Um estudo do Mercado Global de Coaching de 2023, realizado pela International Coaching Federation (ICF) mostra que 42% dos coaches brasileiros se consideram muito confiantes no crescimento do coaching nos próximos 3 e 5 anos. Contudo, apesar da perspectiva otimista, muitas pessoas ainda não têm certeza sobre o que é coach, seu papel e o que esses profissionais podem oferecer como serviço
Se você também tem essa dúvida, entenda no artigo abaixo quem é esse profissional e como ele pode te ajudar.
O que é coaching?
O coaching é uma metodologia que visa desenvolver competências e habilidades para alcançar objetivos pessoais ou profissionais. É um processo de parceria entre o cliente e seu coach, que estimula a descoberta e o desenvolvimento, desbloqueando o potencial das pessoas.
Segundo Gallwey, considerado o “pai do coaching”, essa técnica é usada para maximizar o desempenho e desbloquear o potencial. O processo, que pode acelerar o desenvolvimento em até 20 vezes, envolve uma parceria com o cliente para explorar o desconhecido e promover o crescimento, segundo o Instituto Brasileiro de Coaching.
O coaching utiliza técnicas de diversas áreas, como administração, psicologia, neurociência e recursos humanos, para criar estratégias e planos com o objetivo de alcançar resultados efetivos.
O que é ser um coach?
Um coach é um especialista que aplica a metodologia coaching na vida pessoal ou profissional de uma pessoa, auxiliando-a a alcançar seus objetivos em um curto espaço de tempo. O foco principal do coach não é a função terapêutica, mas sim compreender as limitações que impedem o cliente de crescer e atingir seus objetivos desejados.
Diferentemente de um terapeuta, o coach concentra-se em uma análise do passado com foco no futuro, visando direcionar o cliente para desenvolver seu foco na direção desejada. Seu objetivo é ajudar o cliente a enxergar as possibilidades de crescimento e eliminar comportamentos limitantes que impedem o alcance de metas.
Como atua um coach?
O coach utiliza técnicas do coaching para criar hábitos, fortalecer o mindset e promover o autoconhecimento, proporcionando uma abordagem metodológica para superar limitações e alcançar objetivos.
Inicialmente, ele trabalha em conjunto com o cliente para estabelecer objetivos e metas alinhados aos desejos do mesmo.
O processo de coaching é conduzido para incentivar o cliente a sair da zona de conforto, explorando o que o incomoda e ajudando-o a identificar suas verdadeiras aspirações.
Quais são as habilidades de um coach?
Algumas habilidades de um coach são:
- Capacidade de se expressar e se comunicar;
- Empatia;
- Habilidade de fazer perguntas que estimulem a reflexão e o autoconhecimento;
- Habilidade analítica;
- Inspirar e motivar os clientes a alcançar seus objetivos;
- Resolução de problemas;
- Adaptabilidade;
- Resiliência;
- Mentalidade positiva;
- Ética profissional.
Tem faculdade para coach?
Não tem faculdade para coach. No entanto, existem cursos de formação em coaching oferecidos por diversas instituições e organizações que podem colaborar para a formação do profissional.
Essa formação envolve aprendizado prático, teoria do coaching, ética profissional, prática supervisionada e avaliação, entre outros.
Para atuar na área, é fundamental que a pessoa procure as certificações necessárias nos órgãos qualificados, como o Instituto Brasileiro de Coaching.
Quais são os tipos de coach?
O coach pode atuar em diferentes frentes: pessoal, profissional, empresarial, entre outras. Isso é feito pela dinâmica e pelas especialidades interdisciplinares que a metodologia tem.
Coaching pessoal
Aqui, o desenvolvimento trabalhado junto ao coach envolve o lado pessoal. São analisadas questões emocionais, autorrealização, equilíbrio de valores, comportamentos, superação de obstáculos, desenvolvimento e aprimoramento de talentos.
Os principais aspectos tratados no coaching pessoal são:
- relacionamento;
- saúde;
- finanças;
- emagrecimento;
- esportes;
- questões familiares.
Coaching profissional
Nessa categoria, os coachs focam no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades profissionais.
Aqui, trabalha-se produtividade, resultados organizacionais, maximização da capacidade de comunicação, negociação, técnicas de liderança, proatividade etc.
Além disso, o coaching profissional foca em:
- pensamento estratégico;
- equipes;
- performance;
- carreira;
- empresarial;
- organizacional.
Como funciona o processo de coaching?
O processo de coaching envolve diferentes técnicas que precisam ser acompanhadas pelo coach. Os profissionais dessa área analisam minuciosamente caso a caso, a fim de oferecer a melhor opção viável para o desenvolvimento.
Para que tudo dê certo, é importante que cada uma das pessoas consiga desenvolver seus papéis. Confira a seguir!
Papel do coach
O papel do coach envolve a escolha das técnicas mais adequadas para atender às necessidades do coachee (o cliente). Geralmente, essas escolhas são feitas de forma mútua. Porém, é possível que o profissional perceba a necessidade de algo que não foi percebido pelo cliente.
Todas as técnicas desenvolvidas estão relacionadas ao objetivo do coachee. Uma técnica para o desenvolvimento pessoal não é, necessariamente, a mesma para melhorar a vida profissional.
O processo começa com o estabelecimento de metas em colaboração com o cliente, identificando comportamentos e hábitos prejudiciais. Então, o profissional deve criar um plano de desenvolvimento para apoiar o cliente, focando no aprimoramento de suas qualidades e competências.
O coach também deve oferecer apoio contínuo, ajudando a manter o foco na ação e propondo ajustes no planejamento conforme necessário. Vale ressaltar que também é papel do coach propor mudanças e alterações necessárias no planejamento, conforme identificar necessidade.
Papel do coachee (cliente)
O processo de coaching precisa do comprometimento e envolvimento do cliente. Seguir o planejamento realizado é fundamental para o trabalho trazer resultados.
Caso não consiga cumprir todos os acordos, é fundamental ter sinceridade e conversar com o coach. É natural que cada pessoa reaja de maneira diferente diante do processo de coaching. É por isso que todas as atividades precisam seguir uma personalização adequada.
Dentre os deveres desempenhados pelo coachee, estão:
- comparecer às sessões de coaching;
- dedicar-se à metodologia apresentada;
- dialogar sobre suas dificuldades e limitações no processo;
- trabalhar com empenho no seu desenvolvimento.
Para quem o coach é recomendado?
O coaching é recomendado para qualquer pessoa disposta a se comprometer com a metodologia. O primeiro passo é entender os objetivos pessoais e fazer uma autoavaliação para identificar áreas da vida a serem desenvolvidas.
Para tal, é fundamental fazer uma autoavaliação a fim de identificar qual área da vida deseja desenvolver ou melhorar.
Entre os objetivos de um serviço de coaching estão:
- estagnação na carreira;
- falta de motivação no trabalho;
- baixa produtividade;
- promoção no trabalho;
- melhorias nos relacionamentos interpessoais;
- melhoria na relação conjugal;
- gerenciamento de tempo.
Por que contratar um coach?
A contratação de um coach é recomendada quando uma pessoa reconhece a necessidade de desenvolvimento em sua vida, mas tem dificuldade em identificar os meios para alcançá-lo. Com o suporte do profissional, é possível estabelecer um plano eficiente e ágil para atingir objetivos específicos.
Muitas pessoas enfrentam desafios ao iniciar processos de autoconhecimento, e o coach pode atuar também nessa etapa.
Esse profissional é um apoio, capaz de ajudar a encontrar as respostas e as saídas que o coachee necessita para atingir suas metas, objetivos e sonhos.
Quais são as categorias do coaching?
Os nichos de coaching são separados pelas áreas que um coach pode atuar: Self Coaching, Life Coaching e Business Coaching.
- Self Coaching: a pessoa que vivencia o trabalho de coaching a utiliza para se potencializar;
- Life Coaching: voltado para o desenvolvimento pessoal. Dentro dessa área, estão segmentos que envolvem o relacionamento interpessoal, corpo, mente etc;
- Business Coaching: voltada para o desenvolvimento de profissionais e empresas.
Quais são os nichos do coaching?
O coaching também pode ser aplicado em diferentes nichos como de relacionamento, emagrecimento, carreira e liderança:
Coaching de relacionamento
Focado em atender casais ou pessoas que procuram superar algum problema. É possível manter relacionamentos saudáveis e duradouros ao compreender quais são os pontos de atenção e melhoria que podem ser realizados.
O coach ajuda o casal a compreender a linguagem do amor do outro. Além disso, aprofunda sobre os sentimentos e maneiras de transmiti-los para o seu companheiro ou companheira.
Coaching de emagrecimento
As pessoas que o procuram trabalham para eliminar quilos indesejados por meio da mudança de hábitos e mindset.
O método, porém, não é uma promessa de emagrecimento milagroso, mas uma aplicação de estratégias comprovadas cientificamente.
Coaching de carreira
O coach de carreira ajuda a pessoa nas diferentes fases de sua vida profissional, desde a escolha de uma profissão até os motivos de estagnação.
É um aprimoramento para quem busca uma promoção, recolocação no mercado de trabalho ou transitar para uma nova carreira.
Coaching de liderança
O coach de liderança atua para auxiliar no desenvolvimento de habilidades e características necessárias para se tornar um verdadeiro líder.
Esse é um processo que varia. Afinal, cada pessoa necessita desenvolver uma característica específica em si para desempenhar um papel de liderança.
Onde um coach pode trabalhar?
O coach pode trabalhar em diversas áreas e ambientes, como:
- Abrir sua própria consultoria, atendendo clientes individualmente.
- Escritórios específicos de coaching;
- Empresas de consultoria;
- Agências de emprego;
- Organizações que contratam coaches internos para trabalhar com seus funcionários;
- Instituições de ensino;
- Equipes esportivas.
Por que as empresas contratam um coach?
As empresas contratam coaches para promover o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores e aprimorar o ambiente de trabalho.
Por exemplo, os coaches podem trabalhar com líderes e gestores para aprimorar suas habilidades de liderança e gestão de equipes. Esse processo também pode ajudar na produtividade dos funcionários ao definir metas claras e aumentar a eficiência.
O coaching também pode ser útil em processos de mudanças de liderança, reestruturações, e fusões. Além disso, as empresas podem contratar um coach quando querem trabalhar sua cultura organizacional ou resolver conflitos, assim como investir no desenvolvimento profissional e no bem-estar dos funcionários para contribuir para a retenção de talentos, evitando a rotatividade.
Qual a diferença entre um psicólogo e um coach?
Os psicólogos seguem abordagens terapêuticas baseadas em teorias psicológicas, lidando com questões emocionais, mentais e comportamentais, tratando distúrbios psicológicos e oferecendo apoio terapêutico. Já o coach atua ajudando seus clientes a estabelecer metas, superar obstáculos e alcançar seu potencial, sem tratar necessariamente questões psicológicas.
Como fazer para escolher um coach?
Para ter sucesso no processo de coaching, é necessário ter um acompanhamento qualificado.
Existem alguns passos fundamentais para escolher um coach:
- 1º passo: conferir a qualificação do profissional. Atualmente, o IBC é uma organização referência para saber se o coach é qualificado para atuar;
- 2º passo: pesquise o nome do coach no Google, analise as redes sociais, o site (caso tenha) e busque referências de outros coachees que o contrataram;
- 3º passo: entre em contato com os profissionais selecionados para verificar disponibilidade, orçamento e possibilidades.
Existe uma série de profissionais no mercado, que está em plena ascensão no Brasil. O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), por exemplo, já formou mais de 35 mil profissionais.
Gostou do artigo? Se você quer aprender a gerenciar melhor suas emoções, confira também o que é PNL e aprenda a ser mais influente.
Perguntas frequentes
É o profissional que aplica os conhecimentos e a metodologia coaching na vida pessoal ou profissional de uma pessoa. É seu papel contribuir para que seus clientes alcancem os objetivos em um curto espaço de tempo.
O coach utiliza técnicas para criar hábitos, fortalecer o mindset e promover o autoconhecimento. Trabalha em conjunto com o cliente para estabelecer metas alinhadas aos seus desejos, incentivando-o a sair da zona de conforto.
Existem diversas categorias de coaching, como coaching pessoal, coaching profissional e coaching empresarial. Cada uma foca em aspectos específicos do desenvolvimento, seja pessoal, profissional ou organizacional.