Entre para o grupo dos líderes eficientes, saiba o que é feedback e use essa estratégia a seu favor.
Entender o que é feedback é ter em mãos um conhecimento de gestão que certamente funciona como um diferencial para as organizações. Essa é uma ferramenta que, quando bem aplicada, gera resultados incríveis no desenvolvimento profissional dos colaboradores e dos gestores.
Se está em busca de melhores resultados — tantos profissionais quanto pessoais —, está no lugar certo. Elaboramos este artigo para ser um guia essencial para líderes eficientes. Aqui vamos esclarecer tudo sobre o que é feedback: conceito, tipos, técnicas e muitos mais.
Torne-se uma verdadeira fera em feedback. Vamos lá!
O que é feedback?
O feedback é uma estratégia empresarial que busca compartilhar as avaliações de colaboradores e líderes. Essa é uma metodologia aplicada para melhorar os processos da organização e a qualidade de vida no trabalho.
Porém, não são somente os gestores que assumem o feedback. Esse retorno também é feito por parte dos funcionários sobre os seus líderes.
Como palavra, o conceito de feedback é derivado de um substantivo da língua inglesa. O seu significado ajuda a explicar a técnica. Pois, feed pode ser entendido em português como alimentar e back é voltar.
Desse modo, podemos compreender como a realimentação de um processo considerando o retorno de alguém para determinada demanda.
Perceba que de certa maneira, o feedback faz parte de nossas vidas. Se pararmos para pensar, a maioria de nós gosta de saber a opinião das outras pessoas para ajudar em uma tomada de decisão ou como somos vistos. Seja em âmbito profissional ou até mesmo sobre os nossos comportamentos pessoais.
Seguindo esse raciocínio, o feedback atinge resultados satisfatórios tanto nas grandes empresas quanto nas de pequeno porte — como os microempreendedores individuais e startups. Afinal, todos buscam aumento nas vendas e crescimento no mercado.
Qual a importância do feedback para colaboradores, gestores e empresários?
O feedback é importante para todos os agentes envolvidos dentro de um empreendimento: colaboradores, gestores e alta administração. Entenda como isso acontece para cada um.
Colaboradores
A importância do feedback para os colaboradores é a possibilidade de crescimento profissional e pessoal. Afinal, quando um trabalhador recebe o retorno positivo de um líder ele melhora a sua produtividade e fica mais satisfeito com o reconhecimento.
Por outro lado, os pontos a serem melhorados acendem uma chama de atenção para o que ele deve focar em seu desenvolvimento.
Além disso, por meio de uma boa comunicação ele aumenta a sua capacidade de relacionamento interpessoal dentro e fora da empresa, podendo a partir daí iniciar o seu próprio marketing.
Gestores
O trabalho dos gestores funciona com base nos resultados dos colaboradores. Ou seja, sem eles não há produção. Aqueles que de fato sabem o que é feedback agregam os seus benefícios de comunicação com as práticas gerenciais. Com isso, eles atingem os objetivos da administração.
Empresários
Os empresários que sabem o que é feedback e incentivam a sua prática em seus negócios alinham colaboradores e gestores. Essa cooperatividade facilita o alcance das metas estipuladas nos projetos de viabilidade empresarial.
Quais são os tipos de feedback?
Atualmente, o feedback é dividido em quatro tipos. Alguns usuários utilizam uma nomenclatura um pouco diferente da que apresentaremos, mas o conceito final é o mesmo.
Os tipos de feedback são:
- formal;
- informal;
- positivo;
- negativo.
Conheça com mais detalhes como funcionam os quatro tipos mais conhecidos de feedback.
Formal
O feedback formal é aquele que faz parte da cultura organizacional da empresa e, em alguns casos, tem data e hora para acontecer. Normalmente é feito entre líderes e liderados.
Nessa estratégia, o líder expõe para o colaborador como anda o seu desempenho. Nesse caso o gestor pode propor mudanças técnicas ou comportamentais, elogiar e informar que a pessoa está agindo conforme o esperado pela organização.
Informal
O feedback informal pode ocorrer a qualquer momento e lugar. Seja no refeitório, vestiário ou no próprio posto de trabalho. Pode surtir muito efeito por ser uma espécie de bate-papo informal.
Entretanto, essa visível informalidade oferece os mesmos benefícios que o feedback formal. Isso porque, em momentos considerados descontraídos, estamos mais receptivos a comentários.
Nessas ocasiões recebemos melhor tanto os elogios quanto os puxões de orelhas. Porém, é importante tomar cuidado para que nem o líder, nem o liderado se sinta desconfortável.
Positivo
O feedback positivo pode ser compreendido como o reconhecimento de um bom trabalho. Quando recebemos ou praticamos com alguém esse feedback, a informação dada é a de que as ações que estão sendo praticadas estão no caminho certo — e de acordo com as programações.
No entanto, por ser positivo, quem recebe esse feedback deve ter em mente que isso não é motivo para acomodação. Não quer dizer que a batalha está ganha e que já pode baixar a guarda.
Negativo
Apesar de o nome desse feedback ser negativo, isso não quer dizer que a pessoa não trabalha bem ou sempre age inadequadamente. Esse comunicado é feito com a intenção de corrigir alguma rota, para serem evitados transtornos e prejuízos nos processos.
Quem for encarregado de comunicar um feedback negativo deve fazer de forma sútil e de preferência longe dos outros — pois, quem recebe pode se sentir desconfortável.
Afinal, como seres humanos, todos nós sempre temos um pouco de vaidade, seja ela de maior ou de menor grau. Por isso, não gostamos que alguém chame a nossa atenção ou nos corrija.
Como dar feedbacks eficientes?
Você sabia que mesmo quando aparentemente não estamos fazendo nada, podemos dar feedback sem saber? Um simples olhar ou um movimento corporal pode passar uma informação, positiva ou negativa.
Dessa maneira, é muito importante saber dar feedbacks eficientes. Veja algumas dicas essenciais nesse processo de comunicação.
- conheça o perfil do colaborador;
- evite o uso de adjetivos;
- foque no comportamento ineficaz e não na pessoa;
- tenha uma comunicação efetiva;
- pratique escuta ativa;
- conheça técnicas de feedback.
Conheça o perfil do colaborador
Conhecer o perfil do colaborador é de extrema importância para quem vai comunicar algo. Isso porque, cada pessoa tem uma maneira de receber feedbacks. Algumas sentem-se ofendidas quando o feedback é negativo e outras ficam tão eufóricas quando elogiadas que podem perder o foco.
Então, para não cometer erros com os mais sensíveis ou com os entusiasmados em excesso, procure adaptar o seu feedback para cada perfil pessoal. Dessa maneira, conseguirá atingir o objetivo da retroalimentação.
Evite o uso de adjetivos
Devemos ficar atentos com a maneira em que comunicamos verbalmente. Por isso, devemos evitar o uso exagerado de adjetivos, pois, uma palavra dita não tem como ser apagada.
Tanto no trabalho tradicional presencial quanto na modalidade home office, existem pessoas de diferentes culturas, características físicas, preferências religiosas, políticas entre outras. Desse modo, determinados adjetivos podem ser ofensivos para uns e para outros não. Então, nada de exageros.
Foque no comportamento ineficaz e não na pessoa
Ser profissional é focar no comportamento considerado ineficaz e não na pessoa que o cometeu. Afinal, vários indivíduos podem cometer o mesmo erro em um processo. Sendo assim, não leve para o lado pessoal. Saiba separar os problemas das pessoas.
Tenha uma comunicação efetiva
Ter uma comunicação acertada na estratégia de feedback é a ação de se comunicar com transparência. Onde há o uso de uma linguagem compatível com quem está recebendo a informação. Isso significa demonstrar que está ciente da situação e pretende ajudar.
Pratique a escuta ativa
Praticar a escuta ativa é demonstrar para quem está falando que você está atento. Nada de olhar o celular, ficar fazendo anotações com os olhos voltados o tempo todo para o computador ou para um caderno. Ninguém gosta de falar com as paredes.
Quais são as técnicas de feedback?
Quem pretende se aprofundar no assunto sobre o que é feedback deve conhecer as técnicas e modelos mais utilizados pelas organizações. Saiba quais são:
- feedback SCI;
- feedback 360;
- feedback Canvas;
- feedback sanduíche;
- feedback kudos;
- feedback wall.
Entenda melhor como funcionam essas técnicas de feedback.
Feedback SCI
O feedback SCI funciona por meio da análise de três premissas:
- situação: o emissor do feedback detalha dados do evento, como o local de uma ocorrência ou um projeto específico;
- comportamento: em seguida descreve como é o comportamento do receptor naquele determinado evento;
- impacto: por fim explica se o comportamento tem sido adequado ou não, para manter a atuação do receptor ou para sugerir melhorias.
Feedback 360
O feedback 360 não ocorre de maneira linear, ou seja, não funciona de líder para liderado. Nesse caso, são utilizados, ao mesmo tempo, pontos de vista do colaborador em questão, dos outros colaboradores e da liderança. Desse modo, a análise das ocorrências não considera apenas um emissor.
Feedback canvas
O modelo de feedback canvas foca em determinar o resultado de equipes. No entanto, a sua análise é feita individualmente. Com a avaliação de cada membro em mãos, o analista da estratégia estabelecerá com os responsáveis dos times quais são os melhores caminhos para o grupo.
Feedback sanduíche
A técnica de feedback sanduíche trabalha com três ações específicas:
- o elogio: nessa premissa o emissor inicia o processo elogiando e levantando pontos positivos;
- a pergunta: em seguida faz perguntas e pede sugestões de melhorias para o receptor;
- a ação: por fim, age com a recomendação que tinha em mente e aproveita a sugestão do receptor do feedback.
Feedback kudos
Apesar de o nome ser meio estranho para nós, o feedback kudos é fácil de entender, principalmente, depois que descobrimos o significado da palavra.
Kudos é uma palavra da língua inglesa que significa felicitar, elogiar. Sendo assim, o emissor da estratégia distribui cartões de reconhecimento para os receptores, para eles continuarem engajados.
Feedback wall
O modelo de feedback wall difere de todos os outros que conhecemos. Podemos dizer que ele é feito do lado oposto — ou seja, a empresa que é avaliada pelos seus colaboradores. Eles anotam em um mural as suas opiniões e oferecem sugestões.
Agora que já sabe o que é feedback, escolha qual tipo é mais adequado aplicar em cada situação e siga nossas dicas de como implantá-lo. Lembre-se que, quando estamos muito focados em nossos projetos, costumamos ficar meio ofuscados e não prestamos atenção em detalhes essenciais para obtermos o máximo de sucesso e produtividade.
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Resumindo
O feedback é uma estratégia de gestão que utiliza as avaliações de líderes e liderados para melhorar processos, resultados e focar no desenvolvimento de gestores e colaboradores.
– Feedback SCI
– Feedback 360
– Feedback canvas
– Feedback sanduíche
– Feedback kudos
– Feedback wall