Saber explorar os recursos do Google Trends pode ser decisivo para captar os resultados certos em sua estratégia de conteúdo. Veja as dicas que preparamos.
Blogs têm sido uma excelente escolha para marcas que desejam captar pessoas e gerar resultados. No entanto, mais do que bom conteúdo, é necessário saber como explorar possibilidades de geração de tráfego para esses endereços na web. Portanto, saber o que é Google Trends é importante para abordar os tópicos de interesse do seu público.
Independentemente da área do seu negócio, há sempre alguns assuntos que estão em alta e gerando muitas buscas no Google. Se sua equipe de marketing consegue detectar quais são esses temas e como estão gerando interesse, fica mais fácil explorá-los. O Google Trends é uma das ferramentas que melhor pode ajudar nessa pesquisa.
Se você está em busca de conhecer melhor a ferramenta e saber como pode ajudar a potencializar resultados, aqui está a leitura perfeita. Acompanhe!
O que é o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta que mostra às pessoas usuárias quais são os termos de pesquisa e assuntos em alta nos últimos tempos. Você pode fazer uma busca filtrada por tema, localidade, volume de buscas e recorte de tempo, ou seja, os resultados dentro da última semana, mês ou dia.
Por mais que seja uma plataforma simples no uso e com recursos mais básicos, o Google Trends tem um grande diferencial: usa a base de dados do próprio Google, principal motor de buscas da internet atualmente. Tendo em vista que quase todo usuário usa o site para fazer pesquisas, então você tem um material que vale ouro nas mãos!
Pensando em uma estratégia de conteúdo, o Google Trends pode ser uma ferramenta básica para a pesquisa de palavras-chave e suas variações. Há muitos termos que podem ser detectados como interessantes na plataforma, mas que talvez seus concorrentes de tráfego ainda não estão usando.
Saber perceber oportunidades é tão importante quanto ter o Google Trends à sua disposição. Afinal, do que adianta investir em palavras-chave com alto volume de buscas, mas que também têm alto índice de uso? É interessante saber quais são esses termos, mas o grande diferencial é entender quais têm ótimo potencial e não são tão explorados em estratégias de conteúdo.
Tráfego potencializado e conversões
Em estratégias de blogs, o tráfego vale ouro. Primeiramente, é importante pensar no cenário de atração de pessoas que vão engajar com seu conteúdo. Esse é um importante ponto de partida para conduzir esses clientes em potencial pelo seu funil de marketing e, pouco a pouco, educar essas pessoas até que comprem da sua empresa.
Mas não para por aí. Blogs também têm outra função importante em paralelo a serem uma fonte de conteúdo e de captação de tráfego de leads. Esses sites podem ser também uma verdadeira vitrine para outras marcas, principalmente se o nível de acessos é grande. Quando isso acontece, aproveitar uma estratégia de AdSense é ótima ideia!
Trata-se de veicular anúncios de empresas terceiras no seu blog, fazendo isso por meio de banners que vão ficar posicionados em áreas estratégicas. A cada clique que esses banners recebem, seu negócio pode monetizar. Portanto, é essencial saber que uma coisa está ligada à outra.
Logo, o Google Trends ajuda a captar tráfego qualificado, que gera mais leads para o funil de marketing, mas também resulta em conversões na estratégia de AdSense. Ou seja, quem sabe usar o Google Trends adequadamente tem muito a conquistar!
Quais são as funcionalidades do Google Trends?
O Google Trends se destaca por suas funcionalidades que, ainda que simples, trazem a possibilidade de acessar essas tendências, assuntos e termos em alta de maneira detalhada. Uma vez com o entendimento aprofundado sobre como esses recursos funcionam, é possível explorar o máximo de possibilidades usando a plataforma.
Da segmentação ao monitoramento da sua concorrência, são funcionalidades voltadas para um posicionamento competitivo na captação de tráfego qualificado. Conheça a seguir as principais e veja como você pode usar cada uma delas.
Estruturação de campanha de conteúdo
As estratégias de marketing de conteúdo precisam ser sempre baseadas em palavras-chave com grande potencial de atrair tráfego para o blog. A qualidade e a relevância do conteúdo é o que vai prender a atenção do leitor e realmente gerar engajamento e conversões. Porém, falar sobre o que interessa é fundamental.
No trabalho de planejamento de conteúdo, a busca por termos no Google Trends é um ótimo início. Depois disso, você pode levar os assuntos percebidos para ferramentas de análise de palavras-chave e, a partir disso, ver quais têm o melhor desempenho.
Assim, sua estratégia de marketing de conteúdo pode girar em torno de termos com ótimo potencial e que realmente vão trazer tráfego.
Segmentação
A segmentação por categoria é uma das principais possibilidades quando falamos de Google Trends. Isso porque todo assunto faz parte de um universo específico, então é interessante entender quais tópicos estão em alta dentro desse universo. Essa primeira busca simples pode abrir um leque de opções para sua estratégia.
Se você vende acessórios para gamers, você pode fazer uma busca segmentada para o mundo gamer. Assim, consegue entender todos os tópicos que têm sido buscados. Seguindo esse exemplo, você pode encontrar buscas sobre um novo jogo que será lançado.
A partir disso, você cria conteúdo de atração sobre o jogo e consegue captar leads que podem, futuramente, comprar algum acessório no seu e-commerce.
Monitoramento da concorrência
Você pode monitorar diretamente as buscas relacionadas ao seu concorrente, entendendo o volume de pesquisas que as pessoas têm feito sobre essa empresa. Para isso, pesquise termos como o nome do produto dessa empresa, ou outras palavras-chave que estão ranqueando diretamente para o negócio em questão.
Ter esse entendimento ajuda a compreender qual estratégia as outras empresas do mercado estão utilizando para captar tráfego. Dessa maneira, você passa a investir nos mesmos termos, de modo que possa gerar concorrência e captar parte do tráfego. Apenas tome cuidado para não disputar palavras-chave com alto volume de uso por várias empresas.
Planejamento de campanhas
Boas campanhas de conteúdo precisam estar associadas aos interesses do público em questão. Se isso não acontece, não dá para garantir que sua estratégia vai realmente ter impacto na web, indo de encontro com os termos mais buscados pelas pessoas. Portanto, ter entendimento sobre o que é tendência em nível de assuntos se faz fundamental.
Pode ser que seu negócio tenha planos para lançar um produto ou serviço futuramente, mas com ajuda do Google Trends, você detecta que o interesse atual no tema é alto. Assim, você cria uma estratégia de campanha antecipada e acelera esse lançamento.
Identificação do público-alvo
Aqui, há duas formas de fazer a identificação por meio do Google Trends. Primeiramente, você pode fazer buscas por termos específicos e analisar quem está demonstrando interesse nessas palavras-chave e no assunto em questão.
A outra maneira de fazer esse estudo de público é solicitar ao Google Trends o monitoramento do que pessoas dentro de determinada categoria têm pesquisado. Assim, você pode fazer um recorte como pessoas de 23 a 35 anos, do sexo feminino, que moram no Rio de Janeiro. Logo, poderá saber quais são os interesses desse público-alvo.
Tipo de busca
Ao acessar as tendências apontadas pelo Google, você pode entender melhor a origem desses termos pesquisados. Ou seja, você consegue entender o tipo de busca que foi feita. O Google Trends aponta, por exemplo, se a pesquisa foi feita por imagem, na parte de notícias ou até mesmo se foi uma busca no YouTube.
Com essa especificação de tipo de busca, você pode diversificar sua estratégia, criando conteúdo para mais do que simplesmente só o seu blog.
Se você descobre que determinado termo tem grande busca em imagens, você utiliza a tag alt text nas imagens que usa no seu blog, por exemplo. Ou, se a incidência apontada for no YouTube, você pode criar vídeos que abordem o tema.
Escolha do melhor termo
Você encontrará muitos termos relacionados aos assuntos que realmente interessam para a sua estratégia. A questão é, no entanto, entender quais deles realmente são os mais qualificados para seus conteúdos. Por mais que todos representem interesse do seu público sobre determinado tópico, só alguns realmente captam um alto volume de tráfego qualificado.
Com a ajuda do Google Trends você pode traçar um comparativo no volume de buscas entre essas palavras-chave, conferindo quais delas realmente são as líderes. A partir daí, sua estratégia pode seguir dois caminhos: disputar posição com os termos mais buscados, onde sua concorrência certamente também investe, ou captar tráfego de termos menos óbvios, mas que ainda assim têm ótimo volume de buscas.
Análise de picos de tendências
Em estratégias de conteúdo, é bastante comum ter uma base de assuntos bastante ampla, mas nem sempre há esforços disponíveis para explorar todas. Por isso, em muitos momentos é fundamental saber priorizar alguns desses temas. Naturalmente, é importante dar maior atenção aos termos e tópicos que mais têm gerado interesse no público.
Com o Google Trends, isso é possível graças à análise de picos de tendências. Por meio de uma observação de recorte temporal, você pode analisar qual é a tendência que está mais em alta, observando os picos que cada assunto e termo tem alcançado. Assim, sua estratégia pode ser ajustada de tempo em tempo, visando potencializar ao máximo o tráfego.
Como utilizar o Google Trends nas estratégias?
O Google Trends pode ser estrategicamente fundamental para o conteúdo do seu negócio. Em meio às possibilidades que a ferramenta oferece, saber explorar os recursos pode ser decisivo para captar os resultados certos.
A seguir, mostramos um pouco mais sobre como utilizar a ferramenta!
Pesquise os termos
Logo ao abrir o Google Trends, você encontrará uma homepage com algumas sugestões de assuntos que têm gerado interesse das pessoas. Essa apresentação mostrará também qual é a região em que o termo mais é buscado e qual é o recorte temporal dos dados ali mostrados. Basicamente, é isso que você encontrará toda vez que pesquisar algo.
Comece experimentando um termo qualquer ligado à sua empresa. Você vai encontrar um dashboard com possibilidades de filtragem variadas, identificando os principais campos como:
- localidade (país);
- recorte de tempo;
- categorias;
- local de pesquisa (web, YouTube, notícias, imagem e Google Shopping).
Além disso, há outros detalhamentos, como a progressão do volume de buscas ao longo do tempo selecionado por você no recorte temporal. Em seguida, há outros níveis ainda mais importantes — esses essenciais na hora de montar sua estratégia de conteúdo, que são:
- assuntos relacionados (quem pesquisa pelo termo que você indicou também pesquisa por esses assuntos mostrados);
- pesquisas relacionadas (assuntos correlatos que também são de interesse dessas pessoas).
Todo esse nível de informação pode ainda ser comparado, o que traz uma perspectiva mais aprofundada e interessante na hora de tomar decisões. Ao lado do termo que você utilizou, você pode inserir uma segunda opção e automaticamente, a comparação será mostrada na sua tela.
Filtre e compare com outras palavras
Os filtros são importantes para você deixar sua pesquisa ainda mais alinhada com seus interesses. Por exemplo, se seu negócio atua apenas em uma cidade do país, ou se você quer entender mais sobre o público daquele local, você pode simplesmente fazer essa segmentação.
Assim, todo o volume de buscas e resultados relacionados ao termo em questão é mostrado considerando apenas a cidade que você selecionou.
O Google Trends permite colocar até cinco termos simultaneamente lado a lado, com cada um sendo identificado por um ícone de cor única. Assim, fica mais fácil conferir os dados referentes a cada um, associando os números às cores que cada termo recebeu quando apareceu ao lado dos outros.
A comparação é um ótimo recurso para que seja observado de maneira clara e visualmente acessível como cada palavra está desempenhando.
Análise o aumento das buscas nos últimos meses
Ter um olhar de destaque para a progressão da busca pode entregar respostas que profissionais buscam na hora de entender os interesses mais relevantes. Em um bom exemplo, digamos que um novo produto foi lançado no Brasil recentemente e uma empresa, enquanto varejista, quer saber se vale a pena investir nessa mercadoria.
Com a análise do volume de buscas, você consegue saber se o produto em questão passou apenas por um momento de pico, ou seja, um hype de lançamento, ou se há realmente um interesse consistente e, quem sabe, crescente. Isso tudo pode ser visto nos gráficos do Google Trends, cruzando o volume de buscas com a progressão de tempo.
É importante pontuar, no entanto, que essas informações não vêm prontas para quem utiliza a ferramenta. Você visualiza apenas números que, se não analisados da maneira certa, nada dirão ao usuário.
Portanto, pense sempre no Google Trends como uma ferramenta de respostas às dúvidas e questionamentos, não só como uma plataforma de consulta. Muitas vezes, decisões importantes que precisam ser tomadas podem ser embasadas também nas estatísticas mostradas no Google Trends.
Verifique os termos relacionados
Os termos relacionados são estrategicamente importantes porque ajudam não só a entender possíveis variações e estratégias de concorrentes, mas também trazem profundidade sobre o público-alvo. Muitos desses termos são utilizados em pesquisas mais específicas e aprofundadas, o que é fundamental.
Por exemplo, experimente pesquisar o termo “tênis de corrida”. Nos relacionados, você encontrará pesquisas com modelos de tênis específicos e o volume de buscas. Isso ajuda a mostrar quais são os produtos mais procurados pelas pessoas. Assim, você tem uma ideia ainda mais concreta do que seu público-alvo está em busca.
No campo “assuntos relacionados” você pode ainda conferir os termos que tiveram um aumento repentino, com a indicação dessa subida recente. Isso ajuda a perceber quais são os assuntos mais “quentes” entre seu público. Explorá-los pode ser uma ótima estratégia para conseguir uma subida de tráfego para o blog.
Além dessa categoria de termos com aumento repentino, você pode escolher também visualizar aqueles que têm maior índice de busca sem considerar o recorte temporal. Eles são considerados os principais, ou seja, os que estão sempre no topo. É muito importante também dar atenção a esses termos relacionados.
Confira a relevância de acordo com as regiões
Muitas marcas têm em suas estratégias a consideração das regiões em que o público-alvo está. Esses dados demográficos são importantes e precisam ser considerados na hora de se posicionar diante de consumidores em potencial. Com ajuda do Google Trends, fica mais fácil entender onde está esse público em potencial.
As informações captadas nessa análise feita com ajuda da ferramenta podem servir de base para o planejamento de campanhas de anúncios, como as feitas no Facebook e Instagram. Nessas redes sociais, é possível segmentar para qual grupo de pessoas sua publicidade aparecerá, e isso inclui a região geográfica.
Entender onde estão as pessoas pode ser também uma questão de confirmação. O Google Trends cumpre com um bom papel de ferramenta de pesquisa, dando condições de um time de marketing fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o público. Entender a região onde estão essas pessoas é uma das várias possibilidades importantes.
Se quem faz essa pesquisa é um time de e-commerce, por exemplo, entender as regiões onde estão os consumidores pode ajudar no planejamento logístico. Algumas áreas têm fretes mais caros que outras, o que pode ser considerado pela empresa. Dessa forma, é possível traçar uma estratégia mais segmentada para alcançar esse público.
Descubra tendências de pesquisa
As tendências de pesquisa podem também indicar temas que você pode explorar na sua estratégia, mas que nem mesmo tinha pensado neles ainda. Na verdade, o principal conceito por trás do Google Trends é mostrar o que as pessoas ao redor do mundo têm se interessado e, consequentemente, têm pesquisado nos últimos tempos.
Uma boa ideia pode ser fazer pesquisas em categorias variadas. Isso vale para equipes de marketing e times comerciais de empresas varejistas que trabalham com mercadorias de vários tipos. Outro público que também pode aproveitar as indicações de tendências de pesquisas são criadores de conteúdo, principalmente porque o Trends indica os assuntos em alta no YouTube.
Por mais que você conheça profundamente sua audiência, um auxílio a mais nunca é uma opção ruim. Portanto, explorar esse potencial que o Google Trends tem ajuda a pensar em novos caminhos, outras abordagens de conteúdo e, quem sabe, captar a atenção de um público que você ainda não tinha pensado em trabalhar.
Por que é vantajoso usar o Google Trends?
Saber o que é Google Trends já não é mais uma questão depois de tudo que mostramos. Mas afinal, de que maneira essa plataforma pode ser realmente vantajosa em termos de estratégia e resultados? Mostramos a seguir!
Informações qualificadas
Não há nada melhor do que buscar informações na fonte mais segura possível. O Google Trends usa as próprias informações do Google para indicar os termos com maior índice de buscas. Assim, você pode confiar de olhos fechados que todo o detalhamento de informações captado é concreto e verdadeiro.
Com blogs sendo totalmente baseados em otimizações de SEO, conhecer os termos com maior incidência é fundamental. E se a ideia é rankear melhor no Google, então a informação que vem da própria empresa que gerencia quem fica melhor posicionado é a melhor possível.
Gratuito
O Google Trends é gratuito! Em meio a tantas boas ferramentas, mas que são pagas, ter um desafogo com uma solução tão qualificada e que não custa nada é realmente ótimo. Há muitas opções no mercado, mas o Trends tem uma proposta única e pode funcionar muito bem para pessoas ou empresas com recursos limitados.
O bom uso do Google Trends, sempre com foco estratégico e sabendo utilizar os dados para fazer uma análise mais detalhada, pode ajudar a conseguir grandes resultados. Isso depende também de um estudo da sua audiência e da consistência na observação das tendências.
Saber o que é Google Trends tem ajudado muitas pessoas a entender como podem ter uma visão mais ampla e com viés analítico sobre dados de pesquisas. Assim, fica mais fácil criar estratégias com alto poder de gerar tráfego e, pouco a pouco, conversões.
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Resumindo
O Google Trends é uma ferramenta que mostra às pessoas usuárias quais são os termos de pesquisa e assuntos em alta nos últimos tempos. Você pode fazer uma busca filtrada por tema, localidade, volume de buscas e recorte de tempo, ou seja, os resultados dentro da última semana, mês ou dia.
– Estruturação de campanha de conteúdo;
– Segmentação;
– Monitoramento da concorrência;
– Planejamento de campanhas;
– Identificação do público-alvo;
– Tipo de busca;
– Escolha do melhor termo;
– Análises de picos de tendências.