém, também é possível negociar anúncios diretamente com as pessoas interessadas em divulgar a marca no seu blog.
O Google AdSense funciona como um programa de monetização que permite que os proprietários de blogs ganhem dinheiro exibindo anúncios de parceiros do Google em suas páginas.
Para ser um parceiro do Google Adsense, é necessário cumprir as políticas da plataforma para ser possível recorrer à monetização no longo prazo. Existem práticas consideradas irregulares, como publicar conteúdo não-original ou usar ferramentas que gerem um falso número de visitas.
Em seguida, é preciso definir os espaços do blog em que serão veiculados os anúncios. Mas tenha atenção para que eles não prejudiquem a visualização dos conteúdos e, consequentemente, a experiência dos usuários. Na prática, os anúncios poderão gerar renda no Google AdSense de duas maneiras:
Pronto! Agora que você sabe o que é um blog e as principais características sobre a sua forma de utilização e funcionamento, fica mais fácil perceber por que ele é tão relevante. Portanto, se quiser contar com essa ferramenta em suas estratégias, vale fazer um bom planejamento e seguir as dicas deste conteúdo!
O blog é um diário ou site informativo administrado por um indivíduo, grupo ou empresa que oferece conteúdo atualizado regularmente sobre um determinado assunto. As publicações são realizadas com frequência e apresentadas em ordem cronológica inversa, ou seja, os posts mais recentes são exibidos primeiro.
Os blogueiros são os proprietários do blog ou as pessoas que mantêm e administram a página web. Entre as suas principais funções estão a criação de conteúdo relevante no seu nicho.
Os blogs pessoais, empresariais ou corporativos, de nichos, afiliados e de notícias são os 5 principais tipos de blogs que existem atualmente.
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